Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#5116 Mensagem por Mathias » Seg Nov 23, 2015 11:38 pm

Olha, se a FAB só tem ou só consegue operar o "ATAKA simplesinho", realmente o Hind é uma revolução fantástica na Força!
Nem isso tinha, nem tem até hoje nada melhor.

Vocês deveriam agradecer a quem enfiou esses helis goela abaixo da pobre FAB. :roll: :lol:

Sobre operar capado, a FAB é mestre com seus A-1 que nunca tiveram radar nem MAAs de auto defesa e desfilava com aqueles de mentirinha.
Nem vou falar do F-5 em pleno século XXI.
E míssil anti navio?

Por esse raciocínio somos piores, bem piores que a pobre Venezuela.

Rico e phodão deve ser o Peru, pioneiro em BVR e SEAD na região. :roll:




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: Su-35 News

#5117 Mensagem por Mathias » Seg Nov 23, 2015 11:56 pm

Então vamos lá...
Vamos, hoje tá fácil.
3X?!!
O contrato foi firmado em Coroas Suecas. O valor equivalente em Dolares é USD 4,5bi.
O valor dos 24 Su-35 é estimado em pelo menos USD 2bi. Vamos ver...
Então vamos comparar com a queda do rublo no horizonte? Se formos por aí daqui um ano a compra em rublo sai de graça quase.
Sem falar que no caso do caça russo poderíamos pagar em reais desvalorizados, materiais, etc. Somos do BRICS.
Tem muito mais coisa que isso.
Tenha boa vontade e leia os slides na página anterior e o link da FAB: http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-18-00-37
Eu já vi isso tudo e tenho muito boa vontade, o que eu não tenho são ilusões.
Sim, a China fabrica seus equipamentos e aviônicos e é natural que queira instalá-los.
Já nos iremos receber ToT de projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave.
A EMBRAER já faz isso tudo há anos.
Vc não sabe o que eles querem instalar. Pode ser um simples rádio até o painel completo.
Já equipar um caça com WAD não é nada simples. Além da L3 que fornecerá para o F-35, apenas a Elbit logrou desenvolver tal tecnologia.
É, mas porque os suecos recusaram, acharam um risco uma única tela. Não é questão de "logrou", é mais uma questão de opção, de quererem comprar.
Os russos usam duas telas dessas no imenso cockpit do SU-35S, não tem nada de espetacular.

Fazer TV é fácil, tanto que fazemos as nossas israelenses e os russos nem sequer cobraram isso dos chineses.
Sim, esse tipo tecnologia sensível não se transfere e nem a FAB solicitou isso, pois ela não é ingênua.
Vide a China que depois de muitas décadas fabricando sob licença e montando turbinas russas teve que fazer engenharia reversa das partes quentes da CFM56 - cujo core é baseado na GE F101 - para produzir sua WS10.
Acho que na verdade a FAB sabia e sabe que a GE, dona do motor do F-18E, nunca transferiria tecnologia alguma, nem a de um parafuso sequer; então nem se deu o trabalho de pedir, já sabia que a resposta seria um estrondoso "NÃO!".

Seu post é uma contradição.
Se "ninguém transfere ToT de motor", nada de coisa alguma; como é que "a China fabrica e monta a AL-31 sob licença"?

Melhor fazer uma AL-31 inteira, ainda um dos melhores motores do mundo, a ficar trocando óleo e desmontando GE-414.
A montagem do Gripen será feita na Embraer, em Gavião Peixoto.
A fabricação de algumas partes estruturais de materiais compostos será feita na fabrica ora em construção em SBC.
Sim, mas acho que a EMBRAER já sabe fazer isso e vai aplicar suas habilidades em algumas peças do Gripen-NGBr.
Muita mais coisa do que apenas montagem será feito no Brasil. Veja acima!
Eu vi, mas no final e afinal faremos isso mesmo, a montagem. Com algumas peças feitas aqui, claro.
Não é demérito algum.

Sobre essa longa lista, se eu numerar todas peças do motor de um carro e distribuir a fabricação de cada item por um fabricante diferente, vai dar uma lista bem maior que essa sua.
Mas eu fabrico o carro ou o monto com um motor feito por mim?

