PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3331 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 19, 2015 3:53 pm

kirk escreveu:Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...

Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...
A solicitação, por parte do governo soviético para o desenvolvimento de aeronaves que combatessem a aeronave que os EUA estava desenvolvendo (F-15) foi em 1969, da qual surgiram duas aeronaves, Mig 29 e Su 27.

A solicitação, por parte do governo sueco, para o desenvolvimento de uma aeronave que substituísse o Viggen foi em 1979.

E por fim, o F-22 em 1981.

Se a bandeira verde para o Gripen foi em 79 e o mundo só tomou conhecimento do F-117 no final dos anos 80, como o Gripen foi feito com tal conceito? Alias, o primeiro voo do Gripen foi no final dos anos 80.

Agora você vai afirmar que viagem no tempo é mais uma das capacidades do Gripen?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3332 Mensagem por kirk » Sáb Set 19, 2015 4:02 pm

Luís Henrique escreveu:
kirk escreveu: Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...

Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...

Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.

Da mesma forma que Super Hornet é um novo caça em relação ao Hornet.
Gripen NG é um novo caça em relação ao Gripen A.
Su-35 também é um novo caça em relação ao Su-27.

O resto é preconceito infantil.

Todos eles possuem RCS baixa se comparados aos seus 'ancestrais'.
E todos eles possuem RCS alta se comparados à caças de 5a geração.

O resto é torcida infantil e sem base nenhuma.

A Suécia se fosse tão poderosa como você pensa, em vez de desenvolver o Gripen NG (solução mais econômica), teria desenvolvido um caça de 5a geração, como a Rússia está fazendo (PAK-FA), a China esta fazendo (J-20) e os EUA + vários países aliados (F-35).
Luis, olha só, não tenho nenhuma dificuldade de aceitar críticas ... mas o restante do seu post não justificou a critica :

Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.

Com relação ao resto ... é sua opinião ... vou respeitar, mas discordar ...

Pra te ser sincero essa relação que você faz com menor preço = menor capacidade ... pode parecer a primeira vista muito lógica, mas não tem substância e é deveras superficial ... a título de ilustração a própria variação da moeda causa uma baita diferença no preço e custos ... os russos mesmos vivem se gabando que seu equipamento é "mais barato" ... e daí ? ... nunca disse uma única palavra de que por ser mais barato só pode ser pior ... você faz isso com frequência ...

Outra relação superficial e muito pessoal que você posta aqui como uma "lógica irrefutável" é o TAMANHO do equipamento com sua eficiência, assim "maior = melhor" ou mais eficiente ... é outra bobagem sem pé nem cabeça ... quanto mais a tecnologia avança menores e mais eficientes são os equipamentos ... mas você vive "pregando" essa sua lógica de botequim, enfatizando frases com "tamanho enorme" e negrito ...

Na minha opinião ... vou repetir "NA MINHA OPINIÃO" ... os russos trouxeram o PAK até aqui pra dizer que tem alguma coisa de 5ªG e tentar atrair um país investidor ... a China apresenta seus protótipos do J-20 apenas como uma forma de dissuasão ... muito recentemente conseguiu alguma coisa no nível do J-10 ... quer adquirir SU-35 pra copiar aviônicos ... até hoje não fez um turbofan que seja minimamente eficiente ... não Luis ... nenhum desses dois países sequer "chegam perto" de algo de 5ªG ... é somente mi, mi, mi pra imprensa internacional ...

PAISES SÉRIOS, que não precisam ficam apresentando projetos mirabolantes para efeito de dissuasão, estão sim caminhando com seus projetos, no caso dos franceses por exemplo lideram o projeto nEUROn, a suécia, por exemplo, fabricou a fuselagem que pretende ser furtiva entre outros componentes ... os suécos, assim como japoneses, tem também seus projetos embrionários como o FS-2020 ... os TRÊS projetos citados, na minha visão são muito superiores e EFETIVOS que PAK e J-20 somados ...

