Túlio escreveu:Ckrauslo escreveu:
Na realidade moura, essas são as mais comuns, pois elas são nível 4 de cerâmica, são usadas pelas forças armadas, as mais levinhas de 1,5kg são feitas de UHMWPE que são apenas nível 3.
E ainda assim, as mais comuns de nível 3, pesam ai em torno de uns 2,2 a 2,4 kg
UHMWPE é um material muito caro, que tem uma validade relativamente curta, então para forças regulares ele não vai ser muito utilizado, considere-se com muita sorte meu caro.
O problema para uso Policial é que o colete balístico tende a pesar bem mais à frente (já que ou vai estar inserido em um colete tático ou fazer parte dele), onde vai estar um monte de kôza, desde carregadores extras até alicate corta-fio. No Curso do dia 04/10 experimentei um - emprestado - e, em posição 90º (e Instrutor adora mandar a gente ficar assim - arma apontada para o alvo e depois começa a arengar) mal aguentava 5 min, depois tinha que baixar para 45º (espera). O que pega é que se está com a coluna à frente e membros dobrados. Estresse pega direto (objetivo do Instrutor).
Em termos de uso Militar, a coluna e membros vão sofrer mais ainda (com mochila) pois, estando com o corpo inclinado à frente, o peso todo se concentra em uma área relativamente pequena do corpo. Nessa modalidade, preferiria aproveitar minhas joelheiras e ficar na posição 2, com muito mais base...
Se esta pesando mais na frente, você tem que organizar o colete melhor, para tentar igualar tudo, e re-distribuir melhor o equipamento todo carregado, justamente para quando usar mochila, você evite problemas sérios na coluna.
Policiais da SWAT nos EUA, levam alicates etc nas costas do colete para o acesso de terceiros.
E como eu disse no Colete deve estar apenas o necessário operacional, 6 carregadores de fuzil esta mais do que bom para um soldado durante uma guerra que é quem participaria de tiroteios mais longos e intensos, certamente estaria o suficiente para policiais de OPESP, Outro truque legal, é que nas mochilas molle, no lugar de simplesmente guardar os carregadores dentro da mochila, você poderia prender um bolso externo médio, para carregar apenas mais carregadores de fuzil, facilitando o acesso a eles.
Pois se o tiroteio ficar tão intenso ao ponto de você gastar 6 carregadores, você certamente estará parado se protegendo de trás de cobertura com seus companheiros, o que lhe daria cobertura suficiente para recarregar e re-manejar equipamentos.
E isso é o que é ensinado nas FFAA americanas, e na SWAT também.
você tem que otimizar o que carrega em seu colete
6 carregadores de FAL 7,62 fica com um peso de mais o menos "Seguindo listagem de peso dada pelos fabricantes"
1 carregador de Aço vazio de FAL 7,62 pesa 250 gramas "0.550 pounds"
a 7,62x51 Nato pesa 11 gramas isso multiplicado por 20 "20 cartuchos em um carregador" da 220 gramas
Mais o peso de um carregador da 470 gramas isso multiplicado por 6 dá 2,82kg
Adicionado ao peso do colete CIRAS junto com placas balísticas que é de 5kg da 7,82kg
1 kit IFAK "APH" bem montado com tesoura, torniquetes, luvas, anti-séptico, linha e agulha, ataduras, gaze, analgésico e bandagem
Da ai por volta de uns 400 gramas
O alicate eu não faço ideia mas vamos ai extrapolar 3 kg
ficaria ai por volta de 11,22kg
Como em uma unidade deve se haver a divisão de tarefas, não vai ser todo mundo que vai carregar a mesma coisa, o que tiraria a necessidade do operador de carregar virtualmente tudo.
adicionando ai, 4kg do fuzil, 1,5kg da pistola, umas 300 gramas de 2 carregadores de pistola.
algumas granadas de efeito moral.
E pronto fechou uns 15 ou 16 kg de peso diretamente no corpo.
Ta mais do que ideal, o resto se leva em uma mochila, pois em caso de necessidade, ela pode ser retirada e o operador combater primariamente com aquilo que ele tem no corpo, caso haja necessidade ele pode buscar mais na mochila que estará ao seu lado.
Agora se for apenas uma ação de assalto, que é caracterizada ai por no máximo umas 4 horas.
não vai ser necessário levar muito peso extra,
Agora se for uma patrulha de 2 a 3 dias, ai é outros 500
Mas em seu corpo você deve priorizar levar apenas o mais vitalmente necessário, extra você leva em uma mochila.