Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Su-35 News

#5101 Mensagem por Penguin » Seg Nov 23, 2015 7:25 am

Mathias escreveu:
Compramos a fábrica de Gripens (o que pode não ser uma grande ideia se ficar em apenas 36 unidades), então os preços não são realmente comparáveis.
EU acho que não compramos "A fábrica", não.
A EMBRAER poderia fabricar qualquer coisa do Gripen que será feita nesse negócio.
A nossa parte da "fabricação" se resume à partes da lataria e algumas partes da estrutura do -F, da qual seremos donos de 40% do que nós projetarmos, ou seja, menos da metade.
Nada do motor, nem do radar, em termos de aviônicos nada de tecnologia sensível... Enfim, EU acho que para uma verdadeira fábrica ainda faltam algumas coisas.
Mas também notei que o valor é bem mais alto que os supostos 40 mi que o mundo paga pelos Su 30...
É o preço de um RCS diminuído de 15 para menos de 1 m2; um radar bem mais moderno e capaz, motores mais potentes e mais duráveis, mais combustível, mais alcance... É outro avião.
A boa e velha trolagem...
Você vai direto no ponto! :mrgreen: :lol:
Eu nem falo mais nada... :roll:

Um detalhe!
Alguém da FAB disse no Congresso que economizaríamos em escadinhas comprando Gripen, mas nesse pacote chinês todo o material de solo, inclusive todas as escadas de acesso ao avião.

Então essa "economia" não serve mais como justificativa.
Mathias,

Tá bom. Então agora tá valendo 1=99....intrigante como as coisas mudam radicalmente.

Su-35 para a China:
“So, it will not stand in a queue, and we possibly will see the first deliveries late next year and the final ones at some point in 2018, maybe late 2017,” Kashin said. The deal does not include any technology transfers, but the Russians have agreed to use some of the “Chinese cockpit equipment,” he said.

GRIPEN para o Brasil:

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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Su-35 News

#5102 Mensagem por Mathias » Seg Nov 23, 2015 2:49 pm

Onde foi que eu escrevi isso que "não receberemos ToTs da Suécia"?
O que eu disse foi que por um preço três vezes maior e por um caça duas categorias inferior, cuja entrega plenamente operacional esperaremos até ~2026; receberemos ToTs que, A MEU VER, deixam a desejar pelo que se está pagando aqui em relação a este negócio entre Rússia e China.
O que eu questiono é o preço relativo dos dois negócios.
Não escrevi que os chineses receberão ToT e nós não, ao contrário!

Eu citei sim as ToTs que receberemos no projeto Gripen-NGBr, aliás muito justamente alardeadas inclusive aqui, como fabricação de partes da fuselagem (lataria), da estrutura (cavernas diferenciadas da versão -F), modificação de aviônicos (TV da AEL/ Israel, rádio).

Em relação ao negócio da Rússia com a China é dito na mídia e aceito aqui que foi feito "sem nenhuma ToT", porém incluiu a instalação pelos chineses de seus próprios displays coloridos e alguns aviônicos, o que faremos no Gripen-NGBr e pagaremos por isso.
Ou seja, eles sequer consideram isso como ToT!
É algo como considerar que instalar as telinhas deles seja algo tão simples que já está no preço e nem se considere ToTs, vai no pacote.
Por outro lado, quais as tecnologias sensíveis e de difícil acesso com as quais há preocupação com a cópia não autorizada?
Exatamente aquilo que não receberemos: motor e sistemas de controle agregados, fabricação local de radar de alto desempenho.
Então parece que para eles isso sim é motivo de preocupação. Instalar rádios e telas coloridas vai de brinde, sequer podem ser tidas como ToTs.

E meu post que você citou de fato se referia a uma FÁBRICA de Gripens que seria construída aqui no Brasil, do que eu discordo por entender que uma fábrica seria do avião todo e não partes, além do que a EMBRAER já tem capacidade técnica para fabricar partes do Gripen ou de quase qualquer avião.
Linha de montagem, sim, eu acho que seria um termo mais adequado que fábrica.
Mas é opinião minha, só isso.

Fui claro agora?




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Mujica.
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Re: Su-35 News

#5103 Mensagem por kirk » Seg Nov 23, 2015 3:31 pm

Mathias escreveu:
Compramos a fábrica de Gripens (o que pode não ser uma grande ideia se ficar em apenas 36 unidades), então os preços não são realmente comparáveis.
EU acho que não compramos "A fábrica", não.
A EMBRAER poderia fabricar qualquer coisa do Gripen que será feita nesse negócio.
A nossa parte da "fabricação" se resume à partes da lataria e algumas partes da estrutura do -F, da qual seremos donos de 40% do que nós projetarmos, ou seja, menos da metade.
Nada do motor, nem do radar, em termos de aviônicos nada de tecnologia sensível... Enfim, EU acho que para uma verdadeira fábrica ainda faltam algumas coisas.
Mas também notei que o valor é bem mais alto que os supostos 40 mi que o mundo paga pelos Su 30...
É o preço de um RCS diminuído de 15 para menos de 1 m2; um radar bem mais moderno e capaz, motores mais potentes e mais duráveis, mais combustível, mais alcance... É outro avião.
A boa e velha trolagem...
Você vai direto no ponto! :mrgreen: :lol:
Eu nem falo mais nada... :roll:

Um detalhe!
Alguém da FAB disse no Congresso que economizaríamos em escadinhas comprando Gripen, mas nesse pacote chinês todo o material de solo, inclusive todas as escadas de acesso ao avião.

