TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É a questão do copo meio cheio ou meio vazio.
Se o design do Gripen NG já está fechado, não vamos participar de nada. Se ainda há trabalho por fazer, é um projeto arriscado, com problemas, e que vai ter o seu desempenho degradado.
A questão da sonda então, nem se fala. Se aquele projeto de sonda ao lado da cabine fosse tão horroroso muitos caças que usam exatamente a mesma configuração para reabastecimento estariam caindo por aí.
Enfim, fica chato ler todas essas especulações quando sabemos muito pouco de concreto sobre a aeronave, que ainda nem voou. Certamente a concorrência poderia ter sido melhor conduzida, demorado menos, etc, mas agora já escolhemos nosso caça e eu prefiro olhar para as oportunidades que podem surgir dele (que não serão poucas) caso a FAB, e principalmente o GF, tenham um pouquinho de comprometimento e ambição.
Sobre o Crepaldi, ou ele se expressou mal, ou a jornalista pegou uma frase dele solta de um entrevista mais longa (a clássica "frase de efeito"), e colocou de um jeito que deu margem a toda essa confusão. Ele fala bastante sobre novas possibilidades e projetos com os Suecos no futuro, então creio que pelo menos a possibilidade de desenvolvermos um sucessor do Gripen NG com os Suecos existe.
A concretização ou não dessa possibilidade não depende somente da FAB, e é uma decisão que, muito provavelmente, não será tomada pelo atual governo.
Se o design do Gripen NG já está fechado, não vamos participar de nada. Se ainda há trabalho por fazer, é um projeto arriscado, com problemas, e que vai ter o seu desempenho degradado.
A questão da sonda então, nem se fala. Se aquele projeto de sonda ao lado da cabine fosse tão horroroso muitos caças que usam exatamente a mesma configuração para reabastecimento estariam caindo por aí.
Enfim, fica chato ler todas essas especulações quando sabemos muito pouco de concreto sobre a aeronave, que ainda nem voou. Certamente a concorrência poderia ter sido melhor conduzida, demorado menos, etc, mas agora já escolhemos nosso caça e eu prefiro olhar para as oportunidades que podem surgir dele (que não serão poucas) caso a FAB, e principalmente o GF, tenham um pouquinho de comprometimento e ambição.
Sobre o Crepaldi, ou ele se expressou mal, ou a jornalista pegou uma frase dele solta de um entrevista mais longa (a clássica "frase de efeito"), e colocou de um jeito que deu margem a toda essa confusão. Ele fala bastante sobre novas possibilidades e projetos com os Suecos no futuro, então creio que pelo menos a possibilidade de desenvolvermos um sucessor do Gripen NG com os Suecos existe.
A concretização ou não dessa possibilidade não depende somente da FAB, e é uma decisão que, muito provavelmente, não será tomada pelo atual governo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A natureza dos problemas da asa do SH é outra. Estava relacionada com o mecanismo de dobragem da asa, que provocava efeitos aerodinâmicos indesejáveis.Ilya Ehrenburg escreveu:Antes de tudo, quero dizer-lhe: pessoas que surtam fazem-me rir.kirk escreveu: Olá senhor Ilya Ehrenburg,
Nas buenas, eu de fato não entendi sua colocação, vamos recapitular :
- O Lima "ouviu falar" que a raiz da asa (não sei o que seja isso) não concorda com o RBS 15 no pilone mais próximo da extremidade da asa, apesar que a intenção do mockup invariavelmente seja uma representação visual da realidade ...
- Outra questão é que a Saab colocou o RBS naquele pilone sem ninguém pedir ou discutir sobre o assunto, fez de iniciativa própria, não me parece que a configuração seja "pra inglés ver" ... mas uma representação de uma configuração real ...
- Depois o Senhor nos "brindou" com a "informação inédita" que o protótipo ainda não voou (um verdadeiro furo de reportagem), em seguida sentenciou que já havia nos avisado com a antecedência de um "sábio" que "falava das diferenças entre projetos e produtos prontos" ...
- Bom em PRIMEIRO lugar gostaria de saber como o Senhor sabe das tais "diferenças" se o protótipo ainda não voou ?
- Em SEGUNDO lugar eu gostaria de saber do que AFINAL o Senhor tem rido tanto ?
Grato antecipadamente por responder.
Recebi informações, as quais eu gostaria de confirmar com uma fonte primária, que os engenheiros da SAAB estão tendo que lhe dar com problemas advindos do comportamento aerodinâmico não esperado, anômalo, com a raiz da asa que ganhou maior espessura para abrigar o trem de pouso. Não foi a única dor de cabeça, problemas estruturais observados e carga alar acima do idealizado fariam parte. Falam em redesenho da asa. Pois...
Vamos lembrar que isto já aconteceu com outros projetos que ganharam massa e tamanho, caso do F-18. que na sua versão "E", alcunhada de Super Hornet, viu-se com alterações no desenho da asa e do LERX.
Projeto, é projeto. Sempre sabemos como iniciá-lo...
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eh bem por aí.Energys escreveu:Por que meu post teve uma frase apagada se a mesma nem ofensiva era? Interpelo a moderação e gostaria de um esclarecimento.Energys escreveu:Em 30 anos talvez nem o Brigadeiro nem nós estejamos mais vivos para ver.
Att.
Ainda assim, volto a escrevê-la para registro: Minha opinião é que essa polêmica que querem criar sobre a frase do Brigadeiro é apenas mais uma tentativa de fabricar uma tempestade em um copo d'água, assim como há essa tentativa no outro tópico sobre a sonda REVO do Gripen.
Att.
Na falta de algo concreto para criticar, factoides.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Censura agora?
Não se pode criticar nem o óbvio?
Vai começar a apelação do "Gripen, ame-o ou deixe-o!"?
Por favor, um pouco menos de vitimização ajudaria.
Não se pode criticar nem o óbvio?
Vai começar a apelação do "Gripen, ame-o ou deixe-o!"?
Por favor, um pouco menos de vitimização ajudaria.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que eu estou questionando é que algumas pessoas parecem ressaltar apenas um lado da moeda.
Tanto o positivo, quanto o negativo.
Aí fica um debate bipolar onde ou o Gripen é um caça fantástico, ou é uma porcaria.
Fica difícil ter um debate que chegue a algum lugar nessas condições. O caça vai ter algumas soluções de compromisso, vai ter qualidades e defeitos, percalços, etc.
Mas tudo isso é absolutamente normal.
Um pouco mais de equilíbrio nas colocações de todos ajudaria um bocado a melhorar o nível do fórum.
Tanto o positivo, quanto o negativo.
Aí fica um debate bipolar onde ou o Gripen é um caça fantástico, ou é uma porcaria.
Fica difícil ter um debate que chegue a algum lugar nessas condições. O caça vai ter algumas soluções de compromisso, vai ter qualidades e defeitos, percalços, etc.
Mas tudo isso é absolutamente normal.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Censura? Criticar o óbvio?
O que de óbvio me parece é a tentativa de transformar uma declaração que tem todo um contexto e deve ser vista como uma visão mais ampliada, em um decreto, verdade incontestável, de que se usará um mesmo avião ad eternum. Uma deliberada tentativa de escandalizar algo que não tem o real potencial que se está tentando dar. O que realmente cabe críticas é o objetivo de transformar qualquer informação sobre o Gripen em algo indigno e patético, independente se merecido ou não.
Att.
O que de óbvio me parece é a tentativa de transformar uma declaração que tem todo um contexto e deve ser vista como uma visão mais ampliada, em um decreto, verdade incontestável, de que se usará um mesmo avião ad eternum. Uma deliberada tentativa de escandalizar algo que não tem o real potencial que se está tentando dar. O que realmente cabe críticas é o objetivo de transformar qualquer informação sobre o Gripen em algo indigno e patético, independente se merecido ou não.
Att.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezados,Penguin escreveu:Eh bem por aí.Energys escreveu:Por que meu post teve uma frase apagada se a mesma nem ofensiva era? Interpelo a moderação e gostaria de um esclarecimento.
Ainda assim, volto a escrevê-la para registro: Minha opinião é que essa polêmica que querem criar sobre a frase do Brigadeiro é apenas mais uma tentativa de fabricar uma tempestade em um copo d'água, assim como há essa tentativa no outro tópico sobre a sonda REVO do Gripen.
Att.
Na falta de algo concreto para criticar, factoides.
