Leandro,LeandroGCard escreveu:Faça uma pequena comparação apenas:Thor escreveu:Concordo com alguns foristas que estamos só perdendo tempo e dinheiro nesse projeto, afinal não há nada a aprender com o Projeto Gripen.
Esses técnicos, engenheiros e pessoal especializado, bem como os representantes das indústrias envolvidas não sabem nada.
Sou a favor de mandar uns três foristas do FDB que sabem muito mais e têm todas as soluções para uma videoconferência de 30 minutos, em vez de enviarmos 350 técnicos para a Suécia, pois eles só vão passar frio lá e tudo já é de conhecimento de nosso parque industrial.
Abraços.
- Quantos técnicos e engenheiros brasileiros estão envolvidos com o programa do KC-390?
- Quantos estarão sendo treinados na Suécia para o programa do Gripen-NG.
Daí você mesmo pode tirar uma boa noção de quanto de atividades tecnológicas do Gripen-NG realmente vão ser efetuadas em nosso país.
Leandro G. Card
Nisso discordo de você amigo, pois, entendo que cada técnico que for extensivamente treinado, e serão anos de aprendizado, serão multiplicadores de tais conhecimentos no Brasil, pois, até onde se sabe das 36 encomendas 21 terão participação de brasileiros lá na Suécia significa que esse estágio de aprendizado dura do final de 2015 até final de 2021 pelo menos, + ou - 6 anos ... as quinze últimas unidades serão feitas em Gavião Peixoto e desta vez serão os suécos que virão para o Brasil para ajudar a multiplicar tais conhecimentos ...
Nesse ínterim a Embraer muito provavelmente estará desenvolvendo a versão "F" com outra equipe também envolvida no projeto.
Porém não vou discutir contigo se tal aprendizado é inócuo ou se vamos aprender o que já sabemos, pois discordo completamente e compartilho com o comentário do Thor.