kirk escreveu:Luís Henrique escreveu:
Kirk, entenda uma coisa: O Gripen NG foi o caça escolhido pela FAB por VÁRIOS fatores. Ele não foi o escolhido porque é o mais poderoso caça do mundo.
É claro que a PERFORMANCE foi analisada e contou na decisão. Mas não foi por isso que o Gripen NG venceu. Foi divulgado pela mídia na época das avaliações que o Gripen ficou em primeiro lugar em quesitos como CUSTO DE AQUISIÇÃO, CUSTO DE OPERAÇÃO e TOT....também foi divulgado aqui que em capacidade militar o Super Hornet ficou em primeiro, o Rafale em segundo e o Gripen NG em terceiro e último lugar. Acredita quem quiser.
Na Índia, independente de você menosprezar a capacidade deles ou não, eles fizeram uma avaliação PURAMENTE DE CAPACIDADES MILITARES, sem analisar fatores de custos em um primeiro momento. Os melhores avaliados foram Rafale e Eurofighter e o Gripen NG perdeu.
Na Suíça foi vazado relatórios sobre performance, capacidades militares, e o Gripen ficou em terceiro e ÚLTIMO lugar.
Venceu o processo, como no Brasil, devido a OUTRAS VARIÁVEIS, provavelmente era o mais barato, provavelmente ofereceu o melhor pacote de offsets ou tots, etc.
Portanto, no conjunto da obra, VENCEU, foi o escolhido, mas em CAPACIDADES MILITARES PERDEU.
Não adianta desacreditar a força aérea indiana e a força aérea suíça e supervalorizar a FAB. Todas são capazes e possuem profissionais capacitados. E te digo que pelo histórico as outras duas operam aeronaves mais modernas do que nós...
Muito provavelmente a FAB chegou a conclusões parecidas sobre as capacidades militares do Gripen NG em relação ao Rafale e Super Hornet.
As diferenças são pequenas, mas tanto Rafale como Super Hornet levam mais armamentos para uma mesma distância.
Com carga leve os alcances são parecidos mas com carga média e pesada a diferença vai ficando mais acentuada...
Não existe mágica.
Eu estou feliz e satisfeito com o Gripen, mas não concordo em transformá-lo no melhor caça da galáxia só porque é o caça que escolhemos e também não concordo em transformar a FAB na melhor força aérea da galáxia, só porque é a nossa força aérea.
menos...muito menos.
Luis Henrique,
O que acontece com seus argumentos é que o amigo 'PINÇA" na internet "quaisquer coisas" que de alguma forma corrobore suas opiniões e mesmo que teu interlocutor COMPROVE que não está correto, você continua afirmando as mesmas noções equivocadas ignorando todo e qualquer fato que se apresente contrário às suas pré-concepções.
Você já tentou "provar" que SU-35 voa em regime de supercruise com a entrevista de um piloto de testes QUE NEM SABIA O QUE ERA SUPERCRUISE ... mas se a pega com unhas e dentes a essa noção equivocada.
O Justin fez um post "triste" na minha opinião AFIRMANDO que todo caça 4ª geração voa em supercruise ... pronto bastou isso para o amigo se apegar com unhas e dentes no post do Justin que até agora não apresentou uma única fonte para tal informação, embora eu já tenha solicitado isso.
Nesse post você levanta a seguinte LEBRE :
"É claro que a PERFORMANCE foi analisada e contou na decisão. Mas não foi por isso que o Gripen NG venceu. Foi divulgado pela mídia na época das avaliações que o Gripen ficou em primeiro lugar em quesitos como CUSTO DE AQUISIÇÃO, CUSTO DE OPERAÇÃO e TOT....também foi divulgado aqui que em capacidade militar o Super Hornet ficou em primeiro, o Rafale em segundo e o Gripen NG em terceiro e último lugar. Acredita quem quiser."
Eu até sei a "fuente" dessa "desinformação", aliás seu autor disse mil e uma besteiras e NENHUMA DELAS FOI CONFIRMADO ... mas para o amigo VIROU LEI IMUTÁVEL !
Essa é uma informação sem pé nem cabeça que um "iluminado" tirou da cartola e tu vira o veículo de divulgação MESMO NÃO HAVENDO NENHUMA CONFIRMAÇÃO.
POR EXEMPLO :
Como o amigo e esse teu "mentor" podem afirmar que o Gripen NG ficou em último lugar no que se refere às CAPACIDADES MILITARES se o próprio Presidente da COPAC afirma com todas as letras :
"É ainda o jato mais rápido que nos foi ofertado ... sem contar no voo supercruise à Mach 1,3 ... Apesar de seu tamanho reduzido, apresenta, ao contrário do que foi dito, o maior alcance entre os concorrentes"
Foi dito pelo PRESIDENTE do COPAC homem que tem PLENO ACESSO a todas as informações sigilosas e CONFIRMADO por um Oficial da FAB que ouviu DIRETAMENTE de pessoas que ESTIVERAM ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO.
Thor escreveu:Imagino que quem mais tem acesso às informações é o presidente da COPAC, e se nem ele tem noção do que está dizendo, aí concordo que nós foristas do DB somos realmente os entendidos do negócio.
Durante todo esse processo, escutei de várias pessoas ligadas ao projeto que o alcance do Gripen nas configurações desejadas para a FAB era superior aos demais concorrentes, agora confirmado por quem tem conhecimento.
Quanto ao citar o termo rodopista, não consegui identificar algum erro ao dizer que o Gripen opera em apenas 800m, por isso o legado da Força Aérea Sueca de se utilizar rodopistas, citando inclusive o fácil e rápido turn-around (também superior a todos os demais concorrentes).
Abraços
E DISSE MAIS :
Thor escreveu:Já vi inúmeras situações de exercício ou reais em que isso foi necessário. Exemplo: imaginem em um estado de crise, uma aeronave de caça adentre o espaço aéreo de outro, e foi necessária uma VID, com determinação de pouso obrigatório, e a partir daí a situação parte para o combate. É de se imaginar que terá vantagem a aeronave com melhor manobrabilidade e melhor taxa de giro, raio de curva, etc. Um moderno sistema de mísseis IR, acoplados ao HMD e com moderna suíte que possibilidade aumento da consciência situacional do piloto incrementam a probabilidade de sucesso para este desfecho em particular.
Se considerarmos o emprego BVR, num outro cenário possível de se ocorrer, na minha opinião, alguns aspectos influenciam diretamente o resultado:
- nível de treinamento e doutrina das equipagens; na nossa realidade de Força Aérea com limitados recursos, é quase que diretamente proporcional aos custos de operação da aeronave, o que possibilitará mais ou menos horas de voo e disponibilidade do projeto;
- consciência situacional, proporcionada pela integração dos sensores, por uma suíte avançada de NCW, o que pode ser ampliada também com um moderno radar AESA, o qual direcionará feixes exclusivos para atualização do alvo, e emprego de AEW bem integrado;
- melhor armamento BVR, com maior No Escape Zone;
- e por incrível que pareça, melhor manobrabilidade e taxa de giro, pois muitas vezes faz-se necessário manobras instantaneas e mudança rápidas de direção;
- capacidade de supercruise, para empurrar o inimigo...
Abraços, o tempo acabou.
Mas o amigo quer se apegar àquelas ABOBRINHAS ditas por pessoas tendenciosas, com outros interesses na disputa e quer porque quer que vire FATO !
Claro que o relatório da Suíça tinha que figurar EM DESTAQUE no roll de suas FUENTES ...
Já parou pra pensar que o Raflale GANHOU TUDO naquele relatório ??? ... percebeu que o "pior classificado" não bastaram os números ruins, escreveram "absurdos" sobre o equipamento inclusive denegrindo até capacidades que reconhecidamente são boas ?
O medo do Gripen estava evidente, tal qual a campanha da Dassault no FX-2, falavam mais do Gripen que do próprio Rafale.
Outro exemplo evidente é que o Typhoon voa MAIS ALTO ... muito mais rápido ... supercruise e também perdeu pro Rafale na arena ar-ar, enquanto o mundo inteiro, americanos inclusive, dizem que EF2000 só perde pro F-22 em superioridade aérea.
ESSAS COISAS NÃO TE FAZEM PENSAR NÃO ???
Ademais, ficar subestimando a FAB e superestimando a FAer e IAF, pra mim é uma piada de quem não sabe nada ... onde estavam esses caras quando o bicho pegou na WWII ??? ...
E a tão DECANTADA análise desses caras ??? ... outra PIADA ... fizeram todo aquele mise en scène pró Rafale e ... ??? .... e nada depois de tanta pataquada descobriram que não dá pra pagar o renault pelo preço da ferrari ...
Então meu amigo, ANTES DE FICAR POSANDO DE IMPARCIAL ... coisa que nunca foi ... procure apurar os fatos antes de ter opiniões ... e não como faz sempre ... forma suas opiniões de depois vai procurar respaldos de fuentes cuja "La garantia soy Jo" ! ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
1) a questão do supercruise do Su-35 é diferenças de MARKETING entre empresas ocidentais e orientais.
Para eles, um caça que voa Mach 1,1 ou 1,2 em condições LIMITADAS de combustível e armamento não é grande vantagem divulgar isso.
Eles possuem o MiG-31 que voa a Mach 2,35 por LONGA DISTÂNCIA e possuem o Pak-Fa (que está em testes) mas que voará próximo de Mach 2 por LONGA distância.
O Su-35 possui capacidade supercruise sim, mas é uma capacidade LIMITADA, igual ocorre no Gripen NG.
2) Ok. Não é informação oficial. Mas temos a Índia e a Suíça como exemplos onde o Gripen não venceu em capacidades militares, frente à caças médios.
Imagina contra caças pesados???
Agora, eu gostaria que você colocasse que a FAB selecionou o Gripen NG por ser o melhor em capacidades militares???
Aguardo a matéria, o link, etc.
3) O que o presidente da COPAC disse foi para PROTEGER a escolha.
Claro que o Gripen NG foi uma boa escolha. Claro que ele é bom.
Mas ele não disse que foi o melhor de todos em capacidades militares, a FAB diz que o Gripen NG foi o melhor de todos em um CONJUNTO DE AVALIAÇÕES que envolveram capacidades militares, CUSTO DE AQUISIÇÃO, CUSTO DE OPERAÇÃO e TOT.
Ele é o mais rápido entre os 3 finalistas, mas não é o mais rápido entre todos os oferecidos, o Typhoon e o F-16 empatam com ele e o Su-35 é o mais rápido.
O alcance maior que o brigadeiro se refere é no alcance de translado SEM ARMAS, nisso o Gripen NG realmente surpreende.
Mas totalmente carregado para uma missão com carga média de armamentos ou carga pesada, o Gripen NG pode até chegar perto, mas PERDE para Rafale e Super Hornet.
Não tem mágica.
4) Eu acredito no que o Thor disse. Mas este alcance maior nas CONFIGURAÇÕES DESEJADAS PELA FAB, temos que saber quais são essas configurações?
Meu primo, Coronel da FAB, me confidenciou, durante o processo, que uma deficiência dos caças europeus é o CURTO ALCANCE. Disse que muitos de seus colegas preferiam caças americanos e russos que possuem maior alcance. E ele não se referia especificamente ao Gripen, se referia à TODOS os caças EUROPEUS, incluindo ai o Rafale.
5) Sobre Rafale vs Typhoon em arena ar-ar no relatório suíço, um colega nosso aqui do DB deixou CLARO o que aconteceu:
Na performance de vôo, o typhoon ficou à frente. Mais rápido, aceleração, altitude maior, etc, etc, etc.
Mas no resultado final da missão ar-ar o Rafale ficou à frente por possuir melhor eletrônica, radar e sistemas defensivos, mais precisamente EW.
Tem um relatório DETALHADO que foi postado aqui que deixa isso claro.
Ou seja, para os suíços o Typhoon continua sendo melhor que o Rafale em performance no combate aéreo, mas perdeu devido aos sensores...
Você que precisa apurar melhor os dados antes de falar abobrinhas, antes de contrariar a USAF e Lockheed sobre seus próprios equipamentos e também quando critica o relatório suíço e nem sabe direito o que foi dito por eles.
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Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.