Túlio escreveu:Justin Case escreveu:
Amigos,
Por aqui, Mirage III e F-5 faziam campanha de combate dissimilar anualmente.
Dos combates dogfight que não acabavem em empate, Mirage III ficava aproximadamente com 35% das vitórias, F-5 com 65%.
Depois da modificação com adição de canard, melhorou um pouco para Mirage III, com índice acima de 40%.
Em média, os combates, limitados a 3 minutos, começavam a 30 mil pés e acabavam em altitude entre 15 e 10 mil pés (altitude mínima).
Abraços,
Justin
Muito interessante, cupincha véio, valews! Eu sempre tive essa dúvida sobre aqueles canards fixos, pensava que só serviam para reduzir a corrida de decolagem e reduzir o arrasto da asa delta nas curvas. Pelo jeito, teve mais efeitos positivos.
Sobre o Mirage
sem canards, e pegando o "gancho" dos 3 minutos (outra info nova, grato), recordo de ter lido sobre uma ocasião, durante as guerras de Israel, em que uma esquadrilha destes caças levou nada menos de OITO minutos para derrubar um único Hunter Jordaniano...
Olá, Túlio.
Quando eu comentei genericamente de três minutos, esse era o tempo limite para que não ficasse configurado um empate, em um combate 1 x 1 com engajamento face a face. Quando o treinamento começava com um dos aviões em vantagem (caçador contra alvo) o tempo era limitado a dois minutos.
Esse limite de tempo existia para que pudessem ser feitos vários engajamentos em uma missão. O combustível disponível normalmente era suficiente para em torno de dez minutos de combate. O restante da missão tinha os deslocamentos, posicionamentos, tráfegos, com duração total entre 35 e 45 minutos.
O número de combates face a face que terminavam empatados era grande. Nos combates a partir de posição vantajosa, era raro que alguém conseguisse reverter a vantagem e, quando isso acontecia, a razão não era o avião em si, mas o desempenho dos pilotos. F-5 tinha bem melhor índice ao transformar vantagem em vitória.
O programa de treinamento era complexo e incluia também engajamentos 2x1, 2x2 e até, mais raramente, 4x4. Algumas missões previam apoio de GCI (controle radar) para os oponentes e iniciavam do BVR.
Desculpe por alguma imprecisão, mas esses comentários referem-se há mais de duas décadas passadas. A memória do meu processador está restrita e obsoleta.
Abraço,
Justin