Kirk,kirk escreveu:Pois é ... venho dizendo isso por muito tempo e apesar do Lima dizer que os rivais vão se aprimorando o que acontece é isso acima descrito ... apesar do forte MLU que elevará o Rafale à sua versão F-3R (4T) ... ainda está muito abaixo da tecnologia embarcada no Gripen NG ... esses são os fatos ...Penguin escreveu:Artigo do DID sobre o Rafale F3R:
http://www.defenseindustrydaily.com/Fra ... _term=F-X2
Alguns gaps continuam:
1) Será o último Eurocanard a ter a integração como o míssil Meteor finalizada (não antes de 2018)
1) Será o único Eurocanard a ter conexão com o Meteor através d 1 via ao invés de 2 vias (mesmo com a nova versão F-3R). Não poderá utilizar a capacidade de 2 vias do Meteor
3) Somente em 2018 será equipado com um pod de designação com resolução equivalente a oferecida pela concorrência atualmente
4) Continuará sem HMD mesmo na versão F-3R pós 2018, ou seja, sem aproveitar as vantagens da capacidade wide-borseight do MICA e outros armamentos
Mesmos com esses gaps é um belo avião. Mas nem tudo na vida é apenas beleza e pontos positivos, há tb os pontos não bonitos.
E concordo com vc Penguin ... ninguém pode negar que o Rafale é um belo avião ... porém está aquém das tecnologias atuais e continuará aquém com a versão F-3R que foi oferecida ao Brasil se comparado ao Gripen NG ... significa que a FAB sabe MUITO BEM o que faz e é extremamente competente em suas escolhas ...
Apesar das insinuações constantes em contrário.
A previsão inicial é que as novas capacidades do Gripen NG estejam aprovadas em 2021, ao ser certificada a configuração FOC no avião protótipo. Após essa data, provavelmente os aviões serão entregues nessa configuração. Então, será iniciada uma campanha de retrofit dos aviões entregues anteriormente. Isso se tudo der certo, sem atrasos.
Não podemos imaginar que os outros caças e seus sistemas vão ficar tecnologicamente estacionados por sete anos, esperando pelo desenvolvimento do Gripen.
Justin