ToT e off sets no setor de defesa são mecanismos opacos, nos quais prevalece um limite tênue entre negócios lícitos e ilicitos e de difícil controle pelos órgãos competentes.mmatuso escreveu:Complementando o que postaram, projetar um caça é complexo, provavelmente esses engenheiros e técnicos vão aprender parte da técnica sobre o que será transferido e as partes que serão fabricados aqui ou integração de avionicos.
Qualquer projeto de caça do zero que ouvimos falar dura até décadas, já pararam para pensar o quanto de investimento dinheiro, conhecimento e "pessoal" são gastos?Gripen é um projeto de quase 30 anos que não para de evoluir...
E para finalizar, não acredito nenhum pouco em TOT e de nenhum dos concorrentes, sempre comentei isso. Até parece que alguém daria um projeto inteiro de sei lá 15 bilhões de dólares ou provavelmente mais, por uma mixaria que é valor do FX-2.
Para mim essa de evoluir industria, absorver tecnologias é conversa para boi dormir até que me provem o contrário, digo provar de verdade que houve evolução da industria nacional.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É o que da a entender...Penguin escreveu:Quem disse que esse processo é milagroso?!
Criticam, quem? Na época dos Scorpènè eu não estava muito ativo no fórum, não lembro de ter dado minha opinião aqui, mas não gostei do jeito que o projeto foi conduzido, inclusive, tenho muito mais criticas a esses submarinos franceses e suas "ToTs" que ao Gripen.Penguin escreveu:A MB fez exatamente isso. Incialmente mandou pessoal técnico para a França. Isso foi sempre celebrado como uma grande prova de ToT dos franceses. Agora criticam a mesma metodologia aplicada ao Gripen.
O mais irônico é ler posições de gente que sempre se agarrou às ToT para defender/justificar suas opções e agora criticarem fortemente e sem fundamento tudo que se refere à transferência de tecnologia e know how envolvendo o Gripen.
Mas um ponto a ser criticado... Foi gasto dinheiro público para o benefício de alguns particulares selecionados, e tenho quase certeza que a documentação mais importante não foi entregue.Penguin escreveu:Com relação à documentação, quem sabe exatamente qual a documentação do projeto Gripen será entregue aos brasileiros? Até onde sei, essa informação não foi tornada pública e provavelmente não será.
O que não foi para frente na Argentina parou por culpa dos próprios argentinos.alcmartin escreveu:Na Argentina tambem: kurt Tank. Ai vieram os americanos e phuderam com tudo...
Quer dizer, para os argentinos. E para a nossa sorte, na epoca...
Sabe o que acontecerá na aquisição do próximo caça da FAB? Não haverá caça nacional, farão uma concorrência internacional exigindo ToTs e sei lá mais o que e dirão que o próximo caça será nacional.Penguin escreveu:O objetivo futuro do FX2 não é o Gripen NG e sim um futuro caça nacional.
Para deixar claro, não sou contra ToTs e nem contra a vontade de criar material bélico por aqui, o problema é que a coisa não anda, "ToTs" acabam virando desculpa para alguma outra coisa e a falta de transparência (o que é mais engraçado, as "ToTs" deveriam servir para transferir conhecimento, o que se torna mais difícil quando tudo é secreto) só agrava a situação, no fim, tivemos Xavante para aprender a fazer aviões, depois AMX, IKL para aprender a fazer submarino e o que fazemos hoje? Concorrência para "aprender", e alguns ainda tem a coragem de dizer "aprender de novo", quer um exemplo ainda pior? Tínhamos a Engesa, hoje contratamos a Iveco.
O Leandro deve ter se contorcido com essa...Penguin escreveu:Tanto é assim que somos incapazes de desenvolver internamente o know how de cascos de grande diâmetro
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Leandro deve ter se contorcido com essa...[/quote]Penguin escreveu:Tanto é assim que somos incapazes de desenvolver internamente o know how de cascos de grande diâmetro
Mas é por isso que estamos gastando bilhões de euros.
Olha Marechal, sou da seguinte opinião: se investíssemos internamente o valor que gastamos na aquisição de suposta ToT no estrangeiro, estaríamos provavelmente em outro patamar (se as saúvas não comessem os recursos antes).
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:Lima,Carlos Lima escreveu:Caça nacional?? Fuselagem de Gripen que foi projetado vale tanto quanto caso de Sub Nuclear...
Vocês acham que aprender a projetar o casco de um Submarino nuclear, criar toda a infraestrutura necessária lá em Itaguaí, etc é de alguma maneira comparável a fazer pedaço de fuselagem de avião cujo projeto original é da década de 70 e está na sua Terceira encarnação e que promote que só vai entrar em serviço quase que 10 anos depois do IOC do F-35 que está a uma geração à frente?
Caramba senhores, vocês realmente interpretam e acreditam nisso mesmo?
Realmente só aqui para ler essas doideras...
A desinformação continua seguindo o seu rumo...
[]s
CB_Lima
Para com isso.
Vc só menciona estruturas da fuselagem! Isso é feio. A FAB solicitou muito mais do que isso.
A FAB apresentou no Congresso tb tecnologias solicitadas relacionadas a caças furtivos incluídas no pacote e não com o programa Gripen. O link foi postado acima. Basta um pouco de boa vontade e ler o que está escrito.
Quanto ao submarino nuclear, vamos aguardar quando tivermos algum com serventia militar. Esse projeto está atrasado algumas décadas. Enquanto isso, vamos de questionáveis e veneráveis Scorpene. Por falar neles, lembro bem quando os chilenos receberam as suas 1as unidades há algum tempo atrás e foram muito esculhambados em fóruns brasileiros.
[]s
Embolou o meio de campo... caramba.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pera aí.
É impressão minha ou estão comparando o SNB com o Gripen NG?
JESUS CRISTO
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois é,Bolovo escreveu:Pera aí.
É impressão minha ou estão comparando o SNB com o Gripen NG?
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Eu não estou acreditando nisso, mas parece ser o caso.
Caramba...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vamos desenvolver o Gripen-NGBr, mas o protótipo está dendo feito sem nossa participação, nenhuma.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois é...Mathias escreveu:Vamos desenvolver o Gripen-NGBr, mas o protótipo está dendo feito sem nossa participação, nenhuma.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
Eu não acredito que tem gente que realmente acha que essas coisas são de forma alguma comparáveis.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mathias escreveu:Vamos desenvolver o Gripen-NGBr, mas o protótipo está dendo feito sem nossa participação, nenhuma.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
Vão descambar a comparar um com o outro. A Saab não tem tecnologia 5G mas a Rússia neh.... PAK - FA uma obra prima 5G. Espere e veja a árvore de natal piscando no seu radar.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sobre o SSN. Foi um duto de corrupção, mas MUITO mais que se possa aventar sobre o contrato do Gripen-NG. Brevemente será comprovado.
Não desmereço o projeto em si, é importante, mas o modelo é muiiiiiiiiito falho e vem dando sucessivos problemas. Sou a favor do cancelamento: Não! Isso é uma coisa.
Outra coisa é o projeto do Gripen-NG. Falar que não vai agregar nada é brincadeira. Espere mais alguns anos e teremos muitos sabichões queimando a língua (como de praxe).
A operacionalidade imediata que SE DANE! Quero base industrial para poder tocar projetos independentes no futuros. Não é uma comprinha de 6 dúzia de aviãozinho pra ficar fazendo vrum em desfile. É a criação de uma nova vertente na industria aerospacial nacional.
Não desmereço o projeto em si, é importante, mas o modelo é muiiiiiiiiito falho e vem dando sucessivos problemas. Sou a favor do cancelamento: Não! Isso é uma coisa.
Outra coisa é o projeto do Gripen-NG. Falar que não vai agregar nada é brincadeira. Espere mais alguns anos e teremos muitos sabichões queimando a língua (como de praxe).
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não deturpe e simplifique o debate.Bolovo escreveu:Pera aí.
É impressão minha ou estão comparando o SNB com o Gripen NG?
JESUS CRISTO
Estamos comparando a metodologia de ToT: ambos enviaram técnicos para o estrangeiro.
O processo envolvendo a DCNS é bom e o da Saab é ruim. 2 pesos e muitaaaassss medidas.
No mais tudo eh diferente, a começar pelo parceiro principal nacional de um e de outro: Embraer X Odebrecht.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, não é por nada não, mas nos fóruns gringos de respeito, como o Keypublishing, quem fala que o PAK-FA não é de 5ªG é banido por trollagem.Wardog escreveu:Mathias escreveu:Vamos desenvolver o Gripen-NGBr, mas o protótipo está dendo feito sem nossa participação, nenhuma.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
Vão descambar a comparar um com o outro. A Saab não tem tecnologia 5G mas a Rússia neh.... PAK - FA uma obra prima 5G. Espere e veja a árvore de natal piscando no seu radar.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Na verdade o projeto estrutural geral deste tipo de caso é dominado há décadas no Brasil, e ensinado pelos professores da USP em matérias de pós-graduação. Os detalhes atualmente podem ser facilmente definidos através de análises CAE/FEM (embora seja também verdade que era o que eu já queria fazer na minha tese de mestrado lá atrás, na década de 1990 - mas na época o orientador não quis porque não entendia nada de FEM ).Mas é por isso que estamos gastando bilhões de euros.O Leandro deve ter se contorcido com essa...
