SYRIA
Moderador: Conselho de Moderação
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 279 vezes
- Agradeceram: 113 vezes
Re: SYRIA
São declarações para consumo interno, com potencial de fazer uma grande m...(IIIWW); Os ocidentais deveriam agradecer a Putin, sua intervenção até aqui é exemplar.
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
É para consumo interno mesmo, a RAF se quer opera na Síria, eles estão no Iraque e mesmo assim quase não bombardeiam ninguém.
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Não haverá nenhum confronto Leste-Oeste, até tenho duvidas se nos bastidores não estará já tudo pré-acordado...
Penso eu de que...
Não haverá nenhum confronto Leste-Oeste, até tenho duvidas se nos bastidores não estará já tudo pré-acordado...
Penso eu de que...
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Ocidentais quando convêm a outros Ocidentais. Ocidentais sim, mas é bom cuidar de sua casa cara pálida.joaolx escreveu:Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Penso eu de que...
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Ocidente é um termo usado há muito tempo o conceito de leste e oeste firmou-se lá no Império Romano. A definição de Ocidente mudou-se conforme o momento histórico. Hoje, eu como geógrafo costumo usar o termo "Ocidente" para o mundo anglo-saxão, leia-se Europa Ocidental, EUA, Canadá (creio que Austrália e NZ tbm entrariam nesse grupo). Apesar de fazer parte do Ocidente geógrafico, considero nós na América Latina uma civilização a parte dessa. Até o próprio Huntington tem essa mesma visão lá no seu livro O Choque das Civilizações.joaolx escreveu:Confesso que acho piada a alguns comentários dos colegas brasileiros neste forum...Falam dos "Ocidentais" como algo estranho...E voçês serão o quê senão ocidentais também? Marcianos?
Penso eu de que...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2610 vezes
- Agradeceram: 804 vezes
E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Por exemlo, em qual deles a Rússia, pelo menos a parte que realmente comanda o país, não se encaixaria em boa parte?
A histórica ? Pode ser pois não fez parte do Império Romano Ocidental.
A cultural ? Acho que não pois ela comparte valores clássicos greco-romanos.
A religiosa ? Ela é em boa parte cristã.
A economica ? Apesar de históricamente agrário e atrasado pode se dizer que já era capitalista já no século XVIII/XIX e mesmo no hiato de 70 anos de comunismo (pensamento totalmente desenvolvido na europa) a URSS manteve relações economicas significativas com o 'ocidente'.
A política? O país dos czares (césares) e agora republicana.
A Russia sempre foi um país com mais enlaces ocidentais do que orientais.
Quanto a nós sudacas até compartimos esses valores, mas somos um ocidente 'segunda linha', só somos lembrados de nossa ocidentalidade quando é conveniente, senão somos considerados índios mesmo.
Abs.
Por exemlo, em qual deles a Rússia, pelo menos a parte que realmente comanda o país, não se encaixaria em boa parte?
A economica ? Apesar de históricamente agrário e atrasado pode se dizer que já era capitalista já no século XVIII/XIX e mesmo no hiato de 70 anos de comunismo (pensamento totalmente desenvolvido na europa) a URSS manteve relações economicas significativas com o 'ocidente'.
Quanto a nós sudacas até compartimos esses valores, mas somos um ocidente 'segunda linha', só somos lembrados de nossa ocidentalidade quando é conveniente, senão somos considerados índios mesmo.
Abs.
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
EduClau escreveu:E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Abs.
A Russia seja qual for o prisma por que a analisemos é sem duvida uma potencia ocidental, etnicamente, culturalmente, religiosamente, etc..
A anterior clivagem era de ordem ideologica apenas e agora nem existe mais...
Mais, para cima de 90% da sua população vive na parte europeia do pais e foi na parte europeia que o mesmo teve origem só mais tarde se expandindo para leste...
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
A Rússia não participou da expansão marítima dos séculos XV e XVI, e não chegou a conquistar territórios de outras civilizações como fizeram os ocidentais, começando com os portugueses e chegando até os EUA (que conquistou boa parte do México e importantes territórios espanhóis antes de saírem "tomando posse" do mundo após a SGM). Os russos na época estavam realizando sua expansão para o leste, e encontrando basicamente populações esparsas e atrasadas culturalmente. Onde encontraram populações maiores ou civilizações mais avançadas, como na China, na Mongólia e na Coréia, eles pararam. Portanto eles chegaram muito atrasados ao período colonialista, mais até do que Alemães e Italianos que ainda conseguiram algumas concessões no sul da Ásia e na África, e não desenvolveram plenamente a mesma tradição imperialista clássica que caracteriza principalmente as culturas anglo-saxãs e francesa, as mais típicas representantes do "ocidente".EduClau escreveu:E qual a definição de mundo ocidental? Pra mim é um conceito meio vago.
Abs.
Nesta tradição ocidental os povos de culturas diferentes são automaticamente vistos como "inferiores", por mais antiga, tradicional e avançada que seja a sua civilização. Por isso nem passa pela cabeça da maioria dos cidadãos destes países e de seus governos que a imposição dos valores ocidentais (mesmo que pela força) possa ser mal sucedida. Afinal, na visão deles isto seria uma "evolução" para aqueles povos, que deveriam ficar até agradecidos

Já na América latina a cultura é mista, com fortíssima influência dos próprios povos conquistados e colonizados (principalmente na América hispânica) ou com forte miscigenação entre o povo colonizador e os colonizados locais e de outros lugares como a África (caso do Brasil e de diversas nações do Caribe). Nenhum destes países jamais foi fonte realmente de ações imperialistas, e isso não faz parte da psique de seus povos.
Leandro G. Card
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 279 vezes
- Agradeceram: 113 vezes
A ação russa na Síria mexe com os brios não só dos políticos da UE e Militares da OTAN, mas com cidadão comum europeu, esse não gosta da ideia que seu protetor ianque perdeu a aposta, perder é do jogo, acostumem-se com a ideia!
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.