O F-35 está com sérios problemas, entre eles é que seu desenvolvimento já passou da casa do TRILHÃO DE DÓLAR e não tá nem perto da operacionalidade ... MESMO COM A vasta experiência americana no quesito furtividade, COMO MENCIONEI ANTES ... Blackbird (SR-71), F-117 Nighthawk, B-2 Spirit, F-22 Raptor e agora o F-35 Lightning II ou Joint Strike Fighter ... não me venha falar de PAK e J-20 ,,, duas gambiarras que nunca vão ser caças de 5ªG ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3333 Mensagem por kirk » Sáb Set 19, 2015 4:08 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...

Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...
A solicitação, por parte do governo soviético para o desenvolvimento de aeronaves que combatessem a aeronave que os EUA estava desenvolvendo (F-15) foi em 1969, da qual surgiram duas aeronaves, Mig 29 e Su 27.

A solicitação, por parte do governo sueco, para o desenvolvimento de uma aeronave que substituísse o Viggen foi em 1979.

E por fim, o F-22 em 1981.

Se a bandeira verde para o Gripen foi em 79 e o mundo só tomou conhecimento do F-117 no final dos anos 80, como o Gripen foi feito com tal conceito? Alias, o primeiro voo do Gripen foi no final dos anos 80.

Agora você vai afirmar que viagem no tempo é mais uma das capacidades do Gripen?
Então você acredita mesmo que a inteligência militar desses países e fabricantes se limita ao que seja veiculado pela Imprensa Marechal ... por favor né cara ... tenha paciência ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3334 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 19, 2015 4:45 pm

kirk escreveu:Então você acredita mesmo que a inteligência militar desses países e fabricantes se limita ao que seja veiculado pela Imprensa Marechal ... por favor né cara ... tenha paciência ...
Não Kirk, essa foi a sua argumentação.

Mas digamos que os suecos sabiam do F-117, por que já não fizeram o Gripen com baias internas?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3335 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 12:19 am

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.

Da mesma forma que Super Hornet é um novo caça em relação ao Hornet.
Gripen NG é um novo caça em relação ao Gripen A.
Su-35 também é um novo caça em relação ao Su-27.

O resto é preconceito infantil.

Todos eles possuem RCS baixa se comparados aos seus 'ancestrais'.
E todos eles possuem RCS alta se comparados à caças de 5a geração.

O resto é torcida infantil e sem base nenhuma.

A Suécia se fosse tão poderosa como você pensa, em vez de desenvolver o Gripen NG (solução mais econômica), teria desenvolvido um caça de 5a geração, como a Rússia está fazendo (PAK-FA), a China esta fazendo (J-20) e os EUA + vários países aliados (F-35).
Luis, olha só, não tenho nenhuma dificuldade de aceitar críticas ... mas o restante do seu post não justificou a critica :

Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.

Com relação ao resto ... é sua opinião ... vou respeitar, mas discordar ...

Pra te ser sincero essa relação que você faz com menor preço = menor capacidade ... pode parecer a primeira vista muito lógica, mas não tem substância e é deveras superficial ... a título de ilustração a própria variação da moeda causa uma baita diferença no preço e custos ... os russos mesmos vivem se gabando que seu equipamento é "mais barato" ... e daí ? ... nunca disse uma única palavra de que por ser mais barato só pode ser pior ... você faz isso com frequência ...

Outra relação superficial e muito pessoal que você posta aqui como uma "lógica irrefutável" é o TAMANHO do equipamento com sua eficiência, assim "maior = melhor" ou mais eficiente ... é outra bobagem sem pé nem cabeça ... quanto mais a tecnologia avança menores e mais eficientes são os equipamentos ... mas você vive "pregando" essa sua lógica de botequim, enfatizando frases com "tamanho enorme" e negrito ...

Na minha opinião ... vou repetir "NA MINHA OPINIÃO" ... os russos trouxeram o PAK até aqui pra dizer que tem alguma coisa de 5ªG e tentar atrair um país investidor ... a China apresenta seus protótipos do J-20 apenas como uma forma de dissuasão ... muito recentemente conseguiu alguma coisa no nível do J-10 ... quer adquirir SU-35 pra copiar aviônicos ... até hoje não fez um turbofan que seja minimamente eficiente ... não Luis ... nenhum desses dois países sequer "chegam perto" de algo de 5ªG ... é somente mi, mi, mi pra imprensa internacional ...

