TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77401 Mensagem por kirk » Qui Dez 03, 2015 9:42 pm

Carlos Lima escreveu:Se todo o papo do Snowden, divulgação da Pré venda ao Congresso dos EUA (que depois sumiu), o super namoro Embraer/Boeing/KC-390, os passeios pela AFA além do WikiLeaks não tivessem acontecido eu acreditaria completamente que o Gripen tinha de fato sido a escolha 'técnica' da FAB.

Mas diante de todos esses fatos... essa foi a única alternativa da Presidenta.

Ou era isso ou o fim do F-X.

Depois é claro tudo (e todos) foi (foram) sendo ajustado(s) em torno da decisão (o que é natural e lógico)!

[]s
CB_Lima
:shock:
Nas buenas Lima ... agora não entendi de vez ...

Que cargas d´agua tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer ???? :?: :?: :?:

E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram ???? :?: :?: :?:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77402 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 03, 2015 9:48 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Se todo o papo do Snowden, divulgação da Pré venda ao Congresso dos EUA (que depois sumiu), o super namoro Embraer/Boeing/KC-390, os passeios pela AFA além do WikiLeaks não tivessem acontecido eu acreditaria completamente que o Gripen tinha de fato sido a escolha 'técnica' da FAB.

Mas diante de todos esses fatos... essa foi a única alternativa da Presidenta.

Ou era isso ou o fim do F-X.

Depois é claro tudo (e todos) foi (foram) sendo ajustado(s) em torno da decisão (o que é natural e lógico)!

[]s
CB_Lima
:shock:
Nas buenas Lima ... agora não entendi de vez ...

Que cargas d´agua tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer ???? :?: :?: :?:

E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram ???? :?: :?: :?:
SH = Boeing. KC-390 = Embraer

Seria excelente para a Boeing vender o SH, seria excelente para a Embraer ter o apoio da Boeing nas vendas (e no desenvolvimento?) do KC-390.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77403 Mensagem por kirk » Qui Dez 03, 2015 9:58 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: :shock:
Nas buenas Lima ... agora não entendi de vez ...

Que cargas d´agua tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer ???? :?: :?: :?:

E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram ???? :?: :?: :?:
SH = Boeing. KC-390 = Embraer

Seria excelente para a Boeing vender o SH, seria excelente para a Embraer ter o apoio da Boeing nas vendas (e no desenvolvimento?) do KC-390.

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CB_Lima
Até ai, eu concordo ! ... mas não responde :

- O que tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer :?:

- E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram :?:




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77404 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 03, 2015 10:10 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: SH = Boeing. KC-390 = Embraer

Seria excelente para a Boeing vender o SH, seria excelente para a Embraer ter o apoio da Boeing nas vendas (e no desenvolvimento?) do KC-390.

[]s
CB_Lima
Até ai, eu concordo ! ... mas não responde :

- O que tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer :?:

- E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram :?:
O SHornet seria o escolhido e um dos muitos indicativos era justamente a associação Boeing Embraer.

"Tecnicamente" o SHornet seria o escolhido.

O Snowden apareceu, "tecnicamente" o SHornet saiu da lista.

"Ajuste" é que todos os envolvidos quando vem à público tem que apoiar a decisão feita.

Depois da decisão feita e do resultado divulgado, nenhum Brigadeiro ou Executivo envolvido no processo jamais irá dizer que o escolhido foi de alguma maneira diferente daquilo que a Presidenta escolheu.

Até porque se o Gripen não fosse o escolhido, não existia mais outra opção "Pós-Snowden".

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77405 Mensagem por Penguin » Qui Dez 03, 2015 10:16 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Até ai, eu concordo ! ... mas não responde :

- O que tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer :?:

- E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram :?:
O SHornet seria o escolhido e um dos muitos indicativos era justamente a associação Boeing Embraer.

"Tecnicamente" o SHornet seria o escolhido.

O Snowden apareceu, "tecnicamente" o SHornet saiu da lista.

"Ajuste" é que todos os envolvidos quando vem à público tem que apoiar a decisão feita.

Depois da decisão feita e do resultado divulgado, nenhum Brigadeiro ou Executivo envolvido no processo jamais irá dizer que o escolhido foi de alguma maneira diferente daquilo que a Presidenta escolheu.

Até porque se o Gripen não fosse o escolhido, não existia mais outra opção "Pós-Snowden".

[]s
CB_Lima
Claro que existia. O Rafale.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77406 Mensagem por kirk » Qui Dez 03, 2015 10:38 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Até ai, eu concordo ! ... mas não responde :

- O que tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer :?:

- E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram :?:
O SHornet seria o escolhido e um dos muitos indicativos era justamente a associação Boeing Embraer.

"Tecnicamente" o SHornet seria o escolhido.

O Snowden apareceu, "tecnicamente" o SHornet saiu da lista.

"Ajuste" é que todos os envolvidos quando vem à público tem que apoiar a decisão feita.

Depois da decisão feita e do resultado divulgado, nenhum Brigadeiro ou Executivo envolvido no processo jamais irá dizer que o escolhido foi de alguma maneira diferente daquilo que a Presidenta escolheu.

Até porque se o Gripen não fosse o escolhido, não existia mais outra opção "Pós-Snowden".

[]s
CB_Lima
Nã, nã, ni, nã, não ... cumpadre ... tá confundindo tudo, parceiro ... a AVALIAÇÃO TÉCNICA foi feita ANTES do evento Snowdem, antes da divulgação da Pré venda ao Congresso dos EUA e antes do super namoro Embraer/Boeing/KC-390 ... tais eventos NADA tem haver com a avaliação técnica da FAB ...

Ninguém do COPAC teve que se "adaptar", nem se "ajustar" a nada ... o escolhido naquela avaliação foi o Gripen NG ... e vc sabe muito bem disso ... o Marino falou abertamente isso pra mim em outro fórum e vc sabe muito bem onde ele trabalhava ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77407 Mensagem por kirk » Qui Dez 03, 2015 10:43 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Até ai, eu concordo ! ... mas não responde :

- O que tem haver o relatório técnico da FAB com Snowdem ou com o fato da divulgação da pré-venda e da aproximação entre Boeing e Embraer :?:

- E que "ajuste" é esse que tudo (e todos) fizeram :?:
O SHornet seria o escolhido e um dos muitos indicativos era justamente a associação Boeing Embraer.

"Tecnicamente" o SHornet seria o escolhido.

O Snowden apareceu, "tecnicamente" o SHornet saiu da lista.

"Ajuste" é que todos os envolvidos quando vem à público tem que apoiar a decisão feita.

Depois da decisão feita e do resultado divulgado, nenhum Brigadeiro ou Executivo envolvido no processo jamais irá dizer que o escolhido foi de alguma maneira diferente daquilo que a Presidenta escolheu.

Até porque se o Gripen não fosse o escolhido, não existia mais outra opção "Pós-Snowden".

[]s
CB_Lima
Penguin escreveu:Claro que existia. O Rafale.
BELÍSSIMA sacada Penguin !!! [009]

Sim o Snowden acabou com as chances do SH, somente do SH ... restaram Gripen NG e Rafale ... e deu Gripen NG ! 8-]

Show cumpadre !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77408 Mensagem por Mathias » Qui Dez 03, 2015 10:47 pm

Sim, foi sim, de acordo com o interesse de parte da Força.

Já que você lembra da conversa com o Marino e agora a palavra dele vale, pelo que me lembro o Marino também falou que o cmdo mandou mudar os pesos dos quesitos pra dar F-18E.

Ou estou enganado?

-----------------------X------------------------

Belíssima sacada de amnésia seletiva.
Esqueceu do circo depois do 7 de setembro? Do vazamento?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77409 Mensagem por Penguin » Qui Dez 03, 2015 11:21 pm

Mathias escreveu:Sim, foi sim, de acordo com o interesse de parte da Força.

Já que você lembra da conversa com o Marino e agora a palavra dele vale, pelo que me lembro o Marino também falou que o cmdo mandou mudar os pesos dos quesitos pra dar F-18E.

Ou estou enganado?

