TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76576 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 01, 2015 3:36 pm

kirk escreveu:
Mathias escreveu:Spock, peguei os dados no site da Sukhoi, são oficiais, da página do fabricante.

http://www.knaapo.ru/products/su-35/
Os dados do fabricante são sérios.
Exatamente CM o link está correto ... a informação que você provavelmente desconhece é que a knaapo declara ""Decolagem Peso NORMAL"" 50% DA CAPACIDADE INTERNA + 4 MISSEIS, VEJA VOCÊ MESMO :

SU-27SK
http://www.sukhoi.org/eng/planes/military/su27sk/lth/

SU-27UBK
http://www.sukhoi.org/eng/planes/military/su27ubk/lth/

SU-30MK
http://www.sukhoi.org/eng/planes/military/su30mk/lth/

Ou seja NORMAL significa 50% da capacidade de combustível interno + 4 misseis ! 8-]
Não Kirk.

Veja você mesmo, os links que você mesmo postou.

No Su-27 e no Su-27UBK é 56% de combustível interno e no Su-30MK é 54,66%.
Assim, no Su-35S o peso normal pode ser com 20% ou 80% de combustível. Quem sabe?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76577 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 01, 2015 3:38 pm

Marechal-do-ar escreveu:Kirk, até achei seus argumentos bons, mas ai cliquei no link que você colocou...
Maximum internal fuel, kg 9,640
Normal internal fuel, kg 5,270
Até ontem 50% de 9640 não é 5270, a menos que as regras da matemática tenham mudado o "Normal internal fuel" é um valor arbitrário que pode ou não ser o mesmo para diferentes aeronaves.
Exatamente Marechal.

E no link do Su-27 verá que o combustível interno máximo é menor: 9.400 kg

Ou seja, o padrão de peso normal é levar 56% de combustível interno no Su-27SK e 54,66% no Su-30MK...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76578 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 01, 2015 4:00 pm

LeandroGCard escreveu:Pelos dados oficiais os valores seriam:

- Peso máximo de decolagem: 34.5 ton
- Carga máxima de combustível: 11.5 ton
- Carga máxima de armas: 8.0 ton

Fonte: http://www.knaapo.ru/media/eng/about/pr ... et_eng.pdf

Subtraindo os dois últimos valores do primeiro o resultado seria 15 ton. Não acredito que o peso vazio do Su-35 seja assim tão baixo, o que significaria que ele não decola com carga máxima de armas e máxima de combustível ao mesmo tempo. Ainda assim, existe uma boa margem de folga, não vejo porque afirmar que ele pesa vazio mais de 18 ton.


Leandro G. Card
Leandro, a confusão começou porque em 2007 a Sukhoi declarava OFICIALMENTE o peso vazio do Su-35 em 18.400 kg, assim como o peso máximo era 34.500 kg e tinha também um peso LIMITE de 38.800 kg.

De lá para cá, foi desenvolvido um NOVO Su-35. Sem canards, com pescoço quebrado menor, com uso de materiais compósitos em alta porcentagem e mais MUITAS diferenças estruturais.

Se o peso ficasse exatamente em 18.400 kg seria MUITA coincidência.

Tem mais, na época eu LI que eles reduziram o peso do Su-35 em 2 toneladas. Outros colegas também leram isso na época. Mas eu tenho boa memória para números, principalmente aquilo que me interessa.

E agora a informação não é mais divulgada. No ecxiste. :lol:

Aliás Leandro, isso parece ser tendência mundial. Antigamente a Boeing declarava peso vazio no site oficial. A Dassault também já declarou peso vazio do Rafale.

Hoje a Dassault declara:
Overall empty weight 10 t (22,000 lbs) class

A Boeing, sobre o F-15 Strike Eagle declara:
Weight 45,000 lb (20, 411 kg) class
81,000 lb (36, 700 kg) max gross takeoff

Só que sabemos que este CLASS do F-15 se refere a algum peso parecido com o peso NORMAL do Su-35S.
Ou seja, incluindo XX% de combustível e XX de armamentos.
Pois alguns anos atrás ela declarava 14.300 kg de peso para o F-15E....


Aliás, pego um gancho para dizer, se o F-15E com quase 20m de comprimento pesa 14.300 kg o Su-35S pode muito bem pesar os 16.500 kg que eu acredito....ou não?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76579 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 4:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Não Marechal, veja nesse link :

TAMBÉM CM E LH ! 8-]
Ou seja a tal configuração NORMAL é 50% de combustível, declarado pela própria Sukhoi ! 8-]
Você entendeu errado, para variar...

50% do normal é diferente de 50% do combustível máximo, em especial porque, esse mesmo site afirma que a carga de combustível "normal" nas outras versões é de 5270kg.

Até acho que um peso entre 18 e 19 tons é um bom chute, mas é apenas isso, um chute, o fabricante não declara nada e nenhuma das informações permite uma conclusão definitiva.
Marechal, entendo seu argumento, porém considere que está traduzido do cirílico para o português/inglês, acontece que se consultar o original não há motivo para essa frase, não há outro contexto razoável que não seja de que consideram 50% de combustível para a configuração "normal".

Simplesmente não há outra forma de interpretação ... porém "conclusão definitiva" somente pode ocorrer se a knaapo vier a público e declarar abertamente o peso vazio.

A pergunta que fica é: PORQUE não estão declarando ??? ... de DE FATO conseguissem diminuir 2 toneladas no peso do Flanker seria um BAITA MARKETING divulgar isso, concorda ?




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76580 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 4:16 pm

Luís Henrique escreveu:
kirk escreveu: Luis Henrique, a primeira parte do seu post, concordo plenamente, em missões de curto alcance, é só usar menos combustível ... beleza, o SU-35 não precisa de tanques externos, é uma vantagem do avião ... mas tem que fazer cálculo e não pode ter imprevisto.

Agora SU-35 com tanque cheio não leva tanto armamento assim e a conta é muito simples 18,4T + 11,5T = 29,9T - 34,5 T = 4,6 T ... Quatro toneladas e meia pra piloto, munição e armamento ... é isso e nada mais.

Precisamos parar com essa fantasia de redução de 2 toneladas ... isso não tá registrado em lugar nenhum, inclusive no sitio oficial da KnAApO, não fala nada de 16,4 toneladas ... se tivesse DE FATO reduzido em tal proporção seria motivo de divulgar isso aos 4 ventos ... isso não acontece ...

http://www.knaapo.com/products/su-35/

Pelo contrário, diz que AUMENTOU o espaço interno de combustíveis.

Custo de aquisição tem importância relativa, porque é fixa, é pre-contratado, financiado ... pagou acabou, tá pago ... custos de operação são constantes, dependem de orçamento são variáveis e podem comprometer a operacionalidade e o treinamento ... é o fator que realmente importa ...

Sim eu acredito como disse que PODE ser ATÉ 10 X maior ... preço da operação do Gripen está no sitio oficial do parlamento suéco ... por volta de 6,5 USD ... há compromissos da Saab de redução ... porém mesmo que para a FAB seja de 7,5 USD, o custo de operação do SU-35 é 7X maior ... não justifica.

Kirk, porque colocou o link do site da Knaapo???

Lá não diz o peso vazio do Su-35S....aliás, oficialmente o peso vazio do Su-35S NÃO É DECLARADO.

Algumas mídias colocam o valor de 18.400 kg porque em 2008 na época do ANTIGO Su-35 que é OUTRA AERONAVE este peso vazio foi declarado.

Depois disso foi declarado que o uso de materiais compósitos em altas porcentagens reduziu o peso da aeronave em 2 toneladas, além de outras coisas, como reduzir a RCS também.

Mas, tudo bem, se você quer continuar acreditando neste número que eu já expliquei de onde surgiu e não tem em nenhum site oficial, tudo bem. É um direito seu.

Agora esta conta que você fez, você quer provar o que???

Pois não provou nada. Mesmo considerando este peso de 18.400 kg o Su-35S ainda leva uma carga bem maior que o Gripen NG.
O Gripen NG com 7.200 kg de combustível só consegue levar 1.300 kg de carga de armamentos em apenas 7 pontos de fixação disponíveis.

4.600 kg de armamentos em 12 pontos de fixação é pouco?
E o que me diz de 1.300 kg em 7 pontos de fixação???

O valor da aquisição importa e muito, pois um determinado país pode adquirir MAIS ou MENOS aeronaves, dependendo do valor unitário.

E o valor de operação não é 10x maior nem aqui, nem na China e em lugar nenhum.
Só na sua cabeça.
Luis, não estou duvidando que o amigo tenha lido em algum lugar que o peso diminuiu, mas certamente não é de fonte oficial, e se considerar o combustível interno de 5.270 kg como o mesmo site menciona para TODAS AS VERSÕES e os mísseis que eu declarei 253 kg , na realidade são de 175 kg ... ou seja o SU-35S vai para 19 toneladas vazio.

Não há nenhum motivo consistente que a mesma knaapo que sempre declara como "configuração normal" 5.270 kg de combustível + 4 misseis MUDASSE TAL CRITÉRIO NO SU-35S ... é o mesmo fabricante, no mesmo site, muda o critério e não explica nada ? ... não faz sentido.

Os materiais são compósitos, mas hove declaração da knaapo que HOUVE REFORÇO ESTRUTURAL, aumentaram 2 hard points ... aumentou o peso vazio amigão ... não dá pra ficar indefinidamente "inventando atalhos" para supervalorizar o teu amado Flanker, Luis ... ele já é muito bom, não precisa ficar inventando capacidades, como supercruise e alteração de peso vazio ... nas buenas, não estou falando por mal ... mas assim o debate fica muito na base do "li em algum lugar" ... aí não dá Luis.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76581 Mensagem por kirk » Qui Out 01, 2015 5:11 pm

Luís Henrique escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Kirk, até achei seus argumentos bons, mas ai cliquei no link que você colocou... Até ontem 50% de 9640 não é 5270, a menos que as regras da matemática tenham mudado o "Normal internal fuel" é um valor arbitrário que pode ou não ser o mesmo para diferentes aeronaves.
Exatamente Marechal.

E no link do Su-27 verá que o combustível interno máximo é menor: 9.400 kg

Ou seja, o padrão de peso normal é levar 56% de combustível interno no Su-27SK e 54,66% no Su-30MK...
Entendo que qualquer discussão que se prenda em tanta tecnicidade e precisão não vai levar a nada, escolha um percentual entre 54 e 57% e faça as contas, dará entre 18 a 19 toneladas ... esse é o fato importante a ser debatido ... entre 18 e 19 toneladas é totalmente diferente de 16,4 toneladas ...

11.500 X 54% = 6.210 kg

11.500 X 57% = 6.555 kg

6.555 + 350 (2RVW) + 210 (2R73) = 7.115 kg

25.300 kg - 7.115 kg = 18.185 kg

Muito próximo dos 18.400 kg divulgados




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76582 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 01, 2015 6:32 pm

Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu:Vocês já pararam para pensar que com 108 Gripen E/F ou com 108 PAK-FA/SU-35 a defesa aérea do Brasil vai continuar na mesma merda de sempre?
abs.
A diferença de um caça pesado para um leve, primeiramente atuaria na DISSUASÃO.

1) Um caça levar muito mais combustível, possuir maior alcance, maior persistência em combate, não é utilizado desta forma. De colocar um caça em uma base super distante da necessidade e fazer o caça voar trocentos quilometros. O maior alcance se enquadra em estratégias utilizadas pelo inimigo, por exemplo: Em que distância o inimigo deixa seus navios aeródromos do litoral do Brasil? Existe uma distância que nós inviabilizamos um ataque contra nossa FT e conseguimos atacar o território do Brasil? Se o navio aeródromo possui caças de longo alcance e o Brasil possui caças de curto alcance, isto pode acontecer...outro exemplo é em um país vizinho: A nossa base aérea ou do exército, ou nossa indústria bélica X ou nossa usina nuclear Y está a XXX km de distância da fronteira com o Brasil. O Brasil possui quais tipos de caças/bombardeiros? Eles possuem autonomia para atacar essas bases nossas???

2) Não se resume a essas diferenças de alcance.
Os caças pesados além do alcance, possuem capacidade para levar MAIS armamentos ou armamentos MAIORES E MAIS PODEROSOS.
E os caças pesados possuem capacidade para levar sensores MAIORES E MAIS PODEROSOS.
Enquanto que um Gripen NG possui capacidade de carregar um radar com 1.000 módulos T/R, que pesa 215 kg e possui antena de 600mm, um caça pesado como o F-15SE possui capacidade para carregar um radar com 1.500 módulos T/R, que pesa o DOBRO do peso, com antena de 950mm, etc. Portanto, além de maior autonomia, maior quantidade de armas, caças pesados podem carregar armas mais poderosos que os caças leves não suportam e carregam sensores maiores e mais poderosos que ampliam seu poder de combate.

Eu estou feliz pelo Gripen NG. Será moderno, etc. Mas um F-15SE ou um Su-35S ampliaria nossas capacidades. Isto não é torcida infantil, isto é um fato totalmente lógico.
E mesmo que seja um pequeno lote, mesmo que não seja o ideal, um caça pesado nos traria maiores capacidades de qualquer forma e ampliaria nosso poder dissuasório também.
Você decola um Gripen com 2 tanques de combustível externo e 6 mísseis ar-ar e com sensores que enxergam abaixo de 200 km de distância.
Ou você decola um F-15SE com 16 mísseis ar-ar, sem nenhum tanque de combustível externo, mas com mais alcance que o Gripen com 2 tanques, com sensores que enxergam ALÉM de 300 km de distância, possuindo uma relação potência/peso muito maior.
Tanto do ponto de vista da capacidade militar como do ponto de vista do poder dissuasório, é a mesma coisa???
Olá Luis,

O conceito de dissuasão tem mais a ver com a relação poder político x poder econômico x poder militar do que propriamente com os vetores usados. Neste sentido, como expus, podemos ter um caça pesado ou leve, tanto fez como tanto faz, se não conseguirmos equilibrar esta equação, de forma que ela demonstre clara e inequívoca não somente nossas intenções, mas, e também, nossa vontade, e principalmente nossa capacidade efetiva de realizá-las, tendo em vista que estamos dispostos a arcar com os custos de suas consequências. Neste sentido, o caça é só a ponta do sistema, e não o sistema dissuasório em si. Como exemplo, qualquer uma de nossas bases aéreas hoje perto das fronteiras nacionais, se equipadas com um dos três concorrentes do FX teria capacidade de atingir alvos nas capitais dos países vizinhos. Sem precisar de Revo. Isto por si só já constitui um fator dissuasório, posto que teríamos a capacidade de atingir alvos em qualquer localidade importante na AS. Mas nós nunca tivemos, e não temos esta capacidade hoje, e não há previsão de parte da FAB que venhamos a dispor dela. Então qual o melhor fator de dissuasão? Bases aéreas com esquadrões de caças em todo o arco fronteiriço e litorâneo interligados aos SISCEAB, SIFRON E SIGAAZ - apenas 7 grupos, ou mesmo esquadrões, de caça fariam este serviço - ou esquadrões caças, se pesados ou leves, que sejam, em umas poucas bases no interior do país, atrelados ao comando da FAB e sem efetiva capacidade de estar onde precisam, na hora que precisam?

Caças pesados hoje na maioria das vezes tem na superioridade e a defesa aérea suas missões primárias. Secundariamente podem fazer ações ar-sup. No nosso caso, isto pouco ou nada nos trará melhorias, se a minha defesa aérea ainda for baseada em padrões que não correspondem mais à realidade há pelo menos uns 60 anos. Como disse certa vez aqui, temos de olhar menos os vetores e mais o sistema. Os caças serão apenas um sistema de um sistema. Um PAK-FA pode levar muito mais armas e um radar mais poderoso que um Gripen E/F. Mas de nada adianta isso se ele tiver de viajar 3 mil kms para fazer uma simples interceptação. Não adianta nem para um como para o outro. O ideal para nós é que qualquer caça da FAB possa estar a menos da metade do seu raio de ação de nossas fronteiras e litoral. Isso ajuda muito mais na parte operacional, e dissuasiva, do que esperar que eles tenham raios de ação de alguns milhares de kms só porque o país é grande.

"Tanto do ponto de vista da capacidade militar como do ponto de vista do poder dissuasório, é a mesma coisa"???

É relativo Luis. Como disse para você, a dissuasão é um conjunto de fatores. No que um esquadrão de Su-35 com tudo do bom e do melhor seria mais dissuasório para nós estando em Brasília, a mais de 1500kms da fronteira mais próxima, do que um esquadrão de Gripen E/F operando regularmente em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande ou Santa Maria?. Qual deles seria mais efetivo em termo de dissuasão em relação aos nossos vizinhos?
E assim vamos. Comparando apenas os vetores, um caça pesado sempre terá uma superioridade relativa em relação a um caça pequeno. Mas se colocarmos a ambos no tabuleiro estratégico de nosso entorno geográfico, isto se dilui em uma miríade de fatores que podem fazer a balança pender tanto para um lado, como para o outro.
Como disse. Temos de pensar no sistema, e não apenas nos caças. Um esquadrão de caça no planalto central formado por PAK-FA ou SU-35 seria um sonho para qualquer força aérea séria. Mas no nosso caso, o Gripen cumprirá bem o seu papel, e com igual efetividade, e oportunidade, se lhe forem apostos os recursos e os meios necessários para isso. Ele não deixará nada a dever naquilo que se espera dele.
Agora, claro, não se pode esperar que uma reles centena de caças, Gripen ou Sukhoi defendam o nosso país, porque simplesmente não dá. Eles podem fazer muitas coisas, mesmo não sendo de 5a G, mas ainda não conseguem fazer milagre.
Isto não estava no merchandesing das propostas do FX-2.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76583 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Out 01, 2015 6:53 pm

Kirk escreveu:A pergunta que fica é: PORQUE não estão declarando ??? ... de DE FATO conseguissem diminuir 2 toneladas no peso do Flanker seria um BAITA MARKETING divulgar isso, concorda ?
Essa é a pergunta mais interessante, eles não tem porque não divulgar o peso vazio da aeronave, tanto que é relativamente fácil achar o valor para todas as outras, mas no caso do Su 35 tiveram um cuidado em especial de não se comprometerem com o valor.

E por que?

Imagino que porque o Su 35 ainda não possui exportações, o único usuário, a Rússia, ainda o usa apenas em caráter de testes, então, ainda não está definido o que "é" o Su 35, podem decidir trocar o radar, o motor, incluir mais alguma coisa, etc, o pacote ainda não está fechado, eles podem não quererem se comprometer até que tenham um volume de vendas para fixar a primeira versão do Su 35.

E isso quer dizer, exportações, estão esperando um cliente comprar o Su 35, pedir o monte de customizações que clientes desse tipo de produto pedem para ai, definir que essa é a primeira versão do Su 35 e divulgar o peso.

E conheço os motivos para esses cuidados também, veja o caso da Saab que começou divulgando o peso do Gripen E como 7,1 tons e depois passou para 8 tons, "devido a solicitações do cliente", é uma situação muito chata ter que explicar isso e ainda manter sigilo sobre as customizações solicitadas, é muito mais fácil ficar calado.

E imagino que os russos vão tomar todo o cuidado possível para não caírem nessas situações, vendas de armas são uns dos carros chefes das exportações deles, não vão deixar o pessoal do marketing pagar mico.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76584 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 01, 2015 7:20 pm

Su-35 acabou de ser vendido para a Indonésia para substituir o F-5.

China vem logo logo.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76585 Mensagem por vplemes » Qui Out 01, 2015 7:24 pm

Saudades do FX2, pelo menos as discussões tinham algum sentido. Já escolhemos o Gripen, o contrato foi assinado e o financiamento fechado. Que interessa saber se o Flanker leva mais carga (Que aliás deve levar mesmo) do que ele? Pelos próximos trinta anos é Gripen na FAB e pronto, acabou. Acho que seria bem mais produtivo discutirmos sobre as capacidades do Raven, dos futuros armamentos, dos sensores do Gripen, etc. Pelo menos seria algo mais produtivo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76586 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 01, 2015 7:31 pm

vplemes escreveu:Saudades do FX2, pelo menos as discussões tinham algum sentido. Já escolhemos o Gripen, o contrato foi assinado e o financiamento fechado. Que interessa saber se o Flanker leva mais carga (Que aliás deve levar mesmo) do que ele? Pelos próximos trinta anos é Gripen na FAB e pronto, acabou. Acho que seria bem mais produtivo discutirmos sobre as capacidades do Raven, dos futuros armamentos, dos sensores do Gripen, etc. Pelo menos seria algo mais produtivo.
x2

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76587 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Out 01, 2015 7:37 pm

As discussões do FX2 ou as de agora são igualmente sem sentido, a menos que alguém aqui tivesse poder de decisão...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76588 Mensagem por Mathias » Qui Out 01, 2015 11:46 pm

A questão mais "sem sentido" é dizer que um caça leve carrega a mesma carga paga que um pesado, é isso que vocês deveriam estar atacando, e não quem tenta mostrar o óbvio, que isso é uma bobagem.
Vejam, eu pedi uma(1) foto que acabaria com tudo isso e até agora vieram com peso de até 19 toneladas vazio, materiais novos e compostos que pesam mais que os antigos, tudo novo pesa mais, porque acabou ficando mais pesado que a versão antiga...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76589 Mensagem por kirk » Sex Out 02, 2015 12:07 am

Mathias escreveu:A questão mais "sem sentido" é dizer que um caça leve carrega a mesma carga paga que um pesado, é isso que vocês deveriam estar atacando, e não quem tenta mostrar o óbvio, que isso é uma bobagem.
Vejam, eu pedi uma(1) foto que acabaria com tudo isso e até agora vieram com peso de até 19 toneladas vazio, materiais novos e compostos que pesam mais que os antigos, tudo novo pesa mais, porque acabou ficando mais pesado que a versão antiga...
Pows CM, vamos deixar de bobagens ... até nas especificações declaradas pelos 2 fabricantes deixa claro que o SU-35S TEM MAIOR CAPACIDADE DE CARGA QUE O GRIPEN NG ... ninguém tá dizendo o contrário aqui ...

O que está CLARO E CRISTALINO é que se considerarmos a capacidade MÁXIMA de combustíveis internos o Flanker não carrega 8 toneladas NEM A PAU ... o avião não decola ... MESMA COISA O GRIPEN ... não decola com capacidade máxima de armas DECLARADAS ...

O que se discute aqui é que com tanques internos cheios o Gripen leva mais armas ... e leva mesmo ... gostem ou não ... esses são os fatos COLHIDOS JUNTO AOS DADOS DIVULGADOS PELOS FABRICANTES ...

E não adianta ficar falando "meu deus" que absurdo ... só faltava essa ... Jesus nos proteja ... blá, blá, blá ... FAÇA AS CONTAS ... larga dessa bobagem de cadê a foto ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76590 Mensagem por kirk » Sex Out 02, 2015 12:14 am

Essa questão de inventar capacidades de aviões russos já ta virando uma questão de crença ... tá parecendo religião ... é RCS, é peso vazio, é supercruise ... e fuentes que é bom ... nada ! :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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