Alcantara escreveu:Belleville 550
Isso mesmo, vou copiar e colar uma pequena materia que fiz para uma pagina no facebook, gente menos criticas, tudo que escrevi foi o que recebi em resposta a emails mandados para: USMC, BATES footwear e Belleville
"Boots "Coturnos" : O design mais inteligente?
Por um bom tempo o USMC "Corpo de Fuzileiros Navais Norte Americanos" fez um estudo do que seria a melhor criação para substituir o boot dos Marines, um calçado bom, confortável, firme e de boa duração, que evitasse refletir a luz infra vermelha nos Óculos de Visão Noturna, e com uma camuflagem que conseguisse se mesclar consideravelmente bem em qualquer ambiente.
Após esse estudo descobriu-se que fazendo o cabedal superior em couro traria mais suporte para os tornozelos dos Marines permitindo marchas mais longas e andar por áreas mais acidentadas, trazendo conforto, mas principalmente segurança para seus militares, além de que o anexamento do solado através da injeção direta trás um nível maior de amortecimento, sem a necessidade de solados Bi-componentes que acabariam com a integridade e durabilidade do solado, um solado bom que seja capaz de resistir a maior parte dos contaminantes que um soldado ira encontrar durante suas missões, e que seja solido e muito resistente, capaz de evitar que o soldado escorregue na maioria dos terrenos.
Claro mantendo em mente que nada no mundo é perfeito e cada tipo de calçado para aplicações diferentes, você não vai usar um coturno escalando uma montanha, mas esse design é muito inteligente tornando a vida do soldado bem melhor.
Este design foi tão bom que começou a ser adotado por todas as forças americanas, agora é especificação militar que todos os coturnos de combates do Exercito, força área, E fuzileiros sejam construídos seguindo as mesmas diretrizes e cada vez mais modelos similares estão sendo utilizados ao longo do mundo inteiro.
No Brasil o mesmo design foi apresentado para os novos estudos para novos uniformes das Forças Armadas, e muitos militares, sejam eles do Exercito ou marinha ou aeronáutica estão utilizando boots similares e gostando muito.
Avanços são sempre necessários."
A razão pelo design ser assim, seria que da mais suporte ao tornozelo, mais firmeza, além de proteger mais certas partes do pé e perna, enquanto mantem o pé mais "preso" no lugar para evitar que vá para frente e para trás, para evitar bolhas e calos.
E a parte de couro que cobre a lateral que vai até o calcanhar, causando aquele triangulozinho de cordura, serve para firmar melhor os tornozelos, e o corte de couro do calcanhar na bota é mais longo pela mesma razão, espero que não tenha sido tão confuso.