Infelizmente, o nível dos debates caiu de forma assustadora no DB. É visível o descontentado de alguns poucos e atuantes membros, por mais que lhes faltem coragem e caráter para assumir essa posição. Daí, na falta de argumentação para embasar um possível fracasso do projeto e até mesmo criticar a FAB pela escolha, não resta outra opção se não criar celeumas/factoides para incendiar o ambiente.
O PROSUB passou por isso e ao que parece com o FX-2 não será diferente, a não serem os atores desse teatro.
O mais irônico de tudo isso é que aqueles que atiram fogo no debate são os primeiros a se auto afirmarem vítimas de uma perseguição que não existe. Devem ser alunos da escola bolivariana.
Abraços,
Wesley
PS: Energys, também já tive um post apagado, por completo, e sem nenhuma justificativa.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pode criticar tudo.Mathias escreveu:Censura agora?
Não se pode criticar nem o óbvio?
Vai começar a apelação do "Gripen, ame-o ou deixe-o!"?
Por favor, um pouco menos de vitimização ajudaria.
Mas em casos como esse é salutar usar um "na minha opinião", "acho que" etc, pois não há registro algum de queixa ou reclamação sobre a posição do probe do Gripen. Essa reclamação existe apenas em fóruns brasileiros. Ou seja, factoides criado por especialistas de teclado brazucas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até agora só vi ataques pessoais, críticas às pessoas, ofensas eufemísticas muito mal disfarçadas; e nada, nenhum argumento minimamente útil que possa contrariar os fatos aqui apresentados.
Não há factóides, por mais que vocês tentem nomear notícias e informações em primeira mão como tal.
O Brig Crepaldi disse, LITERALMENTE, que o Gripen pode voar 50 anos na FAB, ponto final!
Não tem esse mimimi de factóide nem essa balela de baixo nível. O cara disse, está entre aspas.
A sonda? É sim mal colocada, o filme postado mostra isso sem margem de dúvida.
Factóide é, isso sim, dizer que precisar olhar a +90º do eixo do avião para fazer um complexo e difícil REVO é a mais natural das posições.
Procurem outro argumento que não seja o ataque pessoal e a desqualificação, essa é uma reação primitiva e arcaica, quando não uma tática de uns poucos. Não se deixem contaminar.
ISSO sim, o ataque pessoal ainda que mal disfarçado, rebaixa o nível dos debates.
ISSO sim é apelação para baixaria, típico recurso de quem não tem argumento.
Eu particularmente não precisei atacar ninguém, nem ofender, nem insinuar ofensas sobre pessoas para colocar meus pontos de vista.
Lamento que se queira mudar os FATOS e a REALIDADE atacando quem os trás ao debate, isso é uma recurso pobre até mesmo espiritualmente. Imagina, rasgar o jornal a cada notícia ruim lida!
Mas eu acho que é só a falta de argumentos mesmo, coisa de certa forma perdoável quando feita inocentemente, como acho ser o caso "de alguns".
Não há factóides, por mais que vocês tentem nomear notícias e informações em primeira mão como tal.
O Brig Crepaldi disse, LITERALMENTE, que o Gripen pode voar 50 anos na FAB, ponto final!
Não tem esse mimimi de factóide nem essa balela de baixo nível. O cara disse, está entre aspas.
A sonda? É sim mal colocada, o filme postado mostra isso sem margem de dúvida.
Factóide é, isso sim, dizer que precisar olhar a +90º do eixo do avião para fazer um complexo e difícil REVO é a mais natural das posições.
Procurem outro argumento que não seja o ataque pessoal e a desqualificação, essa é uma reação primitiva e arcaica, quando não uma tática de uns poucos. Não se deixem contaminar.
ISSO sim, o ataque pessoal ainda que mal disfarçado, rebaixa o nível dos debates.
ISSO sim é apelação para baixaria, típico recurso de quem não tem argumento.
Eu particularmente não precisei atacar ninguém, nem ofender, nem insinuar ofensas sobre pessoas para colocar meus pontos de vista.
Lamento que se queira mudar os FATOS e a REALIDADE atacando quem os trás ao debate, isso é uma recurso pobre até mesmo espiritualmente. Imagina, rasgar o jornal a cada notícia ruim lida!
Mas eu acho que é só a falta de argumentos mesmo, coisa de certa forma perdoável quando feita inocentemente, como acho ser o caso "de alguns".
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Santiago,Penguin escreveu:Pode criticar tudo.Mathias escreveu:Censura agora?
Não se pode criticar nem o óbvio?
Vai começar a apelação do "Gripen, ame-o ou deixe-o!"?
Por favor, um pouco menos de vitimização ajudaria.
Mas em casos como esse é salutar usar um "na minha opinião", "acho que" etc, pois não há registro algum de queixa ou reclamação sobre a posição do probe do Gripen. Essa reclamação existe apenas em fóruns brasileiros. Ou seja, factoides criado por especialistas de teclado brazucas.
http://www.aereo.jor.br/2011/11/11/as-l ... -na-libia/
É só ir lá no tópico do Gripen que está lá. http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... tart=12345Outra área de foco é a necessidade de aumentar o treinamento de reabastecimento aéreo (REVO), disse Gustafsson. A localização da sonda de reabastecimento do Gripen, localizada um pouco atrás do piloto, necessita de treinamento extra para que o processo se torne mais confortável. Isso também significa um maior acesso aos C-130 de reabastecimento da Força Aérea, que estava ainda na sua fase de demonstração durante a operação na Líbia
Enfim, só coloquei isso aqui para ilustrar que os próprios suecos admitiram que é necessário mais treinamento para que o REVO se torne mais confortável por conta da posição da sonda de reabastecimento do Gripen. Quem falou isso não foi um 'especialista de teclado brazuca' criando factóides.
A bem da verdade REVO não é lá uma prioridade muito grande para FA Sueca já que eles operam a maior parte do tempo localmente.
Enfim... não vou debater isso nesse tópico, mas é bom ilustrar.
[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá pessoal,
estou evitando dar minha opinião, mas vou fazer pequenas observações.
1- Brigadeiro Crepaldi disse que o Gripen voa por 50 anos. Isso é a opinião dele, quando era o responsável pelo COPAC não pode decidir nada, quem decide é o comandante supremo das forças armadas, o Presidente. Logo se entrar um que queira o X-wing bate o martelo e ponto. Feito.
2- Sobre a sonda Revo do Gripen, não vejo nada demais a sua posição, vi o video uma dezena de vezes e nada de anormal. No tal 50 segundos que o cara olha pra sonda, foi uma olhada rápida e ela já estava engatada a tempos. Não vi batendo nem várias tentativas, etc. Me pareceu um procedimento normal e corriqueiro.
Mas são minhas opiniões.
abraços
estou evitando dar minha opinião, mas vou fazer pequenas observações.
1- Brigadeiro Crepaldi disse que o Gripen voa por 50 anos. Isso é a opinião dele, quando era o responsável pelo COPAC não pode decidir nada, quem decide é o comandante supremo das forças armadas, o Presidente. Logo se entrar um que queira o X-wing bate o martelo e ponto. Feito.
2- Sobre a sonda Revo do Gripen, não vejo nada demais a sua posição, vi o video uma dezena de vezes e nada de anormal. No tal 50 segundos que o cara olha pra sonda, foi uma olhada rápida e ela já estava engatada a tempos. Não vi batendo nem várias tentativas, etc. Me pareceu um procedimento normal e corriqueiro.
Mas são minhas opiniões.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Juliano, quem pitocou foi o 2º piloto, do assento de trás, esse sim numa posição confortável.
O que olhou a cesta lateralmente e para trás aos 50 seg do vídeo foi o 1º piloto, esse sim numa posição semelhante a de um Gripen monoposto mas que não fez nada , só ficou filmando.
Meu Deus do céu, até a Força Aérea sueca admite isso!
O que olhou a cesta lateralmente e para trás aos 50 seg do vídeo foi o 1º piloto, esse sim numa posição semelhante a de um Gripen monoposto mas que não fez nada , só ficou filmando.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria legal uma conversa com os dois pilotos brasileiros que voaram o Gripen. Provavelmente fizeram Revo e podem dar uma opinião definitiva.
Abraços
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sobre os 50 anos do Gripen. O AMX ta quase com 30 anos, modernizado vai voar mais uns 15 anos. 45 só de AMX. F5 já estão aqui desde 1972 se não me engano. Vão ser retirados de serviço quando? 2025? Só aí são 53 anos...