PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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LeandroGCard
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3496 Mensagem por LeandroGCard » Qui Out 01, 2015 7:17 pm

Marechal-do-ar escreveu:A ogiva do BAMSE é suficiente contra PGMs, o que eu não sei é quanto precisa para saturar esse sistema, acho que essa é a principal vantagem do Pantsyr.
Fuentes???


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Penguin
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3497 Mensagem por Penguin » Qui Out 01, 2015 8:13 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu:O peso do brinquedo excede em muito a capacidade do C130 ou KC390.
Será mesmo?

Algumas fontes dão o peso como 15 ton:

http://www.militaryfactory.com/armor/de ... mor_id=631

Por aí é dito também que ele pode ser instalado em caminhões com capacidade de 10 ton.

Se estas informações estiverem corretas não vejo problema algum nesta questão do peso. O que não sei é o quão fácil é retirar o sistema de cima do caminhão e depois colocá-lo lá de novo. Mas se o projeto fosse meu eu teria cuidado para que isso fosse o mais fácil possível.


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E o que mais impressionou foi a conversão de “absoluto” em “desejável” o item que regulava o transporte por aeronaves da FAB C-130 e KC-390, alterado genericamente para “transportado por aeronaves”, bem como a supressão do ROC “desejável” do transporte como carga externa por helicóptero. A meu ver, tentou-se adequar o documento ao sistema, preciosismo. É verdade que o peso de 34 toneladas e silhueta elevada do Pantsir-S1 exige transporte por aeronaves gigantes do porte dos Antonovs An-124/Ruslan e An-225/Mriya, C-5M/Galaxy, Airbus A400M/Atlas e A380, dentre outros. Isso compromete, tão somente, parte da mobilidade estratégica do Pantsir-S1, o modal aéreo, enquanto a FAB não as possuir.
Link:
http://www.eceme.ensino.eb.br/eceme/ind ... 89&lang=en




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3498 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 9:23 pm

Vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa russo parece provar que aviões de combate da Rússia perdeu seus alvos na Síria!
30 de setembro de 2015 - 21 Comentários

Por David Cenciotti

Rússia lançou seus primeiros ataques aéreos na Síria. Mas eles podem ter perdido os seus objectivos!
Em 30 de setembro, o contingente da Força Aérea da Rússia baseada em Latakia lançou seus primeiros ataques aéreos contra alvos na Síria na sequência da aprovação da Duma russa.

Imagem

De acordo com o Ministério da Defesa russo, que tem sido bastante ativa em Social Media durante todo o dia, os ataques aéreos alvo 8 metas ISIS na Síria e envolveu 20 missões voadas por aeronaves russas e bater "materiel, centros de comunicação, munições e combustível depósitos militares de IS. "

Agora, dê uma olhada no vídeo abaixo, que mostra algumas das metas a ser atacado pelos aviões de guerra russos.



Embora não somos capazes de ID as armas usadas contra esses alvos parece que tanto o pod segmentação estava mirando em outro lugar ou o ataque errou seu alvo: a primeira parte do filme (provavelmente filmado por um drone) mostra shrapnels de uma bomba possivelmente explodiu ao sul do alvo; a segunda parte mostra o mesmo destino e outros shrapnels, mas você também pode ver claramente que a explosão de uma bomba na parte inferior da cena; a terceira mostra bombas (2 ou 3) seemigly ausentes seus alvos através de vários metros.
http://theaviationist.com/2015/09/30/di ... r-targets/




[] kirk

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3499 Mensagem por Mathias » Qui Out 01, 2015 11:34 pm

Meu Deus...
A imagem não é de um designador, é de um drone de vigilância, portanto, aquele retículo não mostra o alvo a ser atingido.

Eu gostaria de entender essa necessidade de desqualificar as coisas dessa forma, apelando pra "forçação" de barra assim.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3500 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 11:51 pm

Mathias escreveu:Meu Deus...
A imagem não é de um designador, é de um drone de vigilância, portanto, aquele retículo não mostra o alvo a ser atingido.

Eu gostaria de entender essa necessidade de desqualificar as coisas dessa forma, apelando pra "forçação" de barra assim.
E como saber que o drone não está la como designador de alvos ? ... qual a função do drone ? ... a última bomba ERROU COMPLETAMENTE O ALVO ... errou feio, não acertou nada ...

Pare com a choradeira em defesa de tudo que é russo ... os caras não são perfeitos não e ERRARAM o alvo ... quer concertar até o que tá gravado em vídeo ???

Putz ! :?




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3501 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 11:54 pm

Inventa capacidades que não existem ... diminuem o RCS do avião ... cortam 2 toneladas de peso ... e fazem tudo por conta própria ... sem fuentes ... só "li em algum lugar" ... pows ... vamos parar com as fantasias ...




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3502 Mensagem por Bolovo » Qui Out 01, 2015 11:56 pm

MEU DEUS DO CÉU.

No que esse tópico virou? Não é pra falar somente da porra do PAK-FA?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3503 Mensagem por Bolovo » Qui Out 01, 2015 11:56 pm

Foto de janeiro do ano passado, mas liberada agora. Célula do T-50-7.

Imagem




Editado pela última vez por Bolovo em Sex Out 02, 2015 9:13 am, em um total de 2 vezes.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3504 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 02, 2015 12:21 am

Srs... PAK...

Já tem um montão de posts nessa página que serão apagados.

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3505 Mensagem por LeandroGCard » Sex Out 02, 2015 9:04 am

Penguin escreveu:
E o que mais impressionou foi a conversão de “absoluto” em “desejável” o item que regulava o transporte por aeronaves da FAB C-130 e KC-390, alterado genericamente para “transportado por aeronaves”, bem como a supressão do ROC “desejável” do transporte como carga externa por helicóptero. A meu ver, tentou-se adequar o documento ao sistema, preciosismo. É verdade que o peso de 34 toneladas e silhueta elevada do Pantsir-S1 exige transporte por aeronaves gigantes do porte dos Antonovs An-124/Ruslan e An-225/Mriya, C-5M/Galaxy, Airbus A400M/Atlas e A380, dentre outros. Isso compromete, tão somente, parte da mobilidade estratégica do Pantsir-S1, o modal aéreo, enquanto a FAB não as possuir.
Link:
http://www.eceme.ensino.eb.br/eceme/ind ... 89&lang=en
Santiago, vamos por partes:

1- Existem versões do Pantsir montadas sobre diversas plataformas, este peso de 34 ton é referente a UMA delas, provavelmente ao modelo sobre lagartas blindado. Existem dados sobre o peso muito diferentes deste, como as 15 ton deste site aqui http://www.militaryfactory.com/armor/de ... mor_id=631, que é uma versão sobre caminhão Kamaz, ou este aqui que menciona a capacidade do caminhão de 10 Ton (no caso um Ural) http://www.army-technology.com/projects/pantsyr/.

2- Estamos supondo que o sistema será DESMONTADO do caminhão, e ambos seriam transportados em aeronaves separadas e remontados no destino. Neste caso me parece evidente que o peso a ser carregado em cada avião ficaria bem abaixo da 20 Ton, e então não haveria problemas em utilizar um C-130 ou um KC-390.


É claro que se o EB decidir por adotar a versão sobre chassi de lagartas blindado a coisa muda de figura, mas isso não está definido e até por questões de padronização é bem provável inclusive que seja adotado algum caminhão já operacional no Brasil, como os da Tectran utilizados no Astros. É sobre este tipo de possibilidades que estamos falando.


Leandro G. Card

P.S.: Carlos, não dá para transferir estes posts sobre o Pantsir/Bamse para o tópico adequado?




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3506 Mensagem por Alcantara » Sex Out 02, 2015 9:52 am

LeandroGCard escreveu:
Alcantara escreveu:Obs: o caso francês é, na minha opinião, parecido com o dos suecos. A diferença é a soberba francesa.
Além, é claro, de uma diferença de 5 vezes no PIB e do fato da França ser uma potência industrial e tecnológica muito à frente da Suécia. :wink: .


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E? Mais um motivo para soberba. Se são tão fodões, não precisam de nós para nada.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3507 Mensagem por Alcantara » Sex Out 02, 2015 10:01 am

knigh7 escreveu:Vale ressaltar que na minha opinião, a Bia de Pantsir que vai para a FAB deveria ir para o EB. Mas não sou contrário a esse sistema para o Brasil. Apenas eu acredito que para a FAB deveria ir um Spyder, ou uma versão com booster do A-Darter, coisas do tipo. A Força já opera os mesmos mísseis desse sistema israelense.
Tem um erro aí.
A defesa aérea é feita em camadas. Cabe ao EB somente as camadas mais baixas. Da média pra cima, é responsabilidade da FAB.

Imagem




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3508 Mensagem por Alcantara » Sex Out 02, 2015 10:04 am

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:Segundo o Coronel (R1) Rinaldo Nery, que em 2.009 estava na COPAC, ele citou no Poder Aéreo a ToT do FCS no FX2: os franceses cobraram um preço absurdo. Já a SAAB havia sido bem mais em conta.

Está vendo como a situação é diferente? Pelos dados que temos, somos obrigados a fazer uma análise simplória.
Sem dúvida, nem vou discutir isso.

Mas o comentário do Alcântara que deu origem ao meu não se referia a nada relativo ao Brasil ou custos cobrados de nós, mas apenas às capacidades de cada país de desenvolver seus projetos de maneira autóctone.


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Necessidade de parcerias, eu acho que ficaria melhor... 8-]




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3509 Mensagem por Luís Henrique » Sex Out 02, 2015 3:32 pm

LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu:Isso aqui também esta no site da SAAB:

All this is achieved at a very competitive
price, which makes BAMSE unique in
defeating high-altitude and stand-off
threats at a much lower cost than other
air defence missile systems.



Se pelo preço de 3 baterias de Pantsir for possível adquirir MAIS baterias BAMSE. Eu não tenho dúvidas.

Alguém tem ideia do valor dos dois sistemas???
Eu tenho uma dúvida.

Qual a eficiência da minúscula ogiva (pouco maior que a de um Manpad) do Bamse contra PGM´s? Porque de qualquer forma ele é um sistema de curto alcance, e na defesa de pontos fixos é este o principal tipo de alvo que ele terá que enfrentar.

Se eu fosse o comandante encarregado de definir a compra de algum sistema AAe eu jamais adquiriria o Bamse (e também não Pantir, ou qualquer outro sistema de curto alcance) sem antes testá-lo contra bombas guiadas, bombas planadoras, mísseis de cruzeiro (na verdade drones que os simulem) e mísseis anti-radiação. Aviõezinhos de controle remoto não contam, contra isso até um rojão já basta.


Leandro G. Card
Também não sei. Mas este peso da ogiva do BAMSE de apenas 3,5kg é de fonte segura?

No site da SAAB eles dizem que o sistema é capaz de destruir estas ameaças....Fica ai a dúvida.




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3510 Mensagem por Justin Case » Sex Out 02, 2015 3:45 pm

Alcantara escreveu:
knigh7 escreveu:Vale ressaltar que na minha opinião, a Bia de Pantsir que vai para a FAB deveria ir para o EB. Mas não sou contrário a esse sistema para o Brasil. Apenas eu acredito que para a FAB deveria ir um Spyder, ou uma versão com booster do A-Darter, coisas do tipo. A Força já opera os mesmos mísseis desse sistema israelense.
Tem um erro aí.
A defesa aérea é feita em camadas. Cabe ao EB somente as camadas mais baixas. Da média pra cima, é responsabilidade da FAB.

Imagem
Olá, Alcântara.

Tem certeza que essa é a divisão de responsabilidade?
A responsabilidade da antiaérea da FAB não seria de defender suas próprias instalações, com prioridade para aquelas relacionadas com o sistema de defesa aérea?
Até 2014, os Grupos tinham até autodefesa no nome. Tiraram autodefesa para ampliar a suas possibilidades de atuação, mas provavelmente não para mudar sua prioridade ou responsabilidade. Essas unidades da FAB atuaram na defesa de ponto, nos últimos grandes eventos nacionais. Acho que essa é uma grande diferença. A antiaérea da FAB pode ser deslocada, mas atua prioritariamente como defesa de ponto. As unidades do Exército acompanham o progresso de suas unidades mais importantes.
Abraço,

Justin




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