SYRIA
Moderador: Conselho de Moderação
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 107 vezes
Re: SYRIA
São declarações para consumo interno, com potencial de fazer uma grande m...(IIIWW); Os ocidentais deveriam agradecer a Putin, sua intervenção até aqui é exemplar.
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
É para consumo interno mesmo, a RAF se quer opera na Síria, eles estão no Iraque e mesmo assim quase não bombardeiam ninguém.
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Não haverá nenhum confronto Leste-Oeste, até tenho duvidas se nos bastidores não estará já tudo pré-acordado...
Penso eu de que...
Não haverá nenhum confronto Leste-Oeste, até tenho duvidas se nos bastidores não estará já tudo pré-acordado...
Penso eu de que...
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Ocidentais quando convêm a outros Ocidentais. Ocidentais sim, mas é bom cuidar de sua casa cara pálida.joaolx escreveu:Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Penso eu de que...
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Ocidente é um termo usado há muito tempo o conceito de leste e oeste firmou-se lá no Império Romano. A definição de Ocidente mudou-se conforme o momento histórico. Hoje, eu como geógrafo costumo usar o termo "Ocidente" para o mundo anglo-saxão, leia-se Europa Ocidental, EUA, Canadá (creio que Austrália e NZ tbm entrariam nesse grupo). Apesar de fazer parte do Ocidente geógrafico, considero nós na América Latina uma civilização a parte dessa. Até o próprio Huntington tem essa mesma visão lá no seu livro O Choque das Civilizações.joaolx escreveu:Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Penso eu de que...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2543 vezes
- Agradeceram: 756 vezes
E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Por exemlo, em qual deles a Rússia, pelo menos a parte que realmente comanda o país, não se encaixaria em boa parte?
A histórica ? Pode ser pois não fez parte do Império Romano Ocidental.
A cultural ? Acho que não pois ela comparte valores clássicos greco-romanos.
A religiosa ? Ela é em boa parte cristã.
A economica ? Apesar de históricamente agrário e atrasado pode se dizer que já era capitalista já no século XVIII/XIX e mesmo no hiato de 70 anos de comunismo (pensamento totalmente desenvolvido na europa) a URSS manteve relações economicas significativas com o 'ocidente'.
A política? O país dos czares (césares) e agora republicana.
A Russia sempre foi um país com mais enlaces ocidentais do que orientais.
Quanto a nós sudacas até compartimos esses valores, mas somos um ocidente 'segunda linha', só somos lembrados de nossa ocidentalidade quando é conveniente, senão somos considerados índios mesmo.
Abs.
Por exemlo, em qual deles a Rússia, pelo menos a parte que realmente comanda o país, não se encaixaria em boa parte?
A economica ? Apesar de históricamente agrário e atrasado pode se dizer que já era capitalista já no século XVIII/XIX e mesmo no hiato de 70 anos de comunismo (pensamento totalmente desenvolvido na europa) a URSS manteve relações economicas significativas com o 'ocidente'.
Quanto a nós sudacas até compartimos esses valores, mas somos um ocidente 'segunda linha', só somos lembrados de nossa ocidentalidade quando é conveniente, senão somos considerados índios mesmo.
Abs.
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
EduClau escreveu:E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Abs.
A Russia seja qual for o prisma por que a analisemos é sem duvida uma potencia ocidental, etnicamente, culturalmente, religiosamente, etc..
A anterior clivagem era de ordem ideologica apenas e agora nem existe mais...
Mais, para cima de 90% da sua população vive na parte europeia do pais e foi na parte europeia que o mesmo teve origem só mais tarde se expandindo para leste...
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
A Rússia não participou da expansão marítima dos séculos XV e XVI, e não chegou a conquistar territórios de outras civilizações como fizeram os ocidentais, começando com os portugueses e chegando até os EUA (que conquistou boa parte do México e importantes territórios espanhóis antes de saírem "tomando posse" do mundo após a SGM). Os russos na época estavam realizando sua expansão para o leste, e encontrando basicamente populações esparsas e atrasadas culturalmente. Onde encontraram populações maiores ou civilizações mais avançadas, como na China, na Mongólia e na Coréia, eles pararam. Portanto eles chegaram muito atrasados ao período colonialista, mais até do que Alemães e Italianos que ainda conseguiram algumas concessões no sul da Ásia e na África, e não desenvolveram plenamente a mesma tradição imperialista clássica que caracteriza principalmente as culturas anglo-saxãs e francesa, as mais típicas representantes do "ocidente".EduClau escreveu:E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Abs.
Nesta tradição ocidental os povos de culturas diferentes são automaticamente vistos como "inferiores", por mais antiga, tradicional e avançada que seja a sua civilização. Por isso nem passa pela cabeça da maioria dos cidadãos destes países e de seus governos que a imposição dos valores ocidentais (mesmo que pela força) possa ser mal sucedida. Afinal, na visão deles isto seria uma "evolução" para aqueles povos, que deveriam ficar até agradecidos . Os russos (e aliás também os chineses, os japoneses e etc...) são culturas que se desenvolveram de forma mais isolada, e portanto se caracterizam por uma forte xenofobia e até mesmo racismo, mas não se veem sob a lente messiânica de "apóstolos da civilização", que neste papel podem ser perdoados por tudo.
Já na América latina a cultura é mista, com fortíssima influência dos próprios povos conquistados e colonizados (principalmente na América hispânica) ou com forte miscigenação entre o povo colonizador e os colonizados locais e de outros lugares como a África (caso do Brasil e de diversas nações do Caribe). Nenhum destes países jamais foi fonte realmente de ações imperialistas, e isso não faz parte da psique de seus povos.
Leandro G. Card
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 107 vezes
A ação russa na Síria mexe com os brios não só dos políticos da UE e Militares da OTAN, mas com cidadão comum europeu, esse não gosta da ideia que seu protetor ianque perdeu a aposta, perder é do jogo, acostumem-se com a ideia!
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.