Mathias escreveu:
Vamos mudar pra Flanker agora?
Bobice isso de ficar citando outros aviões que o colega "gosta" como forma de criar flame no debate. Isso se chama desvio de foco, uma técnica bem básica de debate.
OLá, não tive essa intenção.Foi mostrar que o desenvolvimento da asado Gripen, ao contrário dos que dizem, está indo bem, tão bem que o piloto que voou para a RFA fez curvas de 6,5G, bm acima do limite imposto de 3-5g por um "suposto"problema na asas.
Mathias escreveu:
Mas voltando ao Gripen, nós vamos de DEMO ou NG afinal? O NG, que é o que nós compraremos, já engordou 1 tonelada, o que para um caça leve é muita coisa. E isso apesar das tais "projeções de computador que praticamente eliminam testes e erros"!
Falar nisso, quanto de peso decorrente de reforço estrutural será acrescentado para ele ter aquela capacidade de decolar com 7 toneladas de carga e sair curvando a 9 Gs?
Pode colocar aí mais uma tonelada.
A aeronave demonstradora de conceito, é uma versão D, portanto tendo 300kg a mais que a C. Ela o swsplate radar e o novo sistema de refrigeração mais potente para o radar. Isso soma 200kg. Ele também é 40cm mais alongado que a versão D. A GE F414 pesa 55kg a mais que a RM12. E tem o tanque maior de combustível, e cheio, mais peso ainda. E tem o trem de pouso mais reforçado pelo peso maior.
Enfim, o Demo, é uma versão que não chega a definitiva, mas tem um peso próximo dela. Se dúvida ela tem mais de 7.500kg vazia.
Carlos, todas as capacidades que vc colocou acima já estão incluídas no projeto do GripenNG e, portanto,já impactando no peso, contribuindo para que o caça tenha aquele peso vazio de 8.000kg