TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18732
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76996 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 09, 2015 2:03 am

alcmartin escreveu:
Olá, Penguin, bom dia!

Estava vendo a discussao a distancia, mas como a "carapuça" pode ter sobrado para mim, vai aí uma explicação. :mrgreen:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Olá, Alcmartin!!

Estava sumido. Faz falta,viu?

Abraços

Manuel




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18732
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76997 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 09, 2015 2:27 am

Mathias escreveu: Vamos mudar pra Flanker agora?
Bobice isso de ficar citando outros aviões que o colega "gosta" como forma de criar flame no debate. Isso se chama desvio de foco, uma técnica bem básica de debate.
OLá, não tive essa intenção.Foi mostrar que o desenvolvimento da asado Gripen, ao contrário dos que dizem, está indo bem, tão bem que o piloto que voou para a RFA fez curvas de 6,5G, bm acima do limite imposto de 3-5g por um "suposto"problema na asas.
Mathias escreveu: Mas voltando ao Gripen, nós vamos de DEMO ou NG afinal? O NG, que é o que nós compraremos, já engordou 1 tonelada, o que para um caça leve é muita coisa. E isso apesar das tais "projeções de computador que praticamente eliminam testes e erros"!
Falar nisso, quanto de peso decorrente de reforço estrutural será acrescentado para ele ter aquela capacidade de decolar com 7 toneladas de carga e sair curvando a 9 Gs?
Pode colocar aí mais uma tonelada.
A aeronave demonstradora de conceito, é uma versão D, portanto tendo 300kg a mais que a C. Ela o swsplate radar e o novo sistema de refrigeração mais potente para o radar. Isso soma 200kg. Ele também é 40cm mais alongado que a versão D. A GE F414 pesa 55kg a mais que a RM12. E tem o tanque maior de combustível, e cheio, mais peso ainda. E tem o trem de pouso mais reforçado pelo peso maior.
Enfim, o Demo, é uma versão que não chega a definitiva, mas tem um peso próximo dela. Se dúvida ela tem mais de 7.500kg vazia.


Carlos, todas as capacidades que vc colocou acima já estão incluídas no projeto do GripenNG e, portanto,já impactando no peso, contribuindo para que o caça tenha aquele peso vazio de 8.000kg




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76998 Mensagem por Penguin » Seg Nov 09, 2015 7:38 am

knigh7 escreveu:
Mathias escreveu: Vamos mudar pra Flanker agora?
Bobice isso de ficar citando outros aviões que o colega "gosta" como forma de criar flame no debate. Isso se chama desvio de foco, uma técnica bem básica de debate.
OLá, não tive essa intenção.Foi mostrar que o desenvolvimento da asado Gripen, ao contrário dos que dizem, está indo bem, tão bem que o piloto que voou para a RFA fez curvas de 6,5G, bm acima do limite imposto de 3-5g por um "suposto"problema na asas.
Mathias escreveu: Mas voltando ao Gripen, nós vamos de DEMO ou NG afinal? O NG, que é o que nós compraremos, já engordou 1 tonelada, o que para um caça leve é muita coisa. E isso apesar das tais "projeções de computador que praticamente eliminam testes e erros"!
Falar nisso, quanto de peso decorrente de reforço estrutural será acrescentado para ele ter aquela capacidade de decolar com 7 toneladas de carga e sair curvando a 9 Gs?
Pode colocar aí mais uma tonelada.
A aeronave demonstradora de conceito, é uma versão D, portanto tendo 300kg a mais que a C. Ela o swsplate radar e o novo sistema de refrigeração mais potente para o radar. Isso soma 200kg. Ele também é 40cm mais alongado que a versão D. A GE F414 pesa 55kg a mais que a RM12. E tem o tanque maior de combustível, e cheio, mais peso ainda. E tem o trem de pouso mais reforçado pelo peso maior.
Enfim, o Demo, é uma versão que não chega a definitiva, mas tem um peso próximo dela. Se dúvida ela tem mais de 7.500kg vazia.


Carlos, todas as capacidades que vc colocou acima já estão incluídas no projeto do GripenNG e, portanto,já impactando no peso, contribuindo para que o caça tenha aquele peso vazio de 8.000kg
Engraçado...
Os detratores do Gripen se apegam na projeção da Saab sobre o peso vazio, mas não se apegam nas projeções das capacidades. Um peso e muitas medidas...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7582
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2533 vezes
Agradeceram: 1020 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76999 Mensagem por J.Ricardo » Seg Nov 09, 2015 5:39 pm

Más notícias:

http://www.cavok.com.br/blog/brasil-fab ... previstos/

Pelo visto a encomenda ficará em apenas 40 unidades...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77000 Mensagem por Energys » Seg Nov 09, 2015 6:53 pm

Uma afirmação dessa baseado numa frase de um brigadeiro que começou assim: "I don’t know..."

Gente, por favor, menos! :roll:

Att.




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77001 Mensagem por bcorreia » Seg Nov 09, 2015 7:00 pm

J.Ricardo escreveu:Más notícias:

http://www.cavok.com.br/blog/brasil-fab ... previstos/

Pelo visto a encomenda ficará em apenas 40 unidades...
Criar uma linha de produção nacionalizando vários componentes para produzir 8 unidades além do primeiro lote? Mesmo se fossem mais 40 unidades pós primeiro lote não faria muito sentido.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77002 Mensagem por Brasileiro » Seg Nov 09, 2015 7:36 pm

Na minha opinião: papo absurdo!

Vamos lá, pensando apenas neste contrato atual, de 36 unidades. O último deles está programado para ser entregue quando mesmo? Em 2021?

Galera, em 2021 o próximo governo (que com certeza será da atual oposição) estará já em seu terceiro ano... :? Sério que estão prevendo que, em Dezembro de 2021, ainda estaremos em plena crise econômica?

Quando se trata de investimentos em prazos de 10, 15, 20 anos, praticamente não tem problema estar em crise hoje. E, vejam, é algo que ouvi direto da boca de um executivo de uma empresa do setor logístico: O plano de investimento de longo prazo segue normalmente.

Se formos falar em riscos, acho mais "arriscado" pensar que poderemos ter amanhã um governo que diga "pra que o Brasil quer caças?" do que estarmos realmente em crise em 2021, ano em que deve ser decidido o que será feito após os 36 caças.


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18732
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77003 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 09, 2015 8:04 pm

Esse brigadeiro é mais pessimista que o Juarez...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77004 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 09, 2015 8:18 pm

Segundo o cronograma do FX-2, o último Gripen E/F deve ser entregue entre 2024/2025.
Muita coisa pode acontecer até lá em matéria de economia. Ou simplesmente nada.
Ademais, a FAB não trabalha com a hipótese de um segundo tipo de caça no curto/médio prazo. Nem por oportunidade. A escolha foi o Gripen E/F ou o Gripen E/F. Não planos para outras alternativas, inclusive para aquelas já existentes no mercado hoje, e que possam estar disponíveis por lá.
Não temos outro caminho. Nenhum governo por mais insano e ideologicamente pervertido que seja vai comprar uma briga desse tamanho com a FAB, sob pena de por em xeque, de vez, o que sobrar da defesa aérea brasileira por aqueles tempos, e que já não deverá ser grandes coisas, tal como hoje.
Vamos aguardar, o tempo dirá em que pé este projeto caminhar. E até onde ele conseguirá ir.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77005 Mensagem por Energys » Seg Nov 09, 2015 8:23 pm

knigh7 escreveu:Esse brigadeiro é mais pessimista que o Juarez...
Neste caso, não foi pessimismo, foi ingenuidade. :?

Att.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18732
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77006 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 09, 2015 8:48 pm

Ele também foi ingênuo por não perceber que isso poderia ser usado pela legião de detratores.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77007 Mensagem por Energys » Seg Nov 09, 2015 8:56 pm

knigh7 escreveu:Ele também foi ingênuo por não perceber que isso poderia ser usado pela legião de detratores.
Preocupar com detratores restringiria muito a visão a um microcosmos.

Na minha opinião, questões relacionadas a fatores comerciais e estratégicos com uma frase dessa é algo prejudicial ao País, enfraquece negociações e o futuro da parceria.

Att.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77008 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 09, 2015 9:07 pm

Energys escreveu:
knigh7 escreveu:Ele também foi ingênuo por não perceber que isso poderia ser usado pela legião de detratores.
Preocupar com detratores restringiria muito a visão a um microcosmos.

Na minha opinião, questões relacionadas a fatores comerciais e estratégicos com uma frase dessa é algo prejudicial ao País, enfraquece negociações e o futuro da parceria.

Att.
Exatamente.

Se uma pessoa é contra ou a favor, honestamente é o que cada um pensa e não importa no 'grande esquema'.

O que importa é o lugar, a oportunidade e o seu posto aonde ele fala uma coisa dessas.

Já basta a SAAB se juntar com a Bombardier para vender o Erieye aos Emirados ao invés do E-145.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18732
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77009 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 09, 2015 9:09 pm

Energys escreveu:
knigh7 escreveu:Ele também foi ingênuo por não perceber que isso poderia ser usado pela legião de detratores.
Preocupar com detratores restringiria muito a visão a um microcosmos.

Na minha opinião, questões relacionadas a fatores comerciais e estratégicos com uma frase dessa é algo prejudicial ao País, enfraquece negociações e o futuro da parceria.

Att.
Quem tem cabeça mesmo, como executivos (no caso, da SAAB) não leva a sério besteiras como essa. Esse brigadeiro especulou muito longe. Está apostando num fracasso longe demais para a a FAB mudar o planejamento assim.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77010 Mensagem por Energys » Seg Nov 09, 2015 9:14 pm

Carlos Lima escreveu:Exatamente.

Se uma pessoa é contra ou a favor, honestamente é o que cada um pensa e não importa no 'grande esquema'.

O que importa é o lugar, a oportunidade e o seu posto aonde ele fala uma coisa dessas.

Já basta a SAAB se juntar com a Bombardier para vender o Erieye aos Emirados ao invés do E-145.

[]s
CB_Lima
O que estou tentando dizer é que as Forças precisam ter muito critério para escolher quem enviam para estas feiras internacionais. Não é um passeio à Disney. O que não falta nelas são lobos querendo comer cordeirinhos desavisados. O país hoje está em crise, mas amanhã não estará. Nossa postura deve ser responsável independente do sentido para onde o vento sopra.

Por fim, não adianta usar o que eu estou falando para descer a borduna em um fabricante e incensar outro. Comércio é comércio. Ou você acredita que a "benfeitora" da Embraer seria a Boeing? :roll:

Att.




Responder