Crepaldi da FAB disse que os F seriam utilizados para outras funções.Carlos Lima escreveu:Penguin escreveu: Muito interessante!![]()
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Eu falei isso meses atrás...
Não faz sentido termos uma versão de treinamento... seria melhor investimento o "F" virar um Growler.
Vou cobrar o meu Copyright!!!![]()
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CB_Lima
JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen
Qual é o motivo de se desprezar tudo o que se refere ao Gripen ???Alcantara escreveu:Primeiro. O produto pode ser da Selex, mas quem está desenvolvendo a tecnologia é a Angstrom Aerospace (AAC), uma empresa sueca.LeandroGCard escreveu:E quanto aos sensores de nitreto de gálio, eles são um produto da Selex, uma empresa que nem sueca é, e estão disponíveis no mercado para qualquer um que quiser comprar. Então porque só para o NG é que eles são um diferencial? Poderíamos tê-los solicitado para instalação em qualquer avião que escolhêssemos.
Segundo. Se está disponível no mercado, e quem quiser pode comprar, porque então não está nos outros caças? Se eu estiver errado, indique por obséquio um outro caça que se utilize de nitreto de gálio também em outros sensores que não no radar AESA.
Obs: só para constar... 05/10/2015, segunda-feira, página 5111 deste tópico (o Oficial do FX-2):
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 9#p5425819
Todos os sensores, contra-medidas, radar, NCW, SatCom, raio de combate, nada demais ... basta pegar um F-5 e comprar os aviônicos no mercado e pronto ...
Será que você pensa assim mesmo Leandro ?
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: JAS-39 Gripen
Grande notícia Juliano !Juliano Lisboa escreveu:SAAB vai oferecer o ‘Growler Gripen’ baseado no modelo F Brasileiro.
Saab believes India could still be a customer for the JAS 39 Gripen fighter despite the country’s apparent decision to purchase the Dassault Rafale fleet, according to Lennart Sindahl, the company’s senior executive vice president and head of SAAB Aeronautics.
“We’re looking into India again,” Sindahl confirmed. “They have for the moment decided for a direct buy of 36 Rafales and the former ‘commercial’ tender [MMRCA, for 126] is cancelled. However, they need a large amount of additional aircraft – several squadrons, in fact.”
Sindahl also made reference to other foreign customers in Saab’s line-of-sight. Among them are Thailand – a present Gripen operator, which is seeking more aircraft – Malaysia and Indonesia (both for fighters and airborne early warning platforms), and Colombia, which has declared an interest in replacing its IAI Kfir C-10 fleet.
Meanwhile, long-term commercial plans are assessing the viability of converting a variant of Gripen into an electronic warfare (EW) variant similar to how Boeing has adapted the F/A-18F Super Hornet into the EA-18G Growler.
“If you look into future combat scenarios, if you have a high-end air force with a broad threat situation, something like a ‘Growler Gripen’ would make a real difference,” Sindahl said.
“That‘s what we’re looking into, and that’s why it’s so good to have Brazil on board with the F-model.”
Download da materia completa em PDF: http://www.international-fighter.com/me ... /50607.pdf
Fonte: http://www.defenceiq.com/air-forces-and ... cipates-e/
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[] kirk
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Re: JAS-39 Gripen
E o Brasil vai estar envolvido diretamente neste desenvolvimento! Isso tudo só confirma o quão acertada foi a escolha da FAB!
.
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Re: JAS-39 Gripen
Pela última frase “That‘s what we’re looking into, and that’s why it’s so good to have Brazil on board with the F-model.”, somando-se ao que disse o Crepaldi, da a impressão que essa já era a intenção da FAB ...henriquejr escreveu:E o Brasil vai estar envolvido diretamente neste desenvolvimento! Isso tudo só confirma o quão acertada foi a escolha da FAB!
Bom para o Brasil, bom para a FAB e mais um produto Embraer no mercado de alta performance.
[] kirk
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- LeandroGCard
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Re: JAS-39 Gripen
FIZEMOS ALGO ASSIM com o F-5M, e não ouvi ninguém dizendo que ficou uma droga e foi dinheiro jogado fora.kirk escreveu:Qual é o motivo de se desprezar tudo o que se refere ao Gripen ???
Todos os sensores, contra-medidas, radar, NCW, SatCom, raio de combate, nada demais ... basta pegar um F-5 e comprar os aviônicos no mercado e pronto ...
Será que você pensa assim mesmo Leandro ?
Agora, o F-5 é realmente minúsculo, com aerodinâmica antiga, asas pequenas, motorização fraca e etc..., então não há mesmo muito espaço para evolução. Veja que até para colocar um radarzinho mínimo nele tiveram que retirar um dos canhões. O Gripen-NG tem praticamente o dobro do tamanho, com uma configuração aerodinâmica mais avançada, estrutura mais forte e etc..., então é evidente que dá para fazer muito mais com ele.
Mas se pegarmos um F-16, um M-2000 o outro avião do mesmo porte e instalarmos os sistemas atuais previstos para o Gripen-NG a diferença seria mínima. E porque não seria?
Leandro G. Card
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Re: JAS-39 Gripen
Acredito muito na questão da doutrina, cada força aérea tem sua maneira de ver as coisas, sua maneira de lutar de treinar e claro se também projeta e fabrica seus vetores de caça tal projeto estará em sintonia fina com sua doutrina, sua forma de pensar a guerra e de combater, sempre levando em conta as ameaças a que esteja sujeito ...LeandroGCard escreveu:FIZEMOS ALGO ASSIM com o F-5M, e não ouvi ninguém dizendo que ficou uma droga e foi dinheiro jogado fora.kirk escreveu:Qual é o motivo de se desprezar tudo o que se refere ao Gripen ???
Todos os sensores, contra-medidas, radar, NCW, SatCom, raio de combate, nada demais ... basta pegar um F-5 e comprar os aviônicos no mercado e pronto ...
Será que você pensa assim mesmo Leandro ?
Agora, o F-5 é realmente minúsculo, com aerodinâmica antiga, asas pequenas, motorização fraca e etc..., então não há mesmo muito espaço para evolução. Veja que até para colocar um radarzinho mínimo nele tiveram que retirar um dos canhões. O Gripen-NG tem praticamente o dobro do tamanho, com uma configuração aerodinâmica mais avançada, estrutura mais forte e etc..., então é evidente que dá para fazer muito mais com ele.
Mas se pegarmos um F-16, um M-2000 o outro avião do mesmo porte e instalarmos os sistemas atuais previstos para o Gripen-NG a diferença seria mínima. E porque não seria?
Leandro G. Card
A FAB é muito competente nisso, ela atribui os requisitos que considera importantes e de fato são criados produtos que tem boa aceitação no mercado mundial, desde seu embrião o Bandeirante operado por 14 países 50% são operadores militares ...T-25 universal, Tucano, Super Tucano, E/R-99, enfim são referências em suas categorias ... agora o KC-390 ...
Muito antes da escolha do Gripen, a END enfatizou fortemente uma diretriz para as operações das FFAAs em geral e especialmente na Força Aérea as "operações em rede" ... o chamado NCW que visa a otimização dos meios de defesa, ou seja, ... ao ler a END nunca se lê: precisamos de um avião de grande porte e poder de fogo para garantir a defesa de nosso País em número tal de unidades ... mas enfatiza: é desejável a que o novo avião da FAB seja fabricado e montado em partes ou em sua totalidade em solo brasileiro, isso visa não somente o desenvolvimento de nossa indústria de defesa e consequente independência, mas PRINCIPALMENTE o domínio total da manutenção da aeronave, fator que a FAB imputa como de maior relevância para a CAPACIDADE DE DEFESA ... E ... opere em rede com todo nosso sistema de defesa, sejam com meios aéreos, terrestres, marítimos e satélites.
Não digo que o Gripen tenha sido escolhido pela confluência das prerrogativas exigidas pela END, mas SE os decisores fosse levar em consideração as diretrizes da END ... a escolha não poderia ser outra ... se encaixou PERFEITAMENTE em tudo que determina a END.