PAISES SÉRIOS, que não precisam ficam apresentando projetos mirabolantes para efeito de dissuasão, estão sim caminhando com seus projetos, no caso dos franceses por exemplo lideram o projeto nEUROn, a suécia, por exemplo, fabricou a fuselagem que pretende ser furtiva entre outros componentes ... os suécos, assim como japoneses, tem também seus projetos embrionários como o FS-2020 ... os TRÊS projetos citados, na minha visão são muito superiores e EFETIVOS que PAK e J-20 somados ...

O F-35 está com sérios problemas, entre eles é que seu desenvolvimento já passou da casa do TRILHÃO DE DÓLAR e não tá nem perto da operacionalidade ... MESMO COM A vasta experiência americana no quesito furtividade, COMO MENCIONEI ANTES ... Blackbird (SR-71), F-117 Nighthawk, B-2 Spirit, F-22 Raptor e agora o F-35 Lightning II ou Joint Strike Fighter ... não me venha falar de PAK e J-20 ,,, duas gambiarras que nunca vão ser caças de 5ªG ...
Kirk, pode ser sua opinião, mas vc não tem argumento algum que sustente essa tese. Você acusa o PAK-FA e J-20 de não serem 5ª geração. Se é tão fácil assim, então prove. No mundo civilizado funciona assim, acusou então tem que provar. Não vou contrargumentar, pois parece que serei facilmente vencido.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3336 Mensagem por kirk » Dom Set 20, 2015 12:44 am

Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu: PODE... frise-se... é uma condicional, não uma certeza. Pode ser que mude... mas também não. Se eu estou errado em afirmar algo, você também está! :lol:
Claro que não estou errado. O desenvolvimento está em aberto, não terminou nada, ainda está em protótipos (falta um monte deles ainda)... ou seja, não existe ponto final. Não dá pra afirmar que o PAK-FA é isso ou aquilo. A Sukhoi promete entregar um caça de quinta geração russo. O objetivo é esse. O desenvolvimento nem terminou e já tem gente falando que é um lixo, mentira, ruim etc. Acho que esse pessoal está ligeirinho demais.
OK! 8-]

Imagem

Quem ANALISOU ... deixou CLARO :
But according to Indian air force officials, in practice the Sukhoi-made stealth jet is also too expensive, poorly engineered and powered by old and unreliable engines.

The Indians’ complaints illustrate the yawning gulf between stealth warplane design and the actual production of radar-evading jets. In other words, it’s one thing to sketch an advanced warplane on paper. It’s quite another to build one and get it to work.

All new aerospace development is difficult and many planes get poor reviews early in testing. But the gripes coming out of New Delhi are particularly worrisome for the Russians.

...

The AL-41F engines currently fitted to the T-50 are unreliable. The radar is inadequate. The airframe is poorly built, with serious implications for the jet’s stealth profile. And in light of these defects, $6 billion is too much to pay up front.





[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3337 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 12:52 am

Vc postou uma foto e um artigo do New Delhi. Provou o que? Que sabe usar as tags do fórum? Caralho, kirk. Serio, estou sendo legal com vc. Mas assim tá complicado.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3338 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 20, 2015 1:15 am

Cara... Quanta alopracao.

Cruzes! :(

Eu me pergunto o motivo?

Muito triste isso!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3339 Mensagem por kirk » Dom Set 20, 2015 1:35 am

Bolovo escreveu:Vc postou uma foto e um artigo do New Delhi. Provou o que? Que sabe usar as tags do fórum? Caralho, kirk. Serio, estou sendo legal com vc. Mas assim tá complicado.
Carlos Lima escreveu:Cara... Quanta alopracao.

Cruzes! :(

Eu me pergunto o motivo?

Muito triste isso!

[]s
CB
Srs. expressei minha opinião ... e na minha opinião PAK e J-20 não é nem será um 5ªG ... não teem recursos, nem conhecimento, nem experiência para tal ... fazer protótipos com radomes em forma de losango ... não fará desses aviões 5ªG ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3340 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 1:50 am

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Vc postou uma foto e um artigo do New Delhi. Provou o que? Que sabe usar as tags do fórum? Caralho, kirk. Serio, estou sendo legal com vc. Mas assim tá complicado.
Carlos Lima escreveu:Cara... Quanta alopracao.

Cruzes! :(

Eu me pergunto o motivo?

Muito triste isso!

[]s
CB
Srs. expressei minha opinião ... e na minha opinião PAK e J-20 não é nem será um 5ªG ... não teem recursos, nem conhecimento, nem experiência para tal ... fazer protótipos com radomes em forma de losango ... não fará desses aviões 5ªG ...
Mas eu só estou pedindo isso. É muitíssimo simples. Não estou pedindo para fazer nada do que vc não disse.

Quero que prove que:

os russos e chineses não tem recursos;

os russos e chineses não tem conhecimento;

os russos e chineses não tem experiência para tal;

que o PAK-FA e o J-20 é apenas um "protótipo com radome em forma de losango" (seja lá o que for isso);

e, por fim, o que é um avião de quinta geração.


Só isso. Vc próprio botou as questões. As responda, as sustente com argumentos e paro de te encher.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3341 Mensagem por kirk » Dom Set 20, 2015 3:04 am

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Srs. expressei minha opinião ... e na minha opinião PAK e J-20 não é nem será um 5ªG ... não teem recursos, nem conhecimento, nem experiência para tal ... fazer protótipos com radomes em forma de losango ... não fará desses aviões 5ªG ...
Mas eu só estou pedindo isso. É muitíssimo simples. Não estou pedindo para fazer nada do que vc não disse.

Quero que prove que:

os russos e chineses não tem recursos;

os russos e chineses não tem conhecimento;

os russos e chineses não tem experiência para tal;

que o PAK-FA e o J-20 é apenas um "protótipo com radome em forma de losango" (seja lá o que for isso);

e, por fim, o que é um avião de quinta geração.


Só isso. Vc próprio botou as questões. As responda, as sustente com argumentos e paro de te encher.
Entendi seu ponto de vista e tentarei te fazer pelo menos entender o meu ... não que vá concordar ou mudar de opinião, apenas pretendo que ENTENDA o que tento dizer.

http://www.f-16.net/forum/download/file.php?id=14663&sid=d7e05bb08f20295fe43d7699d916958f&mode=view

Essa foto por exemplo ... me diz muita coisa ... imagine que quando se decide fazer uma aeronave com características furtivas ... algo que engane os radares ... você convida pessoas que estudam profundamente e conhecem do assunto, debruçam sobre o assuntoe depois do esboço, consigam transmitir isso aos designers especializados ... aprovados todos os detalhes faz-se um modelo em pequena escala e após os testes (inclusive do RCS) lapida o projeto ... uma equipe de engenheiros detalham a parte externa da aeronave (como faz a Akaer) e são criados moldes específicos para que se tenha o menor número possível de emendas e junções que prejudiquem a questão da furtividade ... portanto é um projeto caro e demorado ... e estamos falando apenas da parte externa da aeronave ... porque é o fator mais importante para a furtividade ...

Ao analisar essa foto, não me parece que os engenheiros que desenharam o PAK tenham a menor ideia ou noção de RCS ... digo isso pelos erros grosseiros MATERIALIZADOS no protótipo ... é BÁSICO que o reator não fique exposto e próximo às entradas de ar ... é BÁSICO que tal quantidade de rebites revelam uma coisa sem o mínimo PLANEJAMENTO ... NÃO HOUVE NENHUM PLANEJAMENTO para o PAK voar ...

O desenho do PAK simplesmente NÃO FOI FEITO POR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO RCS ... a impressão que se passa é que foi dada uma ordem para que se fizesse alguma coisa que "PAREÇA" com aviões furtivos para que se apresentasse isso em algum momento ... os caras fizeram ... e saiu o avião aí da foto ... cheio de placas e remendos, motor exposto ... REVELANDO UMA TOTAL AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ... erraram até no material usado, usaram evidentemente alumínio, agora podem até sair correndo atrás "tapando os buracos" mas isso dificilmente fará do PAK uma aeronave de 5ªG ...