Então essa "economia" não serve mais como justificativa.
Tem um debate que foi postado na página anterior (340) pelo forista Luis Cláudio, muito elucidativo, sobre as questões envolvendo logística e MMH/FH, hora/homem de manutenção por hora/voo, que explica muito bem sobre as dificuldades de se alterar toda a estrutura, ferramental, aprendizado para que se possa adotar o avião russo ... é necessário que se mude todo nosso inventário, toda nossa doutrina, todo nosso aprendizado tem de ser jogado fora para que se dê um passo desses.

É até ridículo mencionarmos escadas ou angaretes, a coisa é mais embaixo, teríamos que adotar toda a forma de pensar russa, doutrina russa de manutenção e operação, nossas capacidades militares seriam reduzidas a zero ... leia e reflita, dá pra imaginar o que estão passando os venezuelanos ... e explica claramente porque o Comte. da Aeronáutica disse que "além da decepção em termos de autonomia, a operação do caça russo é um ""PESADELO LOGÍSTICO"" "




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Re: Su-35 News

#5104 Mensagem por Mathias » Seg Nov 23, 2015 6:53 pm

Tem um debate que foi postado na página anterior (340) pelo forista Luis Cláudio, muito elucidativo, sobre as questões envolvendo logística e MMH/FH, hora/homem de manutenção por hora/voo, que explica muito bem sobre as dificuldades de se alterar toda a estrutura, ferramental, aprendizado para que se possa adotar o avião russo ... é necessário que se mude todo nosso inventário, toda nossa doutrina, todo nosso aprendizado tem de ser jogado fora para que se dê um passo desses.

É até ridículo mencionarmos escadas ou angaretes, a coisa é mais embaixo, teríamos que adotar toda a forma de pensar russa, doutrina russa de manutenção e operação, nossas capacidades militares seriam reduzidas a zero ... leia e reflita, dá pra imaginar o que estão passando os venezuelanos ... e explica claramente porque o Comte. da Aeronáutica disse que "além da decepção em termos de autonomia, a operação do caça russo é um ""PESADELO LOGÍSTICO"" "
Cara, verdadeiramente ridículo é citar essa falácia como argumento quando existem N Forças Aéreas, algumas bem pobres, que operam caças russos e ocidentais sem nenhuma desse problemas.
Ou a FAB é muito incompetente, e não é absolutamente; ou isso é só mais uma falácia pra justificar alguma coisa injustificável pelos meios lógicos.

A coisa é uma falácia tão ridícula que operamos o Mi-35, sendo esta a aeronave de combate com maior disponibilidade da FAB, DE LONGE.
A única aeronave de combate da FAB capa de disparar um míssil ar-solo inteligente em toda a sua história.

Bem que tentaram confirmar essa falácia, jogando um heli totalmente novo e diferente numa base sem nenhum apoio industrial, no meio do mato, sem hangares, nada.
O bicho é tão bom, mas tão espetacularmente bom que mesmo assim é a aeronave mais operacional da Força, mais que o cantado e decantado F-5M mike e sua logística americana infalível.
Mais que o A-1, nosso "caça nacional".

Acho que essas falácias existem para afastar ameaças a coisas estabelecidas, pois se um dia aterrizarem aqui a surpresa será tão maravilhosamente positiva, como aconteceu com o fantástico Mi-35M, que lendas e estorinhas do saci serão desmentidas definitivamente.

Imagina, a FAB operando um caça pesado, um dos mais poderoso do planeta, por um custo menor que o do M-2000C que ela operava normalmente em Anápolis!

Seria a quebra de um paradigma, o fim do mofo, do bolor; um salto quântico na capacidade e na qualidade da Força, se transformaria numa das maiores, melhores e mais poderosas Forças Aéreas da Terra.

Mas o que temos pra janta é outra coisa. :roll:




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Re: Su-35 News

#5105 Mensagem por VivaRussia » Seg Nov 23, 2015 7:21 pm

Mathias escreveu:
Tem um debate que foi postado na página anterior (340) pelo forista Luis Cláudio, muito elucidativo, sobre as questões envolvendo logística e MMH/FH, hora/homem de manutenção por hora/voo, que explica muito bem sobre as dificuldades de se alterar toda a estrutura, ferramental, aprendizado para que se possa adotar o avião russo ... é necessário que se mude todo nosso inventário, toda nossa doutrina, todo nosso aprendizado tem de ser jogado fora para que se dê um passo desses.

É até ridículo mencionarmos escadas ou angaretes, a coisa é mais embaixo, teríamos que adotar toda a forma de pensar russa, doutrina russa de manutenção e operação, nossas capacidades militares seriam reduzidas a zero ... leia e reflita, dá pra imaginar o que estão passando os venezuelanos ... e explica claramente porque o Comte. da Aeronáutica disse que "além da decepção em termos de autonomia, a operação do caça russo é um ""PESADELO LOGÍSTICO"" "
Cara, verdadeiramente ridículo é citar essa falácia como argumento quando existem N Forças Aéreas, algumas bem pobres, que operam caças russos e ocidentais sem nenhuma desse problemas.
Ou a FAB é muito incompetente, e não é absolutamente; ou isso é só mais uma falácia pra justificar alguma coisa injustificável pelos meios lógicos.

