Primeiro P-95 modernizado da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceu: 584 vezes
Agradeceram: 91 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#16 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Out 01, 2015 3:50 am

Na verdade a modernização foi um pouco mais ampla e incluiu a troca do RADAR e a atualização do equipamento de Guerra-Eletrônica.

[]s
CB_Lima
Exato! É o primeiro radar Aesa embarcado da FAB!




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#17 Mensagem por henriquejr » Qui Out 01, 2015 7:41 am

O segundo! O primeiro foi Ericsson Erieye, do R-99A.




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38006
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5748 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#18 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 01, 2015 3:00 pm

Temos duas coisas básicas a resolver na patrulha naval: primeira, precisamos de uma aeronave simples e básica para substituir os P-95 na função de esclarecedor marítimo, que é o que ele realmente é; segundo, temos que projetar qual o futuro substituto do P-3's nas funções de patrulha marítima, ASuW e ASW, suas funções primárias.

Há alternativas nacionais e exógenas para nós. Mas antes disso, temos que definir algo mais simples ainda: quem vai ficar com a aviação de patrulha nos próximos 3/4 décadas?

A depender desta decisão, o futuro desta aviação poderá ser sua extinção completa no médio/longo prazo, ou a sua total e inequívoca reestruturação, sem qualquer capacidade militar efetiva. O primeiro caso diz respeito à FAB. O segundo à MB, resguardadas a atual situação do conceito, e o tratamento, político que se dá à defesa no Brasil.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#19 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 01, 2015 3:13 pm

Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#20 Mensagem por Lord Nauta » Sex Out 02, 2015 2:35 pm

Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima


Em minha opinião a aviação de patrulha deveria ser reforçada, entretanto com um projeto modesto e que fosse diluído no orçamento da FAB sem muito stress. O reforço apesar de modesto seria significativo: - Mais 4 P-3 M e a introdução do C 295 M (4 exemplares inicialmente) que já seriam os substitutos dos P 95 que não foram modernizados e eventualmente dos modernizados. Em paralelo a partir de 2018 poderia ser iniciado o projeto do P-99 pela EMBRAER, desde que houvesse recursos para realização do mesmo.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#21 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 02, 2015 2:38 pm

Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima
Em minha opinião a aviação de patrulha deveria ser reforçada, entretanto com um projeto modesto e que fosse diluído no orçamento da FAB sem muito stress. O reforço apesar de modesto seria significativo: - Mais 4 P-3 M e a introdução do C 295 M (4 exemplares inicialmente) que já seriam os substitutos dos P 95 que não foram modernizados e eventualmente dos modernizados. Em paralelo a partir de 2018 poderia ser iniciado o projeto do P-99 pela EMBRAER, desde que houvesse recursos para realização do mesmo.

Sds

Lord Nauta
Concordo, plenamente!!

Mas como a aviação de REVO é praticamente inexistente eu deixaria a Av. de Patrulha como está pelo menos por enquanto.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61526
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#22 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2015 2:49 pm

Conforme o estado das células e motores, não creio que sairia tão caro manter um esquadrão de Patrulhas relativamente simples e baratos, prioritariamente para auxílio à navegação e SAR; e nada bateria o BANDECO nisso (um FLIR panorâmico seria tudibão, claro)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#23 Mensagem por joao fernando » Sex Out 02, 2015 3:35 pm

Túlio escreveu:Conforme o estado das células e motores, não creio que sairia tão caro manter um esquadrão de Patrulhas relativamente simples e baratos, prioritariamente para auxílio à navegação e SAR; e nada bateria o BANDECO nisso (um FLIR panorâmico seria tudibão, claro)...
Só pra saber esse Bandeco modernizado é serial 110488, ou seja, um dos últimos feitos (já que a fabricação parou na celula 499)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61526
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#24 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2015 3:42 pm

Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#25 Mensagem por joao fernando » Sex Out 02, 2015 4:09 pm

Túlio escreveu:Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...
Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#26 Mensagem por joao fernando » Sex Out 02, 2015 4:11 pm

http://www.planobrazil.com/fab-entregar ... l-do-pais/

Noves fora por conta do autor, serão 8 bandecos. E pela matéria o radar é semelhante ao do P3!!




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
pampa14
Júnior
Júnior
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 9:41 pm
Agradeceram: 65 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#27 Mensagem por pampa14 » Dom Out 04, 2015 6:07 am

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...
Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.


A FAB ainda opera modelos P-95A. Aqui em Florianópolis voam com o Phoenix, os FAB 7057 e FAB 7061. Em Belém, pelo menos um, o FAB 7052. Em conversa com o pessoal do Esquadrão, a intenção é manter os Alfa operando em funções mais simples.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#28 Mensagem por joao fernando » Seg Out 05, 2015 10:11 am

pampa14 escreveu:
joao fernando escreveu: Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.


A FAB ainda opera modelos P-95A. Aqui em Florianópolis voam com o Phoenix, os FAB 7057 e FAB 7061. Em Belém, pelo menos um, o FAB 7052. Em conversa com o pessoal do Esquadrão, a intenção é manter os Alfa operando em funções mais simples.
Boa! Valeu pela info




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#29 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 05, 2015 1:48 pm

Uma opção interessante para o futuro...

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/9/4/7/2711749.jpg

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38006
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5748 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#30 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 05, 2015 5:52 pm

Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.
Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.
[]s
CB_Lima
Olá Lima.

Como mostrastes na foto acima, o C-235/295 MP seria até o caminho natural para a manutenção de uma aviação de patrulha, seja na FAB, ou na MB. O problema é que não decidimos ainda o que vai acontecer depois de 2025/2030.
Pode parecer até muito tempo, mas não é. Ainda mais em um país como o nosso, onde tudo pode ficar para depois.
Tenho cá para mim que a MB quer de volta, também, a sua aviação de patrulha com tudo que ela tem direito. Mas isso agora é uma de suas menores prioridades. E a contar o histórico da asa fixa na MB nos últimos 20 anos, o prelúdio desta retomada chega a ser sombrio.
Se a FAB ainda vai operar os P-3 e P-95 neste tempo, temos de decidir em no máximo uns 5 anos, quais serão seus possíveis substitutos, e quem irá operá-los, a fim de que esta decisão possa fazer parte do planejamento de longo prazo de ambas as forças, e do próximo Programa de Reaparelhamento, ou da atualização dos hoje vigentes.
Se não for feito um planejamento de longo prazo agora, de quem, quanto e como fazer o quê, veremos com certeza por aquele tempo a mesma coisa que vemos hoje com os Bandeirulha/P-3, só que não teremos mais como e nem para quê fazer nenhum tipo de gambiarra para mantê-los operacionais, pois simplesmente os custos não cobrirão os resultados.
Como já disse aqui, temos demanda para, duas a três aeronaves a compor a nossa patrulha naval, quais sejam, uma leve, uma média, e outra "pesada". As duas primeiras são para a gestão da ações de guarda costeira da MB, e a última, as missões de ASW/ASupW.
Em minha opinião, quanto a aeronave leve, poderíamos pensar uma solução endógena e simples, para cobrir principalmente as ações de ligação e observação naval, além de policiamento aéreo. A média, no caso o(s) C-235/295MP seriam a opção natural. E por fim, uma versão ASW/;ASupW do E-190/195 E-2.
Lembrando novamente que mesmo hoje, temos nos E-145MP uma boa solução para substituir os P-95 na função primária de esclarecedor marítimo. Seria só questão de vontade e intencionalidade. Aviões usados é que não faltam. E o preço de uma adaptação para esta função seria bem mais barato do que usar a aeronave com todos os sistemas full que ela pode receber.
Enfim, temos algumas opções. E todas são viáveis. Basta termos um prognóstico para isso. A começar hoje.
Mas se ficar para "amanhã a gente vê o que acontece"... vai acabar acontecendo é o de sempre: nada mesmo. :roll:

abs.




Carpe Diem
Responder