knigh7 escreveu:Luís Henrique escreveu:
Agora estou sem tempo, mas acredito que outros colegas devem se lembrar. Não lembro se li em alguma revista ou na internet, mas tenho 100% certeza que li.
Ele disse basicamente que se quisessem poderiam diminuir mais a RCS do Super Hornet, mas que já estava em um nível MUITO BAIXO e como a aeronave carrega armamentos EXTERNOS não existia razão para diminuir mais ainda.
Eu NUNCA disse que a RCS do Su-35 é exatamente a mesma ou menor que a do Gripen.
Ainda que isto não é absurdo.
Sim, eu me lembro dessa entrevista do VP da Boeing, o Coggins, sobre o rcs do Super Hornet.
Está vendo como eu venho dizendo que se um problema não tem solução, solucionado está?
O SH não tem a mesma furtividade que um Rafale ou mesmo o Typhoon. Independente das bandas dos radares a deteccção dele é bem maior.
A Boeing utilizou RAM no projeto, encobriu as entradas das turbinas. Mas ele gera uma barreira de ondas grande. Eles minimizaram, mas não chega a padrões significativamente mais baixos, como o dos eurocanards.
Luís Henrique escreveu:O F-22 é muito maior que o Gripen e é FURTIVO.
Os materiais RAM utilizados em um caça podem ser MELHORES que os usados em outro. Portanto TAMANHO não importa tanto assim.
Mas se você quer levar as coisas para as leis da física, imagine que o Su-35 possui o dobro do tamanho do Gripen.
Se eles tiverem tecnologias para redução da RCS semelhantes, imagine que o Su-35 tenha também o DOBRO da RCS do Gripen.
Digamos que a RCS frontal do Gripen seja 1 m²
A RCS do Su-35 poderia ser 2 m²
Agora digamos que com cabides, armamentos, tanques externos a RCS DOBRE.
O Gripen teria 2m² e o Su-35 teria 4m².
Isto representaria uma diferença MÍNIMA na detectabilidade.
Numericamente é uma diferença ENORME, pois é o DOBRO. Mas para reduzir a capacidade de detecção do radar inimigo de forma significativa a redução na RCS precisa ser em ORDEM DE GRANDEZA.
Eu já cansei de falar isso aqui. Mas muitos não entendem ou fingem não entender.
Pois até agora ninguém contestou a informação, apenas ignoram.
Os radares apenas detectam partes das aeronaves. Mas uma aeronave stealth não tem problema com o tamanho porque já foram desenvolvidas dentro desse conceito. Agora uma aeronave grande, que não foi desenvolvida dentro disso, tem mais partes detectáveis ou uma area maior de uma parte, que uma aeronave menor.
Aliás, essas aeronaves monomotores, nem sequer o FAN fica exposto (pois ficam no centro atrás), ao contrário de como muitas vezes ocorrem com os bimotores.
Na Red Flag de 1.997 os americanos citaram o rcs pequeno do AMX. Hoje eu estava lendo uma matéria na S&D, no qual o Fontoura citou a dificuldade de detecção dos F-5EM.
Aeronaves menores também geram uma menor barreira de ondas.
Mesmo que não tenham sido contruídos dentro de um conceito de furtividade para a época, um caça menor tende a ter uma maior furtividade.
Manuel,
em um outro tópico você mesmo disse que o Super Hornet VENCEU o Gripen e o Rafale em capacidade militar.
Veja, é o que eu venho tentando explicar para o Kirk e alguns outros colegas.
Não importa se a RCS do Super Hornet é um pouco maior que a do Rafale e do Gripen.
A RCS de todas estas aeronaves estão na mesma ORDEM DE GRANDEZA.
O Super Hornet por ser maior, além de levar mais aramentos e combustível que aeronaves menores, consegue levar também SENSORES MAIORES E MAIS POTENTES.
Por isso, mesmo tendo maior RCS, acaba tendo maior poder militar.
Quando partimos para uma análise do Su-35 ou do F-15, ai a diferença aumenta bastante.
São caças da mesma geração mas de PORTE diferente.
Caças pesados levam vantagem em combate contra caças leves.
Caças leves levam vantagem em custos de aquisição e manutenção e podem ser melhores em dogfights (em alguns casos). Mas no geral, possuem capacidades inferiores.
Não importa se possuem RCS menor, desde que sejam da mesma geração.
Sempre foi assim, o F-16 sempre teve RCS menor que o F-15.
O MiG-29 sempre teve RCS menor que o Su-27.
E sabemos quais eram os caças TOP e quais eram os Low.
Sempre foi assim e continua sendo assim.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.