Isso não importa ... o Gripen sabe onde ele está, sabe qual a melhor posição para ataca-lo primeiro, sabe quando será visto ... esqueça, IRBIS ligado não tem escapatória ... é tiro e queda !Mathias escreveu:Meteor com 400Km de alcance?
ARREGO!
O Gripen pode detectar até a 10 mil KM, mas só atira a 100 Km nas melhores condições, e nessa distância já terá sido detectado há muito tempo, uns vinte minutos, como já mostrei mostrei.
Repito, todo mundo vai ter que se aproximar para atirar, seja em silêncio radar ou com ele ligado para obter uma melhor solução de tiro.
Restam persistência de combate, alance dos mísseis e desempenho aerodinâmico para desempatar.
Alcântara, RAM todo mundo usa, e se fosse tão espetacularmente eficiente a forma deixaria de ser essencial nos 5ºGs, bastaria pintar com RAM e todos seriam VLO.
Existem N fatores de interação dos reflexos de sinal numa aeronave com cargas externas, RAM ajuda mas não é suficiente.
Além disso, passar RAM em tudo encarece muito e nem todos os equipamentos aceitam bem, como os cones dianteiros dos misseis (cegaria os sensores), região perto dos bocais, junções das aletas de controle...
Mais uma vez, a solução verdadeira é uma baia interna, escondida, nada de armas ou cabides externamente.
Viu lá a furtividade do F-18E?
Aquilo é só "clean", ou seja, sem nada nas asas, limpo.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: PAK FA - VOOU!!!
E como ele sabe do outro Su 35 100km a frente, e do outro 100km a direita e do terceiro 100km a esquerda, esses três últimos com o radar desligado protegendo o primeiro que está com o radar ligado?kirk escreveu:Isso não importa ... o Gripen sabe onde ele está, sabe qual a melhor posição para ataca-lo primeiro, sabe quando será visto ... esqueça, IRBIS ligado não tem escapatória ... é tiro e queda !
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Re: PAK FA - VOOU!!!
No assento traseiro tem um pai de santo jogando búzios.
Sério agora.
Isso já foi explicado, re explicado, mas vou repetir.
Para atirar tem que chegar perto, para isso vai precisar atravessar uns 300~400 Km dentro da varredura de um ótimo radar e contar que vai passar despercebido.
Isso é contar com a sorte, algo que não se recomenda em combate.
Algo como atacar um S-400 chegando bem perto dele.
SE o Gripen tivesse algo como o KH-31MP ele poderia tentar um tiro de uns 200 Km, mas quem carrega esse tipo de arma é o SU-35S, assim como o R-27EP, que são armas anti radar adaptadas para buscar radares de caças e AWACS.
Sério agora.
Isso já foi explicado, re explicado, mas vou repetir.
Para atirar tem que chegar perto, para isso vai precisar atravessar uns 300~400 Km dentro da varredura de um ótimo radar e contar que vai passar despercebido.
Isso é contar com a sorte, algo que não se recomenda em combate.
Algo como atacar um S-400 chegando bem perto dele.
SE o Gripen tivesse algo como o KH-31MP ele poderia tentar um tiro de uns 200 Km, mas quem carrega esse tipo de arma é o SU-35S, assim como o R-27EP, que são armas anti radar adaptadas para buscar radares de caças e AWACS.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Assim :Marechal-do-ar escreveu:E como ele sabe do outro Su 35 100km a frente, e do outro 100km a direita e do terceiro 100km a esquerda, esses três últimos com o radar desligado protegendo o primeiro que está com o radar ligado?kirk escreveu:Isso não importa ... o Gripen sabe onde ele está, sabe qual a melhor posição para ataca-lo primeiro, sabe quando será visto ... esqueça, IRBIS ligado não tem escapatória ... é tiro e queda !