-----------------------X------------------------

Belíssima sacada de amnésia seletiva.
Esqueceu do circo depois do 7 de setembro? Do vazamento?
O Rafale continuou como o favorito de Lula até o final do seu governo, mesmo depois do vazamento de janeiro que apontava o Gripen como o favorito da FAB. Uma rápida busca na Internet confirma isso.
A falta de coragem em melindrar a FAB, o alto custo e as ilusões estratégicas frustradas do presidente o levaram a não decidir nada e deixar a decisão para Dilma.
Quando Dilma assumiu, houve uma verdadeira blitzkrieg do governo americano e da Boeing para melhorar as chances do SH. E de fato, ficaram muito fortes. Enquanto isso, o custo alto parecia ser o prego no caixão do Rafale.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77410 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 03, 2015 11:24 pm

O Rafale deixou de ser uma opcao em 2009.

Ou era SH (preferido) ou o Gripen (querido da FIESP)

O Snowden apareceu... O Gripen venceu.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77411 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 03, 2015 11:27 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: Eu também acho que foi uma boa decisão.
Mas pelos escândalos que ouvimos deste desgoverno e sabendo que o contrato envolve uma soma bilionária é de se estranhar um aumento no valor de última hora.
Luis,

Esse aumento foi investigado recentemente pelo MPF, lembra?

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... -NG-e-WAD/
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
Procuradoria da República no Distrito Federal
Núcleo de Combate à Corrupção
Referência: IC nº 1.16.000.004707/2014-83
Promoção de Arquivamento nº 865/2015

DESPACHO DE ARQUIVAMENTO

O inquérito civil em epígrafe foi instaurado para apurar possíveis irregularidades no processo de aquisição de aviões de caça pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Consta dos autos que a disputa para a fabricação dos aviões de caça teve a participação de três empresas estrangeiras, a Boeing, a Dassault e a SAAB, tendo esta última firmado, em dezembro de 2013, contrato com a FAB.

Consta, outrossim, que a empresa sueca SAAB contratou para o fornecimento de componentes aeronáuticos a empresa brasileira (de capital israelense) AEL Sistemas S/A, que, por sua vez, teria em seu quadro de funcionários pessoas diretamente ligadas aos militares da Aeronáutica:

Luiz Pondé (cunhado do Comandante da Aeronáutica Juniti Saito);
Gilberto (filho do Brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier);
Bruno Baptista (filho do Brigadeiro Carlos Baptista Júnior); e,
Gabriel Bermudez (filho do Brigadeiro Antônio Moretti Bermudez).

Apurou-se no início da investigação, outrossim, que a empresa AEL Sistemas S/A teve um aumento significativo em seu faturamento, que alcançava, em 2003, a cifra de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), passando, em 2011, para um faturamento de R$ 53.700.000,00 (cinquenta e três milhões e setecentos mil reais).

Os fatos acima narrados foram considerados, inicialmente, indícios de que poderia ter sido maculado o processo de compra dos caças GRIPEN NG, os quais deverão ser fornecidos pela empresa sueca SAAB à FAB até o final da presente década.

Suspeitou-se, a princípio, que o alto crescimento de faturamento da empresa AEL Sistemas S/A não tivesse fundamento lícito e que poderia ter sido contratada esta empresa para a produção de componentes aviônicos (em especial, o Wide Area Display – WAD) cuja tecnologia e know-how não estivesse a seu alcance.

A seguir, apresento o que se apurou no bojo do inquérito civil e as conclusões alcançadas ao final.

Em maio de 2008, o Comandante da Aeronáutica determinou ao Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) a ativação do Projeto F-X2, por meio da portaria C-10-TGC-3, cuja finalidade foi possibilitar a substituição das aeronaves Mirage F-2000, F-5M e A-1M por aeronaves (caças de combate) mais modernos, em conformidade com a Estratégia Nacional de Defesa, que é definida no Decreto nº 6.703/2008, publicado no final do mesmo ano.

De acordo com o mencionado Decreto, a Força Aérea Brasileira (FAB) deveria formular um e executar um planejamento e “priorizar, com compensação comercial, industrial e tecnológica …a aquisição de aeronaves de caça que substituam, paulatinamente, as hoje existentes, buscando a possível padronização; a aquisição e o desenvolvimento de armamentos e sensores, objetivando a auto-suficiência na integração destes às aeronaves; e a aquisição de aeronaves de transporte de tropa”.

Conforme se pode perceber, o Projeto F-X2 tem, como base jurídica e estratégica, as diretrizes do Decreto nº 6.703/2008, devendo compatibilizar 3 objetivos principais:

(i) a aquisição de aeronaves de caças modernos;
(ii) a aquisição e o desenvolvimento de armamentos e sensores, objetivando a autossuficiência na integração destes às aeronaves;
(iii) a garantia de compensações comerciais, industriais e tecnológica.

