LeandroGCard escreveu:Mathias escreveu:Mas se tivermos que adicionar radares reserva qual a diferença de já os tê-los na viatura como no Pantsyr?
Não precisam ser na mesma quantidade dos lançadores, como acontece com o Pantsir. Como o radar custa até mais caro que o lançador em si, a diferença de custos pode ser bem grande. Neste aspecto específico do radar o Bamse na verdade tem uma vantagem, o radar (ou radares) de busca podem ter alcance bem maior (o do Pantsir tem menos de 40 Km de alcance, o Girafe pelo menos 100 Km, e o Bradar Saber-200 vai a 200 Km).
É claro que se pode usar um radar maior e mais possante para coordenar as unidades de Pantsir, mas aí o custo do radar de busca orgânico dele passa a ser um desperdício.
Além disso, serão radares em mastros, fixos=alvos fáceis.
Outra coisa, quanto tempo levaria para acionar o radar reserva, deslocá-lo até aposição de bateria, instalar, iniciar, conectar...
Que são alvos mais fáceis é fato. Mas eles já estariam posicionados e prontos para ação desde o princípio, apenas não estariam ativos. E no Bamse os radares de aquisição de alvo e coordenação de fogo podem estar distantes até 20 Km dos lançadores, e não "colados" neles! isso permite uma disposição bem mais flexível e eficiente, pois os radares podem ser colocados de forma a obrigar eventuais atacantes (ou suas armas) a passar praticamente sobre os lançadores, aumentando em muito a eficiência destes.
No caso do Pantsyr, abateu um o(s) outro(s) instantaneamente entra no lugar, se já não estiverem operando simultaneamente com cobertura sobreposta.
O objeto defendido não fica sem defesa em momento algum.
O mesmo vale para o Bamse se mais radares estiverem disponíveis. Embora em ache que no nosso caso, devido à penúria de $$$, provavelmente sequer existiriam radares disponíveis para todos as baterias, que dirá radares reserva para a mesma bateria...
.
O BANSE tem essa versão em cima de caminhão, a mobilidade já não seria tãããããõ problemática. Mas aí os custos começam a se aproximar.
Nem tanto, pois o custo do sistema de canhões do Pantsir é muito grande, maior que o dos próprios lançadores de mísseis. Mas isso também dá ao sistema outras capacidades, principalmente contra munições. Na verdade é meio difícil comparar diretamente os dois sistemas, por foram projetados para fazer coisas distintas.
Sobre transportar o Pantsyr no C-130 ou KC-390, é sim possível e nada de difícil, tendo uma grua. Basta retirar a torre do chassis e trasportar separadamente.
Desembarca, monta tudo e sai pra luta.
Tem-se que prever uma grua no local de desembarque também. Ou levá-la em outra aeronave. Mas concordo que também não é nada assim tão difícil.
Leandro G. Card
Vou colocar minha opinião:
Acho os dois sistemas muito bons. Gosto bastante dos dois.
O que eu gostaria muito de saber é o custo. Alguém sabe???
Se o custo for o mesmo, fico muito na dúvida.
Mas tenho a impressão que o BAMSE custa mais barato que o Pantsir. Por este motivo e pelo uso que faremos do equipamento prefiro o BAMSE.
O Pantsir leva vantagem na quantidade de alvos que pode atacar simultaneamente, é melhor para se defender de um ataque de saturação.
Leva vantagem por possuir os canhões. Acaba sendo mais útil para defender colunas de blindados.
Mas para o uso que faremos do sistema, e pela ideia de PREÇO que eu tenho, eu acho que o BAMSE compensa.
Como o Leandro disse, o alcance efetivo do míssil do Pantsir é de 12 km e a altitude efetiva de 9km, já o BAMSE possui alcance efetivo de 20 km e altitude efetiva de 15 km.
Esse papo de carrocinha eu não sei se MUDARAM a versão do BAMSE ou se sempre foi assim, mas olhando no site HOJE da para ver que a parte de trás do caminhão pode ser SEPARADA da parte da frente, mas isto não é OBRIGATÓRIO. O sistema pode atuar das DUAS formas.
Taticamente, você escolhe. Você dispara os mísseis SEM desconectar e após o disparo pode mudar de posição rapidamente assim como o Pantsir ou você ESCOLHE em desconectar e realizar os disparos com a parte do caminhão um pouco distante. (isso eu suspeito que seja uma PROTEÇÃO para a tripulação, em caso do lançador de mísseis ser atacado, a tripulação está um pouco distante e fica viva)...Portanto não vejo como desvantagem, e sim uma vantagem do sistema...
Sobre a suposta vantagem do Pantsir de atuar AUTONOMAMENTE, segundo a SAAB o BAMSE também possui esta capacidade:
The BAMSE system is also developed to have high redundancy where every single missile launcher has the capability to combat targets without any connection to an external information source or higher command.
Every single missile launcher has C2 capabilities.
The BAMSE system has the possibility to have integrated IFF on every missile launcher in order to further strengthen the possibility to act as autonomous units, if necessary.
The MCC comprises the following
elements:
(MCC é o lançador de mísseis)
• Sensor platform on an 8 m erectable mast
with:
- Fire Control Radar (FCR)
- Thermal Imaging System (TIS)
- Weather sensor
- Optional IFF interrogator antenna
• Two launching pads, holding a total of six
missiles located on the roof of the MCC.
• Integrated diesel generator
• NBC and ballistic protection
• Automatic climate control
Sobre tempo para entrar em ação e tempo de recarga não acho também ruim:
Short deployment time; a complete battery is combat- ready in less than lOmin
Short reloading time; all six missiles in less than 5 min
Sobre manobrabilidade do míssil em máxima altitude e alcance:
Effective range
20 km
Effective altitude coverage
15,000 m
The BAMSE system has unique high altitude coverage and is effective with maintained high missile manoeuvrability at 15,000 m altitude.
The system has been specially developed to combat small and fast targets as well as low flying cruise missiles and UAVs.
High acceleration and subsequently
maintained high velocity result in short
time-of-flight, even at long ranges. The
missile maintains high manoeuvrability
right out to the range limit
Aqui mostra o radar e demais sensores da MCC:
Aqui mostra o sistema DESCONECTADO e disparando mísseis:
E aqui mostra o sistema disparando mísseis totalmente conectado, igual um Pantsir:
Fonte:
http://saab.com/land/weapon-systems/gro ... ems/BAMSE/
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.