A coisa é uma falácia tão ridícula que operamos o Mi-35, sendo esta a aeronave de combate com maior disponibilidade da FAB, DE LONGE.
A única aeronave de combate da FAB capa de disparar um míssil ar-solo inteligente em toda a sua história.

Bem que tentaram confirmar essa falácia, jogando um heli totalmente novo e diferente numa base sem nenhum apoio industrial, no meio do mato, sem hangares, nada.
O bicho é tão bom, mas tão espetacularmente bom que mesmo assim é a aeronave mais operacional da Força, mais que o cantado e decantado F-5M mike e sua logística americana infalível.
Mais que o A-1, nosso "caça nacional".

Acho que essas falácias existem para afastar ameaças a coisas estabelecidas, pois se um dia aterrizarem aqui a surpresa será tão maravilhosamente positiva, como aconteceu com o fantástico Mi-35M, que lendas e estorinhas do saci serão desmentidas definitivamente.

Imagina, a FAB operando um caça pesado, um dos mais poderoso do planeta, por um custo menor que o do M-2000C que ela operava normalmente em Anápolis!

Seria a quebra de um paradigma, o fim do mofo, do bolor; um salto quântico na capacidade e na qualidade da Força, se transformaria numa das maiores, melhores e mais poderosas Forças Aéreas da Terra.

Mas o que temos pra janta é outra coisa. :roll:

Você quer fazer o comércio de armas ocidentais despencar, é isso que vc quer?

Você quer transformar o Brasil num país independente e com força militar dissuasória, é isso?

Então, se não quer que essas duas coisas terríveis aconteça, páre de falar bobagens... o Brasil precisa comprar somente equipamentos de origem ocidental e fim de papo!

Att,

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Re: Su-35 News

#5106 Mensagem por kirk » Seg Nov 23, 2015 7:56 pm

VivaRussia escreveu:
Mathias escreveu: Cara, verdadeiramente ridículo é citar essa falácia como argumento quando existem N Forças Aéreas, algumas bem pobres, que operam caças russos e ocidentais sem nenhuma desse problemas.
Ou a FAB é muito incompetente, e não é absolutamente; ou isso é só mais uma falácia pra justificar alguma coisa injustificável pelos meios lógicos.

A coisa é uma falácia tão ridícula que operamos o Mi-35, sendo esta a aeronave de combate com maior disponibilidade da FAB, DE LONGE.
A única aeronave de combate da FAB capa de disparar um míssil ar-solo inteligente em toda a sua história.

Bem que tentaram confirmar essa falácia, jogando um heli totalmente novo e diferente numa base sem nenhum apoio industrial, no meio do mato, sem hangares, nada.
O bicho é tão bom, mas tão espetacularmente bom que mesmo assim é a aeronave mais operacional da Força, mais que o cantado e decantado F-5M mike e sua logística americana infalível.
Mais que o A-1, nosso "caça nacional".

Acho que essas falácias existem para afastar ameaças a coisas estabelecidas, pois se um dia aterrizarem aqui a surpresa será tão maravilhosamente positiva, como aconteceu com o fantástico Mi-35M, que lendas e estorinhas do saci serão desmentidas definitivamente.

Imagina, a FAB operando um caça pesado, um dos mais poderoso do planeta, por um custo menor que o do M-2000C que ela operava normalmente em Anápolis!

Seria a quebra de um paradigma, o fim do mofo, do bolor; um salto quântico na capacidade e na qualidade da Força, se transformaria numa das maiores, melhores e mais poderosas Forças Aéreas da Terra.

Mas o que temos pra janta é outra coisa. :roll:

Você quer fazer o comércio de armas ocidentais despencar, é isso que vc quer?

Você quer transformar o Brasil num país independente e com força militar dissuasória, é isso?

Então, se não quer que essas duas coisas terríveis aconteça, páre de falar bobagens... o Brasil precisa comprar somente equipamentos de origem ocidental e fim de papo!

Att,

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Nenhum, nem outro leram o que eu indiquei como referência, né ? ... então ... melhor viver na ilusão né ? ... aplicando uma lógica simplista e infundada ... ok ... permaneçam no conforto de seus sonhos, fazer o que ? :roll:

CM, sobre MI35, FUENTES por favor ! ... unica aeronave a disparar bombas inteligentes ? ... missil inteligente tem em nosso inventário ? ... bombas guiadas, que eu saiba, até A-29 dispara ... melhor disponibilidade de nosso inventário ? ... fuentes, fuentes, fuentes ...

Veja se é possível que leiam pelo menos alguns comentários a respeito do assunto, antes de ficar esbravejando que´é falácia :

Jackson: A questão de comprar ou não aeronaves de origem russa é bem mais complexa que a aquisição das células e as armas que as mesmas empregarão. Creio que não há uma pessoa na FAB que negue as qualidades de vôo presentes nos concorrentes russos. Porém, uma célula passa mais tempo no chão do que no ar - e é aí que reside o receio da FAB

Essencialmente, a coisa se resume em problemas de logística e filosofia de manutenção da célula e seus sistemas. As diferenças existentes nas filosofias aplicadas aqui no Brasil faz mais de 50 anos diferem substancialmente daquelas vistas entre as aeronaves de origem russa. Consequentemente, é extremamente difícil avaliar o impacto que essas diferenças poderão ter quando transferidas para o Brasil. O impacto não é só de ordem operacional, mas também de pessoal e material.

A equação é agravada pela pouca quantidade de células que serão adquiridas dentro da janela existente (tudo indica que será somente 12 aviões). Isso pode acarretar toda sorte de problemas de índole operacional, logístico, treinamento de pessoal - enfim, todo um conjunto de coisas que podem fazer com que essa aquisição "barata" se transforme em um pesadelo econômico".

Outro membro: Certa vez o Jackson e o Fontoura martelaram muito a cerca de suposições de problemas logísticos com a aeronave Russa, por gentileza, vcs poderiam me passar essas msgs ou me confirmar se elas ainda estariam no Banco de dados da lista lá no Yahoo para encontra-las? Pergunto pois queria clarear melhor minhas idéias sobre logística nesse caso, pois na minha concepção seria o único empecilho técnico para afastar a compra do SU.

Resposta, Jackson: Bom, na realidade não se trata de suposições, mas sim fatos. O díficil aqui é avaliar com o desejado nível de precisão quais as implicações decorrentes com a absorção de equipamento russo dentro de um ambiente predominantemente norte-americano. Existem questões bastante elementares e outros não tão elementares, que combinados, podem acarretar em consideráveis gastos para o erário público. No inicio deste mês, enviei uma mensagem onde elaborei um pouco em cima do fato de que os aviões de origem russa não acompanham as normas MIL-STD, MIL-SPEC ou STANAG. Porém, talvez seja conveniente detalhar um pouquinho mais as muitas facetas da área de logística.

No entanto, existe aqui um porém. Todas as aeronaves de origem ocidental (F-16C, Mirage 2000BR e JAS-39C) empregam o sistema de manutenção on condition, enquanto que os russos fazem uso do sistema hard time. A diferença entre esses dois conceitos de manutenção vai bem além do meramente organizacional. No caso do hard time, o conceito exige um número perceptivelmente maior de homens - mesmo que a aeronave apresente um reduzido número de MMH/FH.
Outra questão aqui é a própria distribuição de tarefas de manutenção. Tradicionalmente, a manutenção de uma aeronave é distribuída por níveis, de A à D. Muitas forças aéreas reduzem essa distribuição para três níveis ("O", "I" e "D"), onde o primeiro nível funde as necessidades de manutenção dos níveis "A" e "B". No caso dos russos, essa distribuição é feita entre dois níveis. O primeiro nível incorpora os níveis "A", "B" e determinado segmentos do nível "C", o segundo nível equivalendo ao conhecido nível "D".

Caso não seja possível adaptar o Su-35 ou MiG-29 à distribuição de tarefas tal como é feita aqui no Brasil, a FAB terá que dotar com considerável reforço de material e pessoal o ESM da base aérea em que esses forem sediados. Isso implica em desnecessária duplicação de pessoal e material.

Exemplificando: onde normalmente seriam necessários 5 especialistas do setor de hidráulica para uma unidade de 12/16 aviões, esse número é ampliado para 9 ou 10 (se não for mais) caso seja adotado o sistema russo. Isso simplesmente porque a aeronave não é recolhida para um parque para cumprir determinados trabalhos previstos no nível "C" e alguns segmentos do nível "D"."

Outro membro: Note que este esforço surtiu efeitos consideráveis. Na mesma proporção, o quanto um Flanker se beneficiaria?

Resp, Jackson: Sim, notei. Mas também convém notar que esse esforço foi tão produtivo que a Luftwaffe estará entregando todos os seus MiG-29G/GT à Polônia no transcorrer deste ano.


Se o bicho é tão bom, melhor dizendo, melhor que os aviões ocidentais, porque após a queda do muro de Berlim a Alemanha não adotou esse monstruosidade de "poder, superioridade e baixo custo" ???

Deve haver alguma explicação ! :roll:




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Re: Su-35 News

#5107 Mensagem por Mathias » Seg Nov 23, 2015 8:24 pm

Sobre "revistas de aviação" e "especialistas", há opiniões para todos os gostos, inclusive aquelas que colocam o Gripen-NG na cesta jerrassaum :roll: :lol: . Mas eu prefiro me ater aos fatos e ao que estes dizem sobre as coisas.
Um bom número de FAer do mundo opera caças russos e ocidentais SEM PROBLEMAS, logo, ou todos esses países estão errados e a FAB é a única certa ou...

Sobre os MIG-29 alemães, a Polônia os opera até hoje conjuntamente com os F-16C/B52, sem problemas.
O fato da Alemanha não os querer mais tem mais a ver com outras coisas do que com essa suposta incapacidade germânica.


Sobre armas de precisão na FAB você distorceu o que eu escrevi, manipulou meu texto.
CM, sobre MI35, FUENTES por favor ! ... unica aeronave a disparar bombas inteligentes ? ... missil inteligente tem em nosso inventário ? ... bombas guiadas, que eu saiba, até A-29 dispara ... melhor disponibilidade de nosso inventário ? ... fuentes, fuentes, fuentes ...
Eu falei de "míssil ar-solo inteligente" e você distorceu para "bomba guiada".
O ATAKA é o único míssil ar-solo da FAB operacional e testado.
A única coisa que poderia se equiparar é o MAR-1, mas que é da categoria anti radar.

OBS: "Míssil ar solo inteligente" é pleonasmo, redundância; se é inteligente, é míssil.

Spock, você sabe a fonte da fantástica e inigualável disponibilidade do Mi-35M, você também leu lá. 8-]

Ainda sobre a operação de material russo, até o pobre e pequenino Peru opera com sucesso caças russos e ocidentais, inclusive graças ao material russo foi o pioneiro na região em armas BVR (R-27, R-77) e anti radar de longo alcance (KH-58), tudo do MIG-29S.




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Re: Su-35 News

#5108 Mensagem por VivaRussia » Seg Nov 23, 2015 9:35 pm

kirk escreveu:
Se o bicho é tão bom, melhor dizendo, melhor que os aviões ocidentais, porque após a queda do muro de Berlim a Alemanha não adotou esse monstruosidade de "poder, superioridade e baixo custo" ???

Deve haver alguma explicação ! :roll:


A Alemanha não adotou os equipamentos russos porque são inferiores...

Pelo mesmo motivo, a França cancelou o negócio da venda dos navios, tipo Mistral, à Rússia..porque percebeu, bem a tempo, que os dólares russos eram inferiores aos dólares ocidentais.
Mas graças a Deus, Hollande percebeu em tempo e escapou de receber dos russos dólares americanos de qualidade inferior.


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Re: Su-35 News

#5109 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 23, 2015 10:08 pm

luis Cláudio escreveu:Aqui está uma parte da entrevista com o chefe do Deped, na época do FX1, tenente-brigadeiro José Marconi dos Santos, na qual a COPAC estava subordinada.
Revista Tecnologia & Defesa número 82, pagina 11.

Observem o que ele diz sobre os caças russos. É a mesma linha do Jackson Flores Jr e de outros militares da FAB quando falam.

http://s21.postimg.org/4mncgdh0n/Revist ... ni_001.jpg

O tenente-brigadeiro disse que deveria ser analisado. Analisaram e não optaram, seja no FX1, seja no FX2.

No tocante aos Mi35 da FAB eles são uma ilha isolada: no há nada que sirva nele que sirva nos outros e não há nada dos outros que sirva nele. É claro que para quem estava realizando ataque com helis esquilos, os Mi35 devem ser ótimos. Mas há algum militar da FAB nos fóruns da área da logística, manutenção? Se tiver, seria bom que ele coloque a opinião para os membros...

Quanto a países operarem sem problemas, caças podem voar sem radar funcionando e qualquer outro sistema de guerra eletrônica com pane, por exemplo. E pelo o que se lê por aí, a Venezuela não opera a contento os Su-30. E a outra alternativa que ela teria seria com a China.
Tudo muito lindo. Mas tudo o que ele disse não passa de uma hipótese. Uma boa hipótese, não vou mentir. Por ser diferente, terem logística diferente, virem de um país que não conhecemos bem tal e tal, supostamente é mais difícil operar eles a contento do que os ocidentais, que "conhecemos melhor". Ok, faz sentido. Mas creio que essa entrevista seja antiga. Compramos um equipamento russo, moderno, a realidade veio e nos mostra que eles estão operando muitíssimo bem, com demostrações públicas de 10 das 12 aeronaves voando (83%), com campanhas de tiro com armamento real, inclusive mísseis ar-terra, sobretudo de noite, entre outras coisas. Cabe lembrar que o Ataka é o ÚNICO míssil ar-terra operacional do país. Cabe lembrar que estão sediados em Porto Velho, uma das capitais mais afastadas do centro político-econômico do país. Nossa experiência mostra que equipamentos russos operam bem no Brasil, alias, muito bem. Se é assim com um, seria diferente com outros equipamentos (por ex, caças russos)? Eu acho que não. Se for apenas "um caso isolado", haja caso isolado no mundo, heim, amigo!? Com tudo isso, só posso pedir que mais e mais "casos isolados" cheguem ao país, estamos precisando.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Su-35 News

#5110 Mensagem por Penguin » Seg Nov 23, 2015 10:30 pm

Então vamos lá...
Mathias escreveu:Onde foi que eu escrevi isso que "não receberemos ToTs da Suécia"?
O que eu disse foi que por um preço três vezes maior e por um caça duas categorias inferior, cuja entrega plenamente operacional esperaremos até ~2026; receberemos ToTs que, A MEU VER, deixam a desejar pelo que se está pagando aqui em relação a este negócio entre Rússia e China.
O que eu questiono é o preço relativo dos dois negócios.
Não escrevi que os chineses receberão ToT e nós não, ao contrário!

3X?!!
O contrato foi firmado em Coroas Suecas. O valor equivalente em Dolares é USD 4,5bi.
O valor dos 24 Su-35 é estimado em pelo menos USD 2bi. Vamos ver...


Eu citei sim as ToTs que receberemos no projeto Gripen-NGBr, aliás muito justamente alardeadas inclusive aqui, como fabricação de partes da fuselagem (lataria), da estrutura (cavernas diferenciadas da versão -F), modificação de aviônicos (TV da AEL/ Israel, rádio).

Tem muito mais coisa que isso.
Tenha boa vontade e leia os slides na página anterior e o link da FAB: http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-18-00-37


Em relação ao negócio da Rússia com a China é dito na mídia e aceito aqui que foi feito "sem nenhuma ToT", porém incluiu a instalação pelos chineses de seus próprios displays coloridos e alguns aviônicos, o que faremos no Gripen-NGBr e pagaremos por isso.

Ou seja, eles sequer consideram isso como ToT!

Sim, a China fabrica seus equipamentos e aviônicos e é natural que queira instalá-los.
Já nos iremos receber ToT de projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave.


É algo como considerar que instalar as telinhas deles seja algo tão simples que já está no preço e nem se considere ToTs, vai no pacote.

Vc não sabe o que eles querem instalar. Pode ser um simples rádio até o painel completo.
Já equipar um caça com WAD não é nada simples. Além da L3 que fornecerá para o F-35, apenas a Elbit logrou desenvolver tal tecnologia.


Por outro lado, quais as tecnologias sensíveis e de difícil acesso com as quais há preocupação com a cópia não autorizada?
Exatamente aquilo que não receberemos: motor e sistemas de controle agregados, fabricação local de radar de alto desempenho.
Então parece que para eles isso sim é motivo de preocupação. Instalar rádios e telas coloridas vai de brinde, sequer podem ser tidas como ToTs.

Sim, esse tipo tecnologia sensível não se transfere e nem a FAB solicitou isso, pois ela não é ingênua.
Vide a China que depois de muitas décadas fabricando sob licença e montando turbinas russas teve que fazer engenharia reversa das partes quentes da CFM56 - cujo core é baseado na GE F101 - para produzir sua WS10.


E meu post que você citou de fato se referia a uma FÁBRICA de Gripens que seria construída aqui no Brasil, do que eu discordo por entender que uma fábrica seria do avião todo e não partes, além do que a EMBRAER já tem capacidade técnica para fabricar partes do Gripen ou de quase qualquer avião.

A montagem do Gripen será feita na Embraer, em Gavião Peixoto.
A fabricação de algumas partes estruturais de materiais compostos será feita na fabrica ora em construção em SBC.

O que cada um deve fazer:

EMBRAER

- Integra a organização do Programa Conjunto de Gerenciamento durante o programa
- Recebimento de ampla transferência de tecnologia relacionada ao caça Gripen NG
- Cooperação com a Saab em pacotes de trabalho de desenvolvimento dedicado relacionados ao programa
- Montagem final da aeronave no Brasil
- Realização de ensaios em voo e verificações
- Participação em estudos de capacidades futuras com a Saab e o DCTA

AEL

- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao HMI e à aviônica (componentes eletrônicos da aeronave) do Gripen NG
- Desenvolvimento, produção e entrega do WAD (WideArea Display), HUD (Head-up Display), HMD (Helmet Mounted Display) CLS (Suporte Logístico da Contratada) para aviônica e EW (Guerra Eletrônica)

Mectron

- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada à integração de armas do Gripen NG
- Integração e entrega de sistemas de armas da aeronave
- Integração e entrega de sistemas de rádio para Data Links
- Manutenção de radares

Atech

- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada aos sistemas de suporte e treinamento do Gripen NG
- Adaptação e entrega de sistemas de suporte e treinamento

AKAER

- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao projeto e à industrialização da estrutura do Gripen NG
- Projeto e análise de tensão de unidades estruturais
- Industrialização de unidades estruturais

INBRA AEROSPACE

- Exerce papel central no estabelecimento da SBTA
- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada à produção de estruturas do Gripen NG
- Produção das principais unidades estruturais

DCTA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL (AERONÁUTICA)

- Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao levantamento de requisitos e ao projeto conceitual da aeronave
- Cooperação com a Saab e a Embraer em estudos de capacidades futuras

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/ec ... 36410.html


Linha de montagem, sim, eu acho que seria um termo mais adequado que fábrica.
Mas é opinião minha, só isso.

Muita mais coisa do que apenas montagem será feito no Brasil. Veja acima!

Fui claro agora?




Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 23, 2015 10:49 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Su-35 News

#5111 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 23, 2015 10:52 pm

luis Cláudio escreveu:
Bolovo escreveu: Tudo muito lindo. Mas tudo o que ele disse não passa de uma hipótese. Uma boa hipótese, não vou mentir. Por ser diferente, terem logística diferente, virem de um país que não conhecemos bem tal e tal, supostamente é mais difícil operar eles a contento do que os ocidentais, que "conhecemos melhor". Ok, faz sentido. Mas creio que essa entrevista seja antiga. Compramos um equipamento russo, moderno, a realidade veio e nos mostra que eles estão operando muitíssimo bem, com demostrações públicas de 10 das 12 aeronaves voando (83%), com campanhas de tiro com armamento real, inclusive mísseis ar-terra, sobretudo de noite, entre outras coisas. Cabe lembrar que o Ataka é o ÚNICO míssil ar-terra operacional do país. Cabe lembrar que estão sediados em Porto Velho, uma das capitais mais afastadas do centro político-econômico do país. Nossa experiência mostra que equipamentos russos operam bem no Brasil, alias, muito bem. Se é assim com um, seria diferente com outros equipamentos (por ex, caças russos)? Eu acho que não. Se for apenas "um caso isolado", haja caso isolado no mundo, heim, amigo!? Com tudo isso, só posso pedir que mais e mais "casos isolados" cheguem ao país, estamos precisando.
Boa noite, Bolovo.



Os flankers venezuelanos sofrem com problemas de disponibilidade. Uma aeronve militar pode voar com vários sistemas inoperantes. Que o diga os Mig29 da Sérvia durante o conflito dos Balcãs.

Voltando aos flankers venezuelanos.
Não entendo onde vc quer chegar. A Venezuela é a Venezuela. É outro país, outra realidade. Não tem como comparar com o Brasil. Dizem que lá não tem papel higiênico, quer dizer que nós também não temos papel higiênico? Está muito simplista o seu raciocínio. Posso mostrar outros "n" países que operam o Flanker a contento. E daí vai servir como exemplo ao Brasil? Logicamente que não. Dei um exemplo, bem simples, que temos um equipamento russo moderno e atual operando maravilhosamente bem no país, apesar de estar localizado no meio do nada, em poucas quantidades e sendo basicamente uma compra de prateleira. Aonde quer chegar, caro Luís? Elucide-me.




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Re: Su-35 News

#5112 Mensagem por Penguin » Seg Nov 23, 2015 10:55 pm

Mathias escreveu:Sobre "revistas de aviação" e "especialistas", há opiniões para todos os gostos, inclusive aquelas que colocam o Gripen-NG na cesta jerrassaum :roll: :lol: . Mas eu prefiro me ater aos fatos e ao que estes dizem sobre as coisas.
Um bom número de FAer do mundo opera caças russos e ocidentais SEM PROBLEMAS, logo, ou todos esses países estão errados e a FAB é a única certa ou...

Sobre os MIG-29 alemães, a Polônia os opera até hoje conjuntamente com os F-16C/B52, sem problemas.
O fato da Alemanha não os querer mais tem mais a ver com outras coisas do que com essa suposta incapacidade germânica.


Sobre armas de precisão na FAB você distorceu o que eu escrevi, manipulou meu texto.
CM, sobre MI35, FUENTES por favor ! ... unica aeronave a disparar bombas inteligentes ? ... missil inteligente tem em nosso inventário ? ... bombas guiadas, que eu saiba, até A-29 dispara ... melhor disponibilidade de nosso inventário ? ... fuentes, fuentes, fuentes ...

Eu falei de "míssil ar-solo inteligente" e você distorceu para "bomba guiada".
O ATAKA é o único míssil ar-solo da FAB operacional e testado.
A única coisa que poderia se equiparar é o MAR-1, mas que é da categoria anti radar.

OBS: "Míssil ar solo inteligente" é pleonasmo, redundância; se é inteligente, é míssil.

Spock, você sabe a fonte da fantástica e inigualável disponibilidade do Mi-35M, você também leu lá. 8-]

Ainda sobre a operação de material russo, até o pobre e pequenino Peru opera com sucesso caças russos e ocidentais, inclusive graças ao material russo foi o pioneiro na região em armas BVR (R-27, R-77) e anti radar de longo alcance (KH-58), tudo do MIG-29S.
O ATAKA é um ATGM. Um míssil antitanque com no máximo 6km de alcance.
Um helicóptero de ataque sem um desses não serve para muito na função antitanque sobretudo.




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Re: Su-35 News

#5113 Mensagem por kirk » Seg Nov 23, 2015 11:03 pm

Penguin escreveu:
Mathias escreveu:Sobre "revistas de aviação" e "especialistas", há opiniões para todos os gostos, inclusive aquelas que colocam o Gripen-NG na cesta jerrassaum :roll: :lol: . Mas eu prefiro me ater aos fatos e ao que estes dizem sobre as coisas.
Um bom número de FAer do mundo opera caças russos e ocidentais SEM PROBLEMAS, logo, ou todos esses países estão errados e a FAB é a única certa ou...

Sobre os MIG-29 alemães, a Polônia os opera até hoje conjuntamente com os F-16C/B52, sem problemas.
O fato da Alemanha não os querer mais tem mais a ver com outras coisas do que com essa suposta incapacidade germânica.


Sobre armas de precisão na FAB você distorceu o que eu escrevi, manipulou meu texto.

Eu falei de "míssil ar-solo inteligente" e você distorceu para "bomba guiada".
O ATAKA é o único míssil ar-solo da FAB operacional e testado.
A única coisa que poderia se equiparar é o MAR-1, mas que é da categoria anti radar.

OBS: "Míssil ar solo inteligente" é pleonasmo, redundância; se é inteligente, é míssil.

Spock, você sabe a fonte da fantástica e inigualável disponibilidade do Mi-35M, você também leu lá. 8-]

Ainda sobre a operação de material russo, até o pobre e pequenino Peru opera com sucesso caças russos e ocidentais, inclusive graças ao material russo foi o pioneiro na região em armas BVR (R-27, R-77) e anti radar de longo alcance (KH-58), tudo do MIG-29S.
O ATAKA é um ATGM. Um míssil antitanque com no máximo 6km de alcance.
Um helicóptero de ataque sem um desses não serve para muito na função antitanque sobretudo.
Mas da forma como foi postado parece uma coisa do outro mundo, uma capacidade nunca visto no ocidente, o topo da capacidade militar ...

Não há que se menosprezar o equipamento (digo por mim mesmo), só acho muito cedo pra comemorar operacionalidade. ainda não foi preciso recorrer aos russos ... vamos ver ...




[] kirk

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Re: Su-35 News

#5114 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 23, 2015 11:06 pm

luis Cláudio escreveu:
Bolovo escreveu: Não entendo onde vc quer chegar. A Venezuela é a Venezuela. É outro país, outra realidade. Não tem como comparar com o Brasil. Dizem que lá não tem papel higiênico, quer dizer que nós também não temos papel higiênico? Está muito simplista o seu raciocínio. Posso mostrar outros "n" países que operam o Flanker a contento. E daí vai servir como exemplo ao Brasil? Logicamente que não. Dei um exemplo, bem simples, que temos um equipamento russo moderno e atual operando maravilhosamente bem no país, apesar de estar localizado no meio do nada, em poucas quantidades e sendo basicamente uma compra de prateleira. Aonde quer chegar, caro Luís? Elucide-me.
Eu estava complementando com mais coisas quando você estava respondendo.

Eu quero chegar aonde o Jackson Flores Jr. chegou, que é a mesma visão do ten. brigadeiro, que é a mesma linha de qq especialista da FAB que estuda o assunto e se pede opinião.

Os Mi35M da FAB não são um caso isolado. Você entendeu erroneamente o que eu quis dizer. Eles são uma ilha isolada na FAB pela incompatibilidade. Ainda bem que não há mais equipamentos russos...
Meu, caro, o Brigadeiro pode ser chefe do que quiser. Fatos são fatos e não respeitam hierarquia. É uma hipótese e uma hipótese antiga e desacreditada, do FX1, que de os russos são alienígenas. Hoje em dia as propostas são outras, o mundo mudou, agora ele é globalizado e os russos fazem parte dele, senão não seriam o segundo maior exportador de armas do mundo. O que é uma hipótese? É uma dedução, uma suposição de algo que ele pode demostrar e afirmar mais tarde. Ele não tem como provar aquilo. Como provar que o equipamento russo é um "pesadelo logístico"? Tendo um equipamento russo. Anos mais tarde, impensável pra época dessa entrevista que vc mostrou, a FAB adquiriu o Hind. E o que temos hoje, no mundo real e palpável: uma aeronave com 83% de disponibilidade, disparando o único míssil ar-terra do arsenal do país, numa capital que faz esquina com a Bolívia. E ele tá lá, voando, disparando seus armamentos. Hipótese refutada, portanto. O mundo mudou, meu caro. Abra a cabeça. O do Brigadeira velhinho eu sei que não vou conseguir, mas a sua, talvez.

Lembrando duas coisas: o Brigadeiro José Marconi de Almeida Santos está na reserva há um bom tempo e Jackson Flores Jr. não faz parte desse planeta desde 2013. Nesses dois anos, mudou muita coisa, muita, que na época deles era impensável. O caso do Hind é um desses. Isolado, pesadelo logístico blá blá blá: 83% de disponibilidade, única aeronave do arsenal com míssil ar-terra guiado. E isso é um FATO, meu amigo. Que venha mais equipamentos russos e quem pensa diferente está errado.




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Re: Su-35 News

#5115 Mensagem por VivaRussia » Seg Nov 23, 2015 11:29 pm

Bolovo escreveu: Meu, caro, o Brigadeiro pode ser chefe do que quiser. Fatos são fatos e não respeitam hierarquia. É uma hipótese e uma hipótese antiga e desacreditada, do FX1, que de os russos são alienígenas. Hoje em dia as propostas são outras, o mundo mudou, agora ele é globalizado e os russos fazem parte dele, senão não seriam o segundo maior exportador de armas do mundo. O que é uma hipótese? É uma dedução, uma suposição de algo que ele pode demostrar e afirmar mais tarde. Ele não tem como provar aquilo. Como provar que o equipamento russo é um "pesadelo logístico"? Tendo um equipamento russo. Anos mais tarde, impensável pra época dessa entrevista que vc mostrou, a FAB adquiriu o Hind. E o que temos hoje, no mundo real e palpável: uma aeronave com 83% de disponibilidade, disparando o único míssil ar-terra do arsenal do país, numa capital que faz esquina com a Bolívia. E ele tá lá, voando, disparando seus armamentos. Hipótese refutada, portanto. O mundo mudou, meu caro. Abra a cabeça. O do Brigadeira velhinho eu sei que não vou conseguir, mas a sua, talvez.
Por favor, coloque na sua cabeça, de uma vez por todas, que os equipamentos russos são inferiores, tudo que é ocidental ou "made in USA" é comprovadamente, cientificamente superior. Os equipamentos ocidentais são um primor de tecnologia, insuperáveis; tanto que muitos acreditam que são de origem alienígena.

Um exemplo de comprovação da superioridade da tecnologia militar ocidental é a Síria: os ocidentais poderiam, se quisessem, derrubar todos os aviões russos. Só não fazem por uma questão de respeito diplomático.

A atuação da Rússia na Síria é uma piada: mísseis de cruzeiro caindo no Irã, bombas burras, ineficiência, totalmente diferente da qualidade ocidental.

Os ocidentais são justos, democráticos, honestos, combatem o terrorismo, são democráticos. Os russos tirânicos e exercem sua tirania com equipamento totalmente obsoleto e enferrujado da antiga União Soviética.

Para você ter idéia da superioridade tecnológica ocidental, tenho uma amiga que viajou para a Rússia e depois para o Canadá e trouxe uma amostra de neve de cada lugar. A neve do Canadá tinha uma superioridade incrível, era muito mais tecnológica, demorava mais para derreter, era mais gelada, não machucava se fosse usada como bola de neve; já a neve russa era um horror, muito inferior tecnologicamente, além de ser impossível de ser adaptada aos nossos padrões daqui no Brasil e machucava se fosse usada como bola de neve. E mesmo se bolas de neve fossem usadas militarmente, a bola de neve russa seria inferior, porque machucaria mais, só que não teria a precisão ocidental.

Portanto, para concluir, devemos sempre seguir o Ocidente, os Estados Unidos e a Europa Ocidental. Não merecemos ter um banco próprio nosso, como o Banco dos Brics, temos que usar sempre o FMI porque é melhor para nós.

Atenciosamente,

VR




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