PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3316 Mensagem por Alcantara » Sex Set 18, 2015 5:50 pm

Luís Henrique escreveu:Alcantara, para ficar bem claro.
Meu amigo. Nesse quesito não sou 8 ou 80. Nunca disse que o Gripen venceria todas contra o Su-35. Só em ver admissão que, em certos cenários, o Gripen poderia SIM vencer, já me considero vitorioso.

Essa é a realidade pra mim também. O Gripen é um caça capaz e, dependendo do TO e das RoE, pode sim vencer um caça pesado. Em outros cenários, a recíproca também é totalmente verdadeira.

Abraços!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3317 Mensagem por Alcantara » Sex Set 18, 2015 5:54 pm

Mathias escreveu:Alcântara, RAM todo mundo usa, e se fosse tão espetacularmente eficiente a forma deixaria de ser essencial nos 5ºGs, bastaria pintar com RAM e todos seriam VLO.
Cara, contesta o pesquisador lá, rsrsrs... eu só trouxe a matéria (Luiz Henrique, lembrei de você e indiquei a fonte, coisa que estava esquecendo de fazer).

Abraços!!!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3318 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 18, 2015 7:07 pm

Luís Henrique escreveu: Justin, temos que levar em conta que o IRBIS-E é um radar Híbrido.

Posso estar enganado, mas o que eu entendi sobre isso (o que eu li) é que um radar PESA comum, possui centenas de módulos T/R, e pode realizar várias tarefas simultâneas, assim como os AESA. Mas a diferença é que utiliza UM transmissor, UM receptor e UM amplificador de sinal. A energia passa pelos módulos e é enviada para um 'Tubo de Ondas' que transmite o sinal.
No caso dos AESA, cada módulo T/R atua como um transmissor, como um receptor e possui seu próprio amplificador de sinais.

No caso do IRBIS-E, para transmitir ele utiliza um 'Tubo de Ondas', como qualquer PESA, mas na hora do retorno dos sinais, cada módulo possui um amplificador de sinais e atua como um receptor. O que é o mesmo que um AESA.

Portanto algumas fontes dizem que trata-se de um radar HÍBRIDO, pois em parte utiliza tecnologia PESA, em outra parte utiliza tecnologia AESA.
Luis, em um PESA a transmissão também é feita pelos módulos, a única diferença é que no AESA os módulos geram o sinal, no PESA uma fonte centralizada gera o sinal e distribui para os módulos que por sua vez alteram a fase da onda, de resto o funcionamento é igual.

A única coisa de "quase AESA" que o Irbis E tem é que tem dois geradores de sinal, se cada módulo no AESA poderia gerar uma frequência diferente (não pode, existem restrições quanto a isso) no Irbis E poderiam ser duas frequências diferentes.

E com "poderia" porque as coisas não são tão simples assim, os módulos precisam trabalhar juntos, o que significa algumas limitações em relação as frequências usadas.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3319 Mensagem por kirk » Sex Set 18, 2015 8:00 pm

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: O que todos os fabricantes divulgam publicamente, pela Sukhoi, Saab, Dassault etc etc, é a matéria prima para os debates aqui.
Sim. Para a maioria de nós.

Mas para o Kirk não.
Ele só acredita naquilo que a SAAB divulga.
É até engraçado ele ficar 'cobrando' o Lima, ele não acredito em uma 'vírgula' sobre o Su-35 ou qualquer outro caça russo.
Duvida que é um caça NOVO, acabou de dizer que é uma modernização de um caça da década de 70 com RCS descomunal, mas acredita piamente que o Gripen NG é um caça novo e não uma modernização de um caça da década de 80... :roll: :roll: :roll:

Dois pesos, duas medidas.

Acredita piamente que o Gripen NG poderá operar desta forma Wiscon e que a EW inimiga não poderá fazer nada.
Mas não acredita no alcance de detecção do radar IRBIS-E, divulgado OFICIALMENTE pelos russos.

É uma beleza o debate. Tudo que você coloca de argumentos FUNDAMENTADOS, viram piadinhas, são desacreditados.
E tudo que ele lê sobre o Gripen NG tem que ser aceito sem contra-argumentos. Como se houvessem táticas apenas para UM lado. Como se o outro lado fosse BURRO e caísse nas armadilhas facilmente.....

É difícil viu Kirk. Da uma melhorada ai. :wink:
:lol:

Luis Henrique ... esse teu amor por tudo que nasce nos urais é algo digno de um "estudo" mais profundo ... você nasceu no lado "errado" do mundo ! :D

Sukhoi Su-27, é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação. Sua história começou no final da década de 1960. segundo Wikipédia.

Esse é o único "defeito" se pode-se dizer que seja defeito do Flanker ... UMA BAITA AVIÃO ... dos mais lindões da história ... imponente, só de olhar pro "bixão" os inimigos tremiam e não estou exagerando SOU FÃ DESSE AVIÃO ... sério mesmo ... na época que não existia youtube eu tinha uma coleção de vídeos de acrobacias impressionantes dele ... vivia mostrando pra minha mãe que lecionava Física em universidade ... e lembro de falar: "os americanos não chegam nem nos pés" ... o bixo praticamente pairava (ou paira ainda) no ar ... era uma visão "sui generis" ver um mostro daquele desafiando a lei da gravidade ...

Mas, entenda de uma vez ou tente entender o que estou dizendo ... ESSE CONCEITO TÁ SUPERADO ... é somente isso ... se os russos não tivesse quebrado e continuassem evoluindo seus conceitos e tecnologia ... provavelmente teríamos um adversário à altura do F-22 e do F-35 russo ... mas não é o que aconteceu, Luis, infelizmente ... restou à combalida economia russa modernizar seus antigos conceitos ... e não dá ... por mais que se modernize, que se adapte, que se remende ... não dá ... o conceito tá fora do seu tempo ...

É claro é óbvio que tentaram TUDO para mitigar as deficiências (deficiências para o nosso tempo) conceituais ... poderoso radar IRBIS ... redução de RCS ... novos aviônicos ... e o bixo continua muito perigoso pra qualquer adversário ... porém excessivamente exposto por um reator gigante que pode ser observado a enormes distâncias ... ao próprio RCS que por mais que diminua ainda é muito grande para os padrões de aeronaves de 4ªG ... enormes emissões eletromagnéticas causadas pelo excesso de energia empregada pelos sensores ... enfim ...

Essa minha opinião ... como pode observar ... nada contra russos ou seus equipamentos ...




[] kirk

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3320 Mensagem por Bolovo » Sex Set 18, 2015 10:43 pm

Nossa, "sua história começou no final da década de 1960". Pelo amor de deus, kirk. Vá a fundo entender o que significa isso. Nos anos 60 os americanos estavam desenvolvendo os substitutos dos caças da época, e junto aos ensinamentos aprendidos no Vietnã, resultaram no programa FX que se tornou o F-15. O Su-27 é a resposta soviética ao F-15. A ideia do caça soviético era supera-lo em tudo. Entrou em operação em 1985, como pode ser um "conceito dos anos 60"? Se formos usar a mesma lógica, o F-22 é um caça do começo dos anos 80 porque é quando o programa ATF, que resultou no caça stealth, começou.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3321 Mensagem por Mathias » Sáb Set 19, 2015 12:28 am

Alcântara, não estou questionando o estudo, estou opinando que RAM não resolve tudo, ou você acha que resolve?
Eu expliquei porque penso assim, mas você reduziu a um "pergunta lá por estudo".

Fazer o quê, né?




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3322 Mensagem por kirk » Sáb Set 19, 2015 1:45 am

Bolovo escreveu:Nossa, "sua história começou no final da década de 1960". Pelo amor de deus, kirk. Vá a fundo entender o que significa isso. Nos anos 60 os americanos estavam desenvolvendo os substitutos dos caças da época, e junto aos ensinamentos aprendidos no Vietnã, resultaram no programa FX que se tornou o F-15. O Su-27 é a resposta soviética ao F-15. A ideia do caça soviético era supera-lo em tudo. Entrou em operação em 1985, como pode ser um "conceito dos anos 60"? Se formos usar a mesma lógica, o F-22 é um caça do começo dos anos 80 porque é quando o programa ATF, que resultou no caça stealth, começou.
Vou ter que provar tudo que escrevo, não é mole não :

Sukhoi Su-27
Modelo de aeronave
O Sukhoi Su-27, é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação. Sua história começou no final da década de 1960. Wikipédia
Velocidade máxima: 2.500 km/h
Velocidade de cruzeiro: 1.348 km/h
Autonomia de voo: 3.530 km
Peso: 16.380 kg
Custo unitário: USD 30.000.000–30.000.000
Número De Assentos: 2
Voo inaugural: 20 de maio de 1977
https://www.google.com.br/#q=SU-27

O Sukhoi Su-27 (Cy-27 no alfabeto cirílico), (código OTAN: Flanker) é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação.

Sua história começou no final da década de 1960. Sob a influência das informações da inteligência sobre os caças soviéticos mais modernos (Mig-21 e Mig-23), os americanos começaram a desenvolver uma nova geração de aeronaves.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-27




[] kirk

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3323 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 19, 2015 1:48 am

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Nossa, "sua história começou no final da década de 1960". Pelo amor de deus, kirk. Vá a fundo entender o que significa isso. Nos anos 60 os americanos estavam desenvolvendo os substitutos dos caças da época, e junto aos ensinamentos aprendidos no Vietnã, resultaram no programa FX que se tornou o F-15. O Su-27 é a resposta soviética ao F-15. A ideia do caça soviético era supera-lo em tudo. Entrou em operação em 1985, como pode ser um "conceito dos anos 60"? Se formos usar a mesma lógica, o F-22 é um caça do começo dos anos 80 porque é quando o programa ATF, que resultou no caça stealth, começou.
Vou ter que provar tudo que escrevo, não é mole não :

Sukhoi Su-27
Modelo de aeronave
O Sukhoi Su-27, é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação. Sua história começou no final da década de 1960. Wikipédia
Velocidade máxima: 2.500 km/h
Velocidade de cruzeiro: 1.348 km/h
Autonomia de voo: 3.530 km
Peso: 16.380 kg
Custo unitário: USD 30.000.000–30.000.000
Número De Assentos: 2
Voo inaugural: 20 de maio de 1977
https://www.google.com.br/#q=SU-27

O Sukhoi Su-27 (Cy-27 no alfabeto cirílico), (código OTAN: Flanker) é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação.

Sua história começou no final da década de 1960. Sob a influência das informações da inteligência sobre os caças soviéticos mais modernos (Mig-21 e Mig-23), os americanos começaram a desenvolver uma nova geração de aeronaves.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-27
Aonde que vc provou alguma coisa? Artigo da Wikipédia, filhão !!! Credibilidade zero. No próprio artigo não tem uma maldita fonte dando embasamento a essa afirmação. Eu posso editar e escrever que o Su-27 é um presente do futuro dado para os alienígenas através de Elvis Presley, representante reptiliano na Terra. Vai ser verdade daí?




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3324 Mensagem por kirk » Sáb Set 19, 2015 1:52 am

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Vou ter que provar tudo que escrevo, não é mole não :

Sukhoi Su-27
Modelo de aeronave
O Sukhoi Su-27, é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação. Sua história começou no final da década de 1960. Wikipédia
Velocidade máxima: 2.500 km/h
Velocidade de cruzeiro: 1.348 km/h
Autonomia de voo: 3.530 km
Peso: 16.380 kg
Custo unitário: USD 30.000.000–30.000.000
Número De Assentos: 2
Voo inaugural: 20 de maio de 1977
https://www.google.com.br/#q=SU-27

O Sukhoi Su-27 (Cy-27 no alfabeto cirílico), (código OTAN: Flanker) é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação.

Sua história começou no final da década de 1960. Sob a influência das informações da inteligência sobre os caças soviéticos mais modernos (Mig-21 e Mig-23), os americanos começaram a desenvolver uma nova geração de aeronaves.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-27
Aonde que vc provou alguma coisa? Artigo da Wikipédia, filhão !!! Credibilidade zero. No próprio artigo não tem uma maldita fonte dando embasamento a essa afirmação. Eu posso editar e escrever que o Su-27 é um presente do futuro dado para os alienígenas através de Elvis Presley, representante reptiliano na Terra. Vai ser verdade daí?
daí ?

Blz ... é um caça super moderno avançado ... enfim ... que data vc quer que eu diga que nasceu o projeto ? ... diz aí pra mim concordar plenamente !




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3325 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Set 19, 2015 1:54 am

Jesus... :(

:|

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3326 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 19, 2015 2:08 am

Seguindo a lógica do Kirk o Gripen é da década de 70 e o F-22 de 80...




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3327 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Set 19, 2015 2:10 am

Marechal-do-ar escreveu:Seguindo a lógica do Kirk o Gripen é da década de 70 e o F-22 de 80...
Pois é,

Eu pensei nisso, mas é que honestamente eu estou evitando em transformar esse tópico em mais um tópico do Gripen... [027]

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3328 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Set 19, 2015 2:15 am

Bom... voltando ao tópico...

Imagem linda :D

https://farm6.staticflickr.com/5753/21513766801_03ccef4d0c_o.jpg

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3329 Mensagem por kirk » Sáb Set 19, 2015 12:43 pm

Marechal-do-ar escreveu:Seguindo a lógica do Kirk o Gripen é da década de 70 e o F-22 de 80...
Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...

Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3330 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Set 19, 2015 2:53 pm

kirk escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Seguindo a lógica do Kirk o Gripen é da década de 70 e o F-22 de 80...
Na minha lógica não ... conceito do Gripen é dos anos 80, assim como do F-22 ... nesse período o ocidente estava totalmente focado em diminuição de suas assinaturas radar ... já existia o F-117 porém era um segredo militar americano que somente tornou-se conhecido no final dos anos 80 início de 90s ... antes dele o Blackbird (SR-71) ... F-22 é o "ápice" desse conceito ... com os americanos muito à frente e a Europa ocidental (aliada) desenvolvendo designs e materiais para diminuir suas assinaturas radar ...

Nesse mesmo período a União Soviética entrou em colapso ... não tinha como continuar acompanhando ...

Kirk, você como professor de história, está se saindo um ótimo comediante.

Da mesma forma que Super Hornet é um novo caça em relação ao Hornet.
Gripen NG é um novo caça em relação ao Gripen A.
Su-35 também é um novo caça em relação ao Su-27.

O resto é preconceito infantil.

Todos eles possuem RCS baixa se comparados aos seus 'ancestrais'.
E todos eles possuem RCS alta se comparados à caças de 5a geração.

O resto é torcida infantil e sem base nenhuma.

A Suécia se fosse tão poderosa como você pensa, em vez de desenvolver o Gripen NG (solução mais econômica), teria desenvolvido um caça de 5a geração, como a Rússia está fazendo (PAK-FA), a China esta fazendo (J-20) e os EUA + vários países aliados (F-35).




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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