JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12391 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 04, 2015 1:51 am

Juliano Lisboa escreveu:SAAB vai oferecer o ‘Growler Gripen’ baseado no modelo F Brasileiro.

Saab believes India could still be a customer for the JAS 39 Gripen fighter despite the country’s apparent decision to purchase the Dassault Rafale fleet, according to Lennart Sindahl, the company’s senior executive vice president and head of SAAB Aeronautics.
“We’re looking into India again,” Sindahl confirmed. “They have for the moment decided for a direct buy of 36 Rafales and the former ‘commercial’ tender [MMRCA, for 126] is cancelled. However, they need a large amount of additional aircraft – several squadrons, in fact.”
Sindahl also made reference to other foreign customers in Saab’s line-of-sight. Among them are Thailand – a present Gripen operator, which is seeking more aircraft – Malaysia and Indonesia (both for fighters and airborne early warning platforms), and Colombia, which has declared an interest in replacing its IAI Kfir C-10 fleet.
Meanwhile, long-term commercial plans are assessing the viability of converting a variant of Gripen into an electronic warfare (EW) variant similar to how Boeing has adapted the F/A-18F Super Hornet into the EA-18G Growler.
“If you look into future combat scenarios, if you have a high-end air force with a broad threat situation, something like a ‘Growler Gripen’ would make a real difference,” Sindahl said.
“That‘s what we’re looking into, and that’s why it’s so good to have Brazil on board with the F-model.”

Download da materia completa em PDF: http://www.international-fighter.com/me ... /50607.pdf
Fonte: http://www.defenceiq.com/air-forces-and ... cipates-e/
Juliano Lisboa escreveu:Boa tarde, por favor depois deem uma olhada no pdf que postei no post acima. Interessante.
Olá, Juliano.

Agora que eu li.
PDF bastante interessante.

[009] [009] [009] [009] [009] [009]

knigh7
Sênior
Sênior

#12392 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 04, 2015 2:47 am

Mathias escreveu:Eu achava que para integrar os dois sistemas e conferir as super capacidades do TILDS ao nosso LINK-BR deveria haver uma interseção de programas, processos, enfim, as coisas vão trabalhar juntas mas estanques, é isso?
Nossos Gripens não terão nada de datalink sueco. Aliás, era proposta da SAAB a ToT do data-link deles, mas por parte da FAB não houve recepção.

Sobre essa área, por parte da FAB é isso (palestra da COPAC em maio deste ano):

http://s1.postimg.org/qetmtd7kf/Aprensentacao_COPAC_2015_Page_1.jpg

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#12393 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 04, 2015 3:02 am

knigh7 escreveu:
Mathias escreveu:Eu achava que para integrar os dois sistemas e conferir as super capacidades do TILDS ao nosso LINK-BR deveria haver uma interseção de programas, processos, enfim, as coisas vão trabalhar juntas mas estanques, é isso?
Nossos Gripens não terão nada de datalink sueco. Aliás, era proposta da SAAB a ToT do data-link deles, mas por parte da FAB não houve recepção.

Aleluia que isso está esclarecido.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior

#12394 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 04, 2015 3:53 am

Pilotos de países estrangeiros fora da OTAN quando vão treinar na Suécia nem tem acesso ao link 16, inclusive os brasileiros.
Embora os suecos tivessem nos ofertado tecnologia do data-link desenvolvida por eles, extremamente sofisticada, fizemos bem em não deixá-los se meterem nessa área. Deixa que a gente continue desenvolvendo o nosso. Sem eles.

Como o mote dado a Gil Vicente: "Mais vale um burro que me carregue a um cavalo que me derrube".

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#12395 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 04, 2015 4:57 am

knigh7 escreveu:Pilotos de países estrangeiros fora da OTAN quando vão treinar na Suécia nem tem acesso ao link 16, inclusive os brasileiros.
Embora os suecos tivessem nos ofertado tecnologia do data-link desenvolvida por eles, extremamente sofisticada, fizemos bem em não deixá-los se meterem nessa área. Deixa que a gente continue desenvolvendo o nosso. Sem eles.

Como o mote dado a Gil Vicente: "Mais vale um burro que me carregue a um cavalo que me derrube".
Sim... exatamente isso... os nossos dois pilotos que foram para a Suécia tiveram acesso negado ao link 16.

Sim... temos que fazer o nosso e ficar com o nosso, já basta a quantidade de coisas que abandonamos no meio do caminho por conta dos 'espelhinhos'... não precisamos de mais um.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#12396 Mensagem por Justin Case » Qua Nov 04, 2015 7:34 am

Knigh7,
Não creio que estivesse falando de peso/potência, mas sim do uso da energia disponível durante as manobras.
Com um delta com menor enflechamento, o Rafale manobra melhor, mas também (devido ao maior angulo de ataque) consome mais energia (bleeding) devido ao arrasto induzido.