Além disso, outra funcionalidade EXCLUSIVA dos datalinks do Gripen é utilização de diversos radares dos diversos Gripen no teatro de forma ALTERNADA com rápidos fleches de milésimos de segundo de forma aleatória obtendo uma consciência situacional superior com emissões mínimos ... alternadas e aleatórias dos AESAs ... sem tempo suficiente para a captação pelo inimigo ... mas suficiente para captar todo o entorno através dos processadores algoritmo de radar AESA.Em combate aéreo, o problema básico é descobrir onde os aviões inimigos são. Se você não sabe isso, você não pode lançar suas armas. O mesmo é verdadeiro para o inimigo, é claro. Tradicionalmente, os aviões de combate usar seus radares a bordo para isso. Mas o combate aéreo futuro é mais provável que seja muito mais silencioso do que é hoje. Isto significa que aeronaves de caça se aproximando um do outro vai tentar emitir o mínimo de energia eletromagnética possível, não usar seus radares no modo ativo.
O Gripen NG é construído para essas futuras operações silenciosas. Quando Gripen NG se aproxima de um adversário avançada no ar, seu poderoso radar AESA e antenas EW estão em silêncio, escutando. Estes dois sistemas são muito bem adaptado para a determinação da posição de apenas ouvir as emissões inimigas.
Gripen NG tem uma abordagem holística para a energia eletromagnética, ouvindo, não só para as emissões de radar inimigo, mas também para uma infinidade de outras emissões possíveis no espectro eletromagnético. Gripen NG tem um grande número de antenas espalhadas ao redor de toda a estrutura para este fim, por exemplo AESA, EW, IRST, enlace de dados e antenas de rádio. Todos eles estão em silêncio, escutando em diferentes frequências. Assim que um inimigo emite energia eletromagnética de qualquer maneira, nós tentamos encontrar a sua posição. E se o inimigo está em silêncio todo o caminho, ainda há uma emissão que não pode parar o calor. Então, no final, encontrar a sua posição com IRST.
A coleta de informações é feito usando energia eletromagnética de alguma forma. No entanto, o compartilhamento de informações também é feito usando energia eletromagnética. Ambas as atividades são realizadas na mesma arena. Isto significa que a informação partilha atividades de um lado pode ser utilizado para a recolha de informação pela outra. Como já mencionado, no Gripen NG vamos implementar o combate amplo espectro, tentando pegar todos os sinais de inimigos em todas as partes possíveis do espectro eletromagnético.
Fusão de Dados
Gripen possui tecnologia para compartilhar informações sobre posições inimigas sem dar a sua própria posição de distância. Este, por sua vez, faz com que seja possível utilizar a fusão de dados avançados, fundindo todas as informações sobre as posições inimigas que existe na rede de formação Gripen NG.
Todas as peças de informações, provenientes de diferentes caças Gripen NG, e de diferentes sensores a bordo desses lutadores, são analisados através entrelaces da rede. A formação Gripen NG bem distribuídos também facilita os cálculos de triangulação de posições inimigas com alta precisão.
O resultado é uma imagem geral muito mais nítida e clara das posições inimigas e movimentos no campo de batalha.
Interface homem-máquina
O sistema de fusão de dados avançada em cada aeronave, o tratamento de todos os sensores em toda a unidade como um todo, acumula-se uma imagem clara situação. A imagem é apresentada aos pilotos em suas facilmente interpretados situação 3D widescreen exibe, e também como um correspondente, muito distinta, out-of-the picture janela em suas HMDs (Helmet Mounted Displays). O resultado é uma consciência situacional superior entre os pilotos do Gripen NG.
Esta consciência situacional é ainda complementado por ferramentas de apoio à decisão, mostrando aos pilotos o quão perto do inimigo que pode voar sem levar um tiro para baixo. Isto significa que os pilotos do Gripen NG pode colocar pressão muito mais ofensiva contra o inimigo em combate BVR, de pilotos que utilizam ferramentas mais antigas como WEZ (Zona Arma de noivado) que estão presentes em muitos lutadores hoje.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=11
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Meu Deus Kirk,kirk escreveu:Assim :Marechal-do-ar escreveu: E como ele sabe do outro Su 35 100km a frente, e do outro 100km a direita e do terceiro 100km a esquerda, esses três últimos com o radar desligado protegendo o primeiro que está com o radar ligado?Além disso, outra funcionalidade EXCLUSIVA dos datalinks do Gripen é utilização de diversos radares dos diversos Gripen no teatro de forma ALTERNADA com rápidos fleches de milésimos de segundo de forma aleatória obtendo uma consciência situacional superior com emissões mínimos ... alternadas e aleatórias dos AESAs ... sem tempo suficiente para a captação pelo inimigo ... mas suficiente para captar todo o entorno através dos processadores algoritmo de radar AESA.Em combate aéreo, o problema básico é descobrir onde os aviões inimigos são. Se você não sabe isso, você não pode lançar suas armas. O mesmo é verdadeiro para o inimigo, é claro. Tradicionalmente, os aviões de combate usar seus radares a bordo para isso. Mas o combate aéreo futuro é mais provável que seja muito mais silencioso do que é hoje. Isto significa que aeronaves de caça se aproximando um do outro vai tentar emitir o mínimo de energia eletromagnética possível, não usar seus radares no modo ativo.
O Gripen NG é construído para essas futuras operações silenciosas. Quando Gripen NG se aproxima de um adversário avançada no ar, seu poderoso radar AESA e antenas EW estão em silêncio, escutando. Estes dois sistemas são muito bem adaptado para a determinação da posição de apenas ouvir as emissões inimigas.
Gripen NG tem uma abordagem holística para a energia eletromagnética, ouvindo, não só para as emissões de radar inimigo, mas também para uma infinidade de outras emissões possíveis no espectro eletromagnético. Gripen NG tem um grande número de antenas espalhadas ao redor de toda a estrutura para este fim, por exemplo AESA, EW, IRST, enlace de dados e antenas de rádio. Todos eles estão em silêncio, escutando em diferentes frequências. Assim que um inimigo emite energia eletromagnética de qualquer maneira, nós tentamos encontrar a sua posição. E se o inimigo está em silêncio todo o caminho, ainda há uma emissão que não pode parar o calor. Então, no final, encontrar a sua posição com IRST.
A coleta de informações é feito usando energia eletromagnética de alguma forma. No entanto, o compartilhamento de informações também é feito usando energia eletromagnética. Ambas as atividades são realizadas na mesma arena. Isto significa que a informação partilha atividades de um lado pode ser utilizado para a recolha de informação pela outra. Como já mencionado, no Gripen NG vamos implementar o combate amplo espectro, tentando pegar todos os sinais de inimigos em todas as partes possíveis do espectro eletromagnético.
Fusão de Dados
Gripen possui tecnologia para compartilhar informações sobre posições inimigas sem dar a sua própria posição de distância. Este, por sua vez, faz com que seja possível utilizar a fusão de dados avançados, fundindo todas as informações sobre as posições inimigas que existe na rede de formação Gripen NG.
Todas as peças de informações, provenientes de diferentes caças Gripen NG, e de diferentes sensores a bordo desses lutadores, são analisados através entrelaces da rede. A formação Gripen NG bem distribuídos também facilita os cálculos de triangulação de posições inimigas com alta precisão.
O resultado é uma imagem geral muito mais nítida e clara das posições inimigas e movimentos no campo de batalha.
Interface homem-máquina
O sistema de fusão de dados avançada em cada aeronave, o tratamento de todos os sensores em toda a unidade como um todo, acumula-se uma imagem clara situação. A imagem é apresentada aos pilotos em suas facilmente interpretados situação 3D widescreen exibe, e também como um correspondente, muito distinta, out-of-the picture janela em suas HMDs (Helmet Mounted Displays). O resultado é uma consciência situacional superior entre os pilotos do Gripen NG.
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Olha bem o que você está escrevendo cara...
O Gripen não precisa desses absurdos... já compramos e assinamos o contrato. Não faça isso cara Na boa... leia e realmente tente entender o que você disse sem entrar na onda de fanzine.
Tente imaginar que o nível do pessoal aqui é acima de conversa de debate de Facebook.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Agora destrambelhou de vez.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
também acho. Mas não vou repetir pela décima vez.Mathias escreveu:Acho que você não entendeu...
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Marechal-do-ar escreveu:E como ele sabe do outro Su 35 100km a frente, e do outro 100km a direita e do terceiro 100km a esquerda, esses três últimos com o radar desligado protegendo o primeiro que está com o radar ligado?kirk escreveu:Isso não importa ... o Gripen sabe onde ele está, sabe qual a melhor posição para ataca-lo primeiro, sabe quando será visto ... esqueça, IRBIS ligado não tem escapatória ... é tiro e queda !
Exatamente. Mas o Kirk acredita piamente que os russos e todos os operadores de caças russos são burros de nascença.
