JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
E nem seria necessário. O bico fica ao lado da face do piloto, vide imagem no link:
(Estou digitando do celular, com bastante restrições)
http://www.google.com.br/search?q=gripe ... o6KaH-M%3A
(Estou digitando do celular, com bastante restrições)
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Re: JAS-39 Gripen
E qual opção o colega recomendaria para a FAB ? ... já que nossa FA não deve entender nada de escolha de caça, e infelizmente deixou alguns "especialistas" aqui do nosso fórum de fora da decisão ...joao fernando escreveu:E testado em combate. Já o nosso como não mete medo será testado na pazMathias escreveu:Full operational, tem esse detalhe.
O Gripen-NGBr alcançará este status (FOC) em 2026.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: JAS-39 Gripen
Não acredito que a posição do probe no Gripen seja um problema, não li nenhuma reclamação a respeito, aliás, acho muito melhor que um probe fixo na frente do piloto ... sem falar no prejuízo ao RCS ...Sabre escreveu:Correia,bcorreia escreveu: Mas com o painel de instrumentos 5k 21:9 netflix ready dos E/F brasileiros não seria jogo instalar uma câmera na probe dos aviões para ajudar nessa manobra?
Acredito que não será necessário. O piloto não olha para o probe durante a manobra. Olha para frente.
Se olhar para o probe irá bangornar e não conseguirá plugar.
Abs
[] kirk
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Re: JAS-39 Gripen
Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.
Att.

Att.
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Re: JAS-39 Gripen
FXM RESPONDE CROÁCIA RESPEITANTE AO GRIPEN
2015/10/24
FXM, a Defesa sueco uma de d Exportação Agência de Segurança, respondeu hoje, Sexta-feira 23 de outubro de a um pedido de informações da Croácia respeitante à aquisição de aeronaves Gripen. O pedido diz respeito a 8 a 12 recém-construído aeronaves do modelo C / D.
O pedido de informações que respondeu a FXM foi enviado do Ministério da Defesa croata em junho deste ano. Suécia teve um diálogo positivo com a Croácia sobre o Gripen desde o ano de 2007. Com a resposta de hoje FXM faz questão de sublinhar que a Croácia é visto como um possível futuro parceiro valioso Gripen em uma importante região em que outros países já estão voando o Gripen.
JAS Gripen está operacional na República Checa, Hungria, Suécia, África do Sul e Tailândia. O Brasil tem obtido a próxima geração do Gripen, Gripen NG. FXM está a negociar com o Brasil sobre uma solução provisória sobre Gripen C / D. FXM também está negociando com a Eslováquia, também aqui as negociações dizem respeito ao Gripen C / D.
http://fxm.se/en/fxm-responds-croatia-c ... he-gripen/
2015/10/24
FXM, a Defesa sueco uma de d Exportação Agência de Segurança, respondeu hoje, Sexta-feira 23 de outubro de a um pedido de informações da Croácia respeitante à aquisição de aeronaves Gripen. O pedido diz respeito a 8 a 12 recém-construído aeronaves do modelo C / D.
O pedido de informações que respondeu a FXM foi enviado do Ministério da Defesa croata em junho deste ano. Suécia teve um diálogo positivo com a Croácia sobre o Gripen desde o ano de 2007. Com a resposta de hoje FXM faz questão de sublinhar que a Croácia é visto como um possível futuro parceiro valioso Gripen em uma importante região em que outros países já estão voando o Gripen.
JAS Gripen está operacional na República Checa, Hungria, Suécia, África do Sul e Tailândia. O Brasil tem obtido a próxima geração do Gripen, Gripen NG. FXM está a negociar com o Brasil sobre uma solução provisória sobre Gripen C / D. FXM também está negociando com a Eslováquia, também aqui as negociações dizem respeito ao Gripen C / D.
http://fxm.se/en/fxm-responds-croatia-c ... he-gripen/
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.Energys escreveu:Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.
Att.
Nao e' exatamente segredo que o projeto original do Gripen nao previa sonda e esse foi o unico lugar aonde foi possivel a sua instalacao.
Mas tendo dito isso, esse tipo de instalacao nao e algo Inedito e existem procedimentos especificos para revo assim.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima 

- Energys
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Re: JAS-39 Gripen
Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.
'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.
A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.
Att.
'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.
A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.
Att.
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Re: JAS-39 Gripen
Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.Energys escreveu:Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.
'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.
A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.
Att.
Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.
Não é o fim do mundo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: JAS-39 Gripen
A cada volta da Terra fica mais claro que esse -NG é uma gambiarra só. Uma Bost@ voadora. opss, ele ainda não voa.
Tá bom, a FAB gosta de minimalismos, e claro garantir uns cobres após a baixa..... PQP.
Tá bom, a FAB gosta de minimalismos, e claro garantir uns cobres após a baixa..... PQP.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
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Re: JAS-39 Gripen
Se a sonda do Gripen fosse fixa, ela poderia ser instalada em qualquer lugar.Carlos Lima escreveu:O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.Energys escreveu:Não me parece, pela imagem, que um piloto de Gripen necessite ser um "milagreiro" para reabastecê-lo em voo.
Att.
Nao e' exatamente segredo que o projeto original do Gripen nao previa sonda e esse foi o unico lugar aonde foi possivel a sua instalacao.
Mas tendo dito isso, esse tipo de instalacao nao e algo Inedito e existem procedimentos especificos para revo assim.
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CB
Mas por alguma razão, os suecos preferiram o caminho mais difícil, o de fazer uma sonda retrátil que desaparece completamente quando não em uso.
Aliás, os únicos caças atuais que usam sondas fixas são o FC-1:

Rafale:
J-10:

Basicamente um cano emendado na fuselagem.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Muito interessante essa sua teoria sobre a "dificuldade" de se usar a visão periférica e a cesta batendo em todo lado, considerando que para o F-22 e F-16 o probe de reabastecimento fica no ponto "cego" dos pilotos ... nas costas dos pilotos ... mas o Gripen é um problemão, uma gambiarra ...Carlos Lima escreveu:Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.Energys escreveu:Chicotear sonda REVO é a coisa mais comum. Quantos bicos de AMX e nariz de F-5 a FAB perdeu (ou teve que restaurar) por conta disso? Vários.
'Fred Kruger' era a sonda dos KC-137, que era de metal. A coisa mudou muito.
A imagem me parece clara quanto a possibilidade de visão do piloto na manobra e não apenas a periférica.
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Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.
Não é o fim do mundo.
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CB_Lima
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Com agravante que não existe cesta, mas um ponto duro para possibilitar o encaixe !
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
'Fred Kruger' deve estar rolando no túmulo ... de tanto rir !

[] kirk
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Re: JAS-39 Gripen
Assim como o Harrier, não havia outra alternativa de onde colocar a tal da sonda.Penguin escreveu:Se a sonda do Gripen fosse fixa, ela poderia ser instalada em qualquer lugar.Carlos Lima escreveu: O pessoal do harrier que tem a sonda na mesma posicao nao gosta porque a cesta bate no cockpit e dependendo das condicoes meteorologicas o probe e o cockpit tomam muita chicotada ao estilo 'Fred Kruger' alem de ser um pouco mais dificil em determinadas condicoes voce ter que lidar com a sua visao periferica.
Nao e' exatamente segredo que o projeto original do Gripen nao previa sonda e esse foi o unico lugar aonde foi possivel a sua instalacao.
Mas tendo dito isso, esse tipo de instalacao nao e algo Inedito e existem procedimentos especificos para revo assim.
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Mas por alguma razão, os suecos preferiram o caminho mais difícil, o de fazer uma sonda retrátil que desaparece completamente quando não em uso.
Aliás, os únicos caças atuais que usam sondas fixas são o FC-1:
Rafale:
J-10:
Basicamente um cano emendado na fuselagem.
Um montão de possibilidades foram pensadas, mas a consultoria inglesa que foi utilizada no projeto chegou a conclusão que essa era a melhor.
Existem desafios específicos porque a posição não é tão "natural" para a visão do piloto como em outras aeronaves, mas existem procedimentos para o REVO com a sonda nessa posição.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: JAS-39 Gripen
Kirk,kirk escreveu:Muito interessante essa sua teoria sobre a "dificuldade" de se usar a visão periférica e a cesta batendo em todo lado, considerando que para o F-22 e F-16 o probe de reabastecimento fica no ponto "cego" dos pilotos ... nas costas dos pilotos ... mas o Gripen é um problemão, uma gambiarra ...Carlos Lima escreveu: Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.
Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.
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CB_Lima![]()
Com agravante que não existe cesta, mas um ponto duro para possibilitar o encaixe !
'Fred Kruger' deve estar rolando no túmulo ... de tanto rir !
Aeronaves como o F-16 , F-22 , etc utilizam a lança que também tem os seus próprios desafios, mas o procedimento está muito mais sob controle tanto para a aeronave reabastecedora quanto para a aeronave sendo reabastecida porque a lança é controlada manualmente.
No caso da cesta a aeronave reabastecedora tem menos chance de interferir e o trabalho fica mais concentrado na aeronave sendo reabastecida. E é por isso que ao ter uma sonda "ao lado" a coisa é um pouco mais díficil para o piloto.
E não é uma gambiarra... não usei essa palavra e portanto vamos parar com a tentativa de infantilizar a conversa, ok?
É a solução que foi encontrada porque a aeronave não foi projetada originalmente para fazer REVO.
Querendo ou não essa é a realidade do projeto, mas existem procedimentos para isso.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: JAS-39 Gripen
Mas quem manobra essa probe é o operador no tanker, na cesta o encaixe da probe fica totalmente a cargo do piloto do avião a ser reabastecido.kirk escreveu:Muito interessante essa sua teoria sobre a "dificuldade" de se usar a visão periférica e a cesta batendo em todo lado, considerando que para o F-22 e F-16 o probe de reabastecimento fica no ponto "cego" dos pilotos ... nas costas dos pilotos ... mas o Gripen é um problemão, uma gambiarra ...Carlos Lima escreveu: Por conta dessa história do que acontece com os bicos que o pessoal do Harrier não gosta da cesta dando pancada no cockpit e a proximidade da entrada de ar.
Essa não é a melhor posição para uma sonda, mas depois de todos esses anos existem técnicas para lidar com isso.
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Re: JAS-39 Gripen
Exatamente.bcorreia escreveu: Mas quem manobra essa probe é o operador no tanker, na cesta o encaixe da probe fica totalmente a cargo do piloto do avião a ser reabastecido.
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