Luís Henrique escreveu:kirk escreveu:
Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...
Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...
Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.
Da mesma forma que Super Hornet é um novo caça em relação ao Hornet.
Gripen NG é um novo caça em relação ao Gripen A.
Su-35 também é um novo caça em relação ao Su-27.
O resto é preconceito infantil.
Todos eles possuem RCS baixa se comparados aos seus 'ancestrais'.
E todos eles possuem RCS alta se comparados à caças de 5a geração.
O resto é torcida infantil e sem base nenhuma.
A Suécia se fosse tão poderosa como você pensa, em vez de desenvolver o Gripen NG (solução mais econômica), teria desenvolvido um caça de 5a geração, como a Rússia está fazendo (PAK-FA), a China esta fazendo (J-20) e os EUA + vários países aliados (F-35).
Luis, olha só, não tenho nenhuma dificuldade de aceitar críticas ... mas o restante do seu post não justificou a critica :
Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.
Com relação ao resto ... é sua opinião ... vou respeitar, mas discordar ...
Pra te ser sincero essa relação que você faz com menor preço = menor capacidade ... pode parecer a primeira vista muito lógica, mas não tem substância e é deveras superficial ... a título de ilustração a própria variação da moeda causa uma baita diferença no preço e custos ... os russos mesmos vivem se gabando que seu equipamento é "mais barato" ... e daí ? ... nunca disse uma única palavra de que por ser mais barato só pode ser pior ... você faz isso com frequência ...
Outra relação superficial e muito pessoal que você posta aqui como uma "lógica irrefutável" é o TAMANHO do equipamento com sua eficiência, assim "maior = melhor" ou mais eficiente ... é outra bobagem sem pé nem cabeça ... quanto mais a tecnologia avança menores e mais eficientes são os equipamentos ... mas você vive "pregando" essa sua lógica de botequim, enfatizando frases com "tamanho enorme" e negrito ...
Na minha opinião ... vou repetir "NA MINHA OPINIÃO" ... os russos trouxeram o PAK até aqui pra dizer que tem alguma coisa de 5ªG e tentar atrair um país investidor ... a China apresenta seus protótipos do J-20 apenas como uma forma de dissuasão ... muito recentemente conseguiu alguma coisa no nível do J-10 ... quer adquirir SU-35 pra copiar aviônicos ... até hoje não fez um turbofan que seja minimamente eficiente ... não Luis ... nenhum desses dois países sequer "chegam perto" de algo de 5ªG ... é somente mi, mi, mi pra imprensa internacional ...
PAISES SÉRIOS, que não precisam ficam apresentando projetos mirabolantes para efeito de dissuasão, estão sim caminhando com seus projetos, no caso dos franceses por exemplo lideram o projeto nEUROn, a suécia, por exemplo, fabricou a fuselagem que pretende ser furtiva entre outros componentes ... os suécos, assim como japoneses, tem também seus projetos embrionários como o FS-2020 ... os TRÊS projetos citados, na minha visão são muito superiores e EFETIVOS que PAK e J-20 somados ...
O F-35 está com sérios problemas, entre eles é que seu desenvolvimento já passou da casa do TRILHÃO DE DÓLAR e não tá nem perto da operacionalidade ... MESMO COM A vasta experiência americana no quesito furtividade, COMO MENCIONEI ANTES ... Blackbird (SR-71), F-117 Nighthawk, B-2 Spirit, F-22 Raptor e agora o F-35 Lightning II ou Joint Strike Fighter ... não me venha falar de PAK e J-20 ,,, duas gambiarras que nunca vão ser caças de 5ªG ...