kirk escreveu: Sinceramente Tikuna, não sei qual a dificuldade de se entender isso !
Faço minhas as palavras do marechal
Abraços
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
kirk escreveu: Sinceramente Tikuna, não sei qual a dificuldade de se entender isso !
Bem por aí mesmo.Marechal-do-ar escreveu:Kirk, depois desse Gripen Demo o NG engordou uma tonelada, alguns dizem que terá asas um pouco maior e sei lá mais o que será alterado, ah se fosse só um Gripen C com trem de pouso deslocado e outra turbina... Por outro lado, ai não haveria qualquer desenvolvimento a ser feito.
Mas já que a realidade é que o Gripen Demo é diferente do Gripen E e o Gripen E é um treco que não fazemos a menor ideia de como será, me reservo a discutir sua performance quando ele voar, mas estou cada vez menos confiante quanto ao bom desempenho dele.
Acho que vou botar isso na minha assinatura.Marechal-do-ar escreveu:Kirk, depois desse Gripen Demo o NG engordou uma tonelada, alguns dizem que terá asas um pouco maior e sei lá mais o que será alterado, ah se fosse só um Gripen C com trem de pouso deslocado e outra turbina... Por outro lado, ai não haveria qualquer desenvolvimento a ser feito.
Mas já que a realidade é que o Gripen Demo é diferente do Gripen E e o Gripen E é um treco que não fazemos a menor ideia de como será, me reservo a discutir sua performance quando ele voar, mas estou cada vez menos confiante quanto ao bom desempenho dele.
Tikuna escreveu:kirk escreveu: Sinceramente Tikuna, não sei qual a dificuldade de se entender isso !
Faço minhas as palavras do marechal
Abraços
Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.Marechal-do-ar escreveu:Kirk, depois desse Gripen Demo o NG engordou uma tonelada, alguns dizem que terá asas um pouco maior e sei lá mais o que será alterado, ah se fosse só um Gripen C com trem de pouso deslocado e outra turbina... Por outro lado, ai não haveria qualquer desenvolvimento a ser feito.
Mas já que a realidade é que o Gripen Demo é diferente do Gripen E e o Gripen E é um treco que não fazemos a menor ideia de como será, me reservo a discutir sua performance quando ele voar, mas estou cada vez menos confiante quanto ao bom desempenho dele.
Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.kirk escreveu:Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.
Pesa também a questão da experiência do fabricante ... Saab não é nenhum iniciante ou amador nessa questão de caças de combate.
Na última RFA o Salvatore Leta vôo o Demo NG e puxou mais do que isso.Mathias escreveu:Ah!
Dizem que o DEMO é limitado a 5 Gs, é verdade?
Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .Marechal-do-ar escreveu:Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.kirk escreveu:Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.
Pesa também a questão da experiência do fabricante ... Saab não é nenhum iniciante ou amador nessa questão de caças de combate.
Quanto ao KC-390, não da para realmente comparar com o Gripen, um cargueiro é um desenho muito mais conservador.
E onde encontramos tal informação ???Carlos Lima escreveu:Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .Marechal-do-ar escreveu: Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.
Quanto ao KC-390, não da para realmente comparar com o Gripen, um cargueiro é um desenho muito mais conservador.
No papel e no CAD tudo sempre é mais fácil.
[]s
CB_Lima
Falei isso aqui há tempos, mas insistiram que o avião sai pronto do autocad.Carlos Lima escreveu:Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .Marechal-do-ar escreveu: Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.
Quanto ao KC-390, não da para realmente comparar com o Gripen, um cargueiro é um desenho muito mais conservador.
No papel e no CAD tudo sempre é mais fácil.
[]s
CB_Lima
mmatuso escreveu:Falei isso aqui há tempos, mas insistiram que o avião sai pronto do autocad.Carlos Lima escreveu: Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .
No papel e no CAD tudo sempre é mais fácil.
[]s
CB_Lima