Olha Marechal, sou da seguinte opinião: se investíssemos internamente o valor que gastamos na aquisição de suposta ToT no estrangeiro, estaríamos provavelmente em outro patamar (se as saúvas não comessem os recursos antes).
O problema não é este, é na tecnologia de fabricação. O tipo de falha que serve como critério de projeto de cascos de submarino (flambagem sob pressão externa) é extremamente sensível a qualquer deformação, e a construção tem que seguir técnicas muito criteriosas para minimizar estas deformações. Isso não é nada fácil de fazer, depende de conhecimentos detalhados em termos de materiais, técnicas de soldagem, de medição e etc... . Para cada projeto (e material) as técnicas de construção precisam ser desenvolvidas especificamente.
É isso o que não sabemos fazer. Poderíamos desenvolver nossas próprias técnicas, com tempo e $$$, construindo protótipos dos compartimentos de pressão e testando-os. Talvez ficasse até mais barato que o dinheiro que estamos pagando aos franceses para nos ensinar isso, e certamente poderíamos usar aços nacionais ao invés de importados da França. Mas isso demandaria tempo e incluiria uma boa parcela de risco nos projetos iniciais, e a MB precisava de submarinos novos a toque de caixa, pois os IKL já não são mais exatamente novinhos em folha. Então não sobrou muita escolha senão comprar o conhecimento lá fora. De novo.
Esta é apenas mais uma consequência nefasta da falta de continuidade dos nossos programas. Era para termos usado o que aprendemos sobre isso com os alemães, e aperfeiçoado com os nossos próprios submarinos das séries SNAC, que jamais foram encomendados. Por isso eu sempre digo e volto a repetir: O sucesso do programa atual com a França não será medido pelos submarinos Scorpène-BR e nem mesmo pelo primeiro SNB, mas sim pelos novos projetos que virão depois deles. E se estes jamais vierem todo o esforço e gasto feitos agora terão apenas sido jogados no lixo. De novo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não é tão difícil entender ... não entende quem não quer !Wardog escreveu:Sobre o SSN. Foi um duto de corrupção, mas MUITO mais que se possa aventar sobre o contrato do Gripen-NG. Brevemente será comprovado.
Não desmereço o projeto em si, é importante, mas o modelo é muiiiiiiiiito falho e vem dando sucessivos problemas. Sou a favor do cancelamento: Não! Isso é uma coisa.
Outra coisa é o projeto do Gripen-NG. Falar que não vai agregar nada é brincadeira. Espere mais alguns anos e teremos muitos sabichões queimando a língua (como de praxe).
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[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Gripen NG está para a FAB assim como o Scorpene está para a MB.Mathias escreveu:Vamos desenvolver o Gripen-NGBr, mas o protótipo está dendo feito sem nossa participação, nenhuma.
Tecnologia de 5ºG? Da SAAB? Mais fácil pagarmos a conta do desenvolvimento do que ela não tem, que é exatamente essa tecnologia.
O motor do SNBr (Escorpene é outra coisa e nunca entrou no escopo do SSN) é nacional e nuclear.
O motor do Gripen é americano e nunca será nosso, no máximo faremos as revisões e tal.
O casco do SNBr será projetado, desenvolvido e executado aqui, no Brasil por brasileiros.
O Gripen-NG enquanto projeto está pronto. Está se fazendo um protótipo na Suécia de uma versão melhorada de algo que já existe, e sem participação brasileira.
O que nos caberá é colocar mais uma cadeira no Gripen-NG, algo como, forçando muito, colocar mais um anel no casco de um submarino já pronto.
Mas se isso não bastasse, comparar a complexidade de projetar e construir um submarino nuclear com colocar mais uma cadeira num avião e integrar uns mísseis, realmente bateu no teto da forçada de barra.
O futuro caça nacional (5G) estará para a FAB assim como o futuro SNBR estará para a MB.
Audiência da FAB no Congresso (veja que a ideia é capacitar para um desenvolvimento nacional futuro):
Se esse plano vai vingar, é outra história.
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