CM, o mais importante é a relação peso X potência, de fato o SU-35 tem potência muito superior, porém tem que carregar 18,4 toneladas dos dois motores + airframe, 11,5 toneladas de combutíveis, uma Área alar 62 m² ... acha mesmo que metendo mais 2/3 toneladas de armas vai ser "docinho de leite ???Mathias escreveu:Há que se considerar o impacto em termos de arrasto e consumo em relação a ambos os aviões dada uma mesma carga.
É muito óbvio que o Gripen por ser menor e menos potente sofre bem mais para a mesma carga.
Uma configuração normal e diria adequada para o Gripen-NG (sem PDFs, por favor) seriam seis mísseis e dois tanques, bem de acordo com um caça desse tamanho.
Um motor de 10 ton de empuxo máximo como o GE-414 faz um esforço de ilustrativos e hipotéticos 80% do máximo=8 ton, para empurrar e sustentar essa carga no ar.
Considere-se também que além do arrasto da carga em si, o avião como tem menos área de asas vai ter que voar cabrado, ou seja, mais arrasto, mais potência necessária, mais consumo.
Oito toneladas de empuxo pra empurrar avião e carga representariam nesse caso 80% do total de potência disponível.
Dois motores de quase 30 Ton de empuxo fazem um esforço muito menor para empurrar a mesma carga, pois se considerarmos as mesmas 8 ton, isso representaria ~23% do total disponível. Com isso teremos menos consumo, menos arrasto e menos comprometimento da capacidade de manobra.
Então, a diminuição de alcance não é uma coisa linear para ambos os aviões para uma mesma carga, até mesmo com cargas diferentes.
Digamos, como ilustração exemplificativa, que essa carga de 6 mísseis + 2 tanques diminua o alcance do Gripen em 60% do seu máximo.
Num caça pesado a redução será talvez bem menor.
Ou não?
Não está considerando também o consumo desses motores ... e como você mesmo diz, não adianta pegar PDF pra ver consumo, porque uma coisa é um teste em ambiente fechado outra é identificar o consumo carregando toda essa carga ...
A título de ilustração a knaapo declara para o SU-35, 3.600km de range SEM ARMAS, EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO E ALTITUDE ÓTIMA só combustível interno ... e declara 4.500km de range (ou seja, 900 km a mais) SEM ARMAS, EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO E ALTITUDE ÓTIMA com dois tanques externos de 4 toneladas ...
http://www.knaapo.ru/media/eng/about/pr ... et_eng.pdf
RESUMO : para voar mais 900 km carregado de comb. interno GASTA 4 TONELADAS DE COMBUSTÍVEIS EXTERNO ... um consumo absurdo, lembrando que as condições dessa performance pe VELOCIDADE DE CRUZEIRO E ALTITUDE ÓTIMA. (ar mais rarefeito).
Então o que PARECE óbvio, deve ser melhor analisado ... pois o Gripen declara 1.300 de range (ida e volta) com 6 misseis e dois tanques ... PERMANECENDO 30 MIN on-station.
Há de se analisar melhor antes de se JULGAR pela aparência !