Mathias escreveu:Leandro, qual a faixa de atuação do Spyder, é muito maior que o Pantsyr?
Na verdade sim, ligeiramente pelo menos.
O Pantsir alcança 12 Km com capacidade de manobra, os 20 Km dos panfletos são o alcance máximo, sem condições de acompanhar nenhum alvo, voando praticamente em trajetória balística o que para fins anti-aéreos é inútil. Já o Spyder vai a 15 Km (com o míssil Derby) mantendo ainda alguma manobralidade (prejudicada, é verdade, mas melhor do que nada). O sistema de guiagem do Pantsir também só pode mantê-lo a distâncias letais do alvo até mais ou menos a mesma faixa dos 12 Km, ao passo que o Spyder busca seu alvo sozinho até o final. E com relação a altitude, o Pantir só alcança sua altura máxima se disparado na vertical, ou seja, em condições de alcance zero. A aeronave teria que passar diretamente sobre o lançador. O Spider alcança alvos a 9 km de altitude praticamente no limite de seu alcance. Se considerarmos as versões com booster, o alcance máximo e a altitude de interceptação do sistema (novamente com o Derby) vão a 35 e 16 Km respectivamente, muito além do alcance e altitude do Panstir.
O mesmo tipo de confusão existe com relação ao tamanho da ogiva. A do Spyder é declarada como tendo 23 Kg (sempre considerando o Derby), e a do Pantsir 25 Kg. Ma no caso do Derby este é realmente o peso da ogiva em si, ao passo que no Pantsir os 25 Kg se referem a todo o "segundo estagio" do míssil, incluindo o corpo aerodinâmico, o sistema de guiagem e de direção, eletrônica, aletas e etc... . O peso apenas da ogiva é bem menor do que isso, e menor que a do Derby.
De qualquer forma, como uma adaptação de mísseis ar-ar para a função AAe o Derby é um sistema muito limitado, e eu pessoalmente acho que só vale à pena na versão usando o Derby com booster, e é só esta que eu considero. As versões de menor alcance são só "para inglês ver" mesmo. E mesmo esta versão mais poderosa ainda não é o melhor sistema que se poderia adquirir pelo custo, eu preferiria até mesmo as últimas versões mais modernas do Pechora.
Leandro G. Card