kirk escreveu:Marechal-do-ar escreveu:
Mas o NG não voa, não ainda.
Esse é o problema de comparar um sistema que será entregue em 2020 com um que existe hoje, o NG pode receber o que há de mais atual, necessariamente será mais novo do que o que existe hoje, mas, os caças que existem hoje também serão atualizados e, em 2020, o Gripen pode não ter mais vantagem.
Se o seu argumento vai ficar nesse loop de ainda não está pronto, não faz sentido que discuta o Gripen NG, né Marechal ? ... a discussão gira em torno do que tem sido divulgado do avião, se isso não for aceito como argumento não tem debate. Isso me parece óbvio ... e quando você não tem argumentos solta esse ... e fica nesse looping ...
É uma fração de um F-16? Tem como provar?
Eu não vou ficar procurando link porque estou sem paciência, mas a HV do F-16 na USAF passa de $ 20 mil doletas.
Similar, mas abaixo, não é vantagem, tente outra coisa.
Quem disse que está abaixo ? ... e pior dados russos omitem as informações mais importantes, ficam só divulgando coisa positiva como radar de 400km, não há transparência, mas se pegar os dados disponíveis o raio de combate do avião não é isso tudo não ... e tem uma entrevista que POSTEI AQUI em que a FAB diz com todas as letras e abertamente QUE A AUTONOMIA DECEPCIONOU ... você vai dizer o que ? ... que a FAB não sabe o que diz ou que a imprensa é preconceituosa ?
Sim porque uma desculpa qualquer você vai arrumar ... vou aguardar !
A FAB solicitou interceptação em PC a uma certa distância ... tenho uma informação do piloto que TESTOU o SU-35 no FX-1 que disse que acionando o PC a autonomia do avião é ridícula ... perigosa até dar pane seca ... e quando a FAB disse o que disse provavelmente tinha esse teste em mente, só pro seu conhecimento.
Quando voar, veremos para que serve.
Outra vez, a mesma ladainha pra ganhar discussão, é cansativo.
Se formos duvidar daquilo que já foi exaustivamente divulgado então não podemos falar sobre o assunto, porque o argumento será esse, vez após vez, em um looping infinito e cansativo, para que haja um debate sadio temos que considerar que o divulgado será entregue ... se não for entregue o avião não serve para a FAB, ou pelo menos não foi o que comprou.
Discordo, em um combate 1x1 o Gripen tem sérias desvantagens na relação potência/peso em relação ao Typhoon, Rafale e Flanker e não tem como enfrenta-los com grandes chances de vitória.
Como assim peso potência, que argumento é esse ? ... Rafale não sai na foto, flanker é uma baba, o único que equilibra as coisas é o Typhoon ... mas a tecnologia embarcada do Gripen será superior ... com relação a flanker e Rafale é uma piada, rafale com D-link capenga, radar visão curta ... flanker uma geringonça dos anos 70s ... não tem AESA ... não faz supercruise ... não sei a qualidade do D-link ... mas certamente não é uma Brastemp ... não se houve nada sobre o assunto ... não são páreo para o Gripen NG ... DESDE QUE ESSE ENTREGUE O QUE ESTÁ SENDO DIVULGADO, CLARO !
Olha a ironia... Nenhum dos críticos do Gripen estava insistindo naquela balela da capacidade de cargas do Gripen ser maior que a do Flanker, e depois de uma extensa discussão vem esse "se é um grande problema"...
Não Kirk, nem payload e nem o alcance são problemas, os problemas são: Preço elevado (mais de 100 milhões por aeronave), demora na entrega fazendo com que a FAB opere por muito tempo um vetor obsoleto (se o Gripen for até 2050, que chances ele terá nessa época? Ou mesmo em 2030?) e um dos desempenhos mais fracos dessa geração.
E não, não concordo com o Lima que o SH seria uma opção melhor, o SH seria ainda pior, o FX/FX-2 demorou tanto que todas as propostas "estragaram", minha opinião é que a melhor alternativa ao FX/FX-2 seria um caça 4G usado (em 10 ou 15 anos estará obsoleto, independente de ter sido comprado novo ou usado) E a entrada em algum programa de caça de 5G de forma que o produto desse programa entrasse em operação em 2030 no estado de arte e se manter relativamente atualizado por 30 anos.
LA VAMOS "NÓIS" DE NOVO !
A discussão sobre esse assunto não era payload, era o FATO que com carga externa máxima nenhum dos dois equipamentos operam com tanque interno full ... você é um cara inteligente, nunca houve esse papo de que Gripen tenha capacidade de armas (quantidade / payload) maior ou igual a do Flanker ...
Entenda de uma vez, com TANQUE CHEIO o Gripen leva 500 kg a mais que o Flanker ... não quer dizer que o Gripen leva mais peso que o Flanker ... é com tanque cheio cumpadre, não é possível que não entenda o que foi exaustivamente discutido.
O Gripen quando pronto será o mais moderno caça de 4ªG estará à frente de todos os outros da mesma geração, com inúmeras inovações como por exemplo sensores de nitreto de gálio ... interoperabilidade superior ... o que será daqui 30 anos, ninguém sabe, ninguém sabe pro exemplo se serão desenvolvidos radares que deixarão obsoletos a tecno stealth ... e aviões que sacrificaram a aerodinâmica pela furtividade fiquem expostos ou obsoletos ... SH será usado por 30 anos pela USNavy ou mais ... e estão sendo enregues agora ... será que os americanos são tão burros assim ?
Em que sentido o desempenho do Gripen é fraco ? ... pode explicar melhor essa sua visão ?
1) O Marechal não pode questionar as capacidades ANUNCIADAS do Gripen NG. Temos que considerar que o que é dito será cumprido.
Mas no caso de aviões russos você não aplica a mesma lógica, né?
Os 400 km de alcance de detecção do IRBIS é mentira oficial para você.
Dois pesos e duas medidas???
2) Kirk, sobre alcance aquela FÓRMULA nos deu uma visão BEM CLARA do que ocorre a medida que colocamos mais armamentos.
O Gripen NG possui alcance SEMELHANTE ao Su-35 em APENAS DOIS CENÁRIOS:
1) Alcance de translado, considerando o Su-35 APENAS com combustível interno e o Gripen NG com TODOS os tanques externos
2) Alcance com carga de armamentos LEVE, considerando o Su-35 APENAS com combustível interno e o Gripen NG com TODOS os tanques externos
Considerando cargas de armamentos mais pesados a diferença fica cada vez maior e a diferença NÃO É PEQUENA.
Operando as duas aeronaves com combustível interno temos:
para carga de armamentos leve: Su-35 com cerca de 50% mais alcance
para carga de armamentos média: Su-35 com cerca de 100% mais alcance, ou seja, o DOBRO.
para carga de armamentos pesada: Su-35 com cerca de 200% mais alcance, ou seja, o TRIPLO.
É só voltar lá no tópico FX2, la na página 5113 ou uma ou duas páginas antes que tem a fórmula e as contas que o Marechal fez.
Sobre o teste de alcance em PC do Su-35 poderia dizer QUANDO foi realizado??? As condições e os resultados?
De qualquer forma o Su-35 não foi idealizado para isso. Na maioria das missões o PC é acionado apenas durante o combate e por curtos períodos de tempo.
O vôo realizado para se chegar até o local da missão normalmente é realizado em velocidade de cruzeiro, assim como a volta.
Acredito que dos caças analisados no FX2, TODOS devem decepcionar neste teste de alcance em full PC.
Ai você teria que testar o MiG-31 para ficar satisfeito, pois foi feito para isso. É o único caça que voa em full PC por longos períodos.
3) a relação potência/peso é sim muito importante em combates.
Todos os caças de superioridade aérea levam isso MUITO A SÉRIO.
O Eurofighter mesmo estando atrás do Rafale em sensores e tecnologias, é melhor avaliado em combate aéreo justamente por sua performance de vôo.
E neste quesito o Gripen NG está sim ATRÁS de todos os outros. Na verdade está de mãos dadas com o Super Hornet, atrás de todos os demais.
Por isso eu digo que torço bastante para conseguirmos comprar a F-414 EPE, este motor colocaria o Gripen NG no mesmo nível dos demais.
4) discussão inútil. Perdemos dias para no final dizerem que o objetivo era provar que o Gripen NG levava 500 kg a mais de armas com o tanque cheio.
E isto provou o que??? Que enquanto o Gripen NG está levando 500 kg a mais de carga externa, o Su-35S está levando 8.100 kg a mais de combustível.
Quem vai mais longe???
Equalize o combustível para uma mesma distância e veja quem leva mais armamentos...
5) espero que você esteja certo. Espero que o Gripen NG seja tudo isso e que os caças furtivos decepcionem.
Mas se você estiver errado, os EUA terão F-22 e F-35. O Super Hornet poderá ser utilizado em missões de menor intensidade. Ou atuar mais distantes dos ataques, como caças para a proteção.
Já nós não teremos nenhum caça de 5a geração e o nosso 4a geração terá que cumprir TODAS as missões...
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Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.