Chamo a atenção para o terceiro objetivo principal do Projeto F-X2, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa: a garantia de compensações que devem ter, como escopo maior, o desenvolvimento tecnológico, industrial e econômico do Brasil. Tais compensações são operacionalizadas por meio dos acordos de “offset”, por meio dos quais empresas brasileiras passam a ser contratadas para desenvolver tecnologia que venham a beneficiar o país no médio e longo prazo.

Na primeira fase do Projeto F-X2, foi criada a Comissão Gerencial do mencionado projeto (a CGPF-X2), a qual, analisando as propostas das empresas e os sistemas de armas selecionados, exarou o “Relatório dos Estudos para Definição da Short-List”, em agosto de 2008.

Nesse relatório, constam como selecionadas as empresas Boeing, Dassault e SAAB. Tal relatório foi aprovado pelo COMAER e pelo Ministro da Defesa, que determinou à Comissão Coordenadora de Programas de Aeronaves de Combate (COPAC) a ativação do Projeto F-X2.

As contratações objeto do Projeto F-X2, como é fácil perceber, justificam a dispensa de processo licitatório, em razão do que determina o art. 24, IX, XIX e XXVIII, da Lei nº 8.666/93. Vejamos o texto legal:


Art. 24. É dispensável a licitação:
(…)
IX – quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;
XIX – para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto;
XXVIII – para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão. (...)


Ainda que não fosse obrigatória a realização de certame licitatório, a FAB promoveu processo seletivo internacional, no bojo do qual se permitiu a concorrência das empresas estrangeiras interessadas no contrato com o Estado brasileiro. Tal processo seletivo, pelo que se apurou, transcorreu sem qualquer causa de nulidade.

Conforme esclareceu a FAB, o Relatório Final do Processo de Seleção do Projeto F-X2 foi encaminhado ao Comandante da Aeronáutica e ao Ministro da Defesa em janeiro de 2010. Porém, somente em dezembro de 2013 foi realizado o anúncio, pelo Ministro da Defesa (com o aval da Presidência da República), de que a oferta considerada mais vantajosa foi a da empresa sueca SAAB, com o projeto Gripen NG.

Chama a atenção o fato de que a decisão ministerial (e presidencial) em favor da proposta da SAAB (considerada mais vantajosa, principalmente levando em consideração os acordos de offset e o financiamento especial oferecido pelo banco de desenvolvimento sueco) deu-se somente ao final de 2013, cinco anos após a emissão do pedido de oferta (RFP) pelas empresas. Esse fato tem como consequência lógica a constatação de que, quando da assinatura do contrato (já em 2014), a oferta da empresa já se apresentava desatualizada, considerando, em especial, que o mercado tecnológico de componentes aviônicos é bastante dinâmico, demandando decisões negociais rápidas e constante atualização dos componentes.

Segundo a FAB, a defasagem tecnológica gerada pelo atraso na decisão ministerial e presidencial sentiu-se na capacidade funcional do radar, na cobertura do sensor Infra-red Search and Track (IRST) e no sistema de guerra eletrônica. Além disso, concebeu-se a agregação de novos armamentos ao arsenal a ser contratado bem com a inclusão do componente Wide Area Display (WAD), o qual teria vantagens tecnológicas de longo prazo.

Por conta da necessidade de superação dessa defasagem tecnológica de meia
década, a FAB enviou para a empresa SAAB, em maio de 2014, o Request For Change (RFC), solicitando a atualização de sua proposta. A resposta da empresa deu-se em agosto de 2014. Com a atualização, firmou-se o contrato de aquisição de aeronaves no valor de SEK 39.333.870.435,39 (trinta e nova bilhões, trezentos e trinta e três milhões, oitocentos e setenta mil, quatrocentos e trinta e cinco coroas suecas), o que equivalia, em janeiro de 2015, a US$ 4.748.288.277,77 (quatro bilhões, setecentos e quarenta e oito milhões, duzentos e oitenta e oito mil, duzentos e setenta e sete reais e setenta e sete centavos). Também foi firmado o contrato de apoio logístico no valor de SEK 548.465.036,26 (quinhentos e quarenta e oito milhões, quatrocentos e sessenta e cinco mil, trinta e seis coroas suecas e vinte e seis centavos).

