TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75226 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 1:19 am

cassiosemasas escreveu:Estão especulando....com essa história de o Brasil dar para trás com relação aos caças...se o país fizer isso vai ser a maior cagada da história da nossa defesa aérea, sem bem que é difícil escolher uma né de tantas merdas que já fizeram, Levy tá certo em chamar os caras para conversar mesmo porque a realidade econômica hoje é outra, mas o país não pode simplesmente fazer isso, isso é coisa de "moleque", além do mais sabemos que o problema no Brasil não é falta de dinheiro mas sim como ele é gerido e aplicado...se duvidar tem grana pra fazer isso, e muito mais...eu realmente espero que não ocorra isso.
Nada ... os argies pegaram essa notícia e o resto requentaram e "interpretaram" !

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... suecos.htm

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#75227 Mensagem por Paisano » Seg Jun 15, 2015 1:28 am

Bourne escreveu:
Paisano escreveu:Não haverá " quedar en suspenso" coisa nenhuma. Aff.... :roll:
O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Tem certeza que o GF quer retornar essa etapa que já foi ultrapassada?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#75228 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 2:18 am

Paisano escreveu:
Bourne escreveu: O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Acho que para bater nos argentinos e ser a segunda provável (porque ainda não está em produção) aeronave no hemisfério Sul capaz de supercruise (a primeira é o Typhoon), eu aposto uma jujuba que as coisas não vão mudar.

É isso que a FIESP, SABESP, CETEL, TELERJ e amigos querem. Então bola para frente e epero somente que a qualidade da parte de divulgação e ''''jornalismo'''' da FAB melhore, e muito, pois ninguém merece esses 'erros'.

Na década de 80/90 tudo bem, era a enrolação nacional mesmo... mas em 2015??

Não precisa. É avião para bater na Argentina!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1199 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#75229 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 15, 2015 9:01 am

Carlos Lima escreveu:
Paisano escreveu: E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

Acho que para bater nos argentinos e ser a segunda provável (porque ainda não está em produção) aeronave no hemisfério Sul capaz de supercruise (a primeira é o Typhoon), eu aposto uma jujuba que as coisas não vão mudar.

É isso que a FIESP, SABESP, CETEL, TELERJ e amigos querem. Então bola para frente e epero somente que a qualidade da parte de divulgação e ''''jornalismo'''' da FAB melhore, e muito, pois ninguém merece esses 'erros'.

[]s
CB_Lima
CB Lima,

É impressionante, você não perde uma oportunidade de criticar o Gripen NG. Antes era aquela desinformação em afirmar que o pacote saiu mais caro por conta de um display. Quando um cara inteligente como você, sabe muito bem que tem muito mais coisas envolvidas e que levaram à esse acréscimo. Agora começa uma nova fase, na qual o caça foi selecionado para bater na Argentina. Já fiz essa pergunta outra vez e você tergiversou, mas não custa perguntar novamente: qual é mesmo o seu interesse? É sério! Porque às vezes fica parecendo que está apenas trolando e querendo incitar uma discussão mais acalorada para depois sair pela tangente. Neste ponto, alguns irão intervir afirmando que você está sendo perseguido. Depois que a poeira abaixa tudo se repete. Posso estar completamente enganado, mas lendo os seus comentários é o que fica parecendo. É só um toque. :wink:

E antes que você afirme que está sendo hilário, fiz questão e citar seu comentário por completo e nele não tem emotions!

Não concordar com uma escolha é algo natural e faz parte da democracia. Mesmo o Gripen NG tendo sido selecionado, não deixo de refletir sobre a escolha e mesmo criticar alguns pontos. Por exemplo, não teria sido melhor ter investido esse um bilhão a mais do pacote do Gripen NG no desenvolvimento dos misseis? Talvez deixar o Gripen NG mais próximo do modelo sueco e pegar esse montante e aplicar na finalização/encomenda do A-Darter e partir para o desenvolvimento conjunto de um míssil BVR. Consolidando desta forma uma indústria estratégica que, particularmente, no atual momento, considero mais importante do que o próprio vetor.

Agora, afirmar que esse caça foi selecionado para bater na Argentina não é nem de longe uma contribuição séria para um debate saudável. Primeiro, porque que a Argentina não merece toda esta atenção da nossa parte. Eles mesmos dão conta sozinhos de nocautear suas forças armadas, é só as coisas continuarem no ritmo atual. Segundo, depois de tantos anos de debate, achei que tinha ficado claro que o FX visava a seleção de um pacote e não somente o vetor.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
kirk
Sênior
Sênior

#75230 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 10:07 am

Carlos Lima escreveu:
Paisano escreveu: E reiniciar o imbróglio do FX-2, com direito a fofocaria, relatório vazado e "análises técnicas" de senhora Eliane Cantanhêde & cia ltda?

[]s
CB_Lima
Então melhor dizer que o Gripen é um dos 3 aviões no MUNDO (Hemisférios Sul, Norte, Leste e Oeste) que voa supercruise ... junto com F-22 e Typhoon. melhor assim Lima ?

