Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
Portugal desiste da compra do navio francês polivalente Siroco
Por Lusa
O ministro da Defesa Nacional assinou hoje despachos segundo os quais o Estado português desiste da compra do navio polivalente logístico francês Siroco, embora mantendo-se no mercado para adquirir equipamento semelhante.
Segundo fonte ministerial, os responsáveis máximos pelos ramos das Forças Armadas lusas identificaram incompatibilidades de operação entre o navio de fabrico francês e outros equipamentos, por exemplo os helicópteros EH-101, relativamente aos pesos sustentados pelo hangar do Siroco.
Contudo, apesar de não ir oficializar uma proposta junto do Estado francês para comprar o referido navio, avaliado em cerca de 80 milhões de euros, o Ministério da Defesa instruiu os chefes militares para procurarem um navio polivalente logístico compatível, uma vez que a sua aquisição consta da Lei de Programação Militar, com uma verba estipulada de 50 milhões de euros.
Por Lusa
O ministro da Defesa Nacional assinou hoje despachos segundo os quais o Estado português desiste da compra do navio polivalente logístico francês Siroco, embora mantendo-se no mercado para adquirir equipamento semelhante.
Segundo fonte ministerial, os responsáveis máximos pelos ramos das Forças Armadas lusas identificaram incompatibilidades de operação entre o navio de fabrico francês e outros equipamentos, por exemplo os helicópteros EH-101, relativamente aos pesos sustentados pelo hangar do Siroco.
Contudo, apesar de não ir oficializar uma proposta junto do Estado francês para comprar o referido navio, avaliado em cerca de 80 milhões de euros, o Ministério da Defesa instruiu os chefes militares para procurarem um navio polivalente logístico compatível, uma vez que a sua aquisição consta da Lei de Programação Militar, com uma verba estipulada de 50 milhões de euros.
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Re: Marinha de Portugal
Para ter um mono encostado na BNL, mais vale näo gastar o dinheiro.
A MB que avance
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Triste sina ter nascido português
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Re: Marinha de Portugal
Portugal desistiu da compra do navio francês Siroco
por Manuel Carlos Freire
Limitações do navio polivalente logístico para operar helicópteros pesados EH101 são as razões oficiais para fundamentar a decisão.
Portugal desistiu ontem da compra do navio polivalente logístico francês Siroco, oficialmente devido a limitações operacionais relativas ao emprego dos helicópteros pesados EH101, soube o DN.
Essas limitações são basicamente três. A primeira diz respeito ao peso de um EH101 com carga máxima à descolagem (14,6 toneladas), que é superior ao que a estrutura do convés do navio francês aguenta (11,5 toneladas). Além de poder implicar a remoção de três toneladas de combustível do helicóptero, o Siroco não tem capacidade para o remover "por aspiração", assinalou uma das fontes.
Outra limitação diz respeito à estrutura do navio. Segundo "sublinha fortemente" um estudo francês, diz o relatório, nem o convés nem a plataforma "têm resistência" para suportar aquela aeronave em caso de acidente ou aterragem forçada - o que corresponde a causar "danos significativos" no Siroco.
Outra limitação envolve o hangar do navio francês: a sua dimensão "não cumpre os requisitos mínimos necessários" para certas operações de manutenção dos EH101. Daí resultaria a impossibilidade de conseguir elevar o helicóptero "em segurança" com recurso a macacos, bem como detirar certos componentes com recurso a uma grua - que teria de ser adquirida e instalada para esse efeito, adiantou uma das fontes.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx ... id=4708949
por Manuel Carlos Freire
Limitações do navio polivalente logístico para operar helicópteros pesados EH101 são as razões oficiais para fundamentar a decisão.
Portugal desistiu ontem da compra do navio polivalente logístico francês Siroco, oficialmente devido a limitações operacionais relativas ao emprego dos helicópteros pesados EH101, soube o DN.
Essas limitações são basicamente três. A primeira diz respeito ao peso de um EH101 com carga máxima à descolagem (14,6 toneladas), que é superior ao que a estrutura do convés do navio francês aguenta (11,5 toneladas). Além de poder implicar a remoção de três toneladas de combustível do helicóptero, o Siroco não tem capacidade para o remover "por aspiração", assinalou uma das fontes.
Outra limitação diz respeito à estrutura do navio. Segundo "sublinha fortemente" um estudo francês, diz o relatório, nem o convés nem a plataforma "têm resistência" para suportar aquela aeronave em caso de acidente ou aterragem forçada - o que corresponde a causar "danos significativos" no Siroco.
Outra limitação envolve o hangar do navio francês: a sua dimensão "não cumpre os requisitos mínimos necessários" para certas operações de manutenção dos EH101. Daí resultaria a impossibilidade de conseguir elevar o helicóptero "em segurança" com recurso a macacos, bem como detirar certos componentes com recurso a uma grua - que teria de ser adquirida e instalada para esse efeito, adiantou uma das fontes.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx ... id=4708949
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Re: Marinha de Portugal
O aleijado vai começar a construir 2 NPO e vai modificar 4 Patrulhas que está a receber da Dinamarca, para além disso vai modernizar 5 fragatas e seus helicópteros.PauloBrasil escreveu:A desculpa do aleijado é a muleta.....
Nada mau para aleijado,hein?!
O engraçado é que estes problemas não se coloca ao Brasil, já vocês não têm helicópteros pesados como os Merlim, no entanto...
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Re: Marinha de Portugal
Interessante é que o Sgt Aldea, ex Foudre operou recentemente com dois CH-46 Sea Knight.....
http://www.southcom.mil/newsroom/Partne ... 95-246.jpg
http://dialogo-americas.com/es/articles ... e-americas.
http://dialogo-americas.com/es/articles ... e-americas
Seria mais elegante por parte de Portugal, falar que não tem grana, como fez o Brasil......daí sustento que "a disculpa do aleijado é a muleta"
http://www.southcom.mil/newsroom/Partne ... 95-246.jpg
http://dialogo-americas.com/es/articles ... e-americas.
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Seria mais elegante por parte de Portugal, falar que não tem grana, como fez o Brasil......daí sustento que "a disculpa do aleijado é a muleta"
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Re: Marinha de Portugal
Certo e quanto é que pesa um e outro? E não são só esses motivos, por exemplo não podiam transportar os Leopard 2 A6 do Exército entre outras coisas.
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Re: Marinha de Portugal
PauloBrasil escreveu:A desculpa do aleijado é a muleta.....
o cara que anda de ônibus a criticar os outros que não compraram um renault clio de 1995 haja paciência
para tentar esclarecer quem quiser ser esclarecido
BARCO À VISTA escreveu:Como o Pedro Monteiro afirma e muito bem, a hipótese de aquisição do "Siroco" nunca foi muito bem acolhida por diversas Entidades / Unidades da Marinha, com competência para auxiliar na decisão, na verdade no "jornal de caserna" consta que sempre foi olhado, e na realidade sempre se denotou, como um futuro belo e grande "elefante branco"...
A questão dos Merlin é somente um dos problemas, quer para a Marinha quer para a FAP.
A título de exemplo outro problema (para o Exército e Marinha) é com a plataforma elevatória / elevador, dado ter só capacidade de 49 toneladas que no caso dos CC Leopard 2A6 da Cavalaria não permite ser usada e por inerência nem sequer assegura o movimento dos CC entre a doca e a porta lateral de carga a estibordo, o convés "Zulu" e a coberta para viaturas e o convés "Alfa", que como têm conhecimento os convés por vezes são utilizados para transportar viaturas ou carga.
Os Leopard 2A6 estariam limitados a entrar / sair somente pela doca, criando vários inconveniente tácticos em operações, mas mesmo assim, nem vale a pena perder tempo, pois sem plataforma elevatória nem têm possibilidade de serem estacionados na coberta para viaturas, de onde esta depende para fazer a estiva de carga e descarga de viaturas...
De recordar que os Carros de Combate Leopard 2A6 foram adquiridos com "argumentos" de serem utilizados em Missões Internacionais / de Paz, mas nunca tivemos meios de os projectar, nem com o Siroco lá iamos...
Além disso o Chile, de forma muito inteligente adquiriu massivamente sobresselentes do navio irmão que deu nome à classe, porque os franceses não garantem por mais de cerca de uma década os mesmos, o que nos deixaria em problemas (não se encomenda ao AA e siga a Marinha!, que por excelentes que são nem lembra aos Deuses os milagres que fazem!) ou se quiserem os chilenos estão numa posição de "monopólio" do seu valor.
Um problema acessório é que o navio tem todo o seu equipamento e funcionamento "legendado" em francês, idioma que o grosso das fileiras da Armada, mesmo Oficiais não domina (quanto mais o francês técnico), coisa que não sucedeu com as fragatas adquiridas aos holandeses, seguiram as STANAG - standardização da NATO.
Editado pela última vez por P44 em Sáb Ago 01, 2015 11:17 am, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha de Portugal
Até me dei ao trabalho, demorei uns 2 minutos...cabeça de martelo escreveu:Certo e quanto é que pesa um e outro? E não são só esses motivos, por exemplo não podiam transportar os Leopard 2 A6 do Exército entre outras coisas.
CH-46 Sea Knight
https://pt.wikipedia.org/wiki/CH-46_Sea_KnightPeso vazio 5 255 kg (11 600 lb)
Peso carregado 7 891 kg (17 400 lb)
Peso de decolagem 11 000 kg (24 300 lb)
EH-101 Merlin
https://pt.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_EH101Peso vazio 10 500 kg (23 100 lb)
Peso de decolagem 14 600 kg (32 200 lb)
são "só" mais 5245kg vazio e 3600kg carregado, coisa pouca...
Mas é realmente mais fácil mandar umas bocas sem saber do que se fala.
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- alex
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Re: Marinha de Portugal
Contra fatos não há argumentos. O Siroco não se encaixa para o uso de Portugal e mais o pesadelo logistico de se ter construido dois navios desta classe assusta. Ainda bem que no nosso caso não termos dinheiro evitará de cairmos em mais uma tentação francesa( já temos uma eSPantosa experiencia nesta area).
-
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Re: Marinha de Portugal
O "problema" do peso do Merlin são as três turbinas, que inclusive impactam no resto do projeto. Mas tem muitas vantagens. Helicoptero de país rico e/ou que leva defesa a sério. Sorte dos patrícios.
1 abraço
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Re: Marinha de Portugal
Helicopters
The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.
The Foudre Class provides full flight-deck support for the simultaneous deployment, including day and night refuelling, of four 9t helicopters.
http://www.naval-technology.com/projects/foudre/
a comparar os pesos dos Super Frelon com os EH-101.... .....e agora falar dos Leopard....si compraram para missões internacionais, deveriam tambem comprar o transporte não?....depois acham ruim nos, pobres brasileiros, fazermos piadas com voces tugas.....
The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.
The Foudre Class provides full flight-deck support for the simultaneous deployment, including day and night refuelling, of four 9t helicopters.
http://www.naval-technology.com/projects/foudre/
a comparar os pesos dos Super Frelon com os EH-101.... .....e agora falar dos Leopard....si compraram para missões internacionais, deveriam tambem comprar o transporte não?....depois acham ruim nos, pobres brasileiros, fazermos piadas com voces tugas.....
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Re: Marinha de Portugal
Irra que está dificil
vai comparar os pesos dos super frelon e dos puma com os eh e depois diz-me qq coisa...
9t ? e o q é isso qd comparado com as 14,6T dos eh101??
como até sou uma alma caridosa
ou seja, o EH-101 É MAIS PESADO que qq um dos outros helis!
vai comparar os pesos dos super frelon e dos puma com os eh e depois diz-me qq coisa...
9t ? e o q é isso qd comparado com as 14,6T dos eh101??
como até sou uma alma caridosa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eurocopte ... Super_PumaPeso vazio 4 660 kg (10 300 lb)
Peso de decolagem 9 150 kg (20 200 lb)
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9ro ... per_FrelonPeso vazio 6 863 kg (15 100 lb)
Peso de decolagem 13 000 kg (28 700 lb)
ou seja, o EH-101 É MAIS PESADO que qq um dos outros helis!
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