TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77701 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 15, 2015 11:49 pm

Mathias escreveu:Digite no youtube assim: SU-30MKV KH-59. Você não só vai ver o míssil na Venezuela, como sendo testado em tiro real.
Os venezuelanos receberam e testaram em tiros reais todos os mísseis que compraram.

O MRCT não se refere a restrições de venda, mas de alcance das armas vendidas.
Se quisermos qualquer coisa com mais de 300 Km de alcance temos de fazer aqui, como aliás o EB já está fazendo.
Nossa cara, achei que esse papo da Venezuela ter Kh-59 operacionais já tinha morrido, são mísseis inertes, nem motor possuem:
[img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/imag ... Kw8yWtCA5k[\img]

Como assim alcance de armas vendidas? Taurus KEPD e Storm Shadow estão sendo vendidos para meia Europa e foi adquirido até por países Árabes, sem ser versão downgrade nem nada. EUA já vendeu mísseis JASSM e Tomahawk também. Esse tratado não existe, quem quiser comprar mísseis com alcance superior há 300 km compra a vontade. Pode até ter chiado de alguém, maa ninguém inflinge nada.

O EUA vendeu o JASSM para a Polônia e Finlândia, o Taurus KEPD foi vendido a Espanha e Coréia e o Storm Shadow pro Egito, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Grécia...

Abs.




Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Dez 15, 2015 11:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: "

#77702 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 15, 2015 11:52 pm

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O requisito mínimo era de 500 MN (900km) para ataque com 4 bombas (que ele não especificou, provavelmente com bombas inteligentes da classe de 500lb)+ 4 mísseis. Ele disse não era com velocidade de cruzeiro e altitude ideal em todo trajeto*. E eu acredito que não deveria ser perfil de voo hi-hi-hi, coisas do tipo.
Eu até acredito que o Gripen NG consiga fazer isso, a questão é, qualquer caça faz isso, esses números parecem requisitos mínimo (algo como: melhor que o AMX, que tem raio de 900km com 907kg de bombas em perfil hi-lo-hi), mas são meio baixos, e tem a questão em relação ao processo, como no exemplo que mencionei antes, quantos pontos ganha quem excede isso? Ou não ganha nada?
O AMX com 907kg de bombas tem um raio de ação de 480 MN.

Ele não disse que classe de bombas eram ou o peso total em bombas naquela configuração. Eu vou procurar saber (não garanto o tempo ou até mesmo se vou conseguir ). Assim o quadro vai ficar mais claro.
Marechal-do-ar escreveu: tem a questão em relação ao processo, como no exemplo que mencionei antes, quantos pontos ganha quem excede isso? Ou não ganha nada?
Eu vou perguntar a ele também sobre isso.(também não garanto resposta)




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Re: "

#77703 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 16, 2015 12:14 am

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:Marechal, pouco ou não, tente imaginar o seguinte: com 900 kms de raio de ação, em missão de ataque, qualquer Gripen E/F estacionado em bases aéreas nas nossas fronteiras, terá ao seu alcance, pelo menos, metade das capitais do países vizinhos. Isso se considerarmos que é/foi um requisito mínimo. Se ele puder ir mais longe ainda do que isso, então, pense nas possibilidades da reorganização do nosso poder aéreo, e na própria mensagem que estes caças baseados próximos de nossas fronteiras passarão não somente aos vizinhos próximos, mas aos mais distantes também.
FCarvalho, essas palavras, e além delas, outras palavras muito usadas como "suficiente" servem, na verdade, para desviar o foco da questão.

Primeiro, quanto é suficiente? Quanto alcance é suficiente? Quanta potência é suficiente? Há alguns dias um outro membro colocou uma questão interessante (não lembro exatamente as palavras mas a ideia era essa), "quanta potência é suficiente para a Ferrari?", se a Ferrari quiser vencer a Mercedes, precisa ser mais que a Mercedes, quanto aos caças muita coisa segue o mesmo raciocínio, "quanto é suficiente?" Mais que o adversário, se não, um P-51 ainda seria suficiente.

Sobre o alcance, 900km atacamos suas capitais, mas, será que bases além dessa distância conseguem atacar as nossas bases? Se sim, seria um grande risco deixar essas bases tão próximas da fronteira onde seriam os primeiros alvos de um ataque.

E voltando a minha observação original, as aeronaves que excederam o requisitos mínimo foram beneficiadas por isso? Ou o importante era só tirar nota para passar?

E o alcance em si eu nem considero o item mais importante, mas, passar os 900km de raio de combate não quer dizer muita coisa.
Se vocês pegarem o Google Map e medir a partir das bases aéreas da FAB até as capitais (adicionando inclusive desvios (como é o caso de ataque a Buenos Aires), vocês verão que as distâncias não se excedem a 1.100km. Aliás, raio de ação de 1.100km abrange a totalidade do Peru, Equador, Guiana, Suriname,Guiana Francesa, Paraguai, Uruguai e praticamente toda a Bolívia.

Ou seja, o alcance de 1.100km para o caça da FAB para ataque é interessante, é dentro desse alcance em que ficaria a maioria das missões.

Mas o GripenNG cumpre isso e com os 2 tanques menores de 300 galões. Dados da concorrente Dassault:

Imagem




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Dez 16, 2015 8:40 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77704 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 16, 2015 12:21 am

Numa breve simulação.

Nossos alvos estratégicos mais próximos da Venezuela são a base aérea de Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira e um aeroporto em Pacaraíma, onde poderíamos operar Gripens. A base mais próxima com o alvo mais próximo e mais valioso, Barcelona e Boa Vista, respectivamente, estão em 1179 km de distância entre si.

Enquanto isso, temos vários alvos estratéticos, como um aeroporto em Santa Elena de Uairén, La Esmeralda e Puerto Ayacucho, com a maior distância sendo Puerto Ayacucho em 624 km, no alcance até mesmo dos AMX, mas P-3AM e Harpoon já dariam conta, imagine Gripen e RBS 15MkIII, Taurus KEDP ou mesmo Storm Shadow.

Destruíndo tais bases, eliminaríamos a chance de utilizarem K-8V, helis para apoio de tropas, sem falar nuns batalhões e regimentos com alguns T-72B1 em El Tigre.

Os Su-30MK2 teriam que sair de Barcelona, ou seja, maior tempo de exposição, mais facilmente detectado pela inteligência e podendo ser interceptados, desde táticas com o F-5M, operando sobre os flancos ou em baixa altitude, aproveitando o terreno montanhoso da região, se escondendo pelas montanhas, numa tática de emboscada e com uso de jammers (skyguard dos AMX ou dos R-99, além do que dizem sobre uma certa capacidade jam dos E-99), ou mesmo com os Gripen e os Meteor ou outro míssil BVR que adquiriremos.

Mesmo que coloquem BUK, S-135 ou S-300, hoje posicionado em meados de Caracas, sua alta emissão EM, incluindo até os próprios apontadores dos BUK, poderiam ser detectados pela aviação, como a tentativa de evitar a tática da emboscada utilizando os montes, perto de La Esmeralda, local de difícil acesso e já perceberíamos movimentação de tais viaturas com sistemas de satélite, ou seja, inteligência.

Ou seja, temos melhores chances analisando táticamente e estratégicamente que na comparação supertrunfo.

No caso dos Chilenos, a situação é bem mais difícil, pois não partilhamos de fronteiras, tendo que invadir a Bolívia ou Argentina, sendo a Bolívia o caminho mais fácil e as distâncias são praticamente as mesmas.

Abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77705 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 16, 2015 12:24 am

Sem falar de bases civis (aeroportos) que poderíam ser usadas, com a capacidade do Gripens de decolagem a partir de 800 metros. Como o aeroporto em Pacaraíma.

Abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77706 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 16, 2015 12:40 am

Não se pode esquecer dos Pelotões Especiais de Fronteira com pistas de grandes extensões. No caso de Roraima, a pista do PEF de Paracaima (que é mais próxima a fronteira com a Venezuela) e a pista do PF Normandia ambas tem uma extensão de 1.800km.

Poderiam ser lançados de lá, ou uma opção melhor: substituir os tanques de 300 gal com os de 450 gal. Mas teria de abrir mão dos 2 BVRs.Mas poderia operar tranquilamente de locais mais distantes da fronteira, como Boa Vista.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77707 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 16, 2015 12:42 am

gabriel219 escreveu:Sem falar de bases civis (aeroportos) que poderíam ser usadas, com a capacidade do Gripens de decolagem a partir de 800 metros. Como o aeroporto em Pacaraíma.

Abs.
Foi aumentada para 1.800m.

P.S. Postamos quase ao mesmo tempo, com a mesma ideia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77708 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 16, 2015 12:44 am

Podem sim, mas seria um pouco perigoso em caso de conflito contra a Venezuela. A primeira coisa que eu faria é tomar Santa Elena de Uairén e destruir sua pista, incluindo a de La Esmeralda e Puerto Ayacucho, colocancd Pantsir para proteger Paracaíma.

Essa capacidade do Gripen em operar em pistas curtas é uma solução excelente, ainda mais pra nós. O que mais tem aqui é pista civil.

Abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77709 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 16, 2015 12:45 am

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Sem falar de bases civis (aeroportos) que poderíam ser usadas, com a capacidade do Gripens de decolagem a partir de 800 metros. Como o aeroporto em Pacaraíma.

Abs.
Foi aumentada para 1.800m.

P.S. Postamos quase ao mesmo tempo, com a mesma ideia.
Verdade amigo, mas estava falando a capacidade do Gripen, não da pista.

Mas teríamos que fazer aquilo que relatei no post anterior.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77710 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Dez 16, 2015 12:50 am

Sem querer ser chato mas gostaria de lembra-los que, quando é informado uma distância de decolagem é comum que essa distância não seja com a carga máxima, quer dizer, o fabricante informa diversos dados sobre o aparelho, alcance máximo, carga máxima, velocidade máxima, distância mínima de decolagem, etc, mas cada uma dessas características é obtida com uma configuração específica, não necessariamente a mesma para todas.

E ainda sobre as pistas improvisadas, adicionem nas simulações de vocês a necessidade logística de levar combustível e armas para esses lugares e a vontade do inimigo de destruir essas pistas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77711 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 16, 2015 12:50 am

Ate 2025 pelo menos Peru, Chile, Venezuela, Colombia e (por milagre) Argentina compram novas aeronaves de combate.

Alem disso um Problema serio que temos e pelo Oceano... E esse nao aceita base temporaria...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77712 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 16, 2015 12:51 am

gabriel219 escreveu:
knigh7 escreveu: Foi aumentada para 1.800m.

P.S. Postamos quase ao mesmo tempo, com a mesma ideia.
Verdade amigo, mas estava falando a capacidade do Gripen, não da pista.

Mas teríamos que fazer aquilo que relatei no post anterior.
Tem a BR 174, que corta Roraima de Norte a Sul, a partir da região central até a fronteira norte é muito plana e tem vários trechos com retas extensas.. E tem uma boa condição asfáltica. Oferece vários pontos para o Gripen poder operar.




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Dez 16, 2015 12:54 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77713 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 16, 2015 12:52 am

Marechal-do-ar escreveu:Sem querer ser chato mas gostaria de lembra-los que, quando é informado uma distância de decolagem é comum que essa distância não seja com a carga máxima, quer dizer, o fabricante informa diversos dados sobre o aparelho, alcance máximo, carga máxima, velocidade máxima, distância mínima de decolagem, etc, mas cada uma dessas características é obtida com uma configuração específica, não necessariamente a mesma para todas.

E ainda sobre as pistas improvisadas, adicionem nas simulações de vocês a necessidade logística de levar combustível e armas para esses lugares e a vontade do inimigo de destruir essas pistas.
Pois e... Essas pistas alem de centros de C&C sao os primeiros a levar bomba...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77714 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 16, 2015 12:57 am

Marechal-do-ar escreveu:Sem querer ser chato mas gostaria de lembra-los que, quando é informado uma distância de decolagem é comum que essa distância não seja com a carga máxima, quer dizer, o fabricante informa diversos dados sobre o aparelho, alcance máximo, carga máxima, velocidade máxima, distância mínima de decolagem, etc, mas cada uma dessas características é obtida com uma configuração específica, não necessariamente a mesma para todas.
.
É por isso que eu nunca cogito trechos de 800m. Eu jogo sempre bem mais. Mas certamente, pistas ou trechos com 1.800m sejam capazes de permitir a operação plena do GripenNG.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77715 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 16, 2015 1:04 am

Marechal-do-ar escreveu:Sem querer ser chato mas gostaria de lembra-los que, quando é informado uma distância de decolagem é comum que essa distância não seja com a carga máxima, quer dizer, o fabricante informa diversos dados sobre o aparelho, alcance máximo, carga máxima, velocidade máxima, distância mínima de decolagem, etc, mas cada uma dessas características é obtida com uma configuração específica, não necessariamente a mesma para todas.

E ainda sobre as pistas improvisadas, adicionem nas simulações de vocês a necessidade logística de levar combustível e armas para esses lugares e a vontade do inimigo de destruir essas pistas.
Claro que considerei, mas obrigado por me lembrar, esqueci de postar.

Um Su-30MK2 pra chegar com armamento air-solo para destruir Paracaíma, há 1034 km de Barcelona, chegaria lá em, em Mach 1.5, chega lá em 56 minutos. Um mero F-5 até os montes e montanhas perto de La Esmeralda, há cerca de 300 km, chegaria por lá, em Mach 1.2, em 20 minutos. Estaremos em posição de emboscada muito antes.
Agora imagine um Gripen com uns Meteor com Supercruise...

Sobre a logística pros Gripen, estaria pronta em Boa Vista ou numa cidadezinha próxima só aguardando.

Abs.




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