Carlos Lima escreveu:Bom... O SHornet levaria essa e todas as justificativas dadas seriam aplicadas ao mesmo.
As justificativas tem que cobrir a decisão tomada.
Já existia notificação e tudo... mas como havia um Snowden então a opção foi partir para a alternativa e consequentemente todas as justificativas tem que balançar nessa direção porque senão fica díficil explicar a história...
O que resta é aguardar... acho díficil não sair, mas pode levar um pouco de tempo (os 10 dias não terminavam ontém?).
[]s
CB_Lima
Eu refiro aos vazamentos que existiram em 2.010 pela Folha de São Paulo. Áreas que o jornal havia colocado em que o GripenNG havia sido o melhor, informações de geração de emprego calculado pela FAB, valor da proposta, etc que se tornaram públicos sobre o GripenNG que a FAB divulgou com a vitória do caça sueco, coincidiram com o que a Eliane Catanhêde e o Igor Gielow divulgaram na época.
Uma exemplo, a uma matéria bastante extensa na edição seguinte a vitória do GripenNG da RFA com entrevista do presidente da COPAC, que era o Crepaldi na época, em que ele citava os diversos da avaliação da COPAC e em que o GripenNG se destacou. Havia aspectos que NÃO tinham sido a proposta da SAAB. Com certeza, se fosse o SH o vencedor,
o Crepladi citaria outros fatores, como o Logístico.
Tempos atrás eu vi um entusiasta do Rafale num outro espaço dizendo que ninguém tirava da cabeça dele que a escolha do GripenNG se deveu a propina. Isso é um verdadeiro absurdo.
Aliás, na esteira da decisão pelo Rafale no 7 de setembro, e várias mídias, inclusive alguns "fontados" nos fóruns dizia-se que a avaliação da COPAC seria anódina.
O então presidente da COPAC na época, o Dirceu Tôndolo Noro foi questionado sobre isso em entrevista a Folha de São Paulo, que a avaliação da COPAC ia nominar qual era o melhor avaliad. (obviamente iria ser "sigiloso"). E pela FSP, o GripenNG ficou em 1º, o SH em 2º e o Rafale (que NÃO foi o melhor avaliado EM NENHUMA das 5 ÁREAS ficou em último).
E dada a visível rejeição do Rafale pela FAB, dada a coincidência de informações que se constatou depois com a vitória do gripenNG, dado a áreas em que a proposta da Boeing fora superiora, podendo portanto ser TAMBÉM bastante aceitável o caça americano pela Força, não há indicação que a ordem de classificação não possa ter sido aquela, ou que a escolha do NG possa ter sido por maracutaia (aliás motivos que eu expliquei há 2 posts atrás), ou que a FAB possa estar mentindo apenas para apoiar a decisão tomada, etc.
Pode-se depreender nesses anos que para a FAB, tanto o SH quanto o GripenNG poderiam vir sem óbices.