Só um lado sabe utilizar táticas. O outro combate de forma burra e estúpida. Aliás, antes do combate os pilotos de Su-35 ligam para os pilotos de Gripen e falam todos os detalhes de como vão combater. Só pode ser isso.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Kirk, os outros Su-35 estão em SILÊNCIO eletromagnético e SABEM da existência dos Gripens, de suas posições, velocidade, etc.kirk escreveu:Assim :Marechal-do-ar escreveu: E como ele sabe do outro Su 35 100km a frente, e do outro 100km a direita e do terceiro 100km a esquerda, esses três últimos com o radar desligado protegendo o primeiro que está com o radar ligado?Além disso, outra funcionalidade EXCLUSIVA dos datalinks do Gripen é utilização de diversos radares dos diversos Gripen no teatro de forma ALTERNADA com rápidos fleches de milésimos de segundo de forma aleatória obtendo uma consciência situacional superior com emissões mínimos ... alternadas e aleatórias dos AESAs ... sem tempo suficiente para a captação pelo inimigo ... mas suficiente para captar todo o entorno através dos processadores algoritmo de radar AESA.Em combate aéreo, o problema básico é descobrir onde os aviões inimigos são. Se você não sabe isso, você não pode lançar suas armas. O mesmo é verdadeiro para o inimigo, é claro. Tradicionalmente, os aviões de combate usar seus radares a bordo para isso. Mas o combate aéreo futuro é mais provável que seja muito mais silencioso do que é hoje. Isto significa que aeronaves de caça se aproximando um do outro vai tentar emitir o mínimo de energia eletromagnética possível, não usar seus radares no modo ativo.
O Gripen NG é construído para essas futuras operações silenciosas. Quando Gripen NG se aproxima de um adversário avançada no ar, seu poderoso radar AESA e antenas EW estão em silêncio, escutando. Estes dois sistemas são muito bem adaptado para a determinação da posição de apenas ouvir as emissões inimigas.
Gripen NG tem uma abordagem holística para a energia eletromagnética, ouvindo, não só para as emissões de radar inimigo, mas também para uma infinidade de outras emissões possíveis no espectro eletromagnético. Gripen NG tem um grande número de antenas espalhadas ao redor de toda a estrutura para este fim, por exemplo AESA, EW, IRST, enlace de dados e antenas de rádio. Todos eles estão em silêncio, escutando em diferentes frequências. Assim que um inimigo emite energia eletromagnética de qualquer maneira, nós tentamos encontrar a sua posição. E se o inimigo está em silêncio todo o caminho, ainda há uma emissão que não pode parar o calor. Então, no final, encontrar a sua posição com IRST.
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Como seu próprio texto diz: "E se o inimigo está em silêncio todo o caminho, ainda há uma emissão que não pode parar o calor. Então, no final, encontrar a sua posição com IRST...."
E como saiu na revista força aérea, o Skyward-G pode detectar um caça vindo de encontro a até 100 km de distância e disparar um míssil a 65 km de distância.
Os Su-35 em SILÊNCIO eletromagnético podem receber via datalink solução de tiro e disparar um míssil contra os Gripen antes de chegarem a 100 km de distância.
Ou melhor, podem se aproximar dos Gripen pela lateral, evitando a detecção, enquanto que o ÚNICO Su-35 que está com o radar ligado se mantém distante dos Gripen para não ser atacado.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Esse contenda sempre leva em consideração a existência de um caça funcionando como um AWACS. Se ambos tiverem esse tipo de plataforma; restará a melhor doutrina/treinamento. Agora 4 SU-35 vs 4 JAS39E, sugere um jogo de esconde-esconde esperando ver quem aguenta mais ficar no silêncio-radar.
As vantagens do SU-35 : radar maior(mais alcance), maior carga de armamentos.
As vantagens do Gripen E : radar menor(mas com varredura maior), em tese, mais discreto (IR,RF e visual).
Indo para o fronte sem apoio de awacs para mim é um cenário de alto risco para ambos. Pode acontecer, em um cenário de perdas.
Onde o SU-35 poderia ter vantagem os colegas ae em cima já afirmara. Um SU-35 faz as vezes de AWACS, transmitindo info para outros SU-35 lançarem seus BVR. Por outro lado, no mesmo cenário Gripens E, recebem o alerta e fazem o contra ataque. Por outro lado é bom lembrar que o Meteor tem o NEZ do alcance limite. E não podemos esquecer que os SU-35 com aqueles 2 ALF-41 são um excelente chamariz para os IRST do Gripen E. E aliado ao TILDS (que em tese transforma os 4 Gripen em uma só aeronave), não deixa a vida dos SU-35 tão tranquila assim.
No meu entender seria um combate decidido nos detalhes, no melhor treinamento.
[]'s
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As vantagens do Gripen E : radar menor(mas com varredura maior), em tese, mais discreto (IR,RF e visual).
Indo para o fronte sem apoio de awacs para mim é um cenário de alto risco para ambos. Pode acontecer, em um cenário de perdas.
Onde o SU-35 poderia ter vantagem os colegas ae em cima já afirmara. Um SU-35 faz as vezes de AWACS, transmitindo info para outros SU-35 lançarem seus BVR. Por outro lado, no mesmo cenário Gripens E, recebem o alerta e fazem o contra ataque. Por outro lado é bom lembrar que o Meteor tem o NEZ do alcance limite. E não podemos esquecer que os SU-35 com aqueles 2 ALF-41 são um excelente chamariz para os IRST do Gripen E. E aliado ao TILDS (que em tese transforma os 4 Gripen em uma só aeronave), não deixa a vida dos SU-35 tão tranquila assim.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
kirk escreveu:Não Luis Henrique, o Gripen detecta o SU-35 a 400 km com radar em off, ele, o SU-35 está com radar ligado, emitindo forte e nitidamente e já virou alvo do Meteor (quando operacional, claro)Luís Henrique escreveu: Alcantara, para ficar bem claro.
Suponha que o Gripen NG armado consiga uma RCS frontal de 1m² e o Su-35 por ser maior possua uma RCS 3x maior.
Veja, o Su-35 não é 3x maior, estou exagerando um pouquinho para mostrar a ideia.
Imagine agora um radar ERIEYE do E-99.
Imagine que este radar possua alcance de detecção de 450 km para alvos com 3m² de RCS.
O E-99 detectaria o Su-35 a 450km de distância e detectaria o Gripen NG a 342 km de distância.
estou usando a fórmula: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)
Neste tipo de cenário, envolvendo AEW um caça de 4a geração com menor RCS leva uma certa vantagem.
Mas perceba que não vai adiantar muito, já que só poderá atacar o Su-35 a cerca de 100 km (se possuir o Meteor), e MUITO ANTES DISTO também será detectado pelo AEW do outro lado.
Agora, em um cenário SEM PARTICIPAÇÃO DE AERONAVES AEW, os caças pesados levam vantagem, explico:
Imagine que o RAVEN detecte alvos de 3m² a 200 km de distância. Já foi falado aqui que estimam 169 km, mas vamos arredondar para cima, novamente, para mostrar a ideia.
O IRBIS sendo muito maior e mais potente que o Raven, detecta alvos de 3m² a 400 km de distância.
O Gripen NG com 1m² de RCS e o Su-35 sendo maior com 3m² de RCS (novamente, estou exagerando para mostrar a ideia)
O Su-35 detectaria o Gripen NG a 304 km de distância e o Gripen NG detectaria o Su-35 no máximo da capacidade do seu radar, ou seja, a 200 km de distância.
Por isto, para sobreviver contra caças pesados, o Gripen NG terá que utilizar recursos EXTRAS. Terá necessariamente que contar com apoio de radares em terra e/ou aeronaves AEW, pois a vantagem dos caças leves em relação aos pesados é UMA: CUSTOS.
No restante, levam menos combustível, menos armamentos, menos sensores e/ou sensores menores, mais leves e menos potentes.
Você pode substituir o Su-35 pelo F-15SE e o Gripen pelo MiG-29 que não muda nada. Não é questão de ser apaixonado por equipamentos russos, é questão de lógica.
Vai sonhando Kirk.
Os russos são burros e não empregam táticas. Apenas os ocidentais sabem táticas de combate.
Os russos voam uma formação de Su-35 com todos os radares ligados. Aliás, na formação os caças voam tão próximos que apenas UM meteor destroi pelo menos uns 4 Su-35.
É que os russos são muito burros mesmo.
Aliás o Su-35 só possui o radar IRBIS-E, ele não possui EW, IRST e nenhuma antena. Só o Gripen possui essas coisas...
Continue sonhando...
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Poderia explicar o que seria esta varredura maior para o radar do Gripen???NovaTO escreveu:Esse contenda sempre leva em consideração a existência de um caça funcionando como um AWACS. Se ambos tiverem esse tipo de plataforma; restará a melhor doutrina/treinamento. Agora 4 SU-35 vs 4 JAS39E, sugere um jogo de esconde-esconde esperando ver quem aguenta mais ficar no silêncio-radar.
As vantagens do SU-35 : radar maior(mais alcance), maior carga de armamentos.
As vantagens do Gripen E : radar menor(mas com varredura maior), em tese, mais discreto (IR,RF e visual).
Indo para o fronte sem apoio de awacs para mim é um cenário de alto risco para ambos. Pode acontecer, em um cenário de perdas.
Onde o SU-35 poderia ter vantagem os colegas ae em cima já afirmara. Um SU-35 faz as vezes de AWACS, transmitindo info para outros SU-35 lançarem seus BVR. Por outro lado, no mesmo cenário Gripens E, recebem o alerta e fazem o contra ataque. Por outro lado é bom lembrar que o Meteor tem o NEZ do alcance limite. E não podemos esquecer que os SU-35 com aqueles 2 ALF-41 são um excelente chamariz para os IRST do Gripen E. E aliado ao TILDS (que em tese transforma os 4 Gripen em uma só aeronave), não deixa a vida dos SU-35 tão tranquila assim.
No meu entender seria um combate decidido nos detalhes, no melhor treinamento.
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Sobre o motor do Su-35 e as excelentes capacidades do IRST Skyward-G, eu já coloquei um trecho que saiu em revista especializada.
Lá é dito com todas as letras que contra uma aeronave vindo de encontro o Skyward-G pode detectá-la a até 100 km de distância. Mas só consegue solução de tiro a 65 km.
Mesmo o Meteor tendo 100 km ou mais de alcance e excelente NEZ, o disparo só poderia ocorrer a 65 km de distância.
Ou seja, o Gripen teria que contar com um AEW ou teria que ligar o seu radar, do contrário seria destruído muito antes de chegar a 65 km de distância.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Caro Luis Henrique,Luís Henrique escreveu:Poderia explicar o que seria esta varredura maior para o radar do Gripen???NovaTO escreveu:Esse contenda sempre leva em consideração a existência de um caça funcionando como um AWACS. Se ambos tiverem esse tipo de plataforma; restará a melhor doutrina/treinamento. Agora 4 SU-35 vs 4 JAS39E, sugere um jogo de esconde-esconde esperando ver quem aguenta mais ficar no silêncio-radar.
As vantagens do SU-35 : radar maior(mais alcance), maior carga de armamentos.
As vantagens do Gripen E : radar menor(mas com varredura maior), em tese, mais discreto (IR,RF e visual).
Indo para o fronte sem apoio de awacs para mim é um cenário de alto risco para ambos. Pode acontecer, em um cenário de perdas.
Onde o SU-35 poderia ter vantagem os colegas ae em cima já afirmara. Um SU-35 faz as vezes de AWACS, transmitindo info para outros SU-35 lançarem seus BVR. Por outro lado, no mesmo cenário Gripens E, recebem o alerta e fazem o contra ataque. Por outro lado é bom lembrar que o Meteor tem o NEZ do alcance limite. E não podemos esquecer que os SU-35 com aqueles 2 ALF-41 são um excelente chamariz para os IRST do Gripen E. E aliado ao TILDS (que em tese transforma os 4 Gripen em uma só aeronave), não deixa a vida dos SU-35 tão tranquila assim.
No meu entender seria um combate decidido nos detalhes, no melhor treinamento.
[]'s
Sobre o motor do Su-35 e as excelentes capacidades do IRST Skyward-G, eu já coloquei um trecho que saiu em revista especializada.
Lá é dito com todas as letras que contra uma aeronave vindo de encontro o Skyward-G pode detectá-la a até 100 km de distância. Mas só consegue solução de tiro a 65 km.
Mesmo o Meteor tendo 100 km ou mais de alcance e excelente NEZ, o disparo só poderia ocorrer a 65 km de distância.
Ou seja, o Gripen teria que contar com um AEW ou teria que ligar o seu radar, do contrário seria destruído muito antes de chegar a 65 km de distância.
O radar Raven ES05 tem essa peculariadade de ter uma base móvel. 2 Gripen E podem deixar cada um dos seus radares apontados em um ângulo de tal forma que teriam uma cobertura de 240°, (se não me engano). E eles podem fazer isso, e da mesma forma, a utilização de outros sensores para maximizar a área de varredura(ou que está sendo vigiada). E por ser AESA, pode fazer isso emitindo muito pouco (ou mesmo não emitindo, se tiver um AWACS apoiando).
Sobre o Meteor, e a necessidade de ligar ou não seu radar, já foi descrito. Da mesma forma que um SU-35 pode ficar "iluminando" estando em posição mais recuada, o Gripen pode faze-lo. E de forma mais discreta (menor probabilidade de ser percebido). O lock-on pode ser feito pelo RWR e o IRST. Ou seja Quem dispara, não é quem ilumina. E isso vale para o SU-35.
Por isso que eu digo que em um embate desses 2 caças seria decidido em detalhes, muito estudo antes, para na hora H, usar da melhor tática.
[]'s
- Luís Henrique
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Eu imaginei que se referia à isso, mas acredito que você não conhece muito bem sobre o IRBIS.NovaTO escreveu:Caro Luis Henrique,Luís Henrique escreveu: Poderia explicar o que seria esta varredura maior para o radar do Gripen???
Sobre o motor do Su-35 e as excelentes capacidades do IRST Skyward-G, eu já coloquei um trecho que saiu em revista especializada.
Lá é dito com todas as letras que contra uma aeronave vindo de encontro o Skyward-G pode detectá-la a até 100 km de distância. Mas só consegue solução de tiro a 65 km.
Mesmo o Meteor tendo 100 km ou mais de alcance e excelente NEZ, o disparo só poderia ocorrer a 65 km de distância.
Ou seja, o Gripen teria que contar com um AEW ou teria que ligar o seu radar, do contrário seria destruído muito antes de chegar a 65 km de distância.
O radar Raven ES05 tem essa peculariadade de ter uma base móvel. 2 Gripen E podem deixar cada um dos seus radares apontados em um ângulo de tal forma que teriam uma cobertura de 240°, (se não me engano). E eles podem fazer isso, e da mesma forma, a utilização de outros sensores para maximizar a área de varredura(ou que está sendo vigiada). E por ser AESA, pode fazer isso emitindo muito pouco (ou mesmo não emitindo, se tiver um AWACS apoiando).
Sobre o Meteor, e a necessidade de ligar ou não seu radar, já foi descrito. Da mesma forma que um SU-35 pode ficar "iluminando" estando em posição mais recuada, o Gripen pode faze-lo. E de forma mais discreta (menor probabilidade de ser percebido). O lock-on pode ser feito pelo RWR e o IRST. Ou seja Quem dispara, não é quem ilumina. E isso vale para o SU-35.
Por isso que eu digo que em um embate desses 2 caças seria decidido em detalhes, muito estudo antes, para na hora H, usar da melhor tática.
[]'s
De fato o sistema Swashplate no Raven permitirá uma abrangência (como você disse) bem maior do que em radares fixos, como é o caso do RBE do Rafale, do APG-79 do Super Hornet e muitos outros.
Mas acontece que o IRBIS-E do Su-35 também possui um sistema semelhante, um sistema mecânico que gira a antena do radar para até 120º.
O Swashplate do Raven gira a até 100º e o IRBIS-E gira um pouquinho mais, até 120º.
Portanto esta maior abrangência citada por você está equivocada. O Su-35 é que possui uma vantagem neste quesito.
O Gripen NG pode disparar um míssil (pode ser o Meteor) sem necessidade de ligar seu radar. Isto é fato.
Ele pode disparar com informações via datalink de outro Gripen ou de uma aeronave AEW.
E ele pode disparar com base em informações do seu IRST.
Para esta possibilidade que eu descrevi que segundo artigo em revista especializada, só seria possível o disparo a cerca de 65% do alcance máximo do IRST.
E também é dito que contra um alvo vindo de encontro, o alcance máximo do IRST Skyward-G é de 100 km. Ou seja, o disparo seria a 65 km de distância, no melhor caso.
Sobre um Gripen ligar o radar e exercer a função de mini-AWAC´s para os outros, isto também é possível.
Mas o Su-35 desempenha esta função com potencial muito maior, pois seu radar detecta alvos bem mais distantes.
Em minha opinião PESSOAL, o Gripen NG assessorado por uma aeronave AEW moderna, é um osso duríssimo de roer. Pode se defender e atacar caças e interceptadores de altíssimo desempenho. MAS sem a ajuda de uma aeronave AEW, ele continua sendo um caça excelente e muito melhor do que muitos caças que voam por ai, mas contra caças PESADOS como F-15SE e Su-35 e contra aeronaves de 5a geração como F-22, F-35 e PAK-FA ele fica em DESVANTAGEM tática.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Luís,Luís Henrique escreveu:Eu imaginei que se referia à isso, mas acredito que você não conhece muito bem sobre o IRBIS.NovaTO escreveu: Caro Luis Henrique,
O radar Raven ES05 tem essa peculariadade de ter uma base móvel. 2 Gripen E podem deixar cada um dos seus radares apontados em um ângulo de tal forma que teriam uma cobertura de 240°, (se não me engano). E eles podem fazer isso, e da mesma forma, a utilização de outros sensores para maximizar a área de varredura(ou que está sendo vigiada). E por ser AESA, pode fazer isso emitindo muito pouco (ou mesmo não emitindo, se tiver um AWACS apoiando).
Sobre o Meteor, e a necessidade de ligar ou não seu radar, já foi descrito. Da mesma forma que um SU-35 pode ficar "iluminando" estando em posição mais recuada, o Gripen pode faze-lo. E de forma mais discreta (menor probabilidade de ser percebido). O lock-on pode ser feito pelo RWR e o IRST. Ou seja Quem dispara, não é quem ilumina. E isso vale para o SU-35.
Por isso que eu digo que em um embate desses 2 caças seria decidido em detalhes, muito estudo antes, para na hora H, usar da melhor tática.
[]'s
De fato o sistema Swashplate no Raven permitirá uma abrangência (como você disse) bem maior do que em radares fixos, como é o caso do RBE do Rafale, do APG-79 do Super Hornet e muitos outros.
Mas acontece que o IRBIS-E do Su-35 também possui um sistema semelhante, um sistema mecânico que gira a antena do radar para até 120º.
O Swashplate do Raven gira a até 100º e o IRBIS-E gira um pouquinho mais, até 120º.
Portanto esta maior abrangência citada por você está equivocada. O Su-35 é que possui uma vantagem neste quesito.
O Gripen NG pode disparar um míssil (pode ser o Meteor) sem necessidade de ligar seu radar. Isto é fato.
Ele pode disparar com informações via datalink de outro Gripen ou de uma aeronave AEW.
E ele pode disparar com base em informações do seu IRST.
Para esta possibilidade que eu descrevi que segundo artigo em revista especializada, só seria possível o disparo a cerca de 65% do alcance máximo do IRST.
E também é dito que contra um alvo vindo de encontro, o alcance máximo do IRST Skyward-G é de 100 km. Ou seja, o disparo seria a 65 km de distância, no melhor caso.
Sobre um Gripen ligar o radar e exercer a função de mini-AWAC´s para os outros, isto também é possível.
Mas o Su-35 desempenha esta função com potencial muito maior, pois seu radar detecta alvos bem mais distantes.
Em minha opinião PESSOAL, o Gripen NG assessorado por uma aeronave AEW moderna, é um osso duríssimo de roer. Pode se defender e atacar caças e interceptadores de altíssimo desempenho. MAS sem a ajuda de uma aeronave AEW, ele continua sendo um caça excelente e muito melhor do que muitos caças que voam por ai, mas contra caças PESADOS como F-15SE e Su-35 e contra aeronaves de 5a geração como F-22, F-35 e PAK-FA ele fica em DESVANTAGEM tática.
VC se esqueceu de 2 outros métodos:
1) Radar em modo passivo
2) Sistema de Eletronic Warfare
Sds
Editado pela última vez por Penguin em Qui Set 17, 2015 8:28 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla