Alcantara escreveu:Acho que é isso aqui que o Luíz Henrique, o Mathias e CB Lima querem dizer com "com 1m² pra cima é tudo igual".
De certa forma, faz sentido. Nos TO onde houver caça VLO "verdadeiros" (5ª geração), a linha é bem nítida. Agora, há de se convir que, nos cenários onde não existam caças VLO, volta a existir (e valer) as "nuances" do lado direito do gráfico.
Alcantara, para ficar bem claro.
Suponha que o Gripen NG armado consiga uma RCS frontal de 1m² e o Su-35 por ser maior possua uma RCS 3x maior.
Veja, o Su-35 não é 3x maior, estou exagerando um pouquinho para mostrar a ideia.
Imagine agora um radar ERIEYE do E-99.
Imagine que este radar possua alcance de detecção de 450 km para alvos com 3m² de RCS.
O E-99 detectaria o Su-35 a 450km de distância e detectaria o Gripen NG a 342 km de distância.
estou usando a fórmula: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)
Neste tipo de cenário, envolvendo AEW um caça de 4a geração com menor RCS leva uma certa vantagem.
Mas perceba que não vai adiantar muito, já que só poderá atacar o Su-35 a cerca de 100 km (se possuir o Meteor), e MUITO ANTES DISTO também será detectado pelo AEW do outro lado.
Agora, em um cenário SEM PARTICIPAÇÃO DE AERONAVES AEW, os caças pesados levam vantagem, explico:
Imagine que o RAVEN detecte alvos de 3m² a 200 km de distância. Já foi falado aqui que estimam 169 km, mas vamos arredondar para cima, novamente, para mostrar a ideia.
O IRBIS sendo muito maior e mais potente que o Raven, detecta alvos de 3m² a 400 km de distância.
O Gripen NG com 1m² de RCS e o Su-35 sendo maior com 3m² de RCS (novamente, estou exagerando para mostrar a ideia)
O Su-35 detectaria o Gripen NG a 304 km de distância e o Gripen NG detectaria o Su-35 no máximo da capacidade do seu radar, ou seja, a 200 km de distância.
Por isto, para sobreviver contra caças pesados, o Gripen NG terá que utilizar recursos EXTRAS. Terá necessariamente que contar com apoio de radares em terra e/ou aeronaves AEW, pois a vantagem dos caças leves em relação aos pesados é UMA: CUSTOS.
No restante, levam menos combustível, menos armamentos, menos sensores e/ou sensores menores, mais leves e menos potentes.
Você pode substituir o Su-35 pelo F-15SE e o Gripen pelo MiG-29 que não muda nada. Não é questão de ser apaixonado por equipamentos russos, é questão de lógica.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.