Como disse no início, o PROJETO do Gripen foi idealizado para combater em rede (NCW) e para tanto conta com o melhor e mais complexo datalink do mundo capaz de suportar "N" operações simultâneas com um impressionante domínio da informação ... essa é a doutrina adotada para o Gripen ... e exatamente isso que a FAB preconizou na END ...
Respondendo a questão que levantou o F-16 ou outro avião qualquer foi PROJETADO para uma doutrina específica de operação que é absolutamente diferente da doutrina do Gripen, assim, nem Gripen nunca será um bom F-16 e muito menos um F-16 será um Gripen, cada um criado para uma doutrina de operação, PROJETADO para atender o que seu país "pensa" sobre combate aéreo.
No final ... nunca se trata de um melhor que outro ... trata-se da melhor doutrina para cada operador ... e não se trata apenas do caça em si ... mas de toda a infraestrutura de combate "encaixada" interoperante ... não adianta nada você ter um avião que fala chinês e outro que fale húngaro ... vai ser difícil se ter uma força coesa ...
[] kirk
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- NovaTO
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Re: JAS-39 Gripen
Finalmente uma nota interessante que sai da guerra entre Gripen E/F x "os outros"....
Tomara que esse conceito avance independente de os indianos comprarem ou não.
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Tomara que esse conceito avance independente de os indianos comprarem ou não.
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
O Gripen e o F-16 são bem parecidos em muitas coisas.
E ter um F-16 operando em ambiente NCW não é exatamente o fim do mundo (um exemplo local é que o Chile já faz isso a muito tempo... na verdade desde o F-5).
O que acontece é que o Gripen acima de tudo obedece a continuação da tradição sueca de combater e defender o seu território desde os tempos do Drakken, obviamente bastante evoluída com o tempo.
Se em um mundo diferente a Suécia por sei lá qual motivo tivesse decidido fazer o F-16 sob licença (junto com os outros países nórdicos) ao invés de criar o Gripen o modus operandi seria o mesmo do Gripen sem lá tanta diferença... (fazendo uso de pistas mais longas de fato!!)
Quando o F-16B60 foi criado com AESA e tudo... é uma aeronave que agora está virando o B61 e tem muita coisa ali de respeito anos antes do Gripen NG entrar em operação.
O M2k-9 é também uma aeronave super capaz, mas o projeto pelo visto parou e não vai continuar evoluindo, mas dada a oportunidade também poderia evoluir bastante.
O Gripen E será também uma boa aeronave quando entrar em serviço com AESA e o seu LINK BR (que é o que será instalado na nossa aeronave) e outros sistemas lá em 2024 quando ficar Full em serviço.
O Gripen F e uma provável versão de Guerra eletrônica promete, resta saber se vamos $$$$$$ comprar isso porque é um avião diferente de uma aeronave de treinamento e o preço é salgado.
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CB_Lima
E ter um F-16 operando em ambiente NCW não é exatamente o fim do mundo (um exemplo local é que o Chile já faz isso a muito tempo... na verdade desde o F-5).
O que acontece é que o Gripen acima de tudo obedece a continuação da tradição sueca de combater e defender o seu território desde os tempos do Drakken, obviamente bastante evoluída com o tempo.
Se em um mundo diferente a Suécia por sei lá qual motivo tivesse decidido fazer o F-16 sob licença (junto com os outros países nórdicos) ao invés de criar o Gripen o modus operandi seria o mesmo do Gripen sem lá tanta diferença... (fazendo uso de pistas mais longas de fato!!)
Quando o F-16B60 foi criado com AESA e tudo... é uma aeronave que agora está virando o B61 e tem muita coisa ali de respeito anos antes do Gripen NG entrar em operação.
O M2k-9 é também uma aeronave super capaz, mas o projeto pelo visto parou e não vai continuar evoluindo, mas dada a oportunidade também poderia evoluir bastante.
O Gripen E será também uma boa aeronave quando entrar em serviço com AESA e o seu LINK BR (que é o que será instalado na nossa aeronave) e outros sistemas lá em 2024 quando ficar Full em serviço.
O Gripen F e uma provável versão de Guerra eletrônica promete, resta saber se vamos $$$$$$ comprar isso porque é um avião diferente de uma aeronave de treinamento e o preço é salgado.
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: JAS-39 Gripen
Uai...pq não existem mais F5 novos de fabrica. Para isso temos o Gripen NG, o F5 do século 21kirk escreveu:Qual é o motivo de se desprezar tudo o que se refere ao Gripen ???Alcantara escreveu: Primeiro. O produto pode ser da Selex, mas quem está desenvolvendo a tecnologia é a Angstrom Aerospace (AAC), uma empresa sueca.
Segundo. Se está disponível no mercado, e quem quiser pode comprar, porque então não está nos outros caças? Se eu estiver errado, indique por obséquio um outro caça que se utilize de nitreto de gálio também em outros sensores que não no radar AESA.
Obs: só para constar... 05/10/2015, segunda-feira, página 5111 deste tópico (o Oficial do FX-2):
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 9#p5425819
Todos os sensores, contra-medidas, radar, NCW, SatCom, raio de combate, nada demais ... basta pegar um F-5 e comprar os aviônicos no mercado e pronto ...
Será que você pensa assim mesmo Leandro ?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: JAS-39 Gripen
Rapaz, quando leio que o Gripen F é o F-5 do século 21 me dá um desanimo tão grande...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: JAS-39 Gripen
Mas é exatamente essa a intenção de quem escreve tal coisa ... desinformar e menosprezar (na maioria das vezes, claro).J.Ricardo escreveu:Rapaz, quando leio que o Gripen F é o F-5 do século 21 me dá um desanimo tão grande...
Editado pela última vez por kirk em Qui Out 15, 2015 12:18 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen
O amigo que vive me chamando a atenção sobre a questão da "desinformação" vem fazendo o mesmo na questão do link-BR2 ... isso já foi discutido e esclarecido ... o link-BR vai operar simultaneamente ao TIDLS, aliás isso está MUITO CLARO considerando que tal tecnologia é uma das exigências da FAB ...Carlos Lima escreveu:O Gripen e o F-16 são bem parecidos em muitas coisas.
E ter um F-16 operando em ambiente NCW não é exatamente o fim do mundo (um exemplo local é que o Chile já faz isso a muito tempo... na verdade desde o F-5).
O que acontece é que o Gripen acima de tudo obedece a continuação da tradição sueca de combater e defender o seu território desde os tempos do Drakken, obviamente bastante evoluída com o tempo.
Se em um mundo diferente a Suécia por sei lá qual motivo tivesse decidido fazer o F-16 sob licença (junto com os outros países nórdicos) ao invés de criar o Gripen o modus operandi seria o mesmo do Gripen sem lá tanta diferença... (fazendo uso de pistas mais longas de fato!!)
Quando o F-16B60 foi criado com AESA e tudo... é uma aeronave que agora está virando o B61 e tem muita coisa ali de respeito anos antes do Gripen NG entrar em operação.
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O Gripen E será também uma boa aeronave quando entrar em serviço com AESA e o seu LINK BR (que é o que será instalado na nossa aeronave) e outros sistemas lá em 2024 quando ficar Full em serviço.
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Portanto, peço encarecidamente que pare de desinformar as pessoas sobre o assunto, se não for pedir muito.
[] kirk
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Re: JAS-39 Gripen
Uma dúvida sincera minha, já que se tocou neste assunto.kirk escreveu:O amigo que vive me chamando a atenção sobre a questão da "desinformação" vem fazendo o mesmo na questão do link-BR2 ... isso já foi discutido e esclarecido ... o link-BR vai operar simultaneamente ao TIDLS, aliás isso está MUITO CLARO considerando que tal tecnologia é uma das exigências da FAB ...
Portanto, peço encarecidamente que pare de desinformar as pessoas sobre o assunto, se não for pedir muito.
O TILDS só funciona com o Gripen, ou só é vendido para clientes deste avião, ou é possível adquiri-lo e instalá-lo em qualquer aeronave (onde ele caiba, obviamente) bastando para isso pagar o preço?
Leandro G. Card
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Re: JAS-39 Gripen
Interessante saber que o Brasil vai abrir o LINK-BR para a Suécia.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mujica.