TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75946 Mensagem por Penguin » Sex Ago 21, 2015 5:59 pm

Carlos Lima escreveu:Não esquecer o AM-X...

Melhor estaríamos com o SHornet (AESA, operacional, pronto e entregue muito antes de 2020, etc), associação com a Boeing, KC-390 e benefícios para os futuros projetos civis (que é de onde saí $$$ para a Embraer mesmo), e ainda com a chance de participar de algo real e do zero com o T-X (inclusive com real utilidade para a FAB).

Mas não... mais uma vez a história irá se repetir. :|

[]s
CB_Lima

No caso do AMX foi um pouco diferente. Havia uma empresa - Embraer - que absorveu as tecnologias do programa, aplicou em outros programas e cresceu.
O caso mais próximo dos citados anteriormente foi a Engesa, mas a empresa não sobreviveu.
Na área naval, foi o Estado (Arsenal da MB) construindo os navios.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75947 Mensagem por kirk » Sex Ago 21, 2015 6:34 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Vou responder em respeito a vc Leandro !
Kirk, somando tudo o que você colocou, a coisa toda resume-se a um só ponto: Os conhecimentos que puderem ser adquiridos pelas empresas brasileiras serão importantes no dia em que o Brasil decidir desenvolver um caça a jato supersônico. Fora isso, tudo o mais é como eu coloquei, ou irrelevante ou a Embraer está até melhor posicionada que a Saab para ensinar alguém.

Então vamos ficar assim, no dia em que a o governo Brasileiro der o sinal verde para o início do desenvolvimento de um caça nacional, o programa do Gripen-NG fará alguma diferença do ponto de vista de capacitação do parque tecnológico brasileiro. Até lá é como eu venho dizendo, apenas mais um projeto (parcial) em um setor em que já fizemos muitos outros sozinhos sem problema.

E este dia não pode demorar muito, pois no meu entender qualquer aeronave de combate que venha a ter seu projeto iniciado agora já deveria ser concebida como de quinta geração, e como isso o Gripen-NG não é, estas tecnologias de aplicação eminentemente militar que pudermos aprender com ele agora já não serão sequer suficientes para um eventual projeto autóctone nosso hoje, imagine nas décadas futuras.

É isso, quando aparecer o projeto do caça Tupiniquim F-1 comemoraremos juntos (desde que isso não demore muito). Até lá, me parece mais o caso do programa dos submarinos da classe Tupi, custos extras para aprender tecnologias que ficarão guardadas na gaveta e que dependendo do tempo quando vierem a ser necessárias não serão mais úteis, e teremos que começar tudo do zero de novo.

Um grande abraço,


Leandro G. Card
Eu concordo contigo Leandro !

Conhecimento sem colocar em prática é inócuo ... não serve pra nada ... muito diferente de dizer que não vamos aprender nada, concorda ?

Bom se a Embraer chegou onde chegou, estando inclusive melhor posicionada que a própria Saab, deve ter colocado em prática alguma coisa que aprendeu, né ???

Então resta esperar que se tire o melhor proveito possível para a indústria Nacional dessa parceria, aplicando e praticando tais conhecimentos.

Não foi à toa que decidi responder a você, sabia que o debate fluiria em alto nível ... sem papagaiada ...

vlw Leandro ! [009]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75948 Mensagem por kirk » Sex Ago 21, 2015 11:57 pm

Brasil assinará em Londres contrato financeiro do projeto Gripen NG

Brasília, 21/08/2015 – Na próxima semana uma comitiva brasileira com representantes do Comando da Aeronáutica e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional irá a Londres para assinar o contrato financeiro do Projeto FX-2 (Gripen NG).

Imagem
Foto: Sgt Johnson / FAB
Força Aérea Brasileira será reequipada com 36 caças Gripen NG

A assinatura do contrato acontecerá após negociações para definição das taxas de juros, intermediadas pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, com representantes da agência de promoção e fomento às exportações da Suécia, a SEK (Swedish Export Credit Corporation), realizada em julho deste ano.

As taxas de juros firmadas foram de 2,19% permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, o Senado Federal brasileiro aprovou o projeto, tendo o Ministério da Fazenda publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (21) a autorização para operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares e 39,882 bilhões de coroas suecas.

O crédito cobrirá 100% do contrato comercial, sem a necessidade do pagamento de sinal. “A aprovação do projeto é uma decisão estratégica para garantir a soberania nacional do espaço aéreo brasileiro”, ressaltou Jaques Wagner.

O pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave previsto para 2024.

Gripen NG

Anunciado em dezembro de 2013, o contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.

A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.

A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.

Em paralelo, a Embraer também vem se preparando para receber o Gripen NG e já realizou as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro de Desenvolvimento Conjunto do projeto.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
http://www.defesa.gov.br/noticias/16637 ... -gripen-ng




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75949 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 12:44 am

Teve muita gente que foi contra nosso governo forçar a redução de juros, que era uma vergonha internacional, blá, blá, blá.
Deveriam agora elogiar o resultado, bom para nós.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75950 Mensagem por NovaTO » Sáb Ago 22, 2015 9:04 am

Finalmente essa novela está chegando ao fim. Depois de tanto tempo ( e bota tempo nisso), a FAB vai ter caças novos (e novos de fábrica). É o melhor caça do mundo? Não. É "5ª geração"? Não. Mas no meu entender o mais adequado à realidade brasileira, e com o melhor pacote de transferência tecnológica (co-produção de partes de caça chegando à 40% não sendo replicados pela Suécia, co-propriedade intelectual e códigos abertos). E claro participar no desenvolvimento final nessa reta de chegada do F-39 E. E.. participar do desenvolvimento da versão F, claro.

Agora, é a hora de começar a cobrança pelo cronograma, custos, e execução do que foi acordado.

Aleluia! :mrgreen:

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75951 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 22, 2015 2:49 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu:O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil. Tal Programa incluirá:
Vamos então às perguntas que cabem:
- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
E nunca se fez isso no Brasil? Não se integraram equipamentos e desenvolveram softwares para o ST, os "aviões M" e mais ainda os E-99 (sem falar nos aviões comerciais e no KC-390 com seu cockpit futurista)? Se não fosse o Gripen jamais brasileiros saberiam como fazer isso?
- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
Os aviões M já não tem fusão de sensores? Não estão preparados para o ambiente NCW?

E o Gripen-NG é Stealth? Porque então a própria Saab diz que ele é de 4,5 geração e não de quinta? A Embraer já não aplicou recursos de redução de RCS desenvolvidos pelo CTA ao F-5M?



Meu Deus, uma aeronave ter tecnologia de furtividade não significa que ela é furtiva. Como o Gripen não é furtivo, vc esá tentando nivelar que ele não tenha nenhuma tecnologia de furtividade.

Como a indústria aeroespacial brasileira já faz integração de sistemas, produção de aeroestruturas, vc está tentando nivelar que não vai ter agregado com um caça avançado como o Gripen.

Nem parece que estou conversando com um engenheiro.


LeandroGCard escreveu: E digo mais uma vez, não estou afirmando que o programa do Gripen-NG não tem seus méritos, principalmente se comparado com as outras opções da shortlist. Mas eles não são estes que o pessoal insiste em apontar, ele não é uma panacéia que vai salvar a indústria aeronáutica brasileira (como se ela precisasse ser salva :roll: ).


Leandro G. Card


Deixa de exagerar, afirmar que dizem que a ToT do GripenNG vai "salvar" a indústria brasileira. Vai sim, dar acesso a várias tecnologias que não temos e que seria bem custoso tê-las e vai beneficiar bastante a nossa indústria segunda elas mesmas. O Penguin colocou uma nota de apoio ao Gripen da CIESP. A AIAB havia também colocado.

É muita pretensão (ou torcida contra a decisão) contrariarem os próprios polos receptores de tecnologia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75952 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 22, 2015 4:10 pm

Penguin escreveu:
LeandroGCard escreveu:Kirk, somando tudo o que você colocou, a coisa toda resume-se a um só ponto: Os conhecimentos que puderem ser adquiridos pelas empresas brasileiras serão importantes no dia em que o Brasil decidir desenvolver um caça a jato supersônico. Fora isso, tudo o mais é como eu coloquei, ou irrelevante ou a Embraer está até melhor posicionada que a Saab para ensinar alguém.

Então vamos ficar assim, no dia em que a o governo Brasileiro der o sinal verde para o início do desenvolvimento de um caça nacional, o programa do Gripen-NG fará alguma diferença do ponto de vista de capacitação do parque tecnológico brasileiro. Até lá é como eu venho dizendo, apenas mais um projeto (parcial) em um setor em que já fizemos muitos outros sozinhos sem problema.

E este dia não pode demorar muito, pois no meu entender qualquer aeronave de combate que venha a ter seu projeto iniciado agora já deveria ser concebida como de quinta geração, e como isso o Gripen-NG não é, estas tecnologias de aplicação eminentemente militar que pudermos aprender com ele agora já não serão sequer suficientes para um eventual projeto autóctone nosso hoje, imagine nas décadas futuras.

É isso, quando aparecer o projeto do caça Tupiniquim F-1 comemoraremos juntos (desde que isso não demore muito). Até lá, me parece mais o caso do programa dos submarinos da classe Tupi, custos extras para aprender tecnologias que ficarão guardadas na gaveta e que dependendo do tempo quando vierem a ser necessárias não serão mais úteis, e teremos que começar tudo do zero de novo.

Um grande abraço,


Leandro G. Card
Concordo 100%.
Em paralelo ao FX2 deveria ter se iniciado o FX3, com um horizonte de médio e longo prazo.
Historicamente temos muitos cases de know how adquirido no estrangeiro e até mesmo desenvolvido internamente e perdido por falta de continuidade/constância: Fragatas (Vosper), Submarinos (IKL), MBT (Osório), VCI/VCR (Urutu, Cascavel) etc.
Isso é o mundo ideal.
O problema é falta de verbas que a gente tem para financiar mais um projeto de caça, agregado a um monte de carência material existente nas FFAA.

Não tem como concordar em se envolver no presente num novo projeto de caça. A gente nem consegue grana para modernizar os A-1...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75953 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 7:30 pm

Se não tem grana, como é que se meteram em "desenvolver" um novo caça?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75954 Mensagem por Tikuna » Dom Ago 23, 2015 1:15 am

Mathias escreveu:Se não tem grana, como é que se meteram em "desenvolver" um novo caça?
É só ler o tópico amigo. Financiamento perdendo de vista sem necessidade de entrada.

Mas entrega a perder de vista tbm.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75955 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 23, 2015 2:02 am

Só vamos começar a pagar em 2.024...
...e terminando em 2.039. Parte do DB já vai ter morrido de velhice.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75956 Mensagem por Penguin » Dom Ago 23, 2015 10:58 am

Mathias escreveu:Se não tem grana, como é que se meteram em "desenvolver" um novo caça?
Da mesma forma que tocamos os demais projetos de defesa aqui. Com muita incerteza financeira e política.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75957 Mensagem por Mathias » Dom Ago 23, 2015 2:49 pm

Mas não tivemos que desembolsar umas centenas de milhões uns dias trás?

E nunca é demais lembrar que teremos o FOC em 2026, quando muita gente do DB já terá envelhecido.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75958 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 23, 2015 3:53 pm

Autorizaram a contratar crédito externo para o ano.

Os AMX da FAB até hoje não obtiveram o FOC. Vide um dos artigos do Gilberto Schittini na Revista Força Aérea.

Na Austrália, o SH atingiu o IOC em 2.008, e o FOC em 2.012.
http://www.aereo.jor.br/2011/07/18/enqu ... australia/

O Rafale só foi atingir o FOC em 27/06/2006, página 3:
http://www.dassault-aviation.com/wp-con ... _nr_10.pdf

Demorar para atingir o FOC é normal. E operam bem antes disso.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Ago 23, 2015 6:51 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75959 Mensagem por mmatuso » Dom Ago 23, 2015 6:29 pm

também não entendi dessa de começar a pagar a perder de vista mas soltar uma porrada de dólares agora.

Talvez seja o financiamento a perder de vista feito na suécia que decidimos adotar, eles não conhecem as casas bahia. [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75960 Mensagem por Mathias » Dom Ago 23, 2015 7:24 pm

É que 1 bi de dinheiros não é pagamento, é... É... é outra coisa.
E agora acabei de descobrir que o tempo só conta lentamente pra pagar, para o FOC ele está num outro espaço tempo diferente. O que vai demorar num é rápido no outro.

E olha que o Gripen é contemporâneo desses outros aviões todos!




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