Marechal-do-ar escreveu:Penguin escreveu:Adicionando um elemento na discussão de vcs...
Esse texto é de um blog e já foi colocado aqui, além desse trecho o blog ainda tinha informações sobre o bypass, não lembro se em uma atualização ou se em uma resposta a ele.
Mas resumindo, o tamanho da entrada de ar da turbina é de acordo com a necessidade de ar dela, não diretamente com o tamanho, vou citar outro exemplo que contradizem a informação do texto:
GE CF-6: 71.289 cm², 274,23 kN, 3,85N/cm²
Ela é bem maior que qualquer outra turbina mas possui o menor "thrust to drag" pelo artigo, e é muito mais eficiente.
O que faltou no texto é o "bypass", as turbinas dividem o fluxo de ar em dois, uma parte vai para o núcleo do reator misturar com o combustível e outra parte passa por fora, contribui com o empuxo mas não participa da queima, turbinas com bypass maior tendem a ser mais eficientes no regime subsônico, alias, é para aumentar a eficiência nesse regime que ele existe, mas por aspirar ar que não contribui com a queima elas também precisam de mais ar, um efeito colateral do bypass é o arrasto maior em regime supercruzeiro.
Da lista de motores o que tem o menor bypass é a F-414 com 0,25:1, em seguida vem as F-119 e M88-2 com 0,3:1, depois a F-404 com 0,34:1, a EJ200 com 0,4:1, a F-135 com 0,57:1, a AL-31F com 0,59:1 e por fim, a CF-6 com 4,4:1. Reparem que o "thrust to drag" segue mais fielmente o bypass do que a potência, mesmo com algumas exceções.