TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76741 Mensagem por knigh7 » Qua Out 07, 2015 11:51 pm

Bolovo, mais posts do Atlante:
atlante escreveu: Pepê, esses numeros por si só, são vazios, pois voce teria que definir, sob que espectro eletromagnetico foi medido o RCS, sob que direção foi medido, e qual o radar utilizado em cada um( a antena faz diferença), e ate mesmo a velocidade suposta do avião ao seu referido RCS. Ai estes numeros teriam algum significado, fora isso voce só poderia analisar sob aspecto de desenho da celula, neste caso Pepe, volto a afirmar, que devido as caracteristicas das familias Sukhoi e MIG eles tendem a ter RCS maior.

Quanto a posição da tomada de ar do F-16 voce tem razão, quando o F-16 foi feito ter pequeno RCS era caracteristica secundária, alias muitos dos materias absorventes foram testados nesta região do F-16 justamente devido a esta caracteristica, hoje em dia com o uso dos RAM e solução de engenharia interna da tomada de ar diminuiu-se muito o RCS causado por esta parte, porem devido a esse desenho, nunca o F-16 se tornaria sthealth, nem perto disso.

Nunca disse que o Pak-Fa seria um fracasso nesta area, ou em quaisquer outra, tal como nunca duvidei que o Pak-fa decole. O que estou dizendo e que parte dos temores é devido a caracteristicas das aeronaves russas que prezavam outros criterios que não o fator sthealth, e que os russos terão que queimar etapas( logo maior riscos de se ter problemas e atrasos).

Pois o F-117 ensinou muito aos americanos sobre problemas de geometria e estabilidade de voos sthealth, o B2 aprimorou isso e foi a grande base de teste de RAMS avançados....o F-22 é fruto desse aprendizado todo.( demorou muito mais de 8 anos).
Tanto os russos, quanto os chineses e japoneses e quem mais queira fazer um caça sthealth vão ter que dar esse salto, e voce acha que será sem atropelos?
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... b&start=30
atlante escreveu:
O f-15 tem o desenho melhor para diminuir o RCS do radar que o F-16, ou seja os rams são mais eficientes nestes, o pescoço quebrado dos sukhoi é insoluvel, só fazendo um novo, O pior avião americanos em termos de diminuição de RCS é o F-14, as asas de geometria variavel e aquelas elevações que tinham nas asas eram uma maravilha pra reflexão. Os russos conseguiram diminuir O RCS de um MIg23 ( chamaram de mig 23ML ou MR senão me engano). Porem quando foram fazer o mesmo procedimento com o MIG29, o resultado foi desastroso. Os russos sempre resistiram a mudar o design de suas aeronaves( e quase como um assinatura), os franceses tambem são assim com os seus deltas.


Isso é para mostrar a fragilidade de seu argumento pepê, o fato de um empresa contratar outra não significa, que a segunda é o suprasumo da sabedoria e do conhecimento em determinado assunto. Não estou dizendo que os russos não tem uma excelente industria aeronautica, mas em termos de tecnologia sthealth eles estão bem atras dos americanos. Mas não é porque os americanos são os sabichões do mundo e sim porque começaram primerio e dedicaram mais DINHEIRO e tempo nesta tecnologia. Logo quaisquer outro pais que queira ter uma aeronave sthealth não americana, vai ter quer correr atras, muito atras.


Ninguem tá apostando no fracasso, Pepe.( olha a mania de perseguição). Se tivesse na concorrencia do FX-2 quaisquer caça de quinta geração, por mim ele já seria o escolhido, mas antes pediria para dar uma olhada muito seria, no projeto inteiro. Para saber a quantas anda. Pois essa Historia de vai voar não sei quando é velha... . Isso vale pro gripen Ng tambem pepe, é um projeto mais simples uma vez que não é sthealth, logo mais "simples de ser executado", porem pediria para analisar muito seriamente..



Pepe o Fx-2 deve entregar 36 celulas, se o cenario ficar brabo pro nosso lado ainda dá pra mudar e não chegar as 120 celkulas de Fx-2, e sim comprar um caça de quinta geração. Começa a fazer o lobby desde hoje pro FX-3 ate 2015-2020.


Pepe, O fato de o programa Fx-2 ser claro, não exclui mudanças ou alterações devido a mudanças de cenarios regionais ou globais. afinal o FX-1 não era claro o suficiente?


Pepe, nenhum pais vai dar tecnologia nenhuma em qualquer FX ainda mais de um caça de quinta geração. Mesmo no FX-2 estou apostando que essa transferencia de tecnologia será restrita e condicionada...mas espero estar errado.
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... 30b#p41519




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76742 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 11:55 pm

Mathias escreveu:
Não. Não é isso que o Kirk está tentando expor. Ele está tentando colocar que o Gripen consegue raio de combate (devidamente armado, claro, porque se não, não seria "de combate", rsrsrs) SIMILAR ao do Su-35, mas com um custo menor.

O cerne da questão é que o Su-35 o faz com combustível interno, e o Gripen o faz com o auxílio de combustível externo.
Alcântara, dadas cargas iguais, o alcance de um caça pesado é muito maior.
Cargas diferentes para o mesmo alcance, o caça pesado leva muito mais carga.


Naquela equação até agora os cálculos foram feitos sem considerar o arrasto, que afeta muito mais um avião pequeno.

Custo menor depende do ponto de vista.
Se precisamos colocar 3 ton de bombas num alvo distante, vamos precisar de 2 ou mais Gripen ou 1 caça pesado.
Sendo que, com o máximo de tanques externos a carga paga máxima do Gripen é de uns 2,5 ton.

Eu acredito que é por isso que as melhores FAer do mundo, todas sem exceção usam o hi-lo. Para ataques em distâncias menores e carga razoável, realmente é mais barato usar um caça leve, mais barato ainda um Super Tucano.

A questão é que quem tem um caça pesado à sua disposição pode cumprir todas as missões dos caças menores, mas a recíproca não é verdadeira ou anula a vantagem do menor custo de caça mais leve.

Na tabela do Marechal a gente vê que o SU-35S com 6 ton de armas tem mais alcance que o Gripen LIMPO. Isso demonstra como o caça pesado sofre muito menos com carga e arrasto, ou seja, se adicionarmos tanques externos, o caça pesado vai sofrer menos e manter ou ampliar a vantagem.

A diferença é sim muito grande
É disso que eu reclamo Matihias ... afirmações em cima de afirmações, tudo baseado no achômetro e vamo que vamo ...

Essa última de SU-35 com 6 toneladas de armas voa mais que o Gripen limpo ... é demais, de onde tirou essa ideia CM ... seria do www.mathias.com.ru ???? :D

Vamos falar sério cara ... O Gripen tem sensores muito superiores ao SU, iniciando-se pelo Radar ... sistema de NCW que os russos nem sonham ...

Ontem você colocou um post que "um jornalista te informou" :shock: ... que o alcance de 1.500 km é com 8 toneladas de armas ... meu isso é ridículo ... pergunte você mesmo a qualquer forista (Marechal incluso) se isso é minimamente possível ...




Editado pela última vez por kirk em Qua Out 07, 2015 11:58 pm, em um total de 4 vezes.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76743 Mensagem por knigh7 » Qua Out 07, 2015 11:56 pm

Mathias escreveu:
Pepê e sua paixão pelos russos...

Pepe, os russos deram mole no marketing. Eles deviam trocar o nome PAK-FA para PAC-FAB!!! se tivesse PAC o Brasil aceitava.....rs

Acho que ninguem duvida que o caça russo de quinta geração saia, mas Pepê confiar nas datas ditas por essa ou aquela autoridade não é uma atitude sensata( e voce bem sabe disso). Em se tratando de aviões esse prazos não passam de perspectivas otimistas, pois nunca se sabe quando ou se surgirá um problema no projeto.

Pepê, muita gente desconfia dos projetos russos ( tirando a parte do preconceito) pela tradição das aeronaves.
Exemplo: Ninguem duvida que este novo avião russo seja supermanobravel, uma vez que todos conhecem a tradição russa neste campo. Alem disso a alta persistencia em combate e o grande "poder de fogo" dos sukhoi são inegaveis, portanto é facil acreditar que o desenvolvimento destas caracteristicas seja rapido.

