TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75856 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Ago 15, 2015 2:57 pm

knigh7 escreveu:Eu acabei de dar uma resposta ao Lima que acaba por responder a sua.

Se tem de cumprir um offset gigante desses, com uma encomenda de quase 1 centena de GripensNG (36+60) e não haverá duplicação de linha de produção:
fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... -saab.html Lennart Sindahl, chefe da divisão de Aeronáutica da indústria sueca.

os 2.300 empregos diretos e 14.650 indiretos aqui não é nenhuma coisa estapafúrdia.
Considerando que a linha de montagem e manutenção do F-35 na Itália irá gerar 6.300 empregos diretos e mais 1,2 vezes isso na economia italiana em geral (total de 13.860), e isso para produzir no mínimo 90 aviões e mais de 700 conjuntos de asas (e tudo muito mais sofisticado que os do avião sueco) naquele país, me reservo o direito de acreditar mais na hipótese da "maionese" com relação a estes números da produção do Gripen-NG no Brasil.

Fonte: https://www.f35.com/global/participatio ... ticipation

A menos que se considere que entre os empregos gerados estarão coisas como o do guardinha da portaria do fornecedor de parafusos ou da recepcionista do fornecedor de tintas :roll: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2930
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75857 Mensagem por saullo » Sáb Ago 15, 2015 3:27 pm

Eu acho que o problema do número de empregos é o seguinte:

Não se deve ter meta, mas assim que atingir a meta, deve-se dobrar a meta... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sábado à tarde é phod.......................

Abraços




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75858 Mensagem por Justin Case » Sáb Ago 15, 2015 4:11 pm

Eu achava que empregos diretos na SAAB seria o número de novas vagas criadas só por causa dos NG deles. Desculpem então.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18763
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75859 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 15, 2015 4:48 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:Vc continua com o mesmo discurso...E não existe diferenças tecnológicas entre o GripenNG e as outras aeronaves que a Embraer produz, não?

Eu coloquei para vc a entrevista com o então VP da Embraer nos quais ele listava as ToTs que interessavam a ela no FX2. E vc veio com a resposta que ela já fazia aquelas coisas. Claro que a Embraer já produz estruturas, trabalha com integração, etc. Mas num caça de 4,5 geração o nível é mais sofisticado.
Defina "mais sofisticado".

Um caça de desenho moderno é claro tem relação peso/potência diferente, carga alar menor, manobra mais e tem eletrônica mais sofisticada. Isso exige peças mais robustas na estrutura e maior trabalho de integração. Ou seja, os detalhes dos desenhos das peças são diferentes e há mais trabalho em eletrônica. Apesar de na imagem colocada pelo nosso colega Slip Júnior aparecer um IRTS como responsabilidade brasileira. Agora me diga, que empresa no Brasil está desenvolvendo IRST`s? Ou vamos apenas instalar um seguindo as instruções de seu fabricante, como ocorre com qualquer aparelho eletrônico comprado de prateleira?

Perebe que na verdade as diferenças de um Gripen-NG com relação a um AMX, F-5M ou KC-390 são QUANTITATIVAS, e não QUALITATIVAS, que acrescentarão mais experiência ao pessoal envolvido porém nenhuma "ruptura evolucionária" na capacidade de engenharia nacional? Ainda se fôssemos desenvolver aqui os componentes eletrônicos mais sofisticados e não apenas uma tela plana maior... .

Esta ruptura viria sim da CONCEPÇÃO DESDE O ZERO de um novo caça supersônico, incluindo aí toda a questão da aerodinâmica envolvida na definição dos detalhes de sua forma, que de fato jamais empresa brasileira alguma executou (e se fosse de quinta geração haveria também as questões relativas à furtividade avançada). Mas seja porque não seria interesse da Saab ou porque a definição do FX-2 veio tarde demais para isso ninguém de empresa brasileira alguma participou da concepção do Gripen-NG, no máximo o pessoal da AKAER fez detalhamento de peças que já estavam definidas. Portanto não houve e não haverá o que aprender sobre isso neste projeto.

Quem sabe em algum futuro indefinido, se e quando for desenvolvido o novo avião substituto do Gripen-NG. Mas isto é algo que não está no horizonte previsível.


Leandro G. Card
Aquele desenho de partes que o Slip Júnior colocou é de 2.008 e foi divulgado num jornal. Vc aproveitou para pegar aquilo que claramente não era factível, bem exagerado e deixar de lado a palestra da COPAC e o que o VP da Embraer disse para desmoralizar o processo.

Se vc acha que o Orlando Neto da Embraer estava falando besteira pois em dezembro de 2.010 nenhum caça da short-list FX2 estava no "zero":
A nossa conversa se iniciou com o programa F-X2, sempre com a preocupação de não comprometer as cláusulas de confidencialidade assinadas pela empresa com o Comando da Aeronáutica. Respondendo a nossa pergunta de abertura, Orlando Neto disse que a Embraer não se sentia “desconfortável” de ter que ficar participando desta concorrência “do banco”, e não no “campo”como costuma fazer normalmente. “Cada programa tem suas características próprias” disse ele. “Nós já fomos majoritários, minoritários... Pelo modelo adotado no F-X as decisões são todas da Força Aérea, nós entramos toda vez que ela quer nossa opinião. Não, a situação não é, nem um pouco desconfortável para nós.” Orlando contou ainda que as tecnologias sensíveis desejadas pela FAB e pela Embraer passam pelo conceito de autonomia industrial, envolvendo, entre outras, a capacidade de integração de radares e do programa de operações de vôo (flight operations program) para podermos dominar a integração de sistemas digitais complexos e tudo que for integração de sistemas. No plano de estruturas, o design de asas supercríticas e o projeto de estruturas complexas.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... lando-neto

...então siga seu caminho.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75860 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Ago 15, 2015 5:13 pm

knigh7 escreveu:Aquele desenho de partes que o Slip Júnior colocou é de 2.008 e foi divulgado num jornal. Vc aproveitou para pegar aquilo que claramente não era factível, exagerado e deixar de lado a palestra da COPAC e do interesse da Embraer para desmoralizar o processo.
Se vc acha que o VP da Embraer estava falando besteira pois em dezembro de 2.010 nenhum caça da short-list FX2 estava no "zero":
Amigo Knigh7, você entendeu perfeitamente que minha menção àquele desenho foi um exemplo de como em nosso país estas declarações e arquivos Powerpoint oficiais são muito mais peças de propaganda do que fontes confiáveis de informação, seja em 2008, 2010 ou 2015.

A sua lista é mais realista, e nela qualquer um com formação técnica percebe que não há praticamente nenhuma novidade que se possa mencionar que seja diferente do que acontece em qualquer produto novo que use as tecnologias atuais fornecidas pelos fabricantes internacionais. Vai-se aprender a fazer manutenção de um certo nível em radares AESA? Mas qualquer radar novo que seja desenvolvido daqui para a frente vai ser AESA, portanto aprender a fazer manutenção neles seria mandatório qualquer que fosse o avião escolhido. A mesma coisa para integração de radares, se a FAB tivesse especificado o uso de algum do tipo para o F-5M ou o AMX a Embraer receberia as instruções para integração do fabricante exatamente do mesmo jeito que a SAAb recebeu. Projeto de estruturas complexas? Eu pessoalmente fazia isso mais de 20 anos atrás, quando trabalhava como engenheiro de projetos na indústria (inclusive na Embraer). E por aí vai.

Ou seja, todos os itens não passam de detalhes que são característicos da colocação em produção de qualquer produto novo, sejam fogões, automóveis ou aviões de caça. Só um pouco mais sofisticados por serem de um produto um pouco mais sofisticado, mas não é nada demais mesmo, isso acontece o tempo todo em qualquer linha de produção nova. E veja bem, não estou querendo desmoralizar processo algum, apenas coloco em perspectiva um programa de co-produção que não é muito diferente do que já foi feito nos mais diversos países (Canadá e Itália com o F-104, Turquia e Coréia do Sul com o F-16, Índia com o SU-30, Paquistão com o J-17, Itália com o F-35, e por aí vai) e que em todos os casos levou sim a um certo incremento na atividade do setor aeroespacial das nações recebedoras do programa mas jamais a alguma revolução que criasse uma fronteira realmente importante nas suas respectivas bases tecnológicas e industriais nacionais.

