Nós estamos falando da arena de combate ar-ar, ou seja, lá em cima, onde há uma variação bem menor das condições atmosféricas.Carlos Lima escreveu:É bom lembrar que equipamentos tipo IRST sofrem com as condições de operação da aeronave (clima, etc). Esses alcances divulgados são 'o máximo' e extremos e dificilmente vão funcionar na realidade.
E essa é uma limitação de qualquer tipo de IRST seja do Typhoon, do F-35, do Gripen, do Su, etc.
[]s
CB_Lima
E não é bom nivelar a sensbilidade dos IRST (me refiro ao OSL-35 do Su-35, cuja sensibilidade não chega nem a metade dos da Selex).
Existe IRSTs e IRSTs assim como não é bom nivelar caças de uma mesma geração.
Aliás os russos e indianos não estão gastando no Pak Fa nem 1/10 do que os americanos gastaram no desenvolvimento do F-22 (os USD 67 bi de 20-15 anos atrás passam USD 100bi). Aliás o valor não chega nem perto no desenvolvimento de um caça de 4a geração ocidental)...
Aliás, precisam criar um critério delimitar as gerações (no caso 5a geração o desingn stealth) e o J-20 e Pak Fa acabaram entrando no mesmo grupo do F-35 e F-22.
Uma aeronave que se pretende a ser "Stealth" e que possa atingir velocidade supersônica (como caça) tem de calcar a furtividade mais na engenharia de materiais do que no design. O design do F-117 é incompatível com o voo supersônico.
Os americanos estão desenvolvendo aeronaves stealths desde 1.973. Os chineses e russos além de queimarem etapas estão gastando muito menos que os americanos. Só que F-22, F-35, J-31, J-20 e Pak Fa estão tudo no mesmo saco. E até os americanos não fazem questão de os tirarem fora.
A USAF fez um alarde danado no início dos anos 80 pelo fato dos soviéticos estarem 4 regimentos de Mig23 na Alemanha Oriental enquanto ela já tinha um bom punhado de esquadrões dotados de F-15 e F-16 na Europa ocidental. Eu tenho um livro sobre Migs lançado há 30 anos atrás, aliás escrito pelo Bill Sweetman que já afirmava que o Mig23 não era páreo tecnologicamente ao Eagle e ao Falcon. E de fato o Bill Sweetman estava certo (o que chegava mais próximo eram o Mig29 e Su27).
Ora, se um jornalista sabia a USAF não sabia? Claro que sabia. Fazia aquilo para tentar jogar o orçamento dela para cima mais ainda.
Eu vejo o projeto Pak Fa, J-20 e J-31 com bastante ceticismo. E não sou só eu...