Mas, tanto os sukhois quanto os MIGs tem generosos RCS, não? isso sempre foi o peso contra os caças russos.
Ou seja, estão fazendo um avião com uma caracteristica que nunca foi o forte dos russos, e muito natural que muitos tenham uma certa desconfiança ate ver o caça em ação.

Observe que os americanos, foram passo a passo em suas aeronaves sthealth: O F-117(muito mais um bombardeiro que um caça), era muito baseado em soluções de Geometria para torna-lo invisivel do que o uso de material absorvente. Alem disso o material absorvente usado nos primeiro aviões eram chamados de 1 geraçao. Havia serias preocupações quanto a resistencias a corrosão destes materiais, principalmente quanto a resistencia a agua.
Tanto é assim que surgiu boatos que os B-2 perderiam suas capacidade sthealth, se houvesse muita umidade( chuva mesmo).
Alias nos B-2 a contribuição de materiais absorventes para as caracteristicas sthelth, aumentou consideravelmente.

no F-35 e no F-22, é em definitivo a gloria da engenharia de materiais, a contribuição dos materiais absorventes, é gigantesca, alem disso eles avançaram tanto que não precisam mais serem todos negros, obviamente a parte geometrica ainda está lá mas a melhora dos RAM(materiais absorvente de radiação), já permite que esse novos aviões tem mais "jeito" de caça, e logo caracteristicas mais proximas do que se espera de um Figther, coisa que ficava complicada no F-117.

Bom falei tudo isso porque? Simples, os russos pularam muitas dessas etapas, estão indo direto pra etapa 3, evidente que isso aumenta o risco do projeto. Os russos conseguirão? não duvido. Porem eu esperaria, como alguns colegas aqui, o Pak-Fa em ação, antes de falar que o projeto é ou não é bom.

è por esse mesmo motivo, que fico com um pé atras de quaisquer outro projeto de quinta geração, seja o atx japones ou JXXXX chines, o caminho das pedras é complicado, e nem sempre leva o tempo(e o dinheiro) que se espera.


Desculpe o longo post

Abraço a todos
É sério que esse cara é um oficial general?
Acho que ninguem duvida que o caça russo de quinta geração saia, mas Pepê confiar nas datas ditas por essa ou aquela autoridade não é uma atitude sensata( e voce bem sabe disso). Em se tratando de aviões esse prazos não passam de perspectivas otimistas, pois nunca se sabe quando ou se surgirá um problema no projeto.
Pepê confiou na "autoridade russa" e acertou, mesmo sendo embalado pela "paixão", como disse o brigadeiro.
Bom falei tudo isso porque? Simples, os russos pularam muitas dessas etapas, estão indo direto pra etapa 3, evidente que isso aumenta o risco do projeto. Os russos conseguirão? não duvido. Porem eu esperaria, como alguns colegas aqui, o Pak-Fa em ação, antes de falar que o projeto é ou não é bom.
Meu Deus do céu...
Os russos pesquisam sobre furtuvidade há tempos, acabaram de mostrar o protótipo do MIG-1.44 dos anos 80, fabricaram seu avião de 5ºG vinte anos depois, e o cara quer que eles passem pelas mesmas etapas?

E o Pepê é que é guiado pela paixão! :roll:

Ele nunca havia dito a patente, nem chegou no BM dizendo que era da FAB. Com tempo ele acabou dando deixas. O Pepê descobriu que ele estava na COPAC e então ele deixou o fórum.

O Atlante elogiava bastante o F-35, o F-22 e o GripenNG. E ficou irritado quando o Jobim disse que o Lightning era "caça demais" para o Brasil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76744 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:00 am

Bem, se realmente era da COPAC, arrego!
A conversa do cara é tipo coisa de internet , vai me desculpar.

Sobre elogiar esses caças americanos, é o óbvio.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76745 Mensagem por Wardog » Qui Out 08, 2015 12:04 am

atlante escreveu:Pepê e sua paixão pelos russos...

Pepe, os russos deram mole no marketing. Eles deviam trocar o nome PAK-FA para PAC-FAB!!! se tivesse PAC o Brasil aceitava.....rs

Acho que ninguem duvida que o caça russo de quinta geração saia, mas Pepê confiar nas datas ditas por essa ou aquela autoridade não é uma atitude sensata( e voce bem sabe disso). Em se tratando de aviões esse prazos não passam de perspectivas otimistas, pois nunca se sabe quando ou se surgirá um problema no projeto.

Pepê, muita gente desconfia dos projetos russos ( tirando a parte do preconceito) pela tradição das aeronaves.
Exemplo: Ninguem duvida que este novo avião russo seja supermanobravel, uma vez que todos conhecem a tradição russa neste campo. Alem disso a alta persistencia em combate e o grande "poder de fogo" dos sukhoi são inegaveis, portanto é facil acreditar que o desenvolvimento destas caracteristicas seja rapido.

Mas, tanto os sukhois quanto os MIGs tem generosos RCS, não? isso sempre foi o peso contra os caças russos.
Ou seja, estão fazendo um avião com uma caracteristica que nunca foi o forte dos russos, e muito natural que muitos tenham uma certa desconfiança ate ver o caça em ação.

Observe que os americanos, foram passo a passo em suas aeronaves sthealth: O F-117(muito mais um bombardeiro que um caça), era muito baseado em soluções de Geometria para torna-lo invisivel do que o uso de material absorvente. Alem disso o material absorvente usado nos primeiro aviões eram chamados de 1 geraçao. Havia serias preocupações quanto a resistencias a corrosão destes materiais, principalmente quanto a resistencia a agua.
Tanto é assim que surgiu boatos que os B-2 perderiam suas capacidade sthealth, se houvesse muita umidade( chuva mesmo).
Alias nos B-2 a contribuição de materiais absorventes para as caracteristicas sthelth, aumentou consideravelmente.

no F-35 e no F-22, é em definitivo a gloria da engenharia de materiais, a contribuição dos materiais absorventes, é gigantesca, alem disso eles avançaram tanto que não precisam mais serem todos negros, obviamente a parte geometrica ainda está lá mas a melhora dos RAM(materiais absorvente de radiação), já permite que esse novos aviões tem mais "jeito" de caça, e logo caracteristicas mais proximas do que se espera de um Figther, coisa que ficava complicada no F-117.

Bom falei tudo isso porque? Simples, os russos pularam muitas dessas etapas, estão indo direto pra etapa 3, evidente que isso aumenta o risco do projeto. Os russos conseguirão? não duvido. Porem eu esperaria, como alguns colegas aqui, o Pak-Fa em ação, antes de falar que o projeto é ou não é bom.

è por esse mesmo motivo, que fico com um pé atras de quaisquer outro projeto de quinta geração, seja o atx japones ou JXXXX chines, o caminho das pedras é complicado, e nem sempre leva o tempo(e o dinheiro) que se espera.


Desculpe o longo post

Abraço a todos
Um dos posts mais sinceros e sensatos que já li em fóruns online. Quer dizer uma coisa, nós não achamos que os Russos são uma raça superpoderosa que faz o mesmo que o ocidente, ou melhor, com muito menos, antes que eles provem o contrário (pelo benefício da dúvida).

E como dizia o baixinho: "falar de mim é fácil, difícil é ser eu".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76746 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:07 am

É disso que eu reclamo Matihias ... afirmações em cima de afirmações, tudo baseado no achômetro e vamo que vamo ...

Essa última de SU-35 com 6 toneladas de armas voa mais que o Gripen limpo ... é demais, de onde tirou essa ideia CM ... seria do http://www.mathias.com.ru ???? :D


Ahã, sei...
Vamos falar sério cara ... O Gripen tem sensores muito superiores ao SU, iniciando-se pelo Radar ... sistema de NCW que os russos nem sonham ...