Paralelamente a esses dois contratos, foi firmado um terceiro, em que a SAAB compromete-se a realizar compensações em favor da indústria brasileira, num valor próximo ao dobro do valor do contrato de aquisição. Trata-se do contrato de compensação comercial, industrial e tecnológico, que tinha o valor de US$ 9.118.170.000,00 (nove bilhões, cento e dezoito milhões, cento e setenta mil reais dólares).

A respeito dos valores dos contratos mencionados, não há, s.m.j., elementos no presente inquérito civil que permitam o reconhecimento de qualquer sobrepreço ou superfaturamento.


A respeito do processo de seleção e de contratação da empresa SAAB pelo FAB, conforme relatamos, não encontramos qualquer ilicitude que mereça ser atacada por meio de ação judicial. A par disso, outras suspeitas iniciais justificaram a investigação do Ministério Público Federal em relação a outros pontos tangentes.


Um desses pontos investigados tratou da inclusão do componente aviônico WAD nos projetos das aeronaves. Buscou-se, sobre esse ponto, esclarecer se:

(i) era necessária ainclusão do WAD; e
(ii) a empresa contratada pela SAAB para seu desenvolvimento (a empresa AEL, cujo capital majoritário é detido pela empresa israelense Elbit Systems) tinha know-how suficiente para o desenvolvimento deste tipo de componente.

A respeito da necessidade do WAD, de acordo com o que se apurou (especialmente por meio dos depoimentos colhidos no decorrer do inquérito), concluímos que se trata de um avanço tecnológico cuja necessidade somente pode ser apurada pelas próprias Forças Armadas. Não há elementos, por parte do Ministério Público Federal, que fundamentem o reconhecimento de sua necessidade ou desnecessidade. Igualmente, verificou-se que o componente de preço do WAD, em relação aos demais componentes acrescentados por obra do RFC, que representam a atualização tecnológica, equivale a somente 2,5% do valor do contrato de aquisição, ao contrário do que se leu nos meios de comunicação, não havendo elementos para afirmar que se trate, portanto, de insumo desnecessário que geraria sobrepreço ilícito.

Sobre a capacidade operacional e tecnológica e o know-how da empresa AEL Sistema S/A, pudemos verificar que, não obstante o rápido crescimento de faturamento da empresa nos últimos anos, a mencionada empresa possui diversos vínculos contratuais diretos e indiretos com a FAB e outros importantes atores econômicos, fornecendo, direta ou indiretamente, outros componentes aviônicos de alto grau tecnológico. Dessa forma, não é possível, pelos elementos do inquérito civil, concluir sobre sua suposta incapacidade técnica. Até que se prove o contrário, a mencionada empresa é idônea para executar os recursos vinculados ao desenvolvimento do WAD e dos demais componentes aviônicos contratados.

Apurou-se no bojo do inquérito civil em epígrafe, outrossim, a presença no quadro de funcionários da AEL Sistemas S/A de familiares de oficiais da FAB. Nesse quesito, porém, não há prova de que tais contratações tenham sido irregulares ou tenham, concretamente, gerados benefícios ilícitos à mencionada empresa.

Também foi objeto de apuração a presença do brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier no Conselho Consultivo (ou Executivo) da empresa AEL Sistemas S/A. Conforme apurou-se, tal indicação do brigadeiro Burnier deu-se em razão doutras relações jurídicas contratuais entre a empresa e a FAB, não havendo relação com o objeto aqui investigado.

Outrossim, não há relatos de que o brigadeiro Burnier tenha sido responsável por influência ou decisões vinculadas à contratação da empresa SAAB ou pela elaboração do acordo de offset.

Ademais, restou claro no bojo da investigação que o brigadeiro Burnier não possui qualquer poder de gestão na empresa AEL Sistemas S/A, não participando sequer da negociação ou da elaboração de negócios jurídicos. Sua função é meramente consultiva.

Em suma, após perfunctória investigação ministerial, não foram encontrados elementos que justifiquem a continuidade da investigação e o ajuizamento de ações judiciais relacionadas ao objeto de apuração. Não há, nos autos, elementos mínimos que apontem a prática de ilicitude por parte dos investigados. Ressalto que inexistência de tais elementos mínimos, ao lado da inexistência de indícios concretos de delitos, impede a definição de uma linha investigativa eficiente e apta a formar elementos para uma futura ação penal ou de improbidade administrativa. O ajuizamento destas ações demanda a existência de elementos mínimos que justifiquem o início da atividade persecutória pelos órgãos de investigação e acusação.

Submeto o presente arquivamento à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (5ª CCR), para homologação.

Considerando que o procedimento é oriundo de notícia de imprensa, deixo de realizar a notificação de possível representante para apresentação de razões escritas contra o arquivamento. Comunique-se, de toda forma, o Exmo. Procurador da República Paulo José Rocha Júnior, o Exmo. Procurador-Geral do Ministério Público Militar, o Comandante da Aeronáutica e as empresas investigadas, para ciência do arquivamento.

Brasília, 25 de agosto de 2015.

ANSELMO HENRIQUE CORDEIRO LOPES

Procuradoria da República no Distrito Federal
Núcleo de Combate à Corrupção

Ok. Fico feliz com isso.
Não me lembrava disso. [009]




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77412 Mensagem por Penguin » Qui Dez 03, 2015 11:29 pm

Carlos Lima escreveu:O Rafale deixou de ser uma opcao em 2009.

Ou era SH (preferido) ou o Gripen (querido da FIESP)

O Snowden apareceu... O Gripen venceu.

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CB, se tem uma industria aeronautica de SP que tem peso na FIESPP/CIESP essa é a Embraer.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77413 Mensagem por JT8D » Qui Dez 03, 2015 11:34 pm

Penguin escreveu:
Mathias escreveu:Sim, foi sim, de acordo com o interesse de parte da Força.

Já que você lembra da conversa com o Marino e agora a palavra dele vale, pelo que me lembro o Marino também falou que o cmdo mandou mudar os pesos dos quesitos pra dar F-18E.

Ou estou enganado?

-----------------------X------------------------

Belíssima sacada de amnésia seletiva.
Esqueceu do circo depois do 7 de setembro? Do vazamento?
O Rafale continuou como o favorito de Lula até o final do seu governo, mesmo depois do vazamento de janeiro que apontava o Gripen como o favorito da FAB. Uma rápida busca na Internet confirma isso.
A falta de coragem em melindrar a FAB, o alto custo e as ilusões estratégicas frustradas do presidente o levaram a não decidir nada e deixar a decisão para Dilma.
Quando Dilma assumiu, houve uma verdadeira blitzkrieg do governo americano e da Boeing para melhorar as chances do SH. E de fato, ficaram muito fortes. Enquanto isso, o custo alto parecia ser o prego no caixão do Rafale.
A investida da Boeing foi impressionante. Colocaram uma ex-embaixadora na presidência da empresa no Brasil (Donna Hrinak), Hillary Clinton chegou a elogiar a Embraer publicamente (!!!). Na verdade o SH já tinha ganho, por conta de uma pressão política absurda.
Abs,

JT




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77414 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 03, 2015 11:40 pm

JT8D escreveu:
Luís Henrique escreveu: Não. Não é super trunfo colega.

Super trunfo é um joguinho de crianças e adolescentes.

Foi criado este termo aqui no DB por um usuário que NÃO TINHA ARGUMENTOS.

TODAS as forças aéreas analisam as capacidades de combate de aeronaves de caça em uma avaliação.
As forças aéreas possuem REQUISITOS para estas capacidades.

E as aeronaves são SIM comparadas através destes requisitos.

Quando um oficial de alta patente diz que determinada aeronave possui capacidade supercruise e isto lhe confere vantagem em combates.
Possui X, Y e Z e isto lhe confere grande capacidade militar, todos aplaudem.

Quando alguém cita alguma capacidade do F-22, todos aplaudem.

Quando alguém fala de aeronaves russas e esta apresenta vantagens em qualquer quesito, em 3 segundos aparece um SER SUPERIOR, que conversa diretamente com militares, que conhece os SEGREDOS, e diz simplesmente que é SUPER TRUNFO.
Normalmente em seguida coloca um emoticon demonstrando sua superioridade e diz que conhece mais que todo mundo porque conversou com fulano.
Não apresenta dados concretos, não tem argumentação nenhuma.

O coisinha RIDÍCULA. Eu tenho nojo dessa porcaria de super trunfo.

Na Suíça ficou CLARO E CRISTALINO que as forças aéreas analisam as capacidades militares, os desempenhos em várias missões, o desempenho em vôo, etc.
E também ficou CLARO E CRISTALINO que o caça escolhido não é NECESSARIAMENTE o que foi melhor nessas avaliações.
E isto ocorre porque existem OUTRAS avaliações que também são muito importantes, como CUSTOS, como ToT, etc.
Não quis ofendê-lo ao usar a expressão super-trunfo. Não a usei nesse sentido que você descreve, mesmo porque nem sabia desse histórico no fórum. O que acho é que é muito complicado comparar as performances de caças tão diferentes, que além de tudo dependem do armamento que irão utilizar e ainda considerando que um desses aviões sequer existe.
Abs,

JT

Sim. É muito difícil, principalmente para nós pois não temos todos os dados.
Mas as forças aéreas FAZEM ISSO com certeza.
E nós também podemos fazer análises superficiais com base naquilo que temos, ou seja, em tudo que é divulgado pelos fabricantes, inclusive sobre as ARMAS.

Afinal, o nosso fórum serve também para isso. Para compararmos informações de diferentes vetores e discutir essas informações de forma saudável.
O que ocorre que estraga bastante é o preconceito. Existem pessoas que defendem seus favoritos até a morte, mas o fazem com BONS argumentos.
O debate fica maravilhoso. Já quando não se tem argumentos entra o tal do 'super-trunfo' e ACABA com o debate. Odeio esse papo de super-trunfo.
Mas, claro, você não tem culpa. Mas fique sabendo que foi assim que começou esse negócio de super-trunfo aqui no DB...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77415 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 03, 2015 11:40 pm

luis Cláudio escreveu:
Luís Henrique escreveu: BINGO.

É o que tenho dito. Mas você insistiu em dizer que o Gripen era o melhor caça do mundo porque a FAB o selecionou, que era o mais capaz, etc.
Que India e Suiça não sabem fazer avaliação. Que a FAB é mil vezes melhor. E que o Gripen venceu porque é o mais poderoso.

E todos sabemos que não foi isso.

Escolhemos a MELHOR PROPOSTA que não é necessariamente o melhor caça.
Mas como você pode afirmar que a Suíça não escolheu o GripenNG pelas capacidades dele?

Por aqueles desenhozinhos naqueles quadros em inglês que ninguém disse de onde saiu?

A Suíça fez 2 revisões das propostas. No fim a Dassault ofereceu o Rafale em mesmo número pelo mesmo valor do GripenNG, o Governo Suíço declarou que estava aberto a novas propostas e mesmo assim ele não venceu lá.

Alto lá. Vamos aos fatos:

1) No primeiro relatório o Gripen NÃO PASSOU DE ANO. No segundo relatório (também vazado pela mídia), o Gripen NG PASSOU DE ANO, mas NÃO FICOU EM PRIMEIRO LUGAR.

2) As falas do próprio ministro da defesa, quando diz mais ou menos assim: 'não compramos o melhor caça, mas compramos o caça mais adequado para nós'
Existem outras declarações que dizem que a Suíça optou pela proposta mais barata.
E em momento algum eles defenderam que o Gripen NG ficou em 1º lugar, à frente do Rafale, a DEFESA foi que o Gripen ATENDEU AOS REQUISITOS, pois no primeiro relatório vazado NÃO TINHA ATENDIDO. Eles defenderam que na segunda avaliação o Gripen passou de ano, NINGUÉM falou que o Gripen ficou à frente do Rafale.

3) Quando a Dassault fez esta proposta pelo mesmo preço, a Suíça já tinha NOTICIADO AO MUNDO que tinha selecionado o Gripen.
Foi mais ou menos igual a proposta da Sukhoi que o Jobim disse que iria ler, mas que chegou após a decisão da FAB pelos finalistas....
Seria MUITO COMPLICADO voltar atrás da decisão e escolher o Rafale.
E de qualquer forma, os suíços podem ter preferido A PROPOSTA da SAAB. Mesmo tendo o Rafale pelo mesmo preço, podem ter preferido continuar com o Gripen porque era melhor para sua INDÚSTRIA, por exemplo.
Agora que seria MUITO COMPLICADO voltar atrás e mudar a decisão pelo Rafale, seria...




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