Luís Henrique escreveu:Mas já que você fez o comparativo com o Gripen NG com MTOW ampliado para 17.000kg e 500 kg mais de carga de armas, poderia me fazer o favor de realizar OUTRO comparativo com o Su-35S pesando 16.500 kg???
Mathias escreveu:OBS: Se o Marechal se dispuser a fazer os cálculos, obviamente.
Sei que tenho alguns problemas de comunicação e minha didática está longe de ser digna de um professor, mesmo assim acredito ter incluído informações suficientes para que quem quiser fazer suas próprias estimativas.
mmatuso escreveu:Baseado em um post do penguin em outro tópico, a pergunta que fica é se o brasil tivesse escolhido o caça comunista e aderisse ao pacto de varsóvia, será que compraríamos armamentos para ter 36 caças pesados voando lotados de armamento? Se mal hoje saem do chão F5 + derbys.
Mesmo a encomenda de armamentos do Gripen parece não ser full nem o tal de taurus que estavam especulando...
Será que essa comparação de carga de armamento é tão relevante?
Falando de uma aeronave de defesa aérea ou superioridade aérea eu não acho a capacidade de carga tão importante, mesmo no caso do Flanker acho que a capacidade de carga foi por acidente, efeito colateral do tamanho gigantesco, mas, escrevi tudo aquilo, por já estar cansado das discussões sobre a carga.
E sobre o caso específico da FAB, não acho que vale a pena discutir o fato da FAB não ter armas suficientes, as discussões precisam ser sérias, na esperança de que, um dia, o assunto seja levado a sério.
Kirk, eles não omitem a configuração, esses 1580km nem sequer se referem ao raio de combate, esse é o alcance de translado (ou seja, apenas ida) ao nível do mar (bem menor porque o ar é mais denso a baixa altitude), e isso está claro no site do fabricante, a informação (principalmente no site "planobrazil") de que isso é o raio é devido a tradução/interpretação incorreta do autor.
Kirk escreveu:Ou seja ... TRANSPARÊNCIA ... 1.300 km, 6 misseis, tanques externos e 30 min on-station.
Nem tão transparente assim, sabemos que tanto o raio de combate quanto o alcance do Gripen são dados com tanques externos, mas quantos tanques e quais tanques? Infelizmente a SAAB não deixa essa informação fácil.
Com uma boa dose de garimpo é possível achar/deduzir que o alcance é obtido com três tanques externos (2 de 450 galões e 1 de 300) e o raio de combate é com dois tanques externos (2 de 450 galões), por isso o alcance é mais do triplo do raio de ação, e foi por isso que não inclui os tanques externos no comparativo anterior, além de adicionarem um arrasto difícil de calcular/estimar a SAAB não é suficientemente clara em relação aos valores que divulga (para ser justo, nesse ponto, ninguém é), talvez depois eu procure mais alguma coisa a respeito, mas por hora, não tenho dados suficientes.