É desse tipo de coisa aí acima que você fala, né?
Ontem você colocou um post que "um jornalista te informou" :shock: ... que o alcance de 1.500 km é com 8 toneladas de armas ... meu isso é ridículo ... pergunte você mesmo a qualquer forista (Marechal incluso) se isso é minimamente possível ..
Cara, e o jornalista especializado que trabalhou na Sukhoi ainda me disse que isso é com 70% do combustível interno!
E mais !!!!
Que o alcance máximo com 100% do querosene e carga de 8 ton é secreto, poque entraria naqueles acordos SALT que proíbem bombardeiros nucleares estratégicos e tal.

OBS: pergunta pra tabela do Marechal sobre o alcance com 6 ton de armas. 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76747 Mensagem por knigh7 » Qui Out 08, 2015 12:11 am

atlante escreveu: Pepe, ele pode ser derfivado, porem pepe observe os detalhes com angulaturas, angulos de diedros entre as partes, material que é constituido, engenharia interna das tomadas de ar, isso tudo faz diferença. Porem observe que mesmo assim o Mig-35 não será classificado como sthealth.

Alias aqui está o grande "pulo do gato" americano, enquanto estamos debatendo aeronaves da ordem de 1m2 de RCS frontal( angulo 0 com o eixo longitudinal)- o que ambição era da primeira geração( não vou entrar no debate sobre tal conceito) de sthealth! hoje os sthealth trabalham em um horizonte de 100 a 1000 vezes menor que essa area.

Percebeu a barreira que os russos terão que saltar? por isso não acharia estranho que estas datas sofram atrasos, pois o caminho das pedras é duro, mesmo para os russos! pepê.

Logo todo projeto de quinta geração é muito mais arriscado que os de quarta, mas isso não quer dizer que a FAB não deveria considerá-lo, porem analisando o projeto de forma rigorosa e irrestrita.
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... ec5#p41639
atlante escreveu:
Engano seu Pepê, nem todos os materiais absorventes estão disponiveis no mercado, e mesmo que estivessem, muitos não podem ser "aplicados" de qualquer maneira em qualquer lugar. Alguns são literalmente construidos já no caça. Alem disso, a geometria não resolve tudo, exemplo se voce precisar de um angulo de 70º entre duas peças de fuselagem para dispersar 70% da radiação eletromagnetica recebida, voce precisaria que o seu RAM absorvesse o resto.( RAM30). Porem esse angulo impede que voce alcance velocidades acima de Mach 1.1. Agora se voce tem um Ram(50%) voce poderia diminuir esse angulo, por exemplo para 40º o que permite que voce ancance velocidade maiores.( o que se espera de um figther) Evidentemente é um modelo hipotetico.
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... 5&start=15




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Out 08, 2015 12:18 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76748 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:16 am

Um dos posts mais sinceros e sensatos que já li em fóruns online. Quer dizer uma coisa, nós não achamos que os Russos são uma raça superpoderosa que faz o mesmo que o ocidente, ou melhor, com muito menos, antes que eles provem o contrário (pelo benefício da dúvida).

E como dizia o baixinho: "falar de mim é fácil, difícil é ser eu".
Ué? Mas ninguém disse nada de "raça superpoderosa", isso é uma bobagem.

A Rússia está fazendo seu caça de 5ºG vinte anos depois dos EUA, e nem tenciona que seja tão furtivo quanto o F-22. Está na fase de protótipos, ou seja, ainda tem coisa para fazer, não tem os motores definitivos...
Isso é ser raça superpoderosa?

E outra, "Ocidente" não, EUA!
Nenhum país do "Ocidente", fora os EUA, tem sequer um projeto sério de caça de 5ºG.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76749 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:19 am

É K7, o que ele faz é simplesmente ignorar todo o trabalho russo na área de furtividade desenvolvido por mais de 40 anos, que está longe de ser pouco.
Talvez ele esteja medindo os esforços russos pelos nossos, daí a confusão entre resultados.

É impressão minha ou ele quis dizer que o os russos declaram que o MIG-35 é stealth de 5ºG?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76750 Mensagem por Wardog » Qui Out 08, 2015 12:24 am

Mathias escreveu:
Um dos posts mais sinceros e sensatos que já li em fóruns online. Quer dizer uma coisa, nós não achamos que os Russos são uma raça superpoderosa que faz o mesmo que o ocidente, ou melhor, com muito menos, antes que eles provem o contrário (pelo benefício da dúvida).

E como dizia o baixinho: "falar de mim é fácil, difícil é ser eu".
Ué? Mas ninguém disse nada de "raça superpoderosa", isso é uma bobagem.

A Rússia está fazendo seu caça de 5ºG vinte anos depois dos EUA, e nem tenciona que seja tão furtivo quanto o F-22. Está na fase de protótipos, ou seja, ainda tem coisa para fazer, não tem os motores definitivos...
Isso é ser raça superpoderosa?

E outra, "Ocidente" não, EUA!
Nenhum país do "Ocidente", fora os EUA, tem sequer um projeto sério de caça de 5ºG.
Podem nunca ter dito sobre raça superpoderosa, mas é a única conclusão plausível a que se chega.

Sim, está querendo começar a fazer 20 anos depois, começar a desenvolver tecnologias que os EUA desenvolveram 20 anos atrás e vêm desenvolvendo e aprimorando todo esse período.

Exatamente, Mathias, assim como tecnologia de pintura e materiais absorventes de RAM todo mundo tem né, é tudo igual "ta no mercado".

A Rússia está tentando fazer seu caça 5G, dentro das atribuições que ela mesma define para tal categoria. Tem que ser desmistificado um pouco, só isso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76751 Mensagem por knigh7 » Qui Out 08, 2015 12:26 am

Pepê escreveu:
atlante escreveu:Isso é porque, Pepe, no inicio de desenvolvimento, voce tem altos ganhos de desempenho em relação ao dinheiro empregado, a medida que o tempo passa voce tem que ter um alto investimento para um ganho de desempenho muito menor. Logo a participação no desenvolvimento do Gripen realmente seria um ganho enorme, entretanto quaisquer outro programa no mesmo caso, teriamos esse ganho.Isso foi dito ao comparar a idade dos projetos do F-16 e do Gripen.
O Gripen compartilha a filosofia do velho Bf109. Tem pouco espaço de crescimento interno e isso termina por comprometer qualquer ganho teórico de desenvolvimento. Não há como converter um Gripen A/B em um C/D SEM SE ELIMINAR A FUSELAGEM. É só ver o desenvolvimento do F-16 para se perceber a vantagem de reserva de espaço para se manter a plataforma válida.
atlante escreveu:Como já lhe falei ele está lá por um motivo especifico que nada tem haver com o Su-35.
Essa questão não é importante, o que é questionável é a própria vida do projeto. Vcs vêem a curto prazo. Eu olho para um horizonte de 40 anos. Vejo um continente equipado com caças de 5ª geração enquanto nós estaremos com um avião de 4,5ª geração, com pouca capacidade de crescimento e que reflete mais que holofote em baile gay com aqueles ridículos cabides duplos nas asas.
atlante escreveu:O SU-35BM, F-18 e rafale, tem custos maiores devido a eles serem bimotores, o ultimo tem a vantagem de ser frances como os Mirage logo deve ter logicas semelhantes, porem em casos de cortes no orçamento, e tivessem apenas esse vetores, aumentariam as chances de cancelamento do programa (o que seria o pior dos mundos , não?).
Não. Pior ainda é pagar o down payment de 15% para descobrir que teremos apenas 36 unidades construídas e que o país vendedor realmente não se comprometeu com o programa. É a mesma lógica empregada pelos países de Terceiro Mundo nas décadas de 1920 e 1930, comprávamos todas as formas de protótipos recusados nos seus países de origem
atlante escreveu:Então o Su35BM Não perdeu sua vaga no short list para o Gripen NG, o Gripen estaria lá de qualquer jeito (poderia ser substituido pelo F-16). A disputa do Su35BM era com o SH e o Rafale.
Pepê escreveu:Certo, dentro de uma lógica digna do Coringa em Cavaleiro das Trevas. Um avião que só entrará em produção, se entrar, em 2014. É tão lógico e defensável como queimar dinheiro. Quanto ao F-16, se estivesse no shortlist eu não questionaria (faria o mesmo se fosse o Gripen C/D). O que me causa espanto é a seleção de uma peça de ficção.

atlante escreveu:Aí voce questionaria que estamos escolhendo um projeto antigo, ao inves de pegarmos um novo projeto como o Su-35, não?
Não, porque nos abriria a fila para os F-35, um avião de verdade, que está voando e tem uma perspectiva de produção que supera a casa de mil unidades.
atlante escreveu:Pepe o que voce tem é mania de perseguição, pois estou o tempo inteiro a lhe dar os motivos tecnicos e as razões logicas. Sempre respeitando suas opiniões que por vezes, discordo, porem as respeito. Entretanto voce sempre quer criar esse clima de pouco amistoso, tomando como ofensa pessoal, argumentos que ponho no site apenas para mostrar que existem outras possibilidades.
Dizer que sou paranóico (esse é um sinônimo correto em bom português a "mania de perseguição") é um bela ofensa, ou não?
atlante escreveu:Não fui eu que coloquei termos como, Falacia, Velhinha de taubate, lógica digna do Coringa em Cavaleiro das Trevas,xurumela (esse é ate simpatico),ou termos como: FICOU CLARO AGORA! se os emoticons o irritam os ignore. mAS EM MOMENTO ALGUM FUI OFENSIVO, ou mesmo disrespeitoso com voce ou qualquer membro deste forum.
Os argumentos pretensamente técnicos não suportam o impacto da verdade, como Noruega e Holanda demonstraram. Falácia é exatamente isso: mostrar que o argumento não tem solidez, como realmente não tem.
atlante escreveu:Quanto a viuva do flanker, não teve sentido ofensivo apenas foi para dizer que voce era realmente dedicado a defesa do flanker.

Quanto ao miguxes, voce não o consideraria uma resposta ofensiva, Pedro?
É ofensivo chamar-me de viúva do Flanker porque defendo qualquer outra alternativa, inclusive Gripen C/D, ao NG. O miguxês foi uma resposta adequada à tentativa de me ridicularizar
atlante escreveu:Pepe, em momento algum fiz defesa desse ou daquela caça ( viu o que é mania de perseguição), não sou intransigente, porem não sou adepto da logica unica e univoca, como voce está fazendo. Expliquei a voce algumas das razões, apesar de achar que voce as conhece, só está ignorando. Quanto ao FX-2, ele é uma solução atrasada e essa discussão deveria não existir, se tivessem decidido tudo no FX-1.

Neste momento deveriamos estar decidindo um caça de quinta geração plenamente operacional que estaria disponivel em 2020-2025? sabendo que nossa defesa estaria garantida por um guarda chuva aereo adequado com caças de quarta geração state-of-art. Portanto o Fx-2 está num limbo( 4 ou 5) e precisamos de um caça pra ontem.

O temor de cortes orçamentarios é gigantesco, pois não seria a primeira vez que projetos são adiados ou cancelados e quando falta recursos.

O Gripen está lá por um motivo: Ele , A PRINCIPIO, custa menos de operar e manter e tem menor complexidade politica. Ou seja em caso de cortes, é muito mais facil justificar o Gripen, e ao contrario do que voce diz isso não tira um caça de quinta geração das perspectivas!!!
O Gripen NG não é justificável porque não existe, não se conhecem seus custos reais, a linha de produção do C/D está em cadência lenta e a Suécia não produz todos os equipamentos embarcados nem fabrica a maioria das armas que emprega. Claro, dentro de sua perspectiva teremos um caça de 5ª geração sem qualquer acesso à tecnologia nele embarcada, mesmo que seja o PAK-FA. Uma grande vantagem, como podemos ver.

Eu via o F-X2 como a grande chance de se dar um salto gigantesco à frente, como o Japão fez no século XIX, evoluindo de uma nação feudal à outra fortemente industrializada. Seria a chance de se tentar alcançar a 5ª geração, depois de uma encomenda de 36 aparelhos de 4ª. A "solução" da gerência do F-X2 apenas mostra o quão apegados somos a soluções ultrapassadas.
atlante escreveu: Pepe, a proposta do SU35BM apresenta problemas de ordem tecnica severas, e os russos não são a madre Teresa de calcutá.

Teve alguma cara feia por ele ser russo, sim principalmente da ala antiga, mas a maioria (principalmente do executivo) não tinha problemas com eles.
O problema é que ela era uma proposta concreta que nos oferecia a participação em um caça de 5ª geração. Por isso deveria ser melhor analisada, como a do F-16, aliás. Sei perfeitamente como vcs pegaram TODA a Esplanada de surpresa ao anunciarem a ficção sueca no RFP.
atlante escreveu:A parte dos engenheiros fez cara feia pro rafale, é um belo caça, mas é muito cheio de frescura...
E vc acha que o NG, sem garantia de peças de reposição, será melhor?


Abraços

Pepê
Pepê escreveu:
atlante escreveu:Deve se lembrar que ainda não foi decidido o FX-2! Ou seja, se esse ou aquele caça tiver algum problema seria evidentemente não será escolhido ( sim, Pepê se o gripen não vingar ele não sera escolhido...).
Ele será escohido ANTES de voar. Tem um down payment de 15% do projeto no próximo ano que não será devolvido se cairmos fora.
atlante escreveu:Muitos já especulam a possibilidade de adiar a decisão do FX-2 , tanto para ser ter um panorama melhor da economia no futuro quanto para verificar as decisões de outras concorrencias.
Seria uma atitude sensata esperar, pelo menos, a concorrência indiana. A bem da verdade vcs mesmos abriram a guarda para isso quando decidiram estabelecer o prazo de entrega para 2014 (será que os F-5EM do 14º aguentam até lá?)
atlante escreveu:Mas o que deve ficar claro, é que todos os caças da concorrencia cumprem os requisitos da FAB, ao menos ate agora.
Prova que o requerimento foi traçado por baixo...
atlante escreveu:E nenhum deles exclui o Brasil de comprar ou tomar parte de projetos de 5 geração.
Que não nos transferirão qualquer tecnologia. A chance com os russos era agora e o F-35 não transfere tecnologias. Quem sabe os chineses topem fazer o deles conosco...
atlante escreveu:Não sou corporativista, tanto que queria reformar profundas nas forças justamente para melhorar nossos equipamentos e pessoal. Hoje gastamos muito, mal, e inutilmente.
Concordamos com isso
atlante escreveu:Mas modificar velhas raposas é duro, mesmo neste forum , que considero muito democratico, quando citei um artigo não-oficial mostrando algumas incronguencias, um moderador foi extremamente hostil e deveras pouco educado.

Mas é dificil mudar velhar raposas elas não enxergam seus defeitos, por mais obvios que pareçam...
Concordo

atlante escreveu:PS: agora vou sumir por um tempo mesmo, devo voltar em 15 a 20 dias....


Boa análise dos RFP...


Abraços

Pepê
http://www.basemilitar.com.br/forum/pos ... 26f306bec5




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76752 Mensagem por knigh7 » Qui Out 08, 2015 12:32 am

Mathias escreveu: É impressão minha ou ele quis dizer que o os russos declaram que o MIG-35 é stealth de 5ºG?
Não, Carlos. Ele não dizia que os russos consideravam o Mig35 como stealths, mas sim fazia parte das contestações dele quando o pessoal dizia que fora reduzido bastante o rcs do Mig35 e Su35BM.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76753 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:43 am

Pelo meno apareceu a outra parte, melhorou!

Agora descobri de onde vem a história do tal "pescoço quebrado". Nunca li nada sobre isso na internet nesses longos anos de debates, mas quem sabe, né?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76754 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:44 am

Hmmmm...
Então ele duvida da capacidade russa mas aceita a dos outros fabricantes que declaram coisas semelhantes para aviões cheios de hot spots... Eu pelo menos sou mais democrático, não duvido de ninguém.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76755 Mensagem por Mathias » Qui Out 08, 2015 12:46 am

Interessante também que ele pede ao Pepê várias informações técnicas sobre como se conseguiu medir o RCS de um avião, mas não apresenta nada nesse sentido.
Ou entendi errado outra vez?




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