Mas é somente uma OPINIÃO que PODE ESTAR TOTALMENTE ERRADA ... mas estou convencido de que faltou projeto, investimento, planejamento e todo o necessário para que o PAK de fato fosse algo L.O. ...




Editado pela última vez por kirk em Dom Set 20, 2015 3:08 am, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3342 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 3:07 am

kirk escreveu:
Bolovo escreveu: Mas eu só estou pedindo isso. É muitíssimo simples. Não estou pedindo para fazer nada do que vc não disse.

Quero que prove que:

os russos e chineses não tem recursos;

os russos e chineses não tem conhecimento;

os russos e chineses não tem experiência para tal;

que o PAK-FA e o J-20 é apenas um "protótipo com radome em forma de losango" (seja lá o que for isso);

e, por fim, o que é um avião de quinta geração.


Só isso. Vc próprio botou as questões. As responda, as sustente com argumentos e paro de te encher.
Entendi seu ponto de vista e tentarei te fazer pelo menos entender o meu ... não que vá concordar ou mudar de opinião, apenas pretendo que ENTENDA o que tento dizer.

http://www.f-16.net/forum/download/file.php?id=14663&sid=d7e05bb08f20295fe43d7699d916958f&mode=view

Essa foto por exemplo ... me diz muita coisa ... imagine que quando se decide fazer uma aeronave com características furtivas ... algo que engane os radares ... você convida pessoas que estudam profundamente e conhecem do assunto, debruçam sobre o assuntoe depois do esboço, consigam transmitir isso aos designers especializados ... aprovados todos os detalhes faz-se um modelo em pequena escala e após os testes (inclusive do RCS) lapida o projeto ... uma equipe de engenheiros detalham a parte externa da aeronave (como faz a Akaer) e são criados moldes específicos para que se tenha o menor número possível de emendas e junções que prejudiquem a questão da furtividade ... portanto é um projeto caro e demorado ... e estamos falando apenas da parte externa da aeronave ... porque é o fator mais importante para a furtividade ...

Ao analisar essa foto, não me parece que os engenheiros que desenharam o PAK tenham a menor ideia ou noção de RCS ... digo isso pelos erros grosseiros MATERIALIZADOS no protótipo ... é BÁSICO que o reator não fique exposto e próximo às entradas de ar ... é BÁSICO que tal quantidade de rebites revelam uma coisa sem o mínimo PLANEJAMENTO ... NÃO HOUVE NENHUM PLANEJAMENTO para o PAK voar ...

O desenho do PAK simplesmente NÃO FOI FEITO POR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO RCS ... a impressão que se passa é que foi dada uma ordem para que se fizesse alguma coisa que "PAREÇA" com aviões furtivos para que se apresentasse isso em algum momento ... os caras fizeram ... e saiu o avião aí da foto ... cheio de placas e remendos, motor exposto ... REVELANDO UMA TOTAL AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ... agora podem até sair correndo atrás "tapando os buracos" mas isso dificilmente fará do PAK uma aeronave de 5ªG ...

Mas é somente uma OPINIÃO que PODE ESTAR TOTALMENTE ERRADA ... mas estou convencido de que faltou projeto, investimento, planejamento e todo o necessário para que o PAK de fato fosse algo L.O. ...
Ah, tá. Então tudo não passa de um devaneio seu, uma opinião que vc acha praticamente tudo. Ok. E o J-20?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3343 Mensagem por Mathias » Dom Set 20, 2015 3:15 am

Cara acho que já deu pra garantir o adamantium deste ano, vai tentar o do ano que vem também?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3344 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 20, 2015 3:28 am

kirk escreveu:Entendi seu ponto de vista e tentarei te fazer pelo menos entender o meu ... não que vá concordar ou mudar de opinião, apenas pretendo que ENTENDA o que tento dizer.

Essa foto por exemplo ... me diz muita coisa ... imagine que quando se decide fazer uma aeronave com características furtivas ... algo que engane os radares ... você convida pessoas que estudam profundamente e conhecem do assunto, debruçam sobre o assuntoe depois do esboço, consigam transmitir isso aos designers especializados ... aprovados todos os detalhes faz-se um modelo em pequena escala e após os testes (inclusive do RCS) lapida o projeto ... uma equipe de engenheiros detalham a parte externa da aeronave (como faz a Akaer) e são criados moldes específicos para que se tenha o menor número possível de emendas e junções que prejudiquem a questão da furtividade ... portanto é um projeto caro e demorado ... e estamos falando apenas da parte externa da aeronave ... porque é o fator mais importante para a furtividade ...

Ao analisar essa foto, não me parece que os engenheiros que desenharam o PAK tenham a menor ideia ou noção de RCS ... digo isso pelos erros grosseiros MATERIALIZADOS no protótipo ... é BÁSICO que o reator não fique exposto e próximo às entradas de ar ... é BÁSICO que tal quantidade de rebites revelam uma coisa sem o mínimo PLANEJAMENTO ... NÃO HOUVE NENHUM PLANEJAMENTO para o PAK voar ...

O desenho do PAK simplesmente NÃO FOI FEITO POR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO RCS ... a impressão que se passa é que foi dada uma ordem para que se fizesse alguma coisa que "PAREÇA" com aviões furtivos para que se apresentasse isso em algum momento ... os caras fizeram ... e saiu o avião aí da foto ... cheio de placas e remendos, motor exposto ... REVELANDO UMA TOTAL AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ... erraram até no material usado, usaram evidentemente alumínio, agora podem até sair correndo atrás "tapando os buracos" mas isso dificilmente fará do PAK uma aeronave de 5ªG ...

Mas é somente uma OPINIÃO que PODE ESTAR TOTALMENTE ERRADA ... mas estou convencido de que faltou projeto, investimento, planejamento e todo o necessário para que o PAK de fato fosse algo L.O. ...
Ah... Os russos deviam ter te chamado... Era só comprar o Gripen e pronto!

Sobre as entradas de ar, tem um tópico interessante no base militar, olha só algumas fotos:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... &start=480
Gripen
Imagem
X-32
Imagem
Super Hornet
Imagem
Rafale
Imagem
Su 30
Imagem
YF-23
Imagem




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3345 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 3:47 am

O legal é que temos a patente oficial do PAK-FA (aqui em russo pra quem quiser ver) que, segundo a analise ocidental (da IHS Jane's), derruba o argumento do kirk (que foi apenas um: os russos não sabem o que estão fazendo, nem sabem o que é RCS). Diferente da afirmação do kirk, sim, os russos sabem que o compressor do motor a mostra é um dos principais contribuintes do RCS e tomaram várias medidas quanto a isso:

"In particular, the patent spells out the benefits of internal weapons carriage, s-shaped engine air ducts, (which were considered but are actually not implemented in the production PAK FA), and the use of radar blockers. It adds that the inlet guide vanes of the engines' compressors generate "a significant portion [up to 60%] of the radar cross-section of the airframe-powerplant system in the forward hemisphere" and that this is reduced by using radar-blocking devices and radar-absorbing coatings in the walls of the air ducts."

Não achei o link original da IHS Jane's, mas essa é a reprodução do mesmo artigo.

Como já disse umas mil vezes, o PAK-FA ainda está em desenvolvimento. Esse T-50 da foto creio que seja o primeiro ou o segundo protótipo, não lembro. O compromisso desse protótipo em parecer algo "stealth" é próximo do zero. Ele está sendo usado basicamente para testes em voo, aerodinâmicos e nada mais. Não tem cobertura RAM, não está com o motor definitivo, então não tomaram nenhuma medida quanto a isso, de colocar um radar blocker, refazer o duto-S ou qualquer outra medida (lembrando que o duto-S NÃO É a única solução existente para esconder os motores), enfim, mil coisas. Quanto a alegação dos "rebites", deixo aqui duas fotos do nariz do X-35, que deu origem mais tarde ao atual F-35.

http://www.cybermodeler.com/aircraft/f-35/images/nasm_f-35_02.jpghttp://www.cybermodeler.com/aircraft/f-35/images/nasm_f-35_20.jpg

Olha lá, os rebites. Como fugir deles?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder