TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77026 Mensagem por Energys » Ter Nov 10, 2015 8:37 am

Para alguns, só acaba quando termina! --->>> [032]

[003]

Att.




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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77027 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 10, 2015 10:58 am

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Isto é algo que me intriga bastante.

A maioria dos caças que possuem versão monoplace e biplace, possuem exatamente o mesmo comprimento.
Normalmente o caça monoplace leva mais combustível interno. A versão biplace abre mão de um tanque de combustível para colocar no lugar a segunda cabine.

Isto ocorre no Super Hornet, por exemplo. E acredito que algo semelhante ocorra no Rafale, Eurofighter e na maioria dos caças que possuem versão de 1 e 2 lugares.

No Gripen A/B/C/D a solução é diferente.
A versão de 2 lugares possui um comprimento maior, e a capacidade interna de combustível não muda entre a versão de 1 lugar para a de 2.

O Gripen C possui 14,1m de comprimento.
O Gripen D possui 14,8m de comprimento.

Esse comprimento, tanto da versão monoplace como da versão biplace é divulgado EXCLUINDO o tubo de pitot.

Sobre o Gripen NG a SAAB não especifica de qual versão se refere, o DEMO é biplace mas a versão para a Suécia é MONOPLACE.
Eu acredito que se referem ao Gripen E que é monoplace, e informam comprimento de 15,2m portanto uma diferença de 1,1m de comprimento em relação ao Gripen C.

Porém, se não me engano, o Knight disse que este comprimento INCLUI o tubo de pitot.
Portanto teríamos que subtrair, se não me engano, 26 cm (Knight da uma ajuda ai, não lembro)...

A dúvida maior é esta mesmo. Se alguém souber eu também agradeço:
O Gripen F (a ser desenvolvido) terá o mesmo tamanho do Gripen E (portanto levará menos combustível) ou terá qual tamanho?

Se for mantido o padrão da geração anterior ele terá comprimento semelhante ao Eurofighter...
O Gripen 'E' terá cerca de 14,5m.

Não acredito que a versão biplace tenha o mesmo tamanho da mono.
A publicação da SAAB, a Spirit, na edição de fins de 2.012, atribuía um comprimento para a versão "F" 30cm maior que a "E":

Imagem

Mas isso pode mudar, claro.

link da revista:
http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
Legal essa informação do comprimento do Gripen F.
Acredito que terá menos combustível que a versão E, pois 30 cm não é suficiente para instalar uma segunda cabine... :? :shock:

Manuel, e de onde você tirou este 14,5m?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77028 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 10, 2015 10:59 am

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não consegui confirmar a autenticidade do slide, se foi divulgado pela SAAB, tem um link da SAAB? Ou então, onde foi divulgado?


Alias, essa imagem já roda na web faz uns 3 anos, e é edição em cima de outra imagem, de onde isso realmente veio?
Para fins de autenticidade, o raio de ação de 1.700km do GripenNG encontra-se na palestra da SAAB no Senado de 11 de agosto de 2.011. Agui está o link na página do Senado para se conferir:

(aquele pdf se encontra na página 21)
http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf

Aquele pdf com alcance do GripenNG em configuração ar-ar de 1.300km +30min de CAP é mais antigo, tem na proposta da SAAB para a Holanda.
Para fins de autenticidade, a proposta foi publicada no site do DefenseIndustryDaily e encontra-se lá ainda. O alcance se encontra na página 8.
https://www.defenseindustrydaily.com/fi ... erview.pdf
òtimas informações... [009] [009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77029 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 10, 2015 11:02 am

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Onde? Nas paginas mais atuais desse tópico só vi configuração ar-ar...
Sim , a SAAB atribui um alcance de 1.500km para missões ar-terra (Isso se encontra,por exemplo no último caderno técnico divulgado pela empresa, que se encontra na página da SAAB:
http://saab.com/globalassets/commercial ... igures.pdf

Mas não especifica a carga de bombas. Entretanto, quando a SAAB mencionava, como, por exemplo uma que colocava o mapa do Afeganistão, era com 1 ton. de bombas (mais especificadamente 4 GBU12+4 mísseis).

E essa simulação ao que Carlos refere, fatalmente é com a carga de bombas nessa ordem, mas com tanques de 450gal.

É essa razão pelo qual eu sempre insisto que o GripenNG acaba tendo autonomia semelhante a um Rafale, SH, Flanker, mas com menos bombas (não tão menos).

Não é apenas o exemplo do Afeganistão. Quando ela quantificava a carga para missões ar-solo, ela colocava esse peso de bombas (que não é ruim, 2 bombas inteligentes da classe de 1.000lbs, ou 1 da classe de 2.000lb ou 4 da classe de 500lbs) dando uma boa autonomia.

O GripenNG não é mesmo da classe que do que se denominam "10 Toneladas" (Typhoon, Rafale, F-16). Ele é da classe de um Mirage2000. Que é significativamente mais capaz do que alguns tentam enquadrá-lo.

Sim. Concordo.
Mas aquela fórmula de ALCANCE que o Marechal colocou aqui no DB deixou bem claro a diferença na relação Alcance x carga de armas entre um caça leve e um pesado.

Resumidamente: Com carga leve + tanques externos de combustível o Gripen NG possui alcance bem próximo ao do Su-35. Mas com carga média o Su-35 possui o DOBRO do alcance e com carga pesada o Su-35 possui o TRIPLO do alcance do Gripen NG.
Sem mágica.....




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77030 Mensagem por Energys » Ter Nov 10, 2015 1:29 pm

Segundo o site da SAAB na internet, Gripen E em processo de montagem.

Mais foto em http://mediaportal.saabgroup.com/

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77031 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Nov 10, 2015 1:38 pm

Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.

Mais foto em http://mediaportal.saabgroup.com/

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Muito bom, ta andando.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77032 Mensagem por Lywis » Ter Nov 10, 2015 2:02 pm

Brasileiro escreveu:Na minha opinião: papo absurdo!

Vamos lá, pensando apenas neste contrato atual, de 36 unidades. O último deles está programado para ser entregue quando mesmo? Em 2021?

Galera, em 2021 o próximo governo (que com certeza será da atual oposição) estará já em seu terceiro ano... :? Sério que estão prevendo que, em Dezembro de 2021, ainda estaremos em plena crise econômica?

Quando se trata de investimentos em prazos de 10, 15, 20 anos, praticamente não tem problema estar em crise hoje. E, vejam, é algo que ouvi direto da boca de um executivo de uma empresa do setor logístico: O plano de investimento de longo prazo segue normalmente.

Se formos falar em riscos, acho mais "arriscado" pensar que poderemos ter amanhã um governo que diga "pra que o Brasil quer caças?" do que estarmos realmente em crise em 2021, ano em que deve ser decidido o que será feito após os 36 caças.


abraços
Além dos argumentos que você citou ainda devemos levar em consideração que, os 36 Gripens serão pagos pelo banco à SAAB e os pagamentos que o Brasil deverá efetuar ao banco sueco se darão ainda na próxima década. A menos que este banco dê um calote na SAAB, os 36 caças serão entregues ao Brasil até 2025.

Não faz nenhum sentido o Major falar nessa cadência de produção medíocre.

Agora, não precisa ter alta patente da FAB pra saber que 108 aeronaves é um sonho da FAB, um sonho justíssimo e baseado em necessidades básicas da Força, mas que por enquanto não passa disso. Daqui a dez anos, a depender da situação econômica do nosso país, veremos no que dará.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77033 Mensagem por Tikuna » Ter Nov 10, 2015 7:13 pm

Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77034 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 10, 2015 7:18 pm

Tikuna escreveu:
Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.
É um protótipo e não um avião de série... é normal demorar mais mesmo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77035 Mensagem por Tikuna » Ter Nov 10, 2015 7:21 pm

Bolovo escreveu:
Tikuna escreveu: Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.
É um protótipo e não um avião de série... é normal demorar mais mesmo.
Assim espero amigo.




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- Stephen R. Covey
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77036 Mensagem por Penguin » Ter Nov 10, 2015 7:52 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.

Mais foto em http://mediaportal.saabgroup.com/

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Muito bom, ta andando.
O avião de papel, o photoshop está tomando forma!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77037 Mensagem por Justin Case » Ter Nov 10, 2015 8:40 pm

A terceira foto está tão alongada que até parece um biposto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77038 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 10, 2015 9:18 pm

Pessoal,

Gostaria que vocês atentassem para o que eu destaquei na foto.

A introdução das semiasas é uma das soluções da SAAB para o GripenNG sustentar mais cargas G.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77039 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 10, 2015 9:22 pm

Luís Henrique escreveu:
Legal essa informação do comprimento do Gripen F.
Acredito que terá menos combustível que a versão E, pois 30 cm não é suficiente para instalar uma segunda cabine... :? :shock:

Manuel, e de onde você tirou este 14,5m?
Gripen E= 14,1m (do Gripen C) + 37cm. Mas pode ser que o comprimento final não seja tão exatamente assim.

E a área alar aumentou 1,1m^2.

No tocante a dimensão da versão biplace, pode ser que a FAB altere. Ainda é cedo para uma conclusão sobre isso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77040 Mensagem por Justin Case » Ter Nov 10, 2015 9:40 pm

knigh7 escreveu:Pessoal,

Gostaria que vocês atentassem para o que eu destaquei na foto.

A introdução das semiasas é uma das soluções da SAAB para o GripenNG sustentar mais cargas G.

http://s17.postimg.org/j4575ahf3/Gripen_E_5.jpg
Olá, Knigh7.

Não entendi.
Alguns aviões tem uma só asa: por cima, como nos cargueiros, por baixo, como no F-5.
Outros têm semiasas (uma de cada lado), exigindo junções asa-fuselagem. Essas junções sempre são críticas em termos de fadiga (como no AMX).
Poderia explicar melhor o que foi modificado, qual foi a inovação?

Justin




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