E volto a dizer, não estou colocando tudo isso para menosprezar o Gripen-NG, muito pelo contrário, dos três concorrentes da Short-List eu considero ele a escolha mais feliz. Apenas, como engenheiro que já viu a implantação, crescimento e queda de muitas e muitas indústrias, não acho que ele seja a panaceia que as declarações oficiais e Powerpoints parecem querer fazer parecer.


Leandro G. Card




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75861 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 5:28 pm

saullo escreveu:Eu acho que o problema do número de empregos é o seguinte:

Não se deve ter meta, mas assim que atingir a meta, deve-se dobrar a meta... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sábado à tarde é phod.......................

Abraços
Concordo Plenamente !

MUITO INTELIGENTE !!! :roll: ... QUANTA SABEDORIA !!! :shock: ... retirou de alguma literatura especializada ??? :mrgreen:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75862 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 15, 2015 8:08 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:Eu acabei de dar uma resposta ao Lima que acaba por responder a sua.

Se tem de cumprir um offset gigante desses, com uma encomenda de quase 1 centena de GripensNG (36+60) e não haverá duplicação de linha de produção:
fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... -saab.html Lennart Sindahl, chefe da divisão de Aeronáutica da indústria sueca.

os 2.300 empregos diretos e 14.650 indiretos aqui não é nenhuma coisa estapafúrdia.
Considerando que a linha de montagem e manutenção do F-35 na Itália irá gerar 6.300 empregos diretos e mais 1,2 vezes isso na economia italiana em geral (total de 13.860), e isso para produzir no mínimo 90 aviões e mais de 700 conjuntos de asas (e tudo muito mais sofisticado que os do avião sueco) naquele país, me reservo o direito de acreditar mais na hipótese da "maionese" com relação a estes números da produção do Gripen-NG no Brasil.

Fonte: https://www.f35.com/global/participatio ... ticipation

A menos que se considere que entre os empregos gerados estarão coisas como o do guardinha da portaria do fornecedor de parafusos ou da recepcionista do fornecedor de tintas :roll: .

Leandro G. Card
Bem por aí mesmo,

Quando você coloca os Powerpoints ao lado da realidade de programas muito mais complexos e sofisticados e com um número muito maior de aeronaves envolvidas os números não batem.

Ou no Brasil vai ter 2/3 pessoas para fazer o trabalho de 1 sueco ou existe um exagero gigante nesses números.

O mesmo acontece com os termos 'genéricos' do nosso 'envolvimento' no programa. :|

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75863 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 8:33 pm

Triste ouvir essas coisas viu Lima !

Se a escolha fosse pelo SU-35, não precisava gerar empregos ... ser 4ªG não tinha problemas ... sem TOT ... beleza ... US$ 50 HV tá tudo bem ...

Mas como a "maravilha klingon" não passou nem na primeira fase ... e Rafale também foi pro saco ... agora a escolha é uma merda ... se gera 17 mil empregos tá ruim ... se 360 engenheiros vão compartilhar conhecimentos na suécia é pouco ... mesmo sendo todos os segredos do projeto compartilhados e códigos fontes criados conjuntamente é uma droga ...

Mesmo construindo uma fábrica com a Imbra, que fará soldagens de liga nível "1" dominado por poucos, sendo responsável pela fabricação de 80% de cada célula de Gripens E/F, do Brasil 36 (por enquanto) da Suécia 60-70 por enquanto ... continua uma merda ... enfim ...

O que é bom pra você Lima ? ... Rafale ??? ... teríamos 10% do que conseguimos com o Gripen ???

Duvido ! ... os indianos que falem !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75864 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 15, 2015 8:42 pm

kirk escreveu:Triste ouvir essas coisas viu Lima !

Se a escolha fosse pelo SU-35, não precisava gerar empregos ... ser 4ªG não tinha problemas ... sem TOT ... beleza ... US$ 50 HV tá tudo bem ...

Mas como a "maravilha klingon" não passou nem na primeira fase ... e Rafale também foi pro saco ... agora a escolha é uma merda ... se gera 17 mil empregos tá ruim ... se 360 engenheiros vão compartilhar conhecimentos na suécia é pouco ... mesmo sendo todos os segredos do projeto compartilhados e códigos fontes criados conjuntamente é uma droga ...

Mesmo construindo uma fábrica com a Imbra, que fará soldagens de liga nível "1" dominado por poucos, sendo responsável pela fabricação de 80% de cada célula de Gripens E/F, do Brasil 36 (por enquanto) da Suécia 60-70 por enquanto ... continua uma merda ... enfim ...

O que é bom pra você Lima ? ... Rafale ??? ... teríamos 10% do que conseguimos com o Gripen ???

Duvido ! ... os indianos que falem !
Kirk,

Quando o Powerpoint der lugar a realidade não terei problema algum em dizer que me enganei e que de fato estaremos gerando 17000 empregos no Brasil por conta do Gripen e a Suécia não sabe o que fazer sem a linha de produção brasileira porque os deles não saem do chão sem a nossa colaboração essencial além do fluxo de caixa $$$.

Até lá, me reservo o direito de desconfiar e muito dessa prosa porque já vi esse filme antes e não foi só uma vez. Não mudam nem o roteiro (Como sempre... aos indiozinhos... os espelhinhos!) ... :(

Sem drama...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75865 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 8:47 pm

E tem mais uma "cosita" :

Rafale Fly-away cost (EU$ 8 bi): R$ 31.000.000.000,00 R$ 31 bi

Gripen E/F Full ToT : Cost (US$ 4,6): R$ 16.000.000.000,00 R$ 16 bi

Mas isso não é importante né Lima ??? 8-]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75866 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 8:49 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu:Triste ouvir essas coisas viu Lima !

Se a escolha fosse pelo SU-35, não precisava gerar empregos ... ser 4ªG não tinha problemas ... sem TOT ... beleza ... US$ 50 HV tá tudo bem ...

Mas como a "maravilha klingon" não passou nem na primeira fase ... e Rafale também foi pro saco ... agora a escolha é uma merda ... se gera 17 mil empregos tá ruim ... se 360 engenheiros vão compartilhar conhecimentos na suécia é pouco ... mesmo sendo todos os segredos do projeto compartilhados e códigos fontes criados conjuntamente é uma droga ...

Mesmo construindo uma fábrica com a Imbra, que fará soldagens de liga nível "1" dominado por poucos, sendo responsável pela fabricação de 80% de cada célula de Gripens E/F, do Brasil 36 (por enquanto) da Suécia 60-70 por enquanto ... continua uma merda ... enfim ...

O que é bom pra você Lima ? ... Rafale ??? ... teríamos 10% do que conseguimos com o Gripen ???

Duvido ! ... os indianos que falem !
Kirk,

Quando o Powerpoint der lugar a realidade não terei problema algum em dizer que me enganei e que de fato estaremos gerando 17000 empregos no Brasil por conta do Gripen e a Suécia não sabe o que fazer sem a linha de produção brasileira porque os deles não saem do chão sem a nossa colaboração essencial além do fluxo de caixa $$$.

Até lá, me reservo o direito de desconfiar e muito dessa prosa porque já vi esse filme antes e não foi só uma vez. Não mudam nem o roteiro (Como sempre... aos indiozinhos... os espelhinhos!) ... :(

Sem drama...

[]s
CB_Lima
Lima,

Qual seria o motivo de tanta desconfiança ???

Será que todos mentem ??? ... FAB, MD, SAAB, Embraer ??? ... será mesmo que Embraer disporia de mais de 300 profissionais por anos a fio pra não aprender nada ??? ... isso faz sentido ???

Pra mim não faz !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75867 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 15, 2015 8:52 pm

kirk escreveu:E tem mais uma "cosita" :

Rafale Fly-away cost (EU$ 8 bi): R$ 31.000.000.000,00 R$ 31 bi

Gripen E/F Full ToT : Cost (US$ 4,6): R$ 16.000.000.000,00 R$ 16 bi

Mas isso não é importante né Lima ??? 8-]
Kirk,

Não inventa moda e deixa dessa bobagem de tentar desviar o assunto. Já cansou, né?

O Brasil comprou Gripen... o que interessa é Gripen. Eu quero saber os benefícios reais para o meu País com o projeto Gripen. Eu quero que essa enganação com palavra-chave e outras frases de efeito saiam e que a realidade do projeto apareça. Quero debater fatos reais e não fantasias. Então por favor vou te pedir para parar de poluir o tópico e tentar desviar o assunto com flame de um projeto que não compramos e não absolutamente nada a ver com o Brasil.

Resumindo, vamos parar com essa bobagem enorme de ficar tentando mudar de assunto ao invés de tratar do fato em questão, ok?

Avisado.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75868 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 8:57 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu:E tem mais uma "cosita" :

Rafale Fly-away cost (EU$ 8 bi): R$ 31.000.000.000,00 R$ 31 bi

Gripen E/F Full ToT : Cost (US$ 4,6): R$ 16.000.000.000,00 R$ 16 bi

Mas isso não é importante né Lima ??? 8-]
Kirk,

Não inventa moda e deixa dessa bobagem de tentar desviar o assunto. Já cansou, né?

O Brasil comprou Gripen... o que interessa é Gripen. Eu quero saber os benefícios reais para o meu País com o projeto Gripen. Eu quero que essa enganação com palavra-chave e outras frases de efeito saiam e que a realidade do projeto apareça. Quero debater fatos reais e não fantasias. Então por favor vou te pedir para parar de poluir o tópico e tentar desviar o assunto com flame de um projeto que não compramos e não absolutamente nada a ver com o Brasil.

Resumindo, vamos parar com essa bobagem enorme de ficar tentando mudar de assunto ao invés de tratar do fato em questão, ok?

Avisado.

[]s
CB_Lima
Lima

Não tô mudando de assunto ... o assunto é simples ... se o Gripen é ruim o que é BOM pra você ???

Sim porque uma coisa ser boa ou ruim vai depender de uma COMPARAÇÃO entre as opções disponíveis ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75869 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 15, 2015 9:00 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Kirk,

Não inventa moda e deixa dessa bobagem de tentar desviar o assunto. Já cansou, né?

O Brasil comprou Gripen... o que interessa é Gripen. Eu quero saber os benefícios reais para o meu País com o projeto Gripen. Eu quero que essa enganação com palavra-chave e outras frases de efeito saiam e que a realidade do projeto apareça. Quero debater fatos reais e não fantasias. Então por favor vou te pedir para parar de poluir o tópico e tentar desviar o assunto com flame de um projeto que não compramos e não absolutamente nada a ver com o Brasil.

Resumindo, vamos parar com essa bobagem enorme de ficar tentando mudar de assunto ao invés de tratar do fato em questão, ok?

Avisado.

[]s
CB_Lima
Lima

Não tô mudando de assunto ... o assunto é simples ... se o Gripen é ruim o que é BOM pra você ???

Sim porque uma coisa ser boa ou ruim vai depender de uma COMPARAÇÃO entre as opções disponíveis ...
[100] Tá ok... até parece que você é novo aqui.

Menos flame...
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75870 Mensagem por kirk » Sáb Ago 15, 2015 9:01 pm

Não faz o mínimo sentido dizer "a opção pelo Gripen é ruim" ... e não poder comparar com nada ... ruim em relação a QUAL opção ???

Essa é a questão amigo ... o que tem de melhor ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder