JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#12301 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 24, 2015 12:13 pm

E nem seria necessário. O bico fica ao lado da face do piloto, vide imagem no link:
(Estou digitando do celular, com bastante restrições)


http://www.google.com.br/search?q=gripe ... o6KaH-M%3A




kirk
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Re: JAS-39 Gripen

#12302 Mensagem por kirk » Sáb Out 24, 2015 1:27 pm

joao fernando escreveu:
Mathias escreveu:Full operational, tem esse detalhe.
O Gripen-NGBr alcançará este status (FOC) em 2026.
E testado em combate. Já o nosso como não mete medo será testado na paz
E qual opção o colega recomendaria para a FAB ? ... já que nossa FA não deve entender nada de escolha de caça, e infelizmente deixou alguns "especialistas" aqui do nosso fórum de fora da decisão ...




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Re: JAS-39 Gripen

#12303 Mensagem por kirk » Sáb Out 24, 2015 1:55 pm

Sabre escreveu:
bcorreia escreveu: Mas com o painel de instrumentos 5k 21:9 netflix ready dos E/F brasileiros não seria jogo instalar uma câmera na probe dos aviões para ajudar nessa manobra?
Correia,

Acredito que não será necessário. O piloto não olha para o probe durante a manobra. Olha para frente.

Se olhar para o probe irá bangornar e não conseguirá plugar.

Abs
Não acredito que a posição do probe no Gripen seja um problema, não li nenhuma reclamação a respeito, aliás, acho muito melhor que um probe fixo na frente do piloto ... sem falar no prejuízo ao RCS ...




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Re: JAS-39 Gripen

#12304 Mensagem por Energys » Sáb Out 24, 2015 2:22 pm

Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.

Att.

Imagem




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Re: JAS-39 Gripen

#12305 Mensagem por kirk » Sáb Out 24, 2015 2:34 pm

FXM RESPONDE CROÁCIA RESPEITANTE AO GRIPEN
2015/10/24
FXM, a Defesa sueco uma de d Exportação Agência de Segurança, respondeu hoje, Sexta-feira 23 de outubro de a um pedido de informações da Croácia respeitante à aquisição de aeronaves Gripen. O pedido diz respeito a 8 a 12 recém-construído aeronaves do modelo C / D.

O pedido de informações que respondeu a FXM foi enviado do Ministério da Defesa croata em junho deste ano. Suécia teve um diálogo positivo com a Croácia sobre o Gripen desde o ano de 2007. Com a resposta de hoje FXM faz questão de sublinhar que a Croácia é visto como um possível futuro parceiro valioso Gripen em uma importante região em que outros países já estão voando o Gripen.

JAS Gripen está operacional na República Checa, Hungria, Suécia, África do Sul e Tailândia. O Brasil tem obtido a próxima geração do Gripen, Gripen NG. FXM está a negociar com o Brasil sobre uma solução provisória sobre Gripen C / D. FXM também está negociando com a Eslováquia, também aqui as negociações dizem respeito ao Gripen C / D.
http://fxm.se/en/fxm-responds-croatia-c ... he-gripen/




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Re: JAS-39 Gripen

#12306 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 24, 2015 3:19 pm

Energys escreveu:Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.

Att.

Imagem
O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.

Nao e' exatamente segredo que o projeto original do Gripen nao previa sonda e esse foi o unico lugar aonde foi possivel a sua instalacao.

Mas tendo dito isso, esse tipo de instalacao nao e algo Inedito e existem procedimentos especificos para revo assim.

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Re: JAS-39 Gripen

#12307 Mensagem por Energys » Sáb Out 24, 2015 3:36 pm

Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.

'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.

A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.

Att.




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Re: JAS-39 Gripen

#12308 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 24, 2015 3:48 pm

Energys escreveu:Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.

'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.

A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.

Att.
Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.

Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.

Não é o fim do mundo.

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Re: JAS-39 Gripen

#12309 Mensagem por pampa_01 » Sáb Out 24, 2015 4:13 pm

A cada volta da Terra fica mais claro que esse -NG é uma gambiarra só. Uma Bost@ voadora. opss, ele ainda não voa.
Tá bom, a FAB gosta de minimalismos, e claro garantir uns cobres após a baixa..... PQP.




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Re: JAS-39 Gripen

#12310 Mensagem por Penguin » Sáb Out 24, 2015 4:15 pm

Carlos Lima escreveu:
Energys escreveu:Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.

Att.

Imagem
O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.

Nao e' exatamente segredo que o projeto original do Gripen nao previa sonda e esse foi o unico lugar aonde foi possivel a sua instalacao.

Mas tendo dito isso, esse tipo de instalacao nao e algo Inedito e existem procedimentos especificos para revo assim.

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Se a sonda do Gripen fosse fixa, ela poderia ser instalada em qualquer lugar.
Mas por alguma razão, os suecos preferiram o caminho mais difícil, o de fazer uma sonda retrátil que desaparece completamente quando não em uso.

Aliás, os únicos caças atuais que usam sondas fixas são o FC-1:
Imagem

Rafale:
Imagem

J-10:
Imagem

Basicamente um cano emendado na fuselagem.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#12311 Mensagem por kirk » Sáb Out 24, 2015 4:28 pm

Carlos Lima escreveu:
Energys escreveu:Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.

'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.

A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.

Att.
Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.

Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.

Não é o fim do mundo.

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Muito interessante essa sua teoria sobre a "dificuldade" de se usar a visão periférica e a cesta batendo em todo lado, considerando que para o F-22 e F-16 o probe de reabastecimento fica no ponto "cego" dos pilotos ... nas costas dos pilotos ... mas o Gripen é um problemão, uma gambiarra ... :D

Imagem

Imagem

Com agravante que não existe cesta, mas um ponto duro para possibilitar o encaixe ! 8-]

'Fred Kruger' deve estar rolando no túmulo ... de tanto rir ! :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#12312 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 24, 2015 4:32 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.

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Mas por alguma razão, os suecos preferiram o caminho mais difícil, o de fazer uma sonda retrátil que desaparece completamente quando não em uso.

Aliás, os únicos caças atuais que usam sondas fixas são o FC-1:
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Rafale:
Imagem

J-10:
Imagem

Basicamente um cano emendado na fuselagem.
Assim como o Harrier, não havia outra alternativa de onde colocar a tal da sonda.

Um montão de possibilidades foram pensadas, mas a consultoria inglesa que foi utilizada no projeto chegou a conclusão que essa era a melhor.

Existem desafios específicos porque a posição não é tão "natural" para a visão do piloto como em outras aeronaves, mas existem procedimentos para o REVO com a sonda nessa posição.

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Re: JAS-39 Gripen

#12313 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 24, 2015 4:39 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.

Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.

Não é o fim do mundo.

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Com agravante que não existe cesta, mas um ponto duro para possibilitar o encaixe ! 8-]

'Fred Kruger' deve estar rolando no túmulo ... de tanto rir ! :lol:
Kirk,

Aeronaves como o F-16 , F-22 , etc utilizam a lança que também tem os seus próprios desafios, mas o procedimento está muito mais sob controle tanto para a aeronave reabastecedora quanto para a aeronave sendo reabastecida porque a lança é controlada manualmente.

No caso da cesta a aeronave reabastecedora tem menos chance de interferir e o trabalho fica mais concentrado na aeronave sendo reabastecida. E é por isso que ao ter uma sonda "ao lado" a coisa é um pouco mais díficil para o piloto.

E não é uma gambiarra... não usei essa palavra e portanto vamos parar com a tentativa de infantilizar a conversa, ok?

É a solução que foi encontrada porque a aeronave não foi projetada originalmente para fazer REVO.

Querendo ou não essa é a realidade do projeto, mas existem procedimentos para isso.

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Re: JAS-39 Gripen

#12314 Mensagem por bcorreia » Sáb Out 24, 2015 4:40 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.

Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.

Não é o fim do mundo.

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Muito interessante essa sua teoria sobre a "dificuldade" de se usar a visão periférica e a cesta batendo em todo lado, considerando que para o F-22 e F-16 o probe de reabastecimento fica no ponto "cego" dos pilotos ... nas costas dos pilotos ... mas o Gripen é um problemão, uma gambiarra ... :D

Imagem

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Com agravante que não existe cesta, mas um ponto duro para possibilitar o encaixe ! 8-]

'Fred Kruger' deve estar rolando no túmulo ... de tanto rir ! :lol:
Mas quem manobra essa probe é o operador no tanker, na cesta o encaixe da probe fica totalmente a cargo do piloto do avião a ser reabastecido.




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Re: JAS-39 Gripen

#12315 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 24, 2015 4:44 pm

bcorreia escreveu: Mas quem manobra essa probe é o operador no tanker, na cesta o encaixe da probe fica totalmente a cargo do piloto do avião a ser reabastecido.
Exatamente.

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