Justin

Edit: refere-se ao comentário das 19:28

Editado pela última vez por Justin Case em Qua Nov 04, 2015 8:39 am, em um total de 1 vez.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#12397 Mensagem por Justin Case » Qua Nov 04, 2015 8:19 am

Amigos,

O contrato do lote completo do Programa original F-5BR foi assinado no valor de US$ 245 milhões (47 aeronaves, desenvolvimento, ensaios, equipamentos de apoio, simuladores, estações de planejamento, treinamento, capacitação, estações de desenvolvimento de software, TOT de integração de sistemas/armas/sensores, HMD, data-link tático, offset, logística inicial, setup e estrutura de CLS, financiamento subsidiado - inclusive para atividades no Brasil). Na conta de padaria, US$ 5.2 milhões por aeronave. Resultado de um processo seletivo (e competitivo) criterioso.
Abraços,

Justin

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#12398 Mensagem por NovaTO » Qua Nov 04, 2015 8:50 am

knigh7 escreveu:

Sério que não terão TILDS? :shock:

Esse TILDS não é o sistema que permite aos Gripens em formação se transformarem em praticamente uma única aeronave? Ae não heim. :(

[]'s

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#12399 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 04, 2015 9:35 am

knigh7 escreveu:

Então mais um mito cai por terra.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#12400 Mensagem por Túlio » Qua Nov 04, 2015 11:08 am

knigh7 escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:SAAB vai oferecer o ‘Growler Gripen’ baseado no modelo F Brasileiro.

Saab believes India could still be a customer for the JAS 39 Gripen fighter despite the country’s apparent decision to purchase the Dassault Rafale fleet, according to Lennart Sindahl, the company’s senior executive vice president and head of SAAB Aeronautics.
“We’re looking into India again,” Sindahl confirmed. “They have for the moment decided for a direct buy of 36 Rafales and the former ‘commercial’ tender [MMRCA, for 126] is cancelled. However, they need a large amount of additional aircraft – several squadrons, in fact.”
Sindahl also made reference to other foreign customers in Saab’s line-of-sight. Among them are Thailand – a present Gripen operator, which is seeking more aircraft – Malaysia and Indonesia (both for fighters and airborne early warning platforms), and Colombia, which has declared an interest in replacing its IAI Kfir C-10 fleet.
Meanwhile, long-term commercial plans are assessing the viability of converting a variant of Gripen into an electronic warfare (EW) variant similar to how Boeing has adapted the F/A-18F Super Hornet into the EA-18G Growler.
“If you look into future combat scenarios, if you have a high-end air force with a broad threat situation, something like a ‘Growler Gripen’ would make a real difference,” Sindahl said.
“That‘s what we’re looking into, and that’s why it’s so good to have Brazil on board with the F-model.”

Download da materia completa em PDF: http://www.international-fighter.com/me ... /50607.pdf
Fonte: http://www.defenceiq.com/air-forces-and ... cipates-e/
Juliano Lisboa escreveu:Boa tarde, por favor depois deem uma olhada no pdf que postei no post acima. Interessante.
Olá, Juliano.

Agora que eu li.
PDF bastante interessante.

[009] [009] [009] [009] [009] [009]

EXCELENTE notícia! Até então era só argumento (reforçado por declarações da FAB) de que o F não seria um simples trainer mas também um caça para SpecOps tipo o F/A-18D; agora essa virada rumo a um similar ao Growler: FEROZ!!!

Tô dizendo, muita gente que se esbalda descendo a lenha no Gripen ainda vai queimar a língua. Nunca foi minha primeira escolha - :twisted: todo mundo sabe qual :twisted: - mas, após decisão da FAB/GF, apóio sem reservas. Será o nosso caça!

E doido para ver e fotografar os primeiros que começarem a operar na BACO. Deus me conceda vida e e saúde para poder ter este prazer.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Mathias
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#12401 Mensagem por Mathias » Qua Nov 04, 2015 12:20 pm

K7, você já provou que os Rússia e EUA não sabem fazer aviões porque a SAAB descobriu como fazer um caça com a metade do peso carregar quase e praticamente a mesma carga de um caça pesado sem perdas.

Deve ser por isso que a BOEING está tão empolgada com essa parceria coma SAAB, vai poder aposentar o F-15 e F-18 e colocar no lugar o Gripen-NG, inclusive agora com a versão growler!

FANTÁSTICO!

OBS: no aguardo daquela foto que te pedi faz uns meses.

“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12402 Mensagem por Túlio » Qua Nov 04, 2015 12:31 pm

E eu no aguardo de QUALQUER caça da FAB que alguma vez carregou e disparou tudo que era capaz de carregar e disparar... :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#12403 Mensagem por mmatuso » Qua Nov 04, 2015 12:37 pm

Túlio escreveu:E eu no aguardo de QUALQUER caça da FAB que alguma vez carregou e disparou tudo que era capaz de carregar e disparar... :lol:
Saindo do chão já é muita sorte.

Imagina voar carregado full e ainda disparar. [003]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#12404 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 04, 2015 12:44 pm

Túlio escreveu:E eu no aguardo de QUALQUER caça da FAB que alguma vez carregou e disparou tudo que era capaz de carregar e disparar... :lol:
Mas isso é porque a FAB nunca precisou. E quando precisar? A última guerra que estivemos foi a Segunda Guerra. Lá o nosso caça (alias, o melhor que já tivemos até hoje) carregou e disparou tudo que pode.

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12405 Mensagem por Túlio » Qua Nov 04, 2015 1:00 pm

Bolovo escreveu:
Mas isso é porque a FAB nunca precisou. E quando precisar? A última guerra que estivemos foi a Segunda Guerra. Lá o nosso caça (alias, o melhor que já tivemos até hoje) carregou e disparou tudo que pode.

Imagem

Verdade. Lembrar que ganhamos quase tudo de presente dos EUA... :wink: 8-]

Responder