Porque aquela PATA CHOCA com tv de tubo no cockpit não voa, aquele outro TRUBUFU dos anos 60/70 recauchutado que chama de SU-35 também não ... então?

Em tempo, até nossos F-5 de 40 anos servem pra nos "proteger" dos argies ... pata choca e trubufu, idem ... então meu amigo, que conversa mole é essa?

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#75231 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 12:41 pm

Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

[]s
CB

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#75232 Mensagem por Paisano » Seg Jun 15, 2015 12:51 pm

Bom, pelo que eu me lembro, até a presente data não consta do Regulamento a transgressão "delito de opinião".

Por outro lado, está nítido que o antepenúltimo e o penúltimo posts acima afrontam a Clausula 7.3 do Regulamento do Fórum Defesa Brasil.

Assim, a Moderação está aplicando um ADVERTÊNCIA nos usuários FIGHTERCOM e kirk.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#75233 Mensagem por Bourne » Seg Jun 15, 2015 1:54 pm

Paisano escreveu:
Bourne escreveu: O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.

Quer a realidade? Existem órgãos com 70% de contingenciamento e empenhos liberados em casos extremos. A única prioridade do governo é consertar o que fez no Dilma I e começa pela reconstrução do superávit. Esse objetivo é tão forte que permitiu enfrentar e romper com os lobistas da FIESP e CNI em relação aos subsídios e benesses, nem o rei do lobismo que é a industria automobilística escapou da tesoura.

Outra prioridade é dar eficiências aos gastos públicos que significa que não assina qualquer coisa e forçar a cultura de analisar, reanalises e reduzir preço em cima de qualquer licitação e compra. Ou seja, não assinar qualquer coisa por que parece um bom. Uma cultura que o principalmente o Nelson Barbosa tomou como missão espalhar pelas esferas de governo, junto maior fiscalização, controle e transparência. Nesse contexto é mostrar que nenhum órgão do estado é dono da verdade e só precisa mandar as demandas, vai ter que justificar, mostrar que é necessários e que buscou o máximo de negociação e pontos para beneficiar o país.

Infelizmente (ou felizmente) o FX e FAs são irrelevantes na esfera política. Se não estiver tudo certo e o Levy/Barbosa conseguir a redução de preços que quer e forem convencidos que é hora de liberar, nada feio. Isso para quem já enfrentou e venceu o lobbie da industria automotiva, bancou os militantes do PT e virou o ponto forte do governo no congresso. O lobbie da SAAB, FIESP, São Bernardo e até da FAB são apenas gritinhos histéricos. Se Levy/Barbosa vetarem, está vetado. Esperem outro ministro e governo para tentarem mandar o mesmo blabla.

Temos duas semanas, logo saberemos se foi ratificado ou não.

kirk
Sênior
Sênior

#75234 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 3:28 pm

Carlos Lima escreveu:Srs...

Nao adianta voces reclamarem. Se a FAB comete um erro desses falando da aeronave, e' no minimo importante que ela o corrija.

Se nao corrigir nao serei eu ou voces que sabemos do assunto que iremos ganhar algo com isso, mas a desinformacao ganha. Gostem ou nao.

Alem disso de fato o Gripen nao e' a unica aeronave capaz de supercruise no hemisferio sul. Alem do fato da sua capacidade ate entao ser teorica ja que nao existem Gripens E voando por ai no momento.

E isso esta errado?

[]s
CB
Se está errado ou não, não sei te informar, Lima, mas sei que uma plataforma mais antiga com o motor atual voa em supercruise, de modo que não está se divulgando isso sem embasamento, estou errado?

Melhor estar entre os 3 do PLANETA do que ser o único no Hemisfério Sul, não ?

Agora falar que nós estamos adquirindo aeronaves para enfrentar argentinos não é algo muito construtivo NA MINHA OPINIÃO ... considerando que argies mal voam A-4s que nem modernizados estão ...

Porém para analisar se uma coisa é boa ou não, se é de ponta ou não depende do "benchmarking" ou da "comparação" entre os MELHORES ... assim o Gripen NG nessa capacidade de supercruise somente pode ser comparado com F-22 e EF2000, significa que Rafale, SH, SU-35, F-16, MIG-29, estão fora desse "benchmarking", estão aquém, ou seja um degrau abaixo ... dessa forma NA MINHA OPINIÃO, isso deveria ser motivo de se exaltar a capacidade do caça escolhido pela FAB e não tentar jogá-lo na "vala comum" dizendo que tem dois com essa capacidade no Hemisfério sul ... afinal além do fato de que somente esses 3 no mundo tem essa capacidade, tem o fato de que as Falklands não tem fábrica de Typhoons ... porém no Brasil / Gavião Peixoto, que fica no Hemisfério Sul terão fabricas de Gripens ...

MAS É SOMENTE UMA OPINIÃO ... e claro você pode ter a sua por mais controversa que seja ! :D

[] kirk

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#75235 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 15, 2015 3:31 pm

Qual a versão desse autoCAD que usaram para comprovar que o Gripen NG é supercruise?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior

#75236 Mensagem por kirk » Seg Jun 15, 2015 3:33 pm

Paisano escreveu:Bom, pelo que eu me lembro, até a presente data não consta do Regulamento a transgressão "delito de opinião".

