Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
kirk
- Sênior
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Mensagem
por kirk » Qui Jul 30, 2015 6:36 pm
Carlos Lima escreveu:FCarvalho escreveu:
abs.
Verdade FC... em 2024 saberemos se valeu a pena ou não.
E sim, é óbvio que temos que tirar o melhor do que a oportunidade oferece. Nunca questionei isso.
Vai também ser interessante ver o que vai acontecer quando investigarem mais a fundo os US$900mi a mais... isso é bem salgado.
[]s
CB_Lima
Quem levou $$$, se levou, que seja investigado preso e punido ... o que não podemos é sacrificar a defesa do País em razão de indivíduos corruptos e de mazelas seja de quem for ... seja militar ou político ... torço por uma investigação concludente.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
Mathias
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Mensagem
por Mathias » Qui Jul 30, 2015 6:37 pm
E parece que virá.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
-
FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Qui Jul 30, 2015 7:13 pm
Há de se saber diferenciar pessoas e processos. Assim espero. Um coisa é o Estado. Outra, os indivíduos.
Discernimento é bom e faz falta nessas horas, em que parece que tudo e todos são farinha do mesmo saco.
abs
Carpe Diem
-
Mathias
- Sênior
Mensagem
por Mathias » Qui Jul 30, 2015 8:55 pm
Mas é isso que se está fazendo, exatamente isso.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
-
Arataca
- Intermediário
- Agradeceu: 224 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Mensagem
por Arataca » Qui Jul 30, 2015 11:48 pm
Prezados,
É bom lembrar que este financiamento que foi aprovado ainda tem que passar pelo Senado. Então tudo pode acontecer, até o improvável! Mas acho que lá passa também.
1 abraço
-
prp
- Sênior
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Mensagem
por prp » Qui Jul 30, 2015 11:55 pm
Arataca escreveu:Prezados,
É bom lembrar que este financiamento que foi aprovado ainda tem que passar pelo Senado. Então tudo pode acontecer, até o improvável! Mas acho que lá passa também.
1 abraço
Qual comissão?
Se for a de relações exteriores pode esquecer. Não passa.
-
Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Jul 31, 2015 12:06 am
kirk escreveu:
Quem levou $$$, se levou, que seja investigado preso e punido ... o que não podemos é sacrificar a defesa do País em razão de indivíduos corruptos e de mazelas seja de quem for ... seja militar ou político ... torço por uma investigação concludente.
Bom... dependendo de quanto problemática seja essa situação o F-X deixaria de existir.
Eu acho que diante de provas e contaminação do processo de seleção, e negociações a coisa teria então que morrer, porque a mazela terá 40 anos de reflexos.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
Marechal-do-ar
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Mensagem
por Marechal-do-ar » Sex Jul 31, 2015 12:25 am
Eu não acho que o FX-2 seja cancelado mesmo que alguns sejam condenados no meio, e acho isso porque não acho que a SAAB esteja diretamente envolvida no pagamento de propinas.
Tem coisas estranhas no processo, falta transparência, mas não acho que a SSAB tenha qualquer culpa, e, até onde se sabe, era a proposta mais barata, assim, não se justifica o cancelamento, o que me parece estranho e é onde eu suspeito que possa ter havido desvios e propinas é na seleção das empresas beneficiadas e como seriam esses contratos, para variar, brasileiros roubando brasileiros.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
Mathias
- Sênior
Mensagem
por Mathias » Sex Jul 31, 2015 12:39 am
A ver.
De qualquer maneira, cancelamento por uma compra direta os prazos seriam até menores.
Mas eu acho que não cancela não,a menos que a podridão seja muita.
E sobre a SAAB, nem ela nem empresa alguma do setor de Defesa é santa.
Coloque "bribe saab South Africa" no google.
Não seria a primeira nem a última.
Mujica.
-
Wardog
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Mensagem
por Wardog » Sex Jul 31, 2015 1:06 am
Agora sim, a rapaziada torcendo contra. Tomara que mele mesmo, que aí vamos ver o choro daqui 20 anos quando tivermos uma frota de incríveis 250 Super-Tucanos!
É muita mesquinharia, pows.
-
Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Mensagem
por Justin Case » Sex Jul 31, 2015 1:13 am
Amigos,
Esse assunto de ética nos negócios brasileiros evoluiu muito nas últimas décadas. Antigamente, a propina imperava; agora é extorsão que predomina. Explico:
Antes: o vendedor desonesto corrompia o comprador honesto, oferecendo vantagens indevidas para ganhar a competição = propina ou corrupção ativa.
Hoje: o comprador desonesto exige vantagens não-relacionadas ao produto para que o vendedor honesto tenha alguma chance de ganhar a competição = extorsão.
Triste essa evolução (involução) institucionalizada.
Abraços,
Justin
-
Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Jul 31, 2015 1:57 am
Justin Case escreveu:Amigos,
Esse assunto de ética nos negócios brasileiros evoluiu muito nas últimas décadas. Antigamente, a propina imperava; agora é extorsão que predomina. Explico:
Antes: o vendedor desonesto corrompia o comprador honesto, oferecendo vantagens indevidas para ganhar a competição = propina ou corrupção ativa.
Hoje: o comprador desonesto exige vantagens não-relacionadas ao produto para que o vendedor honesto tenha alguma chance de ganhar a competição = extorsão.
Triste essa evolução (involução) institucionalizada.
Abraços,
Justin
Isso é sem dúvida péssimo
E é sempre bom deixar claro que no fim das contas a coisa deixa de ser ter o avião ou não.
E sim tal compra ser transparente e esclarecida. Se esse for o caso no projeto do Gripen... ótimo... tudo explicado... sem problemas... e que venha o avião assim.
Infelizmente pelo que andei lendo por aí de gente que parece bem informada ao que parece nesses tais de US$ 900 mi a mais tem 'treta'... isso é o que não pode! Seja lá que projeto for!
Afinal quem não deve não teme.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Mensagem
por LeandroGCard » Sex Jul 31, 2015 10:42 am
Wardog escreveu:Agora sim, a rapaziada torcendo contra. Tomara que mele mesmo, que aí vamos ver o choro daqui 20 anos quando tivermos uma frota de incríveis 250 Super-Tucanos!
É muita mesquinharia, pows.
250 ST's ?!?!?
Vai sonhando, nem chegarão a 100
. E perceba que se tudo der muito certo mesmo a estes se somarão 36 Gripen, e será isso, ponto. Este é o retrato da aviação de combate da FAB daqui a duas décadas.
Leandro G. Card
-
FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Sex Jul 31, 2015 11:04 am
Com muita sorte mesmo, diria, Leandro. Porque do jeito que as coisas vão, é capaz de nem isso.
A FAB não tem nem para repor as perdas de ST que teve, imagine-se agora substituir uma frota 99 F-5/A-1 com apenas 36 undes de Gripen E/F?
E não é por nada não, mas eu acredito hoje que tem gente dentro e fora do GF sorrindo à toa com a possibilidade de a FAB realmente se tornar uma TAB da vida, já na proxima década. Esse, infelizmente, ainda é o sonho de consumo de não pouca gente por aqui. E que ainda se dizem brasileiros.
abs.
abs.
Carpe Diem