Está percebendo que eu venho falando sobre o ponto de vista de detecção frontal do tanque por uma outra aeronave? http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5423263 Os tanques subalares do Gripen não formam ângulos para o retorno a fonte. Eles são projetados demais e ao mesmo tempo bastante "bicudos".Carlos Lima escreveu:
Que isso... ali tem tanta superfície móvel e ângulos que refletem que não é brincadeira!!
Menos Srs...
[]s
CB_Lima
PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2487 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
knigh7 escreveu:Está percebendo que eu venho falando sobre o ponto de vista de detecção frontal do tanque por uma outra aeronave? http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5423263 Os tanques subalares do Gripen não formam ângulos para o retorno a fonte. Eles são projetados demais e ao mesmo tempo bastante "bicudos".Carlos Lima escreveu:
Que isso... ali tem tanta superfície móvel e ângulos que refletem que não é brincadeira!!
Menos Srs...
[]s
CB_Lima
Como assim não forma ângulo? Um tanque "gordo" desses não forma ângulo? E ainda com aquele cabide por cima?
Se você me dizer que esse tanque de combustível abaixo tem um problema menor com RCS eu até acredito (embora ainda tenha problema).
Agora esse do Gripen...
Sinceramente, não precisamos disso O debate só perde.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2487 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Pela posição deles, não forma.
Se vc acha que o "debate precisa desse tipo de coisa" então vc está bastante seguro que eu estou errado. Então demonstre. Simples assim.
Se vc acha que o "debate precisa desse tipo de coisa" então vc está bastante seguro que eu estou errado. Então demonstre. Simples assim.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Meu deus do céu. O olhômetro virou regra.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2487 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
E seu deboche ignorando a fundamentação dos outros e sem fundamentar, é a sua regra.
Não é a toa que vc se diz um "fã" do mmtuso, que nunca postou nada de útil.
Não é a toa que vc se diz um "fã" do mmtuso, que nunca postou nada de útil.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Set 14, 2015 12:22 am, em um total de 1 vez.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não é isso cara... qualquer pessoa que lê o mínimo sobre furtividade sabe que esses tanques de combustível não ajudam em nada.
O F-22 usa tanques de combustível gordinhos assim quando quer justamente brilhar igual a uma árvore de Natal.
A questão não é demonstrar ou não... é só ter um pouco de bom senso com relação ao assunto.
Eu não consigo entender esse papo de tentar fazer do Gripen e do seu projeto aquilo que não é... não faz o menor sentido.
Compramos uma aeronave de 4 geração que só vai entrar em serviço full lá por 2024, e isso sem atrasos, e ponto. Todo mundo já deveria estar careca de saber disso.
Agora esses 'super poderes' com tanques de combustível cheios de ângulos que por algum milagre desfazem qualquer teoria sobre furtividade é um absurdo.
[]s
CB_Lima
O F-22 usa tanques de combustível gordinhos assim quando quer justamente brilhar igual a uma árvore de Natal.
A questão não é demonstrar ou não... é só ter um pouco de bom senso com relação ao assunto.
Eu não consigo entender esse papo de tentar fazer do Gripen e do seu projeto aquilo que não é... não faz o menor sentido.
Compramos uma aeronave de 4 geração que só vai entrar em serviço full lá por 2024, e isso sem atrasos, e ponto. Todo mundo já deveria estar careca de saber disso.
Agora esses 'super poderes' com tanques de combustível cheios de ângulos que por algum milagre desfazem qualquer teoria sobre furtividade é um absurdo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Vou postar ao amigo um relato da FAB para que entenda de uma vez por todas que equações matemáticas são insuficientes para demonstrar a REAL performance no campo de combate ...Marechal-do-ar escreveu:Nem todos AEW são AESA, mas acho que você não entendeu o questionamento.kirk escreveu:AEW é AESA e por definição nem desliga seus radares é sua função, no teatro operacional fica fora do alcance dos misseis inimigos e pra chegar nele tem que passar pelos caças e quem se aproximar fica exposto a um disparo de um de caça em silêncio monitorado por d-link, a situação fica ainda pior pros grandões ...
Um E-3 Sentry, por exemplo, tem um alcance nominal de 650km (e pensar que o Irbis E é só 400km...) contra alvos a médio ou grande altitude, por mais que o Gripen consiga reduzir seu RCS para menos de 1m² ele ainda seria detectado a grande distância, em um cenário desses ninguém que não seja realmente "stealth" consegue se esconder, nesse caso, que vantagem o Gripen leva em localizar os outros pelas suas emissões se os outros também sabem onde o Gripen está?
Combate BVR na FAB
No dia 30 de agosto de 2006. Um elemento de F-5EM (agora chamado de Mike na FAB) do 1º/14º GAV revoa com o Barão (KC-130) e, em silêncio de rádio, sobe para o nível 300, para realizar uma Patrulha Aérea de Combate, ao sul do estado de Goiás, próximo à fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Mal inicia a espera GPA, o Guardião (R-99A), em missão AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas.