Mas isso é só a minha opinião.




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Re: Su-35 News

#5118 Mensagem por kirk » Ter Nov 24, 2015 12:10 am

VivaRussia escreveu:
Bolovo escreveu: Meu, caro, o Brigadeiro pode ser chefe do que quiser. Fatos são fatos e não respeitam hierarquia. É uma hipótese e uma hipótese antiga e desacreditada, do FX1, que de os russos são alienígenas. Hoje em dia as propostas são outras, o mundo mudou, agora ele é globalizado e os russos fazem parte dele, senão não seriam o segundo maior exportador de armas do mundo. O que é uma hipótese? É uma dedução, uma suposição de algo que ele pode demostrar e afirmar mais tarde. Ele não tem como provar aquilo. Como provar que o equipamento russo é um "pesadelo logístico"? Tendo um equipamento russo. Anos mais tarde, impensável pra época dessa entrevista que vc mostrou, a FAB adquiriu o Hind. E o que temos hoje, no mundo real e palpável: uma aeronave com 83% de disponibilidade, disparando o único míssil ar-terra do arsenal do país, numa capital que faz esquina com a Bolívia. E ele tá lá, voando, disparando seus armamentos. Hipótese refutada, portanto. O mundo mudou, meu caro. Abra a cabeça. O do Brigadeira velhinho eu sei que não vou conseguir, mas a sua, talvez.
Por favor, coloque na sua cabeça, de uma vez por todas, que os equipamentos russos são inferiores, tudo que é ocidental ou "made in USA" é comprovadamente, cientificamente superior. Os equipamentos ocidentais são um primor de tecnologia, insuperáveis; tanto que muitos acreditam que são de origem alienígena.

Um exemplo de comprovação da superioridade da tecnologia militar ocidental é a Síria: os ocidentais poderiam, se quisessem, derrubar todos os aviões russos. Só não fazem por uma questão de respeito diplomático.

A atuação da Rússia na Síria é uma piada: mísseis de cruzeiro caindo no Irã, bombas burras, ineficiência, totalmente diferente da qualidade ocidental.

Os ocidentais são justos, democráticos, honestos, combatem o terrorismo, são democráticos. Os russos tirânicos e exercem sua tirania com equipamento totalmente obsoleto e enferrujado da antiga União Soviética.

Para você ter idéia da superioridade tecnológica ocidental, tenho uma amiga que viajou para a Rússia e depois para o Canadá e trouxe uma amostra de neve de cada lugar. A neve do Canadá tinha uma superioridade incrível, era muito mais tecnológica, demorava mais para derreter, era mais gelada, não machucava se fosse usada como bola de neve; já a neve russa era um horror, muito inferior tecnologicamente, além de ser impossível de ser adaptada aos nossos padrões daqui no Brasil e machucava se fosse usada como bola de neve. E mesmo se bolas de neve fossem usadas militarmente, a bola de neve russa seria inferior, porque machucaria mais, só que não teria a precisão ocidental.

Portanto, para concluir, devemos sempre seguir o Ocidente, os Estados Unidos e a Europa Ocidental. Não merecemos ter um banco próprio nosso, como o Banco dos Brics, temos que usar sempre o FMI porque é melhor para nós.

Atenciosamente,

VR
Você está absolutamente correto caro VivaRússia ... é isso aí ! :D

Aqui tem um vídeo dos poderosos Tu-22M3 atacando o EI na Síria ... o problema é que ele erra quase todo o alvo ! :D



E os SU-30 Venezuelanos ? ... não aguentam nem kfir ! ... dizem que foi acidente, só que ninguém explica porque Maduro depois do tal "acidente" pediu socorro pra China e Rússia. [003]

Após a "queda" Estranhas reações em Caracas

Em mensagem desde o Centro de Comando Presidencial, do Palácio Miraflores, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, fez um pronunciamento transmitido em rede nacional pela Agência Venezolana de Televisión, nesta manhã.

- Ressaltou que mais de 100 aeronaves foram apreendidas realizando sobrevoos ilegais sobre o território Venezuelano. Muitas foram abatidas. Cerca de 180 toneladas de drogas foram apreendidas; :shock: :D

Porém, uma declaração, chamou (ainda mais) a atenção, ao longo da mensagem televisada para toda a Venezuela, nesta manhã, o General Padrino Lópezo Ministro da Defesa, disse :


O General Padrino López declarou que o Presidente Nicolás Maduro ordenou reforçar as alianças militares com a Rússia e a China.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/ ... m-Caracas/

Perguntinha básica: Se a queda foi um acidente, qual o motivo de Caracas querer reforçar alianças militares com China e Rússia ????

Nem "FRÓIDE" explica ! [003]




Editado pela última vez por kirk em Ter Nov 24, 2015 12:14 am, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: Su-35 News

#5119 Mensagem por Mathias » Ter Nov 24, 2015 12:13 am

Imagino então o que se passa na Suécia e sua reaproximação com a OTAN com medo da Rússia!




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Re: Su-35 News

#5120 Mensagem por kirk » Ter Nov 24, 2015 12:35 am

Mathias escreveu:Imagino então o que se passa na Suécia e sua reaproximação com a OTAN com medo da Rússia!
A Suécia opera menos de 100 aeronaves, os russos tem mais de 500 caças, é natural ... embora 100 Gripens serão osso duro de roer ...




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Re: Su-35 News

#5121 Mensagem por VivaRussia » Ter Nov 24, 2015 12:41 am

kirk escreveu:
Você está absolutamente correto caro VivaRússia ... é isso aí ! :D

Aqui tem um vídeo dos poderosos Tu-22M3 atacando o EI na Síria ... o problema é que ele erra quase todo o alvo ! :D



E os SU-30 Venezuelanos ? ... não aguentam nem kfir ! ... dizem que foi acidente, só que ninguém explica porque Maduro depois do tal "acidente" pediu socorro pra China e Rússia. [003]
Será que o kirk não percebeu a ironia? kkkkk




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Re: Su-35 News

#5122 Mensagem por Mathias » Ter Nov 24, 2015 12:52 am

Percebeu sim, ele fez ironia sobre a ironia.




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Re: Su-35 News

#5123 Mensagem por VivaRussia » Ter Nov 24, 2015 2:57 am

Mathias escreveu:Percebeu sim, ele fez ironia sobre a ironia.
Caramba, os debates aqui são sofisticados...rsrsrsrsrsrs




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Re: Su-35 News

#5124 Mensagem por Penguin » Ter Nov 24, 2015 6:40 am

..




Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 24, 2015 6:46 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Su-35 News

#5125 Mensagem por Penguin » Ter Nov 24, 2015 6:45 am

Mathias escreveu:
Então vamos lá...
Vamos, hoje tá fácil.
3X?!!
O contrato foi firmado em Coroas Suecas. O valor equivalente em Dolares é USD 4,5bi.
O valor dos 24 Su-35 é estimado em pelo menos USD 2bi. Vamos ver...
Então vamos comparar com a queda do rublo no horizonte? Se formos por aí daqui um ano a compra em rublo sai de graça quase.
Sem falar que no caso do caça russo poderíamos pagar em reais desvalorizados, materiais, etc. Somos do BRICS.
Tem muito mais coisa que isso.
Tenha boa vontade e leia os slides na página anterior e o link da FAB: http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-18-00-37
Eu já vi isso tudo e tenho muito boa vontade, o que eu não tenho são ilusões.
Sim, a China fabrica seus equipamentos e aviônicos e é natural que queira instalá-los.
Já nos iremos receber ToT de projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave.
A EMBRAER já faz isso tudo há anos.
Vc não sabe o que eles querem instalar. Pode ser um simples rádio até o painel completo.
Já equipar um caça com WAD não é nada simples. Além da L3 que fornecerá para o F-35, apenas a Elbit logrou desenvolver tal tecnologia.
É, mas porque os suecos recusaram, acharam um risco uma única tela. Não é questão de "logrou", é mais uma questão de opção, de quererem comprar.
Os russos usam duas telas dessas no imenso cockpit do SU-35S, não tem nada de espetacular.

Fazer TV é fácil, tanto que fazemos as nossas israelenses e os russos nem sequer cobraram isso dos chineses.
Sim, esse tipo tecnologia sensível não se transfere e nem a FAB solicitou isso, pois ela não é ingênua.
Vide a China que depois de muitas décadas fabricando sob licença e montando turbinas russas teve que fazer engenharia reversa das partes quentes da CFM56 - cujo core é baseado na GE F101 - para produzir sua WS10.
Acho que na verdade a FAB sabia e sabe que a GE, dona do motor do F-18E, nunca transferiria tecnologia alguma, nem a de um parafuso sequer; então nem se deu o trabalho de pedir, já sabia que a resposta seria um estrondoso "NÃO!".

Seu post é uma contradição.
Se "ninguém transfere ToT de motor", nada de coisa alguma; como é que "a China fabrica e monta a AL-31 sob licença"?

Melhor fazer uma AL-31 inteira, ainda um dos melhores motores do mundo, a ficar trocando óleo e desmontando GE-414.
A montagem do Gripen será feita na Embraer, em Gavião Peixoto.
A fabricação de algumas partes estruturais de materiais compostos será feita na fabrica ora em construção em SBC.
Sim, mas acho que a EMBRAER já sabe fazer isso e vai aplicar suas habilidades em algumas peças do Gripen-NGBr.
Muita mais coisa do que apenas montagem será feito no Brasil. Veja acima!
Eu vi, mas no final e afinal faremos isso mesmo, a montagem. Com algumas peças feitas aqui, claro.
Não é demérito algum.

Sobre essa longa lista, se eu numerar todas peças do motor de um carro e distribuir a fabricação de cada item por um fabricante diferente, vai dar uma lista bem maior que essa sua.
Mas eu fabrico o carro ou o monto com um motor feito por mim?

Mas isso é só a minha opinião.
Se "ninguém transfere ToT de motor", nada de coisa alguma; como é que "a China fabrica e monta a AL-31 sob licença"?
Compra a turbina desmontada e monta! No processo de manutenção, desmonta e monta. Isso tb faremos.
Porém isso não capacita ninguém a se tornar desenvolvedor de turbinas.
Os chineses e indianos são testemunhas disso com suas WS10 e Kaveri respectivamente.

A China não fabrica a AL-31 sob licença. Isso não foi autorizado pelos russos. Ela mantém de manutenir a AL-31 sob licença.
For its part, he continued, Russia has sold to China the documentation on overhaul and lifecycle support of the AL-31F series engines and helped it establish a well functioning system for keeping them serviceable.
Asked whether Russia has assisted China in its development of the WS-10A Tai Hang engine that is broadly similar to the AL-31F, Kornev answered that Russian specialists have not been briefed on this design and that Russia has never delivered AL-31F design documentation to China. Regarding the RD-93, which China mainly uses to power the JF-17 (FC-1) fighter, Kornev said that Russia has completed deliveries of 100 of the engine under a framework agreement for 500. Negotiations on the next batch are ongoing. “All juridical formalities regarding new sales are agreed upon; our negotiations are purely about commercial aspects, including price,” he insisted.
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... ales-china




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Re: Su-35 News

#5126 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 24, 2015 10:23 am

luis Cláudio escreveu:
Bolovo escreveu: Tudo muito lindo. Mas tudo o que ele disse não passa de uma hipótese. Uma boa hipótese, não vou mentir. Por ser diferente, terem logística diferente, virem de um país que não conhecemos bem tal e tal, supostamente é mais difícil operar eles a contento do que os ocidentais, que "conhecemos melhor". Ok, faz sentido. Mas creio que essa entrevista seja antiga. Compramos um equipamento russo, moderno, a realidade veio e nos mostra que eles estão operando muitíssimo bem, com demostrações públicas de 10 das 12 aeronaves voando (83%), com campanhas de tiro com armamento real, inclusive mísseis ar-terra, sobretudo de noite, entre outras coisas. Cabe lembrar que o Ataka é o ÚNICO míssil ar-terra operacional do país. Cabe lembrar que estão sediados em Porto Velho, uma das capitais mais afastadas do centro político-econômico do país. Nossa experiência mostra que equipamentos russos operam bem no Brasil, alias, muito bem. Se é assim com um, seria diferente com outros equipamentos (por ex, caças russos)? Eu acho que não. Se for apenas "um caso isolado", haja caso isolado no mundo, heim, amigo!? Com tudo isso, só posso pedir que mais e mais "casos isolados" cheguem ao país, estamos precisando.
Boa noite, Bolovo.


O Tenente-Brigadeiro Marconi era o chefe do DEPED no qual a COPAC estava vinculada. Tanto é que para falar sobre o Fx1 era ele.

Não se tratava de hipóteses. Trata-se de análise dos concorrentes e ele estava falando propostas.


Imagem


Os flankers venezuelanos sofrem com problemas de disponibilidade. Uma aeronve militar pode voar com vários sistemas inoperantes. Que o diga os Mig29 da Sérvia durante o conflito dos Balcãs.

Voltando aos flankers venezuelanos:

3 de novembro de 2014 at 0:38
A reduzida operatividade dos Sukhois Venezuelanos

Andrei Serbin Pont*




Recentemente a Aviação Militar Venezuelana comemorou o oitavo aniversário da reativação do Grupo Aéreo de Caça 13, casa de 18 dos 24 Sukhoi-30MK2 Venezuelanos. No artigo publicado no website oficial Aviação Militar Venezuelana se mencionou que desde a incorporação dos Su-30MK2, estes tem feito 6725 horas de voo. Isto é um preocupante indicador, considerando que são 18 aeronaves num período de oito anos, então teriam em media 47 horas de voo anuais. A quantidade de horas de voo fica muito abaixo da media mundial aceitável que fica perto das 150 horas anuais.

Mas qual é o histórico destas aeronaves e como se relaciona com a taxa reduzida de operações na Venezuela? As negociações tiveram inicio entre a Venezuela e a Rússia, via Rosoboroneport, em Novembro do 2005. Em Julho de 2006 chegaram à Venezuela dois demonstradores, um Su-30MK e um Su-30MK2, e ficaram fazendo provas na Venezuela por um período de 12 dias, incluindo sua participação no 195 Aniversário da Independência da Venezuela. Nesse mesmo mês, Venezuela e Rússia assinaram o contrato de compra de 24 Sukhoi 30MK2 Flanker G por o preço de 1600 milhões de dólares. As entregas de Su-30MK2 para a Aviação Militar Venezuelana começaram em 29 de Novembro de 2006, só 4 meses depois da assinatura do contrato. As aeronaves foram entregues ao recentemente reativado Grupo Aéreo Caça 13 na Base Aerea Teniente Luís del Valle García em Barcelona, e depois seis aeronaves foram transferidas ao Grupo Aéreo Caça 11 em substituição dos Mirage 50 EV/DV.

As novas aeronaves representaram um enorme avanço nas capacidades não só da Venezuela, mais da aviação militar na região. Foi o primeiro caça pesado de superioridade aérea no continente, e incluía a incorporação de armamento avançado antes inexistente na América do Sul como misseis BVR e sistemas de ataque terrestre de longo alcance. Sua incorporação também implicou um aumento no custo operativo de aeronaves dado que o Su-30MK2 depende de dois turbofan NPO Saturn AL-31F, assim como sistemas eletrônicos complexos como seu radar NIIP Tijomirov RLPK-27VEP/N-001VEP.

Mais ainda depois de 8 anos de sua incorporação é pouco comum ver aos Su-30 cumprindo funções de interceptação de aviões que incursionam no espaço aéreo Venezuelano, como nos incidentes com P-3 Orion Norte-americanos. Nestes casos, e também em interceptação de vôos vinculados ao narcotráfico, a aeronave despregada tem sido os já antigos F-16 A/B Block 15 OCU.

Depois de alguns anos desde a incorporação dos Su-30MK2, toda a frota teve que ficar em terra por três meses devido à falta de peças para sua operação. Nesse caso em particular foram itens que não são fabricados na Venezuela e que o provedor Russo demorou em encaminhar para a Venezuela.

Nos rangos da Aviação Militar Venezuelana tem muita insatisfação em quanto o serviço ao cliente das empresas Russas, principalmente por ser um fornecimento não confiável e um inadequado apoio técnico. Este problema tem ofuscado as qualidades muito apreciadas do Su-30MK2 na Venezuela, forçando a Aviação Militar Venezuelana de depender dos F-16 como caça de primeira linha, ainda com os problemas de embargo que reduzem a frota de F-16 e impedem sua modernização.

A incorporação dos Flankers na Venezuela trouxe muita esperança na Aviação Militar Venezuelana, mais o serviço pós-venda Russo tem trazido muitos problemas, e junto a uma média muito baixa de horas de voo mensais, o Flanker na Venezuela tem se convertido em um sistema pouco confiável criando um vácuo nas capacidades aéreas Venezuelanas.

* Analista internacional especializado em politica externa, defesa, segurança e direitos humanos.

http://www.planobrazil.com/a-reduzida-o ... ezuelanos/
Caro chará...

Esta entrevista é ANTIGA. muito antiga.

Ele diz que os russos ofereceram o Su-27.

É sobre o FX-1.

O Su-35S que é operado hoje pela Rússia e que nos foi oferecido no FX-2 não existia nessa época.

O caça ofertado foi o Su-35 ANTIGO, que ele chamou de Su-27.

Realmente a estrutura da célula e até mesmo os motores duravam MENOS do que os caças ocidentais. A filosofia de construção e manutenção era bem diferente.
Os russos produziam caças para tempos de guerra enquanto que os ocidentais produziam para tempos de paz.
Os caças ocidentais e seus motores duravam muito mais, foram feitos para isso.

Os russos MUDARAM. O Su-35 e o MiG-35 possuem vida útil MUITO MAIOR que seus antecessores, idem para os motores.
Os russos mudaram e se ENQUADRARAM aos padrões ocidentais.

Agora se o problema é utilizar padrões métricos, parafusos que giram ao contrário ou que o manual vem escrito em russo, ai eu paro de escrever.
Ai já é uma falta de respeito, ai já é subestimar demais a inteligência dos outros.
Ai já é forçar a barra para tentar provar o impossível, para tentar disfarçar o preconceito com patifarias.
E não me refiro à você. Me refiro à esses brigadeiros que utilizarem de tais recursos...




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Su-35 News

#5127 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 24, 2015 10:40 am

Luiz Claudio,

complemento meu post anterior com este texto sobre o MiG-35:

In the course of the MiG-35 aircraft development the most attention was paid to operational characteristics improvement:
– reliability of aircraft, engines and avionics is significantly increased;
– lifetime and service life are extended;
– mean time between overhauls (MTBO) of engines is increased;
– the MiG-35 aircraft flight hour cost is almost 2.5 times lower than those of the MiG-29 fighter;
– the MiG-35 aircraft is intended for the on-condition maintenance.

E esse texto é OFICIAL da própria MiG.

No material oficial do Su-35 é dito mais ou menos a mesma coisa. Ou seja, que teve grandes mudanças na vida útil da célula, na vida útil do motor, no MTBO, na facilidade de manutenção, etc.

Os caças oferecidos pelos russos HOJE não são mais os mesmos oferecidos nos anos 2000.
Os russos mudaram e não é atoa que dividem o mercado mundial de armamentos com os EUA e o resto é isso mesmo, o resto.




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Re: Su-35 News

#5128 Mensagem por Mathias » Ter Nov 24, 2015 6:18 pm

Compra a turbina desmontada e monta! No processo de manutenção, desmonta e monta. Isso tb faremos.
Porém isso não capacita ninguém a se tornar desenvolvedor de turbinas.
Bem, estão cem anos melhores que nós, que não fazemos nem isso nem faremos num futuro distante.
Os chineses e indianos são testemunhas disso com suas WS10 e Kaveri respectivamente.
E nós somos "testemunhas" com o quê mesmo?
A China não fabrica a AL-31 sob licença. Isso não foi autorizado pelos russos. Ela mantém de manutenir a AL-31 sob licença
Da wiki:
The AL-31FP is built in India by HAL at the Koraput facility under a deep technology transfer agreement.
According to Saturn`s Victor Mihailovic Chepkin, chief designer of the 117 and 117S engines, the Chinese WS-10 was developed with the aid of the AL-31`s maintenance technical documentation.[10] China can domestically produce most AL-31 parts for its own jet engine programs, but must import turbine blades from Russia
Outra fonte:
The engine division of HAL has a long term plan to undertake manufacture of AL-31FP engines for Sukhoi-30 KLI aircraft under license, sources said. The division has a unique distinction of manufacturing almost all types of components required for the manufacture and overhaul of engines and spares for service exploitation.
http://www.business-standard.com/articl ... 033_1.html

Portanto, há controvérsias, os chineses e indianos produzem no mínimo muitas partes do motor.

E isso tudo, segundo suas informações, sem ToT!

Nós, por outro lado, não produzimos nada.
Mas vamos sim fazer revisão e reparos nos motores GE-414.

---------------X-----------------X-------------------
O que está previsto na Oferta SAAB – Gripen?
- Compartilhamento de toda a Propriedade Intelectual (IPR) do Gripen NG, com a FAB e a indústria brasileira;
O que eu escrevi:
Não vão "tirar" porque será desenvolvido EM CONJUNTO entre os brasileiros e os suecos e eles são DONOS do avião, nós faremos modificações num projeto deles, o -E.
O que é compartilhado é dividido, que foi o que eu escrevi, apenas usando outras palavras.

Seremos donos daquilo que nós desenvolvermos aqui, sozinhos:
Além disso, o acesso irrestrito aos dados das versões anteriores da aeronave. Quer dizer, o senhor tem a possibilidade de acessar esses dados para efeito de conhecimento tecnológico e aplicação dessas competências, e, por último, a garantia contratual da propriedade intelectual. No último estágio, se o senhor detém a propriedade intelectual, o senhor faz o que o senhor quer com o seu projeto. E é isso o que o Brigadeiro Saito já colocou, a capacidade de eu atuar no software da aeronave. Hoje a gente acompanha essa questão da defesa cibernética que, a cada dia, vai tomando uma proporção, seja em que aspecto o senhor considere. Então a gente deter essa capacidade do software é muito importante
Ou seja, seremos donos, aliás é muito óbvio, daquilo que desenvolvermos de novo em termos de software.
Não há lógica afirmar que seremos donos de todo o avião, até porque nem a Suécia o é.
Em termos de desenvolvimento e produção da aviônica:
Isso nós já sabemos desde o Super Tucano , passando pelo F-5M, A-1M, A-4M, Bandeco-M e um monte de Ms; quando a AEL começou a trabalhar com essas coisas. Ou seja, nós já temos isso, com ou sem Gripen-NG.
Mas sim, será preciso um trabalho de adaptação ao Gripen-NGBr, como os chineses fizeram com seus aviônicos no SU-35S.

A ELBIT/AEL já provou sua capacidade em muitos projetos da FAB, sempre com muita competência.
Mas enfim, qual seria novidade?




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Re: Su-35 News

#5129 Mensagem por Penguin » Ter Nov 24, 2015 7:51 pm

Mathias escreveu:
Compra a turbina desmontada e monta! No processo de manutenção, desmonta e monta. Isso tb faremos.
Porém isso não capacita ninguém a se tornar desenvolvedor de turbinas.
Bem, estão cem anos melhores que nós, que não fazemos nem isso nem faremos num futuro distante.m

Sim, porque eles investem muito em turbinas. Seus avanços não se devem a nenhuma graça da Russia ou de país algum.
Os chineses e indianos são testemunhas disso com suas WS10 e Kaveri respectivamente.
E nós somos "testemunhas" com o quê mesmo?

Da nossa incompetência em planejar e gerir nossos recursos.
A China não fabrica a AL-31 sob licença. Isso não foi autorizado pelos russos. Ela mantém de manutenir a AL-31 sob licença
Da wiki:
The AL-31FP is built in India by HAL at the Koraput facility under a deep technology transfer agreement.
Sim, os indianos fabricam sob licença. Mas não sabem como os russos desenvolveram. Essa tecnologia não foi transferida. Por isso eles têm essa enorme dificuldade de décadas em finalizar a Kaveri.
According to Saturn`s Victor Mihailovic Chepkin, chief designer of the 117 and 117S engines, the Chinese WS-10 was developed with the aid of the AL-31`s maintenance technical documentation.[10] China can domestically produce most AL-31 parts for its own jet engine programs, but must import turbine blades from Russia
Com a ajuda da documentação de manutenção! Leia sobre o desenvolvimento dessa turbina.
Eles produzem de forma pirata. Fizeram engenharia reversa! O que não é nada fácil!


Outra fonte:
The engine division of HAL has a long term plan to undertake manufacture of AL-31FP engines for Sukhoi-30 KLI aircraft under license, sources said. The division has a unique distinction of manufacturing almost all types of components required for the manufacture and overhaul of engines and spares for service exploitation.
http://www.business-standard.com/articl ... 033_1.html

Todo tipo de componente é diferente de todos os componentes.
Os indianos aprenderam a receita de bolo, mas não sabem como os russos fizeram a receita.


Portanto, há controvérsias, os chineses e indianos produzem no mínimo muitas partes do motor.

Sim, produzem partes.
Os indianos sob lincença.
Os chineses na maioria das vezes, não.


E isso tudo, segundo suas informações, sem ToT!

No caso da China, com muito investimento e esforço.
No caso da India tb, mas com menos investimentos.


Nós, por outro lado, não produzimos nada.

Não temos cacife financeiro para uma empreitada dessas.

Mas vamos sim fazer revisão e reparos nos motores GE-414.

Sim. Isso vamos e foi isso o requerido no FX2.

---------------X-----------------X-------------------
O que está previsto na Oferta SAAB – Gripen?
- Compartilhamento de toda a Propriedade Intelectual (IPR) do Gripen NG, com a FAB e a indústria brasileira;
O que eu escrevi:
Não vão "tirar" porque será desenvolvido EM CONJUNTO entre os brasileiros e os suecos e eles são DONOS do avião, nós faremos modificações num projeto deles, o -E.
O que é compartilhado é dividido, que foi o que eu escrevi, apenas usando outras palavras.

Seremos donos daquilo que nós desenvolvermos aqui, sozinhos:
Além disso, o acesso irrestrito aos dados das versões anteriores da aeronave. Quer dizer, o senhor tem a possibilidade de acessar esses dados para efeito de conhecimento tecnológico e aplicação dessas competências, e, por último, a garantia contratual da propriedade intelectual. No último estágio, se o senhor detém a propriedade intelectual, o senhor faz o que o senhor quer com o seu projeto. E é isso o que o Brigadeiro Saito já colocou, a capacidade de eu atuar no software da aeronave. Hoje a gente acompanha essa questão da defesa cibernética que, a cada dia, vai tomando uma proporção, seja em que aspecto o senhor considere. Então a gente deter essa capacidade do software é muito importante
Ou seja, seremos donos, aliás é muito óbvio, daquilo que desenvolvermos de novo em termos de software.
Não há lógica afirmar que seremos donos de todo o avião, até porque nem a Suécia o é.
Em termos de desenvolvimento e produção da aviônica:
Isso nós já sabemos desde o Super Tucano , passando pelo F-5M, A-1M, A-4M, Bandeco-M e um monte de Ms; quando a AEL começou a trabalhar com essas coisas. Ou seja, nós já temos isso, com ou sem Gripen-NG.
Mas sim, será preciso um trabalho de adaptação ao Gripen-NGBr, como os chineses fizeram com seus aviônicos no SU-35S.

A ELBIT/AEL já provou sua capacidade em muitos projetos da FAB, sempre com muita competência.
Mas enfim, qual seria novidade?




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Re: Su-35 News

#5130 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 25, 2015 12:42 am

Só uma rápida observação na discussão de vocês... A China pagou a P&W por uma ajuda com o desenvolvimento das turbinas, por essa ajuda a P&W posteriormente foi multada pelo governo americano por infringir as leis que restringiam exportação de tecnologia.




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