Ainda tem os tanques conformais, que se transformaram em baias para armasLuís Henrique escreveu:Marechal, boa pergunta.Marechal-do-ar escreveu: Mas... A Boeing divulga o peso do SH com grande precisão:
http://www.boeing.com/defense/fa-18-super-hornet/
A pergunta é, por que não divulgam o peso do F-15 que todos já conhecem de cabeça?
Já a Dassault não divulga nenhum valor com precisão, o fato de divulgaram algum valor para o peso vazio (e que não está tão longe da realidade) indica que eles não consideram essa informação tão secreta assim.
Então, para você, basta encher um balão de ar dentro do tanque de combustível de forma a reduzir a capacidade dele e a capacidade de cargas da aeronave aumenta. Ok, respondeu de forma clara a segunda pergunta.
De volta a primeira pergunta, isso torna a aeronave melhor?
Parece que o novo F-15 Silent Eagle e esse que a Boeing está divulgando como Strike Eagle possuem mudanças de materiais na fuselagem.
Não estou certo disso, mas eles dizem que reduziram significativamente a RCS da aeronave e entre outras medidas a adoção de materiais compósitos e materiais RAM....
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, é uma configuração conjectural, mas factível. Não é uma coisa inventada, sem conexão com a realidade. São várias bombas, mas leves (creio que de 500lbs, 227Kg). Alias, nem creio que essa configuração chegue ao Max Payload do Gripen E. Foi só para mostrar um Gripen repleto de bombas.Mathias escreveu:Alcântara, lamento mas essa foto é uma imagem de computador. Assim eu boto cem toneladas num SU-35S.
Não é "birra", quero que provem definitivamente e pra acabar com essa celeuma intencional que o Gripen realmente carrega mais armas que um caça pesado.
Você não percebeu, mas eu na verdade quero dar um ponto final nessa falácia ridícula.
Mas não se preocupe. Você não precisa provar nada pra mim. A carga do Su-35 é maior. O meu grande embate (se é que podemos falar assim), é apenas provar que em determinadas circunstâncias o Gripen ganha. Mesmo de caças pesados.
Agora, pontualmente, um ou outro vai levar vantagem. Como no caso da carga paga citada cima (mas, convenhamos, "Max Payload" nunca, ou quase nunca, será usado).
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Dez coisas que ninguém sou dizer, ou perguntou, sobre o Gripen E/F nas últimas vinte páginas.
1. Alguém tem uma foto aí do protótipo do Gripen E sendo construído na Suécia?
2. Alguém sabe de detalhes sobre o acordo para o desenvolvimento da versão F do Gripen? Quem vai fazer o quê?
3. Alguém poderia compartilhar quais e quantos sistemas estrangeiros poderão vir a ser 'nacionalizados' no médio/longo prazo no projeto do Gripen E/F?
4 Alguém sabe dizer se a versão naval do Gripen tem ao menos algum protocolo de intenção assinado com a SAAB e a MB?
5. Alguém pode me dizer se a FAB vai querer investir na versão EPE/EDE da GE F-414 em uma possível modernização, ou blocos subsequentes de encomenda e/ou versão naval do Gripen E/F?
6. Alguém sabe dizer quais armamentos nacionais já estão, ou serão, integrados no Gripen E/F já agora no seu programa de desenvolvimento? A FAB está desenvolvendo algum armamento específico que queria usar no Gripen E/F, como mísseis anti-navio ou de cruzeiro?
7. Os tanques de combustível do Gripen E/F serão feitos aqui - a Embraer sabe fazer isso também -
ou serão importados? Algum tipo novo de tanque foi pedido ou será desenvolvido para a versão BR?
8. A capacidade de explorar a vetoração de empuxo está sendo considerada pela FAB como desejável para futuras versões do Gripen? A F-414 pode receber tal sistema? A SAAB pode fazer se solicitada?
9. Tanques conformais: com os protótipos sendo construídos, isto se torna uma opção real, e supostamente necessária, para o Gripen BR ou continua sendo apenas mera especulação mercadológica da SAAB?
10. Alguém sabe dizer se a FAB irá testar/adaptar qual/quais as configurações primárias para combate ar-ar dos seus Gripen E/F em missões de interceptação, superioridade aérea e escolta aérea baseada na doutrina sueca -que é bem mais realista e operacional que a nossa, diga-se - ou se iremos adaptar um padrão tupiniquim a partir dos F-5M e F-103/F-2000 aposentados?
grato.
abs.
1. Alguém tem uma foto aí do protótipo do Gripen E sendo construído na Suécia?
2. Alguém sabe de detalhes sobre o acordo para o desenvolvimento da versão F do Gripen? Quem vai fazer o quê?
3. Alguém poderia compartilhar quais e quantos sistemas estrangeiros poderão vir a ser 'nacionalizados' no médio/longo prazo no projeto do Gripen E/F?
4 Alguém sabe dizer se a versão naval do Gripen tem ao menos algum protocolo de intenção assinado com a SAAB e a MB?
5. Alguém pode me dizer se a FAB vai querer investir na versão EPE/EDE da GE F-414 em uma possível modernização, ou blocos subsequentes de encomenda e/ou versão naval do Gripen E/F?
6. Alguém sabe dizer quais armamentos nacionais já estão, ou serão, integrados no Gripen E/F já agora no seu programa de desenvolvimento? A FAB está desenvolvendo algum armamento específico que queria usar no Gripen E/F, como mísseis anti-navio ou de cruzeiro?
7. Os tanques de combustível do Gripen E/F serão feitos aqui - a Embraer sabe fazer isso também -
ou serão importados? Algum tipo novo de tanque foi pedido ou será desenvolvido para a versão BR?
8. A capacidade de explorar a vetoração de empuxo está sendo considerada pela FAB como desejável para futuras versões do Gripen? A F-414 pode receber tal sistema? A SAAB pode fazer se solicitada?
9. Tanques conformais: com os protótipos sendo construídos, isto se torna uma opção real, e supostamente necessária, para o Gripen BR ou continua sendo apenas mera especulação mercadológica da SAAB?
10. Alguém sabe dizer se a FAB irá testar/adaptar qual/quais as configurações primárias para combate ar-ar dos seus Gripen E/F em missões de interceptação, superioridade aérea e escolta aérea baseada na doutrina sueca -que é bem mais realista e operacional que a nossa, diga-se - ou se iremos adaptar um padrão tupiniquim a partir dos F-5M e F-103/F-2000 aposentados?
grato.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vai receber um monte de folderes como resposta.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Alcântara, seriam 12x3=42 bombas de 250 Kg, total de 10,5 ton.
Ainda que fossem de 100 Kg, seriam 4,2 ton de bombas pequenas, mas observe o arrasto que aqueles cachos provocariam.
Agora, imagine a turbulência que eles causariam sobre e sob a pequenina asa do Gripen...
Turbulência desse tipo descola a camada de ar das superfícies de comando e da asa, o que significa perda de sustentação ou stoll.
Eu acho que isso é alguma brincadeira.
Sobre precisar ou não, é melhor ter a capacidade e poder usar do que não ter e ficar na mão se precisar.
Quem pode mais, pode menos.
Ainda que fossem de 100 Kg, seriam 4,2 ton de bombas pequenas, mas observe o arrasto que aqueles cachos provocariam.
Agora, imagine a turbulência que eles causariam sobre e sob a pequenina asa do Gripen...
Turbulência desse tipo descola a camada de ar das superfícies de comando e da asa, o que significa perda de sustentação ou stoll.
Eu acho que isso é alguma brincadeira.
Sobre precisar ou não, é melhor ter a capacidade e poder usar do que não ter e ficar na mão se precisar.
Quem pode mais, pode menos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só um detalhe técnico:Mathias escreveu:Agora, imagine a turbulência que eles causariam sobre e sob a pequenina asa do Gripen...
Turbulência desse tipo descola a camada de ar das superfícies de comando e da asa, o que significa perda de sustentação ou stoll.
Não quando o descolamento de camada-limite ocorre na parte de baixo da asa. Isso causa aumento da pressão no lado de baixo, o que consequentemente aumenta a sustentação, e não a diminui. Mas o arrasto também aumenta, mais do que proporcionalmente.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Perfeito, incrivelmente simples, isso devia bastar!Justin Case escreveu:Amigos,
Talvez eu possa ajudar a confundir um pouco mais.
Quando se coloca uma carga de 1600 Kg no Gripen (armas ou combustível), isso pode representar uma degradação de 10% no seu desempenho, comparando grosseiramente com o peso máximo de decolagem.
Ao adicionar essa mesma carga ao Flanker, isso representaria apenas 5% de degradação na performance.
Esclareceu ou complicou?
Abraços,
Justin
Mas...
E também, tem a questão do arrasto, deslocar um certo volume pelo ar exige certa quantidade de energia (armazenada na forma de combustível) que é similar entre dois aviões diferentes, mas se uma carga consumir 1000kg de combustível por causa do arrasto isso vai prejudicar muito mais o alcance de uma aeronave que só tem 3400kg no tanque do que outra que tem 11500kg.
Não Kirk, não é dois pesos duas medidas, ninguém está afirmando nada sobre o Rafale, a comparação era entre Gripen e Flanker, e até agora, nada do Gripen mostrar mais armas que o Flanker.kirk escreveu:No vídeo que postei o Gripen está carregando 4 toneladas, destes 2,6 toneladas são de armas ... o que foi criticado pelo Marechal que até perguntou pra que serve tanques externos ... ... ora 2.6 toneladas de armas é pouco ??? ... como poderia ser pouco se o Rafale faz o EQUIVALENTE e chama isso de "pesadamente ARMADA" ? ... DOIS PESOS DUAS MEDIDAS ?
E não fez isso até agora... Além de ser uma comparação totalmente sem sentido, porque, como você já percebeu antes, uma aeronave pode decolar sem os tanques cheios e, no caso do Flanker, essa aeronave ainda teria mais alcance que o Gripen só com os tanques internos.kirk escreveu:Portanto, O GRIPEN NG, carrega mais bombas que o SU-35S se ambos estiverem com full internal fuel !
Por que a insistência no vídeo?kirk escreveu:e somente venha pedir foto quando tiver um vídeo com mais de 4 toneladas de carga externa no SU-35S ...
Não, não mostrou, o seu vídeo tinha só 2,6 tons de armas, você ainda não mostrou nem vídeo e nem foto com mais de 3 tons de armas, e ainda insiste que outros coloquem vídeo e desqualifica fotos...kirk escreveu:Mostrei um vídeo ... o que quer dizer com isso ? ... que foto tem mais valor que vídeo ? ... só pode ser piada !Marechal-do-ar escreveu:E até agora não mostrou uma foto do Gripen levando mais que 3 tons de armas...
Existe uma razão para ele carregar só esse pouquinho de armas e deixar o resto da carga externa para combustível.
Carga essa que o Flanker carrega internamente...
Não Kirk:kirk escreveu:Não seja cínico Marechal, foi você quem afirmou que 2,6 toneladas é carga de AMX ... então Rafale em configuração "pesadamente ARMADA" também leva carga de AMX ... não é você quem defendia esse avião para a FAB ? pegou o vírus do Mathias ??? VAI FICAR PEDINDO FOTO TAMBÉM ? ... em vez de aumentar o nível do debate faz questão de nivela-lo por baixo ???
1) Não peguei vírus nenhum;
2) "não é você quem defendia esse avião para a FAB ?" não é uma afirmação precisa do que eu defendia, que alias, já deixei claro em uma mensagem endereçada a você e que você distorceu;
3) Sim, não há fotos de Rafales com mais de 3 tons de armas, também, há fotos dele com muito combustível, mas não com mais armas que o AMX, e já deve ser a terceira troca de mensagem em que você ignora o combustível, o raio de combate do AMX com essa carga é de 500~550km, ai é só ver quanto combustível cada um deles carrega com essa carga para entender porque a Dassault e SAAB preferem colocar tanques ao invés de mais armas*;
4) Apesar de ter dois motores o Rafale é apenas um pouco maior do que o Gripen, em outras palavras, é bem menor do que o Flanker, estou ciente das vantagens e desvantagens do tamanho reduzido, não preciso ficar inventando bobagens sobra uma formiga atômica;
5) Não "torço" por um avião.
* Já que você tentou fazer algumas contas, vamos fazer essas contas direito, já faz um tempo que eu queria trazer isso para ca mas andava meio sem tempo.
O pessoal do MIT já se preocupou em explicar as relação entre arrasto, peso e alcance, a quem interessar: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html
Mas aqui uma formula é de interesse especial, Alcance
V é a velocidade de cruzeiro, geralmente mach 0,85, ou 900km/h, g é a gravidade, SFC o consumo específico do motor, L a sustentação e D o arrasto, o L precisa ser igual ao peso para que o avião voe, uma breve introdução que não está naquela pagina, uma forma de maximizar o alcance é conseguir a melhor relação L/D possível, como tanto o L quanto o D são proporcionais a densidade do ar o avião pode manter o melhor ângulo de ataque e variar a altitude, aumentar a altitude gradualmente a medida que queima combustível, é o chamado voo de cruzeiro, assim, para uma dada configuração aerodinâmica haverá um L/D ótimo e constante, para um dado motor, um SFC, e a velocidade de cruzeiro também é constante, assim, para um determinado avião com determinada carga os primeiros termos são constantes e apenas o último, ln(Wi/Wf) varia.
Da mesma forma que é possível calcular o alcance sabendo todos os demais termos, é possível calcular a parte que mencionei ser constante (VL/DgSFC que vou chamar de "I", "Igripen" e "Iflanker")conhecendo o alcance e os pesos.
Para o Gripen o alcance máximo em configuração limpa e apenas com combustível interno é dado como 2500km, peso vazio 8000kg e combustível interno 3400kg:
Igripen = 2500 / ln(11400/8000) = 7059
E para o Flanker, o alcance é de 3600km, capacidade de combustível de 11500kg e vou assumir um peso vazio de 18500kg, com o LH e Mathias protestando ou não.
Iflanker = 3600 / ln(30000/18500) = 7447
Como o Flanker é bem maior e tem motores com by-pass maior era de se esperar que o valor fosse um pouco maior, e, como era de se esperar de dois caças supersônicos contemporâneos, os valores são bem próximos.
Ok, e agora a parte interessante, ver como fica o alcance desses caças com cargas externas, claro, existe a questão do arrasto, como mencionado pelo Leandro, o arrasto das cargas externas vai afetar o D mais que o L, e como já mencionado por vários outros, o arrasto vai ser proporcionalmente maior na aeronave menor, numericamente falando (1+1)/10 > (2+1)/20, mas não tenho como calcular de maneira precisa o arrasto causado pelas cargas externas vou dar um grande benefício ao Gripen ignorando completamente o arrasto das cargas externas, e uma tabelinha calculada com base no Alcance = I ln(Wi/Wf), vou assumir capacidade de combustível total até o MTOW e começo a reduzir o combustível a medida que a carga externa excede 4,5 tons no Flanker e 5,5 tons no Gripen (assumindo que seja verdade o aumento do MTOW para 17 tons):
Código: Selecionar todos
Carga 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500 8000
Gripen 2500 2375 2262 2160 2066 1980 1901 1828 1761 1698 1640 1586 1371 1123 884 652 428
Flanker 3600 3525 3452 3383 3316 3252 3191 3131 3074 3019 2859 2703 2549 2399 2251 2106 1965
1) Que se ambas as aeronaves contarem apenas com combustível interno e mesma carga o Flanker tem mais alcance que o Gripen para todos os possíveis valores para a carga;
2) Que mesmo carregando 6 tons de carga o Flanker ainda tem mais alcance que o Gripen em configuração limpa;
3) Que carregando 6 tons o alcance do Gripen já caiu pela metade;
4) Que a carga externa máxima anunciada de 7200kg para o Gripen não tem qualquer utilidade prática devido ao limitado alcance;
5) Que o Flanker com sua carga máxima de 8 tons tem quase o mesmo alcance que o Gripen carregando 2,5 tons e sem combustível externo;
6) Que a SAAB tinha ótimas razões para deixar apenas 2,6 tons de armas no Gripen e preencher o resto com combustível externo;
7) Que é óbvio, aeronaves mais leves são muito mais penalizadas pela carga que carregam que aeronaves mais pesadas! E ainda nem considerei o arrasto!
Nessas comparações entre o pequeno Gripen e o gigante Flanker alguns tratam a questão com um certo romantismo, parecem lembrar de um certo conto sobre Davi e Golias em que o pequeno Davi venceu, um Gripen realmente pode vencer um combate aéreo contra o Flanker, mas lembrem-se, não foi no halterofilismo que Davi venceu Golias!
Não, mesmo no Su 30 a integração foi complicada, esse míssil é grande demais, ele tem 8,4m de comprimentos e 2,5 tons de peso, o próprio Su 30 só carrega um.JL escreveu:Não faço ideia, nem fui pesquisar mais será que da para o Gripen carregar um míssil grande como o Brahmos
E é por isso que armas, motores, ou qualquer coisa que fique pendurada geralmente fica abaixo das asas, não em cima, ao lado, a frente ou atrás.LeandroGCard escreveu:Só um detalhe técnico:
Não quando o descolamento de camada-limite ocorre na parte de baixo da asa. Isso causa aumento da pressão no lado de baixo, o que consequentemente aumenta a sustentação, e não a diminui. Mas o arrasto também aumenta, mais do que proporcionalmente.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Você me surpreendeu Luis, achei sinceramente que iria criar uma série de contas mirabolantes e chegar a conclusão diferente ... mas ...Luís Henrique escreveu:Ta Kirk.kirk escreveu: Tikuna, quando pega um post isolado e faz julgamento como está fazendo fica parecendo que sou uma especie de louco aqui ... PELO MENOS LEIA A BOLA QUE O MARECHAL LEVANTOU o que me levou a respondê-lo ... senão fica difícil né ?
No vídeo que postei o Gripen está carregando 4 toneladas, destes 2,6 toneladas são de armas ... o que foi criticado pelo Marechal que até perguntou pra que serve tanques externos ... ... ora 2.6 toneladas de armas é pouco ??? ... como poderia ser pouco se o Rafale faz o EQUIVALENTE e chama isso de "pesadamente ARMADA" ? ... DOIS PESOS DUAS MEDIDAS ?
INFANTILIDADE TIKUNA e escrever 18 posts SEGUIDOS pedindo foto de um avião que nem protótipo voou ainda ISSO É INFANTILIDADE ... mas como você COMPARTILHA dessas ideias fantasiosas IGNOROU COMPLETAMENTE ... mas veio TORRAR A MINHA PACIÊNCIA porque postei vídeos mostrando FATOS ...
Vamos ao SU-35S e às contas do Manuel então :
1º) O Gripen ainda não está com peso definitivo congelado, isso somente ocorrerá no protótipo 39-10 conforme já divulgado ... porém vamos considerar 8 toneladas conforme as contas do Manuel.
2º) Se considerarmos os dados oficiais da Knaapo que SEMPRE define configuração "NORMAL" COM 5.270 Kg de combustíveis e 4 misseis ... o peso vazio do SU-35S passa de 19 toneladas ... mas vamos considerar 18,4 toneladas conforme última informação OFICIAL divulgada pelo fabricante.
VOCÊ SABE FAZER CONTA TIKUNA ????
Gripen NG :
Maximun Takeoff : 16.500 kg
Peso Vazio : .......... 8.000 kg
Comb. Interno : .... 3.400 kg
Piloto : ................. 100 kg
SOBRA : .............. 5.000 KG ... para armas, pilones, etc ... etc...
SU-35S :
Maximun Takeoff : 34.500 kg
Peso Vazio : .......... 18.400 kg
Comb. Interno : .... 11.500 kg
Piloto : ................. 100 kg
SOBRA : .............. 4.500 KG ... para armas, pilones, etc ... etc...
Se não sabe fazer conta ??? ... PEÇA PRO MANUEL CONFERIR !
Portanto, O GRIPEN NG, carrega mais bombas que o SU-35S se ambos estiverem com full internal fuel !
Vamos SUPOR que você tem razão sobre o peso vazio do Su-35S. Vamos supor que tudo isso seja verdade, o Gripen NG com tanque cheio leva 5.000 kg de armamentos e o Su-35S com o tanque cheio leva 4.500 kg de armamentos.
Isto prova exatamente o que??????
Pra que toda essa discussão???
Qual a vantagem do Gripen neste aspecto???
O Gripen vai levar 500 kg a mais de armamentos e o Su-35S está levando 8.100 kg a mais de combustível....
Cara, você tem razão ... isso importa muito pouco no contexto geral ... nem mesmo considero isso vantagem do Gripen ... serviu apenas para desmitificar essa questão de 7 toneladas de armas e quetales ... mas no final são duas excelentes máquinas de voar ... e de guerra ...
Sinceramente não vejo motivos para se considerar que "faz-se necessário" um avião de porte GRANDE para combater com outro de menor porte ... claro que todos tem suas fortalezas e fraquezas ... mas não há superioridade evidente de um sobre o outro ...
No final é isso que penso !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gostei muito desse post, parabèns !Marechal-do-ar escreveu:Perfeito, incrivelmente simples, isso devia bastar!Justin Case escreveu:Amigos,
Talvez eu possa ajudar a confundir um pouco mais.
Quando se coloca uma carga de 1600 Kg no Gripen (armas ou combustível), isso pode representar uma degradação de 10% no seu desempenho, comparando grosseiramente com o peso máximo de decolagem.
Ao adicionar essa mesma carga ao Flanker, isso representaria apenas 5% de degradação na performance.
Esclareceu ou complicou?
Abraços,
Justin
Mas...
E também, tem a questão do arrasto, deslocar um certo volume pelo ar exige certa quantidade de energia (armazenada na forma de combustível) que é similar entre dois aviões diferentes, mas se uma carga consumir 1000kg de combustível por causa do arrasto isso vai prejudicar muito mais o alcance de uma aeronave que só tem 3400kg no tanque do que outra que tem 11500kg.
Não Kirk, não é dois pesos duas medidas, ninguém está afirmando nada sobre o Rafale, a comparação era entre Gripen e Flanker, e até agora, nada do Gripen mostrar mais armas que o Flanker.kirk escreveu:No vídeo que postei o Gripen está carregando 4 toneladas, destes 2,6 toneladas são de armas ... o que foi criticado pelo Marechal que até perguntou pra que serve tanques externos ... ... ora 2.6 toneladas de armas é pouco ??? ... como poderia ser pouco se o Rafale faz o EQUIVALENTE e chama isso de "pesadamente ARMADA" ? ... DOIS PESOS DUAS MEDIDAS ?
E não fez isso até agora... Além de ser uma comparação totalmente sem sentido, porque, como você já percebeu antes, uma aeronave pode decolar sem os tanques cheios e, no caso do Flanker, essa aeronave ainda teria mais alcance que o Gripen só com os tanques internos.kirk escreveu:Portanto, O GRIPEN NG, carrega mais bombas que o SU-35S se ambos estiverem com full internal fuel !
Por que a insistência no vídeo?kirk escreveu:e somente venha pedir foto quando tiver um vídeo com mais de 4 toneladas de carga externa no SU-35S ...
Não, não mostrou, o seu vídeo tinha só 2,6 tons de armas, você ainda não mostrou nem vídeo e nem foto com mais de 3 tons de armas, e ainda insiste que outros coloquem vídeo e desqualifica fotos...kirk escreveu: Mostrei um vídeo ... o que quer dizer com isso ? ... que foto tem mais valor que vídeo ? ... só pode ser piada !
Existe uma razão para ele carregar só esse pouquinho de armas e deixar o resto da carga externa para combustível.
Carga essa que o Flanker carrega internamente...
Não Kirk:kirk escreveu:Não seja cínico Marechal, foi você quem afirmou que 2,6 toneladas é carga de AMX ... então Rafale em configuração "pesadamente ARMADA" também leva carga de AMX ... não é você quem defendia esse avião para a FAB ? pegou o vírus do Mathias ??? VAI FICAR PEDINDO FOTO TAMBÉM ? ... em vez de aumentar o nível do debate faz questão de nivela-lo por baixo ???
1) Não peguei vírus nenhum;
2) "não é você quem defendia esse avião para a FAB ?" não é uma afirmação precisa do que eu defendia, que alias, já deixei claro em uma mensagem endereçada a você e que você distorceu;
3) Sim, não há fotos de Rafales com mais de 3 tons de armas, também, há fotos dele com muito combustível, mas não com mais armas que o AMX, e já deve ser a terceira troca de mensagem em que você ignora o combustível, o raio de combate do AMX com essa carga é de 500~550km, ai é só ver quanto combustível cada um deles carrega com essa carga para entender porque a Dassault e SAAB preferem colocar tanques ao invés de mais armas*;
4) Apesar de ter dois motores o Rafale é apenas um pouco maior do que o Gripen, em outras palavras, é bem menor do que o Flanker, estou ciente das vantagens e desvantagens do tamanho reduzido, não preciso ficar inventando bobagens sobra uma formiga atômica;
5) Não "torço" por um avião.
* Já que você tentou fazer algumas contas, vamos fazer essas contas direito, já faz um tempo que eu queria trazer isso para ca mas andava meio sem tempo.
O pessoal do MIT já se preocupou em explicar as relação entre arrasto, peso e alcance, a quem interessar: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html
Mas aqui uma formula é de interesse especial, Alcance
V é a velocidade de cruzeiro, geralmente mach 0,85, ou 900km/h, g é a gravidade, SFC o consumo específico do motor, L a sustentação e D o arrasto, o L precisa ser igual ao peso para que o avião voe, uma breve introdução que não está naquela pagina, uma forma de maximizar o alcance é conseguir a melhor relação L/D possível, como tanto o L quanto o D são proporcionais a densidade do ar o avião pode manter o melhor ângulo de ataque e variar a altitude, aumentar a altitude gradualmente a medida que queima combustível, é o chamado voo de cruzeiro, assim, para uma dada configuração aerodinâmica haverá um L/D ótimo e constante, para um dado motor, um SFC, e a velocidade de cruzeiro também é constante, assim, para um determinado avião com determinada carga os primeiros termos são constantes e apenas o último, ln(Wi/Wf) varia.
Da mesma forma que é possível calcular o alcance sabendo todos os demais termos, é possível calcular a parte que mencionei ser constante (VL/DgSFC que vou chamar de "I", "Igripen" e "Iflanker")conhecendo o alcance e os pesos.
Para o Gripen o alcance máximo em configuração limpa e apenas com combustível interno é dado como 2500km, peso vazio 8000kg e combustível interno 3400kg:
Igripen = 2500 / ln(11400/8000) = 7059
E para o Flanker, o alcance é de 3600km, capacidade de combustível de 11500kg e vou assumir um peso vazio de 18500kg, com o LH e Mathias protestando ou não.
Iflanker = 3600 / ln(30000/18500) = 7447
Como o Flanker é bem maior e tem motores com by-pass maior era de se esperar que o valor fosse um pouco maior, e, como era de se esperar de dois caças supersônicos contemporâneos, os valores são bem próximos.
Ok, e agora a parte interessante, ver como fica o alcance desses caças com cargas externas, claro, existe a questão do arrasto, como mencionado pelo Leandro, o arrasto das cargas externas vai afetar o D mais que o L, e como já mencionado por vários outros, o arrasto vai ser proporcionalmente maior na aeronave menor, numericamente falando (1+1)/10 > (2+1)/20, mas não tenho como calcular de maneira precisa o arrasto causado pelas cargas externas vou dar um grande benefício ao Gripen ignorando completamente o arrasto das cargas externas, e uma tabelinha calculada com base no Alcance = I ln(Wi/Wf), vou assumir capacidade de combustível total até o MTOW e começo a reduzir o combustível a medida que a carga externa excede 4,5 tons no Flanker e 5,5 tons no Gripen (assumindo que seja verdade o aumento do MTOW para 17 tons):E a que conclusões chegamos?Código: Selecionar todos
Carga 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500 8000 Gripen 2500 2375 2262 2160 2066 1980 1901 1828 1761 1698 1640 1586 1371 1123 884 652 428 Flanker 3600 3525 3452 3383 3316 3252 3191 3131 3074 3019 2859 2703 2549 2399 2251 2106 1965
1) Que se ambas as aeronaves contarem apenas com combustível interno e mesma carga o Flanker tem mais alcance que o Gripen para todos os possíveis valores para a carga;
2) Que mesmo carregando 6 tons de carga o Flanker ainda tem mais alcance que o Gripen em configuração limpa;
3) Que carregando 6 tons o alcance do Gripen já caiu pela metade;
4) Que a carga externa máxima anunciada de 7200kg para o Gripen não tem qualquer utilidade prática devido ao limitado alcance;
5) Que o Flanker com sua carga máxima de 8 tons tem quase o mesmo alcance que o Gripen carregando 2,5 tons e sem combustível externo;
6) Que a SAAB tinha ótimas razões para deixar apenas 2,6 tons de armas no Gripen e preencher o resto com combustível externo;
7) Que é óbvio, aeronaves mais leves são muito mais penalizadas pela carga que carregam que aeronaves mais pesadas! E ainda nem considerei o arrasto!
Nessas comparações entre o pequeno Gripen e o gigante Flanker alguns tratam a questão com um certo romantismo, parecem lembrar de um certo conto sobre Davi e Golias em que o pequeno Davi venceu, um Gripen realmente pode vencer um combate aéreo contra o Flanker, mas lembrem-se, não foi no halterofilismo que Davi venceu Golias!
Não, mesmo no Su 30 a integração foi complicada, esse míssil é grande demais, ele tem 8,4m de comprimentos e 2,5 tons de peso, o próprio Su 30 só carrega um.JL escreveu:Não faço ideia, nem fui pesquisar mais será que da para o Gripen carregar um míssil grande como o Brahmos
E é por isso que armas, motores, ou qualquer coisa que fique pendurada geralmente fica abaixo das asas, não em cima, ao lado, a frente ou atrás.LeandroGCard escreveu:Só um detalhe técnico:
Não quando o descolamento de camada-limite ocorre na parte de baixo da asa. Isso causa aumento da pressão no lado de baixo, o que consequentemente aumenta a sustentação, e não a diminui. Mas o arrasto também aumenta, mais do que proporcionalmente.
Leandro G. Card
Bastante elucidativo ... apenas um comentário :
Existe uma questão doutrinária envolvida na utilização ou não de tanques externos ... assim uma comparação de RANGE apenas considerando combustível interno, vai dar Flanker comparando-o com QUALQUER OUTRO CAÇA OCIDENTAL seja de porte pequeno, médio ou gigante ...
No mais concordo, mesmo porque, o que venho dizendo é que a diferença entre os dois é muito menor que a "decantada" ... e você PROVOU ISSO com números ... é isso !
[] kirk
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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
AJUDOU sem dúvida Justin ! ... os FLANKEIROS, claro !Justin Case escreveu:Amigos,
Talvez eu possa ajudar a confundir um pouco mais.
Quando se coloca uma carga de 1600 Kg no Gripen (armas ou combustível), isso pode representar uma degradação de 10% no seu desempenho, comparando grosseiramente com o peso máximo de decolagem.
Ao adicionar essa mesma carga ao Flanker, isso representaria apenas 5% de degradação na performance.
Esclareceu ou complicou?
Abraços,
Justin
Mas pelo que entendi pegou o MTOW e sentenciou uma degradação UNIFORME de X-%, conforme o peso ...
Pergunto, será que o amigo não se esqueceu de nada não ??? ... não considerou o peso vazio, quantidade de combustível NECESSÁRIO ... consumo ... enfim ... não acha que simplificou demais não ?
Só pra saber né ? ... vai que sabe de alguma "regra nova" que nós mortais desconhecemos !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Marechal, muito bom esse cálculo!
É óbvio que um caça pesado leva vantagem, mas eu nunca tinha visto um cálculo desses.
É óbvio que um caça pesado leva vantagem, mas eu nunca tinha visto um cálculo desses.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vocês estão perdendo tempo, no mundo onde vive o Gripen-NGbr a matemática não funciona.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Voltando à turbulência sobre as asas, outro detalhe.
Quanto mais à frente as armas ficarem do bordo de ataque, pior.
Ao elevar o nariz e mudar o ângulo de ataque, a turbulência alcançará zonas críticas antes do que se as armas estivessem mais para baixo da asa.
Agora, olhem quanto um Meteor sobra pra frente da asa no Gripen-NG.
Quanto mais à frente as armas ficarem do bordo de ataque, pior.
Ao elevar o nariz e mudar o ângulo de ataque, a turbulência alcançará zonas críticas antes do que se as armas estivessem mais para baixo da asa.
Agora, olhem quanto um Meteor sobra pra frente da asa no Gripen-NG.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não é falácia nem bizarrice, cumpadre ... o folder do SU-35S menciona que ele carrega 8 toneladas de armas enquanto folder da Saab menciona 7,2 toneladas de armas ... o fato é que ambos tem que limitar seu combustível interno para tal ... ademais quando Saab e Knaapo mencionam tais números estão falando unicamente da capacidade dos PILONES ...Mathias escreveu:Se vocês que acham o debate inútil querem que isso pare, voltem sua revolta contra quem está colocando questões absurdas, falácias, bizarrices.
Claro que reconheço que é IMPRATICÁVEL para o Gripen voar com tal payload ... limitaria muito seu range ... e concordo que afetaria menos o SU-35 pois ainda sobrariam 6 toneladas de combustível em seu tanque interno ... mas também não voaria mais de 500 km em raio de combate ...
Como muitos perguntaram a mim, replico, acha realmente que isso faz do Flanker um avião MELHOR ... justifica as diferenças de custo de operação envolvidos entre as duas opções ?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A pergunta que fica é : a vantagem vale o custo ? ... em quantos cenários seria útil essa configuração ? ... valeria a pena pagar 50 mil USD por HV considerando essa margem tão pequena de vantagem apurada pelo Marechal ?Mathias escreveu:Marechal, muito bom esse cálculo!
É óbvio que um caça pesado leva vantagem, mas eu nunca tinha visto um cálculo desses.
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