Um rápido check cruzado entre os F-5 e o R-99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar Fiar Grifo do F-5EM, que, a partir daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes. Informada pelos AWACS francês (E-3F) da presença inoportuna dos Pampas, a escolta do ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso, o radar dos F-5, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a travar os alvos.
Com uma posição tática privilegiada, fruto do planejamento antecipado com o R-99, os F-5EM do 1º/14º GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com mísseis Derby. Sob um cenário tático desfavorável, o comboio de ataque evade sob orientação do E-3F, visando sua autopreservação. Os F-5EM, então assumem uma postura defensiva e iniciam o regresso, efetuando outro REVO antes do pouso em Campo Grande (MS). Missão cumprida!" (Revista Força Aérea nº45 pág. 36)
Nesta operação os F-5EM do 1º/14º GAV estavam agindo como "agressores", mas o mais surpreendente neste combate aéreo é que nenhum sensor francês detectou as emissões dos F-5EM, ou o lançamento dos mísseis ou a presença do R-99A. Agora a FAB usa o quarteto - F-5M, míssil BVR Derby, R-99A e o datalink. Os pilotos do 1º/14º GAV também aproveitaram o treinamento dado por Israel para massacrar os caças do pais "azul". Outra medida para acelerar o treinamento foi um simulador de vôo da aeronave de caça F-5EM para simular operações aéreas em ambiente BVR. O simulador incorporou os dados do Derby ao sistema para que os pilotos testassem e aperfeiçoassem as táticas para operações em ambiente BVR.
Durante os exercícios CRUZEX 2006 foram citados disparos contra alvos a 80km de distância. Este alcance é bem maior que o citado pelo fabricante e várias vezes acima da zona sem escapatória de um míssil do tamanho do Derby. Por outro lado, se for disparado a Mach 1.4 em uma altitude de 12 mil metros o míssil até dobra o alcance. Outra explicação possível pode ter sido o uso de um software que aumenta a zona sem escapatória do míssil para passar dados falsos para os países que participaram do exercícios e não terem noção da capacidade real do míssil. A distancia de engajamento sugere que o método de identificação positiva dos alvos foi o gerenciamento de batalha, considerando que todas as aeronaves "do outro lado" eram inimigas e que não havia nenhuma aeronave inimiga na área.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/bvr11fab.html
Editado pela última vez por kirk em Seg Set 14, 2015 12:30 am, em um total de 1 vez.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Mimimimimimiknigh7 escreveu:E seu deboche ignorando a fundamentação dos outros e sem fundamentar, é a sua regra.
Não é a toa que vc se diz um "fã" do mmtuso, que nunca postou nada de útil.
Consegue ofender citando até um terceiro que não tem nada a ver. Merece um prêmio.
Cara, página 111 do livro "Radar Cross Section Lectures" de Allen E. Fuhs.
RELATIVE SIZE OF CONTRIBUTORS TO RCS.
DROP TANK (BIG)
O Gripen NG é um bom caça. Mas jamais irá derrotar a física.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
O único problema dessa simulação é que se o F-5 estivesse de fato levando Derby's ao invés daquele cabide vazio que simula eles, os AWACS e os M2k os teriam visto a trocentos km de distância.kirk escreveu:Vou postar ao amigo um relato da FAB para que entenda de uma vez por todas que equações matemáticas são insuficientes para demonstrar a REAL performance no campo de combate ...Marechal-do-ar escreveu: Nem todos AEW são AESA, mas acho que você não entendeu o questionamento.
Um E-3 Sentry, por exemplo, tem um alcance nominal de 650km (e pensar que o Irbis E é só 400km...) contra alvos a médio ou grande altitude, por mais que o Gripen consiga reduzir seu RCS para menos de 1m² ele ainda seria detectado a grande distância, em um cenário desses ninguém que não seja realmente "stealth" consegue se esconder, nesse caso, que vantagem o Gripen leva em localizar os outros pelas suas emissões se os outros também sabem onde o Gripen está?
Combate BVR na FAB
No dia 30 de agosto de 2006. Um elemento de F-5EM (agora chamado de Mike na FAB) do 1º/14º GAV revoa com o Barão (KC-130) e, em silêncio de rádio, sobe para o nível 300, para realizar uma Patrulha Aérea de Combate, ao sul do estado de Goiás, próximo à fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Mal inicia a espera GPA, o Guardião (R-99A), em missão AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas.
Um rápido check cruzado entre os F-5 e o R-99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar Fiar Grifo do F-5EM, que, a partir daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes. Informada pelos AWACS francês (E-3F) da presença inoportuna dos Pampas, a escolta do ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso, o radar dos F-5, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a travar os alvos.
Com uma posição tática privilegiada, fruto do planejamento antecipado com o R-99, os F-5EM do 1º/14º GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com mísseis Derby. Sob um cenário tático desfavorável, o comboio de ataque evade sob orientação do E-3F, visando sua autopreservação. Os F-5EM, então assumem uma postura defensiva e iniciam o regresso, efetuando outro REVO antes do pouso em Campo Grande (MS). Missão cumprida!" (Revista Força Aérea nº45 pág. 36)
Nesta operação os F-5EM do 1º/14º GAV estavam agindo como "agressores", mas o mais surpreendente neste combate aéreo é que nenhum sensor francês detectou as emissões dos F-5EM, ou o lançamento dos mísseis ou a presença do R-99A. Agora a FAB usa o quarteto - F-5M, míssil BVR Derby, R-99A e o datalink. Os pilotos do 1º/14º GAV também aproveitaram o treinamento dado por Israel para massacrar os caças do pais "azul". Outra medida para acelerar o treinamento foi um simulador de vôo da aeronave de caça F-5EM para simular operações aéreas em ambiente BVR. O simulador incorporou os dados do Derby ao sistema para que os pilotos testassem e aperfeiçoassem as táticas para operações em ambiente BVR.
Durante os exercícios CRUZEX 2006 foram citados disparos contra alvos a 80km de distância. Este alcance é bem maior que o citado pelo fabricante e várias vezes acima da zona sem escapatória de um míssil do tamanho do Derby. Por outro lado, se for disparado a Mach 1.4 em uma altitude de 12 mil metros o míssil até dobra o alcance. Outra explicação possível pode ter sido o uso de um software que aumenta a zona sem escapatória do míssil para passar dados falsos para os países que participaram do exercícios e não terem noção da capacidade real do míssil. A distancia de engajamento sugere que o método de identificação positiva dos alvos foi o gerenciamento de batalha, considerando que todas as aeronaves "do outro lado" eram inimigas e que não havia nenhuma aeronave inimiga na área.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/bvr11fab.html
Vamos ser realistas...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Journal of Computations & Modelling, vol.4, no.1, 2014, 129-165 ISSN: 1792-7625 (print), 1792-8850 (online)
Scienpress Ltd, 2014
Low Observable Principles, Stealth Aircraft and Anti-Stealth Technologies
Konstantinos Zikidis (Maj, HAF)1, Alexios Skondras (2nd Lt, HAF)2, Charisios Tomas (2nd Lt, HAF)3
http://www.scienpress.com/Upload/JCM/Vol%204_1_9.pdf
Scienpress Ltd, 2014
Low Observable Principles, Stealth Aircraft and Anti-Stealth Technologies
Konstantinos Zikidis (Maj, HAF)1, Alexios Skondras (2nd Lt, HAF)2, Charisios Tomas (2nd Lt, HAF)3
http://www.scienpress.com/Upload/JCM/Vol%204_1_9.pdf
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Amigos,
Por falar em realismo, F-5M em data-link com E-99? Em 2006? Realmente uma surpresa estratégica. Até hoje tem gente enganando os "inimigos", dizendo que o F-5M ainda não troca dados com o E-99.
Lançamento de míssil com uma NEZ situada no dobro da distância máxima da propaganda do fabricante? Realmente estou impressionado como conseguimos esconder essa capacidade por tanto tempo.
Haja otimismo em 2006.
Abraços,
Justin
Por falar em realismo, F-5M em data-link com E-99? Em 2006? Realmente uma surpresa estratégica. Até hoje tem gente enganando os "inimigos", dizendo que o F-5M ainda não troca dados com o E-99.
Lançamento de míssil com uma NEZ situada no dobro da distância máxima da propaganda do fabricante? Realmente estou impressionado como conseguimos esconder essa capacidade por tanto tempo.
Haja otimismo em 2006.
Abraços,
Justin
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Em nenhuma parte desse texto está escrito que há data link entre o F-5M e o E-99:Justin Case escreveu:Amigos,
Por falar em realismo, F-5M em data-link com E-99? Em 2006? Realmente uma surpresa estratégica. Até hoje tem gente enganando os "inimigos", dizendo que o F-5M ainda não troca dados com o E-99.
Lançamento de míssil com uma NEZ situada no dobro da distância máxima da propaganda do fabricante? Realmente estou impressionado como conseguimos esconder essa capacidade por tanto tempo.
Haja otimismo em 2006.
Abraços,
Justin
"Um rápido check cruzado entre os F-5 e o R-99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos"
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
E não adianta choramingar ... é pau nos comedores de lesma ....Penguin escreveu:Em nenhuma parte desse texto está escrito que há data link entre o F-5M e o E-99:Justin Case escreveu:Amigos,
Por falar em realismo, F-5M em data-link com E-99? Em 2006? Realmente uma surpresa estratégica. Até hoje tem gente enganando os "inimigos", dizendo que o F-5M ainda não troca dados com o E-99.
Lançamento de míssil com uma NEZ situada no dobro da distância máxima da propaganda do fabricante? Realmente estou impressionado como conseguimos esconder essa capacidade por tanto tempo.
Haja otimismo em 2006.
Abraços,
Justin
"Um rápido check cruzado entre os F-5 e o R-99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos"
[]s
E Lima ... de onde tiraste a informação que não haviam misseis de treinamento ???
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- cassiosemasas
- Sênior
- Mensagens: 2700
- Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
- Agradeceu: 87 vezes
- Agradeceram: 86 vezes
- Mathias
- Sênior
- Mensagens: 1402
- Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Acho que M-2000C mesmo em 2006 já não era uma, digamos, referência em termos de eletrônica e mísseis.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mujica.