TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75226 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 1:19 am

cassiosemasas escreveu:Estão especulando....com essa história de o Brasil dar para trás com relação aos caças...se o país fizer isso vai ser a maior cagada da história da nossa defesa aérea, sem bem que é difícil escolher uma né de tantas merdas que já fizeram, Levy tá certo em chamar os caras para conversar mesmo porque a realidade econômica hoje é outra, mas o país não pode simplesmente fazer isso, isso é coisa de "moleque", além do mais sabemos que o problema no Brasil não é falta de dinheiro mas sim como ele é gerido e aplicado...se duvidar tem grana pra fazer isso, e muito mais...eu realmente espero que não ocorra isso.
Nada ... os argies pegaram essa notícia e o resto requentaram e "interpretaram" !

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... suecos.htm




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75227 Mensagem por Paisano » Seg Jun 15, 2015 1:28 am

Bourne escreveu:
Paisano escreveu:Não haverá " quedar en suspenso" coisa nenhuma. Aff.... :roll:
O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75228 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 2:18 am

Paisano escreveu:
Bourne escreveu: O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?
Acho que para bater nos argentinos e ser a segunda provável (porque ainda não está em produção) aeronave no hemisfério Sul capaz de supercruise (a primeira é o Typhoon), eu aposto uma jujuba que as coisas não vão mudar.

É isso que a FIESP, SABESP, CETEL, TELERJ e amigos querem. Então bola para frente e epero somente que a qualidade da parte de divulgação e ''''jornalismo'''' da FAB melhore, e muito, pois ninguém merece esses 'erros'.

Na década de 80/90 tudo bem, era a enrolação nacional mesmo... mas em 2015??

Não precisa. É avião para bater na Argentina!

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75229 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 15, 2015 9:01 am

Carlos Lima escreveu:
Paisano escreveu: E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?
Acho que para bater nos argentinos e ser a segunda provável (porque ainda não está em produção) aeronave no hemisfério Sul capaz de supercruise (a primeira é o Typhoon), eu aposto uma jujuba que as coisas não vão mudar.

É isso que a FIESP, SABESP, CETEL, TELERJ e amigos querem. Então bola para frente e epero somente que a qualidade da parte de divulgação e ''''jornalismo'''' da FAB melhore, e muito, pois ninguém merece esses 'erros'.

Na década de 80/90 tudo bem, era a enrolação nacional mesmo... mas em 2015??

Não precisa. É avião para bater na Argentina!

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CB_Lima
CB Lima,

É impressionante, você não perde uma oportunidade de criticar o Gripen NG. Antes era aquela desinformação em afirmar que o pacote saiu mais caro por conta de um display. Quando um cara inteligente como você, sabe muito bem que tem muito mais coisas envolvidas e que levaram à esse acréscimo. Agora começa uma nova fase, na qual o caça foi selecionado para bater na Argentina. Já fiz essa pergunta outra vez e você tergiversou, mas não custa perguntar novamente: qual é mesmo o seu interesse? É sério! Porque às vezes fica parecendo que está apenas trolando e querendo incitar uma discussão mais acalorada para depois sair pela tangente. Neste ponto, alguns irão intervir afirmando que você está sendo perseguido. Depois que a poeira abaixa tudo se repete. Posso estar completamente enganado, mas lendo os seus comentários é o que fica parecendo. É só um toque. :wink:

E antes que você afirme que está sendo hilário, fiz questão e citar seu comentário por completo e nele não tem emotions!

Não concordar com uma escolha é algo natural e faz parte da democracia. Mesmo o Gripen NG tendo sido selecionado, não deixo de refletir sobre a escolha e mesmo criticar alguns pontos. Por exemplo, não teria sido melhor ter investido esse um bilhão a mais do pacote do Gripen NG no desenvolvimento dos misseis? Talvez deixar o Gripen NG mais próximo do modelo sueco e pegar esse montante e aplicar na finalização/encomenda do A-Darter e partir para o desenvolvimento conjunto de um míssil BVR. Consolidando desta forma uma indústria estratégica que, particularmente, no atual momento, considero mais importante do que o próprio vetor.

Agora, afirmar que esse caça foi selecionado para bater na Argentina não é nem de longe uma contribuição séria para um debate saudável. Primeiro, porque que a Argentina não merece toda esta atenção da nossa parte. Eles mesmos dão conta sozinhos de nocautear suas forças armadas, é só as coisas continuarem no ritmo atual. Segundo, depois de tantos anos de debate, achei que tinha ficado claro que o FX visava a seleção de um pacote e não somente o vetor.


Abraços,

Wesley




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75230 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 10:07 am

Carlos Lima escreveu:
Paisano escreveu: E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?
Acho que para bater nos argentinos e ser a segunda provável (porque ainda não está em produção) aeronave no hemisfério Sul capaz de supercruise (a primeira é o Typhoon), eu aposto uma jujuba que as coisas não vão mudar.

É isso que a FIESP, SABESP, CETEL, TELERJ e amigos querem. Então bola para frente e epero somente que a qualidade da parte de divulgação e ''''jornalismo'''' da FAB melhore, e muito, pois ninguém merece esses 'erros'.

Na década de 80/90 tudo bem, era a enrolação nacional mesmo... mas em 2015??

Não precisa. É avião para bater na Argentina!

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Então melhor dizer que o Gripen é um dos 3 aviões no MUNDO (Hemisférios Sul, Norte, Leste e Oeste) que voa supercruise ... junto com F-22 e Typhoon. melhor assim Lima ?

Porque aquela PATA CHOCA com tv de tubo no cockpit não voa, aquele outro TRUBUFU dos anos 60/70 recauchutado que chama de SU-35 também não ... então?

Em tempo, até nossos F-5 de 40 anos servem pra nos "proteger" dos argies ... pata choca e trubufu, idem ... então meu amigo, que conversa mole é essa?




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75231 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 12:41 pm

Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75232 Mensagem por Paisano » Seg Jun 15, 2015 12:51 pm

Bom, pelo que eu me lembro, até a presente data não consta do Regulamento a transgressão "delito de opinião".

Por outro lado, está nítido que o antepenúltimo e o penúltimo posts acima afrontam a Clausula 7.3 do Regulamento do Fórum Defesa Brasil.

Assim, a Moderação está aplicando um ADVERTÊNCIA nos usuários FIGHTERCOM e kirk.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75233 Mensagem por Bourne » Seg Jun 15, 2015 1:54 pm

Paisano escreveu:
Bourne escreveu: O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?
Quer a realidade? Existem órgãos com 70% de contingenciamento e empenhos liberados em casos extremos. A única prioridade do governo é consertar o que fez no Dilma I e começa pela reconstrução do superávit. Esse objetivo é tão forte que permitiu enfrentar e romper com os lobistas da FIESP e CNI em relação aos subsídios e benesses, nem o rei do lobismo que é a industria automobilística escapou da tesoura.

Outra prioridade é dar eficiências aos gastos públicos que significa que não assina qualquer coisa e forçar a cultura de analisar, reanalises e reduzir preço em cima de qualquer licitação e compra. Ou seja, não assinar qualquer coisa por que parece um bom. Uma cultura que o principalmente o Nelson Barbosa tomou como missão espalhar pelas esferas de governo, junto maior fiscalização, controle e transparência. Nesse contexto é mostrar que nenhum órgão do estado é dono da verdade e só precisa mandar as demandas, vai ter que justificar, mostrar que é necessários e que buscou o máximo de negociação e pontos para beneficiar o país.

Infelizmente (ou felizmente) o FX e FAs são irrelevantes na esfera política. Se não estiver tudo certo e o Levy/Barbosa conseguir a redução de preços que quer e forem convencidos que é hora de liberar, nada feio. Isso para quem já enfrentou e venceu o lobbie da industria automotiva, bancou os militantes do PT e virou o ponto forte do governo no congresso. O lobbie da SAAB, FIESP, São Bernardo e até da FAB são apenas gritinhos histéricos. Se Levy/Barbosa vetarem, está vetado. Esperem outro ministro e governo para tentarem mandar o mesmo blabla.

Temos duas semanas, logo saberemos se foi ratificado ou não.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75234 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 3:28 pm

Carlos Lima escreveu:Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

[]s
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Se está errado ou não, não sei te informar, Lima, mas sei que uma plataforma mais antiga com o motor atual voa em supercruise, de modo que não está se divulgando isso sem embasamento, estou errado?

Melhor estar entre os 3 do PLANETA do que ser o único no Hemisfério Sul, não ?

Agora falar que nós estamos adquirindo aeronaves para enfrentar argentinos não é algo muito construtivo NA MINHA OPINIÃO ... considerando que argies mal voam A-4s que nem modernizados estão ...

Porém para analisar se uma coisa é boa ou não, se é de ponta ou não depende do "benchmarking" ou da "comparação" entre os MELHORES ... assim o Gripen NG nessa capacidade de supercruise somente pode ser comparado com F-22 e EF2000, significa que Rafale, SH, SU-35, F-16, MIG-29, estão fora desse "benchmarking", estão aquém, ou seja um degrau abaixo ... dessa forma NA MINHA OPINIÃO, isso deveria ser motivo de se exaltar a capacidade do caça escolhido pela FAB e não tentar jogá-lo na "vala comum" dizendo que tem dois com essa capacidade no Hemisfério sul ... afinal além do fato de que somente esses 3 no mundo tem essa capacidade, tem o fato de que as Falklands não tem fábrica de Typhoons ... porém no Brasil / Gavião Peixoto, que fica no Hemisfério Sul terão fabricas de Gripens ...

MAS É SOMENTE UMA OPINIÃO ... e claro você pode ter a sua por mais controversa que seja ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75235 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 15, 2015 3:31 pm

Qual a versão desse autoCAD que usaram para comprovar que o Gripen NG é supercruise?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75236 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 3:33 pm

Paisano escreveu:Bom, pelo que eu me lembro, até a presente data não consta do Regulamento a transgressão "delito de opinião".

Por outro lado, está nítido que o antepenúltimo e o penúltimo posts acima afrontam a Clausula 7.3 do Regulamento do Fórum Defesa Brasil.

Assim, a Moderação está aplicando um ADVERTÊNCIA nos usuários FIGHTERCOM e kirk.
Paisano, registrado e acatado !

Mas ACREDITO que posso ter uma opinião divergente, conforme me expressei, não ?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75237 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jun 15, 2015 3:40 pm

Bourne escreveu:Temos duas semanas, logo saberemos se foi ratificado ou não.
Acredito que como o que está em discussão no governo hoje é o dispêndio de dinheiro e não os méritos das propostas (eficiência do vetor em si, prazo para operacionalização e etc...), e o Gripen-NG era a proposta mais barata tanto em termos de aquisição como de operação, caso o contrato não seja ratificado não deverá ser aberta uma nova concorrência, mas apenas adiada a assinatura por algum prazo (ou por prazo indeterminado).

Não consigo visualizar qualquer chance de algum outro concorrente (fora talvez os russos - cuja moeda desvalorizou tanto quanto a nossa) aparecerem com uma proposta de valor menor e melhores condições de financiamento que as do Gripen.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75238 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 3:43 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

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Se está errado ou não, não sei te informar, Lima, mas sei que uma plataforma mais antiga com o motor atual voa em supercruise, de modo que não está se divulgando isso sem embasamento, estou errado?

Melhor estar entre os 3 do PLANETA do que ser o único no Hemisfério Sul, não ?

Agora falar que nós estamos adquirindo aeronaves para enfrentar argentinos não é algo muito construtivo NA MINHA OPINIÃO ... considerando que argies mal voam A-4s que nem modernizados estão ...

Porém para analisar se uma coisa é boa ou não, se é de ponta ou não depende do "benchmarking" ou da "comparação" entre os MELHORES ... assim o Gripen NG nessa capacidade de supercruise somente pode ser comparado com F-22 e EF2000, significa que Rafale, SH, SU-35, F-16, MIG-29, estão fora desse "benchmarking", estão aquém, ou seja um degrau abaixo ... dessa forma NA MINHA OPINIÃO, isso deveria ser motivo de se exaltar a capacidade do caça escolhido pela FAB e não tentar jogá-lo na "vala comum" dizendo que tem dois com essa capacidade no Hemisfério sul ... afinal além do fato de que somente esses 3 no mundo tem essa capacidade, tem o fato de que as Falklands não tem fábrica de Typhoons ... porém no Brasil / Gavião Peixoto, que fica no Hemisfério Sul terão fabricas de Gripens ...

MAS É SOMENTE UMA OPINIÃO ... e claro você pode ter a sua por mais controversa que seja ! :D
Kirk,

Meus comentários foram com relação ao que foi dito pela FAB. E que está incorreto.

Com relação aos argentinos mais uma vez eu sugiro acompanhar o que foi dito nesse tópico. Por mais lamentável que seja é algo que os nossos MILITARES pensam. É esse o cenário "estratégico" que passa na cabeça de muita gente... é só ver os comentários do Tulio sobre o assunto.

Não tenho culpa se colocar uma base de caças no Nordeste como sendo maior prioridade é algo que tem menos prioridade do que no Sul virada para a Argentina. É frustrante para quem lê sobre Defesa, mas é a realidade.

No mais, se algo é degrau acima ou abaixo é um debate totalmente diferente que definitivamente não cabe nesse tópico. Até porque sem voar fica díficil dizer se o Gripen é acima ou abaixo algo.

Tudo até hoje são 'possibilidades' que até ++2019 vamos ver o que será realidade. Até lá qualquer opinião é válida desde que não seja um ataque pessoal.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75239 Mensagem por Thor » Seg Jun 15, 2015 4:22 pm

Carlos Lima escreveu:Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

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Carlos Lima, não consigo compreender a gravidade da informação da FAB para o público-alvo (povão) sobre o projeto Gripen NG.
Até mesmo pelo texto da reportagem:
Quando o primeiro Gripen NG for entregue ao Brasil, em 2019, o país será o único do Hemisfério Sul a ter aeronaves com capacidade de realizar o chamado "voo supercruzeiro". Isso significa poder manter a velocidade supersônica não apenas durante curtos combates aéreos, mas durante voos de longa duração.
Não vi um erro tão grande assim. Pelo que eu saiba a Inglaterra fica no hemisfério norte, embora tenha terras por essas bandas.
E quando o texto fala:
Na prática, aviões de caça só voam acima da velocidade do som quando estão em combate. Com o Gripen NG será diferente.
Penso eu que está explicando para um leigo que normalmente os caças só conseguem (podem) utilizar voos supersônicos por curto tempo, o que será diferente no NG.
Em termos de alcance, baseado no projeto, ele poderá chegar a 4000km.
Qual a informação tão séria assim foi um erro grave da FAB?
Será que não está havendo, mais uma vez, um pouco de perseguição??
Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75240 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jun 15, 2015 4:38 pm

Bourne escreveu:
Paisano escreveu:Não haverá " quedar en suspenso" coisa nenhuma. Aff.... :roll:
O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
Olá camarada, boato a essa altura? Esquece isso meu amigo , te garanto! :wink: :wink: :wink:

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