Bolovo escreveu:Rapaz, como esse Master Troll fala bobagem. As regras do fórum permitem isso?
Minha comparação com o AMX é pelo caminho que o projeto trilhou e não pelo avião em si, que é bonzinho, mostrou o seu valor na campanha de 99 na Sérvia, mas anacrônico, pois foi desenhado para um cenário que desapareceu assim que ele entrou em operação (Guerra Fria). O que é o A-1 hoje na FAB? Um caça sem radar, fabricado em três lotes distintos (e quase que incompatíveis entre si), que lançou exclusivamente bombas burras até
meados de 2013, quando começou a disparar bombas guiadas. Nada que qualquer outro caça capenga não fizesse desde os anos 80. Só vai atingir a operacionalidade plena com a modernização de meia-vida que não vai passar de uma dúzia, quase 3 décadas após sua entrada em operação. "Ah, mas ele foi bom para a indústria nacional!" É, pode ser, mas eu estou questionando o fato da FAB ser uma FORÇA AÉREA e não se ela faz filantropia com dinheiro próprio para uma empresa privada (que por sinal eu conheço muito bem). O roteiro do Gripen NG será parecido. Teremos por décadas algo como três dúzias de caças, onde gastaremos uma baba para """desenvolver""" com os suecos um projeto que não deveria ter saído dos anos 2000. E no futuro ainda dirão, "mas ele ajudou a indústria nacional!". É, com certeza, vamos ver. Do mesmo jeito que o AMX """ajudou""" o Brasil fabricar os próprios caças hoje em dia, né? Não, pera.
O
fato da FAB ser um dos maiores aeroclubes do mundo é simplesmente comprovável através de observação. Qual a capacidade de COMBATE da FORÇA AÉREA hoje? Uma forç... digo, aeronáutica que foi disparar o seu primeiro míssil ar-ar em 1993, que não disparou o seu BVR até hoje, que não conta com capacidade anti-navio até hoje, que disparou sua primeira munição guiada em 2013, que emprega como aeronave de superioridade um caça de embargo dos anos 60? Uma força onde o comandante vai em pelo congresso falar de escadinhas e fontes de força? Eu não "ouvi falar", tudo isso aconteceu, é fato. A FAB, em termos de força de combate, está atrás de uma série outras forças aéreas no mundo. E isso nem é vergonha, reconhecer suas fraquezas é o primeiro passo para melhorar. O que não pode é pregar que a FAB é a USAF. Mas através das últimas mostras, toda a prepotência de COPACs da vida, só leva todo mundo a crer que a FAB conhece absolutamente porra alguma de caças. Quem esteve em Pirassununga/2012 e observou o show de calcinhas molhadas sabe do que eu estou falando.
Muito se festejou com a alegação que os caças indianos tem "50% de disponibilidade". Só faltaram lançar rojões. Mas sabe qual a disponibilidade atual dos F-5 e A-1, alegados de terem fácil manutenção, pois PAMA/SP, Embraer e todo mundo fabrica suas peças?
40%, menor do que o pesadelo logístico indiano. Sabia que o Equador tem reclamações quanto o pós-venda da Embraer para repor as peças de seus Super Tucanos? Seria a Embraer "incompetente" ou provedora de "pesadelos logísticos" mundo afora? Estão falando que "o tempo provou", provou o que? O escolhido da Matrix ainda nem saiu da fase de protótipo, nem voou e já tem gente falando com se ele voasse a 10 anos. Vamos de fato esperar e o tempo mostrar quem de fato tem razão. Estou é vendo muito champanhe estourando e nem ano novo ainda é. Então meus caros, muita calma nessa piriquita aí porque tem muita, mas muita coisa pra acontecer.
E ainda estão elogiando ISSO AÍ que tu escreveu ??? ... discípulo de jornalista fontado com a "mema" ladainha repetida à exaustão, nessa sua cantilena que basta fazer copy/cole que responderá sempre dentro dos ensimamentos do "grande mestre" ... bah!
1) primeiro não fala coisa com coisa ... diz que "mostrou o seu valor na campanha da Sérvia" ... depois fala de radares, bombas burra, blá, blá, blá ... depois reconhece que "pode" ter sido bom para a indústria mas reprime a FAB por proporcionar tal upgrade à Embraer, chamando-a de instituição filantrópica ...
diz que "conhece muito bem a Embraer" mas ESQUECEU que na ocasião do AMX ainda não era PRIVADA ???
Mas tu fala besteira heim colega ???
2) (
ainda esse desastroso 1º parágrafo) se deveria ou não ter entrado antes no projeto Gripen não passa de "viagem na maionese" o FATO aqui é que o AMX era um BOM caça bombardeiro para sua época, com sua modernização continuará cumprir as missões pelo qual foi idealizado e não fabricamos nossos caças HOJE
porque nossas ambições são para equipamentos muito mais sofisticados do que a Embraer poderia fazer sozinha ... não vamos repetir o "erro infantil" da Índia que iniciou o desenvolvimento daquela BABA de Tejas antes do AMX, já foi para o MK2, NUNCA SE TORNOU OPERACIONAL ... consumiu recursos imensos para os indianos ... daqui a 10/15 anos os AMX serão desativados na FAB, cumprindo todo o seu ciclo de vida e o TEJAS NUNCA TERÁ CUMPRIDO UMA ÚNICA MISSÃO ...
Apesar de não nos aventurarmos irresponsavelmente em fabricação solo de nossos próprios caças, pelos motivos já esclarecidos acima, o AMX foi base de conhecimento para toda a linha comercial da Embraer com sucessos mundiais como a família ERJ, precursora dos E-Jets, além do mercado de aeronaves executiva, também proporcionou conhecimentos para o SUPER TUCANO o melhor avião de combate COIN do mundo adquirido no mundo inteiro inclusive USAF ... todos esses desenvolvimentos e sucessos comerciais que se originaram do conhecimento do AMX culminaram no desenvolvimento do KC-390 uma aeronave de classe mundial ... que vai se contrapôr no mercado mundial contra uma LENDA que é o Hercules ... ah, Bolovo ... para de falar abobrinha ...
Mas tu fala besteira heim colega ???
2) Esse parágrafo eu nem deveria responder ... (parece uma cópia da ladainha do tal jornalista) pois o colega imputa responsabilidade à FAB pela crônica falta de recursos orçamentários que inclusive deveria ser MOTIVO DE ELOGIOS à nossa Força Aérea, pois, conseguiu manter sua capacidade de combate e defesa ... apesar dessa crônica falta de recursos ... quantas forças aéreas no mundos teriam TAL CAPACIDADE sem os US$ bilhões JORRANDO ????
Está aqui imputando DESRESPEITOSAMENTE responsabilidades à FAB que não são dela, fazendo piadinhas e posando de intelectual ... o que escreveu aqui é uma VERGONHA Bolovo ... uma total inversão de valores ... culpando a FAB por falta de POLÍTICAS de defesa de "N" governos ... que não tinham recursos, mas pelo menos AGIAM COM RESPONSABILIDADE FISCAL !
Mas tu fala besteira heim colega ???
3) Nesse terceiro parágrafo fica claro o MOTIVO de destilar todo esse veneno contra o COPAC e sua própria Força Aérea ... é pela VIUVEZ do trombolhão do SU-35S ... dor de corno mesmo ... e tô sim estourando champagnes porque mais uma vez esse avião prova que é uma baba ... um LANDAU voador dos anos 70s ... uma porcaria de RCS gigante que não reúne a mínima capacidade de fazer frente a vetores modernos e eficientes como será o Gripen NG ... não há chance desse landau sobreviver em combate aéreo quando cair na TEIA DE SENSORES do Gripen NG-BR ... além de ser um pesadelo logístico quem da FAB o testou no FX-1 informou que seu problema de autonomia está ligado ao seu consumo quanto PC está ativado ... ou seja CARÍSSIMO de manutenir, RCS gigante, sensores uma baba de PESA e tudo, não tem Supercruise ... e finalmente não teria a mínima chance contra o Gripen E/F ! ... esses são os fatos ...
Quanto às "N" besteiras que falou sobre a Força Aérea Brasileira, vou perguntar :
Quantas Forças Aéreas no mundo fabricaram e desenvolveram seus próprios aviões de treinamento básico, treinamento avançado, caça bombardeiro, Combate à insurgência, ELINT, AEW&C, vigilância marítima e Reabastecedor Aéreo Tático ???? ... Heim Sr. Bolovo ... mas não somos uns merd ...s ???
Da pra se contar nos dedos das mãos Países com essas capacidades ... E ISSO MESMO SEM RECURSOS Sr. Bolovo ... como se isso fosse uma "deficiência" do COPAC ...
Mas como tu fala besteira meu! 
... na minha opinião um dos piores posts que já li !
E eu quem sou o master troll !
Em tempo, a FAB mantem sim sua capacidade de combate APESAR DAS AGRURAS ORÇAMENTÁRIAS, fazendo policiamento de nossa enorme fronteira com mais de 90 A-29s, Aviões e Alerta Antecipado, interceptações, destruição de pistas clandestinas, patrulha marítima, assistência social nos lugares mais distantes da Amazônia ... socorro em desastres naturais ... enfim É UM EXEMPLO DE BRASILIDADE coisa que tu e aquele teu mestre jornalista ...

... um exemplo de russofilia convalescente crônica deficiente ...