FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1441 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 25, 2015 11:50 pm

J.Ricardo, pelo que entendi da proposta, querem incluir o criacionismo na grade de ciências, nem as escolas católicas fazem isso.

Quanto a escolas evangélicas eu não sei, já a igreja do Feliciano não deve manter nenhuma escola, ele é ganancioso demais para dividir o dinheiro dos fiéis com crianças, ao invés disso, ele quer usar dinheiro público para educar do jeito que bem entende.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1442 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 26, 2015 1:07 am

LeandroGCard escreveu:Isto começa assim, com pretensas "autoridades" ignorantes impondo coisas absurdas - mas que a grande maioria considera inofensivas ou sem importância - como o ensino do criacionismo ou a cura gay. E assim uma massa ainda mais ignorante é manobrada para voluntariamente abrir mão de sua capacidade analítica e senso crítico para seguir cegamente as instruções de seus "líderes iluminados por Deus".

O passo seguinte será que a sociedade concorde que eles criem seus filhos dentro de ambientes onde apenas estes "conhecimentos mais puros e verdadeiros" são ensinados, evitando expor suas crianças aos "enganos do mundo" e gerando uma casta de "iluminados" que serão os únicos que saberão quais os reais desígnios de Deus para os homens de bem. As escolas religiosas terão autonomia total para ensinarem o que quiserem, sem ter que seguir as orientações do MEC ou dar satisfações à sociedade.

E estas crianças um dia crescerão e se tornarão adultos com uma visão restrita, deturpada e intolerante do mundo, e passarão estes valores para seus filhos, junto com a tarefa messiânica de "salvar" os que não tiveram o privilégio da mesma "educação verdadeira" que eles receberam. E assim que alguma oportunidade aparecer, esta terceira geração "educada nas verdades de Deus" passará a implementar o seu plano de salvar a humanidade de si mesma, a ferro e fogo se preciso, inclusive abraçando alegremente o martírio quando necessário.

Foi exatamente assim que a avançada sociedade árabe dos séculos passados se transformou em coisas como o Talibã, a Al Quaeda e o Isis [001] .


Leandro G. Card
É por isso que eu digo que o Brasil vai se tornar a Arabia Saudita evangélica até 2030 se continuar assim.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1443 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jun 26, 2015 7:44 am

Marechal-do-ar escreveu:J.Ricardo, pelo que entendi da proposta, querem incluir o criacionismo na grade de ciências, nem as escolas católicas fazem isso.

Quanto a escolas evangélicas eu não sei, já a igreja do Feliciano não deve manter nenhuma escola, ele é ganancioso demais para dividir o dinheiro dos fiéis com crianças, ao invés disso, ele quer usar dinheiro público para educar do jeito que bem entende.
Marechal, desculpe a pergunta, mas onde você leu que eu concordo com o criacionismo?
Muito pelo contrário, eu disse que o criacionismo deveria ser ensinado nas escolas bíblicas das igrejas, por ser em minha opinião, um tema ligado a teologia e não a ciência. E se quisessem ensinar o criacionismo cristão nas escolas, deveriam então ensinar também o criacionismo dos índios brasileiros, dos budistas, dos islâmicos e assim por diante...

Acho muito muito mais interessante colocar a matéria de "educação moral e cívica" do que tentar colocar temas ligados a religião nas escolas.

Quanto ao Feliciano, ao Malafaia, ao Macedo e outros concordo contigo!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1444 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jun 26, 2015 8:58 am

J.Ricardo escreveu:Leandro, já é assim no Brasil, aliás é assim desde o descobrimento... qualquer pessoa pode matricular seus filhos em escolas de orientação religiosa, há escolas católicas, evangélicas, judias e assim por diante.
Isso não é nenhuma novidade no Brasil e ainda assim não somos nenhum Afeganistão.
Até onde eu sei qualquer escola, religiosa ou não, para ser reconhecida e poder emitir diplomas precisa seguir as orientações do MEC em termos de matérias obrigatórias, o que inclui o conteúdo das grades de cada matéria. Elas podem ensinar o que mais quiserem além disso, mas este mínimo é obrigatório e inclui a parte de ciências e história "leigas", então é obrigatório ensinar a Teoria da Evolução ou a história da civilizações e religiões além das judaica e cristã.

E quanto a virarmos um Afeganistão, já vi mais de um fato que indicam estarmos exatamente neste caminho, pelo menos para alguns :roll:, com templos sendo atacados e pessoas agredidas verbal e mesmo fisicamente por não pertencerem à mesma religião de um determinado grupo. Mas este é um processo que demora gerações, e estamos apenas no começo. Até bem pouco tempo a maioria absoluta das escolas religiosas no Brasil era católica (havia também algumas judias, mas eram bem poucas - aliás, foi de uma delas que vi jovens de 12 a 15 anos se vangloriando pelas mortes de "inimigos" que eles nem conheciam), e os católicos já há tempos abandonaram as posturas mais radicais e se adaptaram a conviver com uma sociedade laica. Mas muitos evangélicos estão trilhando um caminho oposto.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9386
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 530 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1445 Mensagem por Brasileiro » Sex Jun 26, 2015 6:05 pm

Olha, eu acho que faz sentido o que cenário que o LeandroGCard traçou, mas não vejo isto acontecendo, não nesta escala. Acho que, para além dessa massa, há uma outra "contra-massa", mais jovem, que ainda não tem representação na política e, querendo ou não, boa parte das bancadas religiosas, me parecem serem eleitas por eleitores mais velhos (não por mera questão de idade, mas por gente meio assim "TIOZÃO DO CAPS LOCK, OLHA QUE VERGONHA ESSE PAÍS, ESA JUVENTODE ONDE VAMOS PARAR!")... Acho que há uma massa crítica "no forno" que não vai deixar chegar a este ponto...

Mas acho que o que falta, e parece que, no caso dos EUA pelo menos, faz com que povos conservadores e progressistas convivam relativamente bem sob o manto constitucional, veja a decisão da suprema corte americana sobre a união homoafetiva, eu particularmente não soube de reações forte contra, ainda que haja uma população de orientação religiosa/conservadora grande por lá, falta aqui uma formação básica em pensamento lógico e filosófico que faz com que as pessoas caiam em armadilhas, que nos parecem tão óbvias aqui, como não ensinar criacionismo em matéria de ciências, já que criacionismo não é ciência. E veja que nem é uma questão de se abordar isto ou não na escola, mas algo bem mais básico, que um pouquinho de discernimento lógico facilitaria separar.



abraços




----------------
amor fati
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1446 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 26, 2015 6:50 pm

J.Ricardo escreveu:Marechal, desculpe a pergunta, mas onde você leu que eu concordo com o criacionismo?
Não li, e não critiquei sua opinião, só fiz uma pequena correção onde você disse que já era assim, não é e nunca foi, o criacionismo nunca foi ensinado na aula de ciências.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1447 Mensagem por Wingate » Seg Jun 29, 2015 5:06 pm

Religiosos ou céticos, cientistas ou místicos - todos têm que concordar que esse número dá azar:


Imagem

Pode apertar o CONFIRMA... :twisted:

Wingate




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39297
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2805 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1448 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 23, 2015 10:21 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1449 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jul 23, 2015 10:29 am

Mais uma previsão para o fim do mundo, agora é em 2019 segundo os Kardecistas:

http://www.curaeascensao.com.br/mensage ... ens345.htm

Não acredito na doutrina espírita, mas respeito, como respeito todas as religiões.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39297
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2805 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1450 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 03, 2015 10:41 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1451 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 07, 2015 2:21 pm

Começa assim, pelas pequenas coisas, quase insignificantes. Depois vai crescendo, se infiltrando cada vez mais na sociedade e nas leis, e quando se percebe o sapo já está cozido na panela e coisas como o Isis se tornam realidade:
Polêmica: Lei obriga Bíblias em local de destaque nas bibliotecas de todas as escolas de Florianópolis
Regra vale para escolas públicas e privadas da Capital e começa a ser constestada por professores e representantes de outras religiões

Alvarélio Kurossu/Agencia RBS

Três versões da Bíblia católica, uma em texto, uma em áudio e outra em braile, expostas em local de destaque em todas as bibliotecas das escolas de Florianópolis, sejam elas públicas ou particulares. Essa é a nova obrigação imposta pela legislação municipal. A regra foi publicada na última terça-feira, no Diário Oficial da prefeitura, já está valendo, e começa a ser contestada por professores e representantes de outras religiões.

— É realmente frustrante que tanto trabalho depois, para se ter uma Constituição que fala da separação entre religião e Estado, a gente ver uma que fere totalmente isso em uma cidade. É completamente descabido — disse o coordenador do curso de pedagogia da Unisul, Jorge Alexandre Cardoso.

Ele afirma que uma legislação municipal, que está abaixo da estadual e da federal, não pode ir contra a carta máxima, a Constituição de 1988, que diz que o Brasil é um Estado laico. Não existiria problema em um colégio ter uma Bíblia, um Alcorão e uma Torá, por exemplo, desde que isso não seja obrigatório. Podem ser textos para a consulta e o estudo das religiões por parte de alunos ou professores que queiram trabalhar o tema em suas aulas.

— A legislação brasileira é laica e prega o ensino religioso universal, não específico a uma religião. Não somos contra as escolas terem bíblias em suas bibliotecas, mas somos a favor de também colocarem livros sagrados de outras religiões, para possibilitar o acesso a alunos de todos os credos. Só que a obrigatoriedade não convem — disse o orientador religioso do Centro Islâmico de Florianópolis, Amir Al Karam.

Para o vereador Jerônimo Alves, que é Bispo da Igreja Universal e autor do projeto de lei aprovado,a iniciativa é uma forma de dar mais acesso ao livro.

— É o maior bestseller do mundo, o livro mais lido do mundo. É também um livro de auto-ajuda. Pode ser usada como consulta. A Bíblia não pode ser vista apenas como um livro religioso — disse o vereador.

Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC), afirma que apesar da "aparente boa intenção do autor", a lei já nasceu morta:

— O Estado é laico e não pode exigir estas manifestações religiosas, tampouco proibir. Eu tenho fé que o próprio Ministério Público perceba e entre com uma ação. Se isso não ocorrer, o sindicato irá entrar com uma ação — diz Sousa.

A medida tinha sido vetada pelo prefeito Cesar Souza Junior (PSD) após a aprovação no Legislativo municipal, mas a Câmara de Vereadores derrubou o veto e manteve a nova regra.

O procurador da prefeitura de Florianópolis, Alessandro Abreu, disse que o muncípio ainda avalia se vai entrar com um ação contra a lei, não pelo mérito da questão, mas porque a avaliação jurídica é de que a proposta é inconstitucional.

Veja a lei na íntegra

LEI N. 9.734, de 11 de março de 2015: TORNA OBRIGATÓRIA A DISPONIBILIZAÇÃO DE BÍBLIAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, no uso das atribuições que lhe confere o §7° do art. 58 da Lei Orgânica do Município de Florianópolis, promulga a seguinte Lei: Art. 1º Ficam as unidades escolares públicas e privadas de ensino fundamental e médio obrigadas a manter em suas bibliotecas Bíblias para consulta de seus alunos. Parágrafo único. Os exemplares deverão ficar em local de destaque, sendo disponibilizados na forma impressa, em braile e áudio. Art. 2º Durante e semana que antecede o Dia do Livro, será permitido a instituições que assim desejarem distribuir exemplares da Bíblia nos pátios da escola, desde que acordado previamente com a direção escolar. Art. 3º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Câmara Municipal de Florianópolis, em 11 de março de 2015. Vereador Erádio Manoel Gonçalves-Presidente
Esta lei municipal já foi considerada inconstitucional.

Mas duvido que seja a última tentativa.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1452 Mensagem por delmar » Qua Out 07, 2015 6:22 pm

Alvarélio Kurossu/Agencia RBS

Três versões da Bíblia católica, uma em texto, uma em áudio e outra em braile, expostas em local de destaque em todas as bibliotecas das escolas de Florianópolis, sejam elas públicas ou particulares. Essa é a nova obrigação imposta pela legislação municipal. A regra foi publicada na última terça-feira, no Diário Oficial da prefeitura, já está valendo, e começa a ser contestada por professores e representantes de outras religiões.
O mais triste e ver que qualquer incompetente pode ser jornalista e redigir materias na RBS. Penso que esta relacionado com o salario vil pago para jornalistas iniciantes em todos jornais e televisoes, de todas emissoras. Lendo a noticia, ate o fim, fica-se sabendo que o projeto foi de um vereador bispo da igreja Universal e a lei, em nenhum momento, fala de Biblia Catolica, seja la o que isto quer dizer para o jornalista. Talvez o pobre rapaz estivesse pensando em "Biblia Crista" quando escreveu "catolica", mas tambem seria uma redundancia.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39297
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2805 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1453 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 05, 2015 2:18 pm

Illustrations from the
Navarre Picture Bible
(Illustrated Bible of King Sancho)
Pamplona, Spain, 1197AD

Although the stories portrayed in the illustrations are ancient, the figures wear 12th century Navarrese costume.

:arrow: http://www.warfare.altervista.org/12/Navarre_Bible.htm




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6325
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 326 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1454 Mensagem por akivrx78 » Sex Nov 20, 2015 2:05 pm

http://www.youtube.com/watch?v=Rc0GtjX4I7U




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39297
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2805 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1455 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 29, 2016 12:30 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder