marcolima escreveu:E so pensar quem seria capaz de burlar o serviço de inteligência francês e americano e de Israel soltar bomba pertinho de onde estava o Holande, mesmo q o alvo nao fosse ele? Beduinos?
Até eu poderia ter feito isso, até porque sei como fazer bombas com material caseiro
(e só de escrever isso já estou assumindo um certo risco).
Você não tem ideia de quantos estrangeiros do mundo inteiro entram e saem de Paris todos os dias, fora os que residem e trabalham aqui, mas é só perambular pela cidade (como fiz nos últimos dias) para ver como é assim. Paris é simplesmente a capital do turismo mundial, nenhum outro lugar do planeta recebe mais visitantes do que esta cidade. Mas a França não havia fechado suas fronteiras, e é simplesmente impossível controlar tudo e todos os que entram e saem. Eu mesmo cheguei de trem da Alemanha com duas grandes malas, e ninguém me parou para ver o que havia dentro delas.
Não precisa do serviço secreto de país nenhum para burlar a vigilância, até porque ela está sempre assoberbada com um monte de gente que quer fazer coisas inocentes mas que a vigilância acaba tendo que coibir. Só ontem na fila da Torre Eiffel eu presenciei dois casos, um de um gaúcho completamente pilchado que queria subir com uma bandeira do Rio Grande do Sul, uma garrafa térmica e uma cunha de chimarrão (Túlio, tem muito louco aí no sul, não?
) e foi retirado da fila por não querer de jeito nenhum abandonar seus "apetrechos", e de outro camarada cabeludo sei lá de onde que tentou esconder uma garrafa de alguma bebida alcoólica e acabou tendo que jogá-la fora antes de subir, não sem antes alguma discussão (pouco produtiva aliás, pois o camarada aparentemente não falava nenhuma línguas que os guardas conhecessem).
Este é o dia-à-dia por aqui, multidões de pessoas de todos os tipos e origens carregando tudo o que você puder imaginar e indo a todos os lugares. Não dá para controlar um grupo que decida realizar atentados aos pontos menos protegidos, veja que não houve ações no Louvre, na Torre Eiffel, nas estações de metrô (cheias de soldados armados) ou em outros lugares mais bem guardados. Mas é simplesmente impossível "blindar" uma cidade grande como Paris contra atentados. E isso sempre foi sabido, tanto que já havia alerta de atentados antes das ações de ontem.
Leandro G. Card