Por outro lado, está nítido que o antepenúltimo e o penúltimo posts acima afrontam a Clausula 7.3 do Regulamento do Fórum Defesa Brasil.

Assim, a Moderação está aplicando um ADVERTÊNCIA nos usuários FIGHTERCOM e kirk.
Paisano, registrado e acatado !

Mas ACREDITO que posso ter uma opinião divergente, conforme me expressei, não ?

[] kirk

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#75237 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jun 15, 2015 3:40 pm

Bourne escreveu:Temos duas semanas, logo saberemos se foi ratificado ou não.
Acredito que como o que está em discussão no governo hoje é o dispêndio de dinheiro e não os méritos das propostas (eficiência do vetor em si, prazo para operacionalização e etc...), e o Gripen-NG era a proposta mais barata tanto em termos de aquisição como de operação, caso o contrato não seja ratificado não deverá ser aberta uma nova concorrência, mas apenas adiada a assinatura por algum prazo (ou por prazo indeterminado).

Não consigo visualizar qualquer chance de algum outro concorrente (fora talvez os russos - cuja moeda desvalorizou tanto quanto a nossa) aparecerem com uma proposta de valor menor e melhores condições de financiamento que as do Gripen.

Leandro G. Card

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#75238 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2015 3:43 pm

kirk escreveu:

E isso esta errado?

[]s
CB
Se está errado ou não, não sei te informar, Lima, mas sei que uma plataforma mais antiga com o motor atual voa em supercruise, de modo que não está se divulgando isso sem embasamento, estou errado?

Melhor estar entre os 3 do PLANETA do que ser o único no Hemisfério Sul, não ?

Agora falar que nós estamos adquirindo aeronaves para enfrentar argentinos não é algo muito construtivo NA MINHA OPINIÃO ... considerando que argies mal voam A-4s que nem modernizados estão ...

Porém para analisar se uma coisa é boa ou não, se é de ponta ou não depende do "benchmarking" ou da "comparação" entre os MELHORES ... assim o Gripen NG nessa capacidade de supercruise somente pode ser comparado com F-22 e EF2000, significa que Rafale, SH, SU-35, F-16, MIG-29, estão fora desse "benchmarking", estão aquém, ou seja um degrau abaixo ... dessa forma NA MINHA OPINIÃO, isso deveria ser motivo de se exaltar a capacidade do caça escolhido pela FAB e não tentar jogá-lo na "vala comum" dizendo que tem dois com essa capacidade no Hemisfério sul ... afinal além do fato de que somente esses 3 no mundo tem essa capacidade, tem o fato de que as Falklands não tem fábrica de Typhoons ... porém no Brasil / Gavião Peixoto, que fica no Hemisfério Sul terão fabricas de Gripens ...

MAS É SOMENTE UMA OPINIÃO ... e claro você pode ter a sua por mais controversa que seja ! :D
Kirk,

Meus comentários foram com relação ao que foi dito pela FAB. E que está incorreto.

Com relação aos argentinos mais uma vez eu sugiro acompanhar o que foi dito nesse tópico. Por mais lamentável que seja é algo que os nossos MILITARES pensam. É esse o cenário "estratégico" que passa na cabeça de muita gente... é só ver os comentários do Tulio sobre o assunto.

Não tenho culpa se colocar uma base de caças no Nordeste como sendo maior prioridade é algo que tem menos prioridade do que no Sul virada para a Argentina. É frustrante para quem lê sobre Defesa, mas é a realidade.

No mais, se algo é degrau acima ou abaixo é um debate totalmente diferente que definitivamente não cabe nesse tópico. Até porque sem voar fica díficil dizer se o Gripen é acima ou abaixo algo.

Tudo até hoje são 'possibilidades' que até ++2019 vamos ver o que será realidade. Até lá qualquer opinião é válida desde que não seja um ataque pessoal.

[]s
CB_Lima

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#75239 Mensagem por Thor » Seg Jun 15, 2015 4:22 pm

E isso esta errado?

[]s
CB
Carlos Lima, não consigo compreender a gravidade da informação da FAB para o público-alvo (povão) sobre o projeto Gripen NG.
Até mesmo pelo texto da reportagem:
Quando o primeiro Gripen NG for entregue ao Brasil, em 2019, o país será o único do Hemisfério Sul a ter aeronaves com capacidade de realizar o chamado "voo supercruzeiro". Isso significa poder manter a velocidade supersônica não apenas durante curtos combates aéreos, mas durante voos de longa duração.
Não vi um erro tão grande assim. Pelo que eu saiba a Inglaterra fica no hemisfério norte, embora tenha terras por essas bandas.
E quando o texto fala:
Na prática, aviões de caça só voam acima da velocidade do som quando estão em combate. Com o Gripen NG será diferente.
Penso eu que está explicando para um leigo que normalmente os caças só conseguem (podem) utilizar voos supersônicos por curto tempo, o que será diferente no NG.
Em termos de alcance, baseado no projeto, ele poderá chegar a 4000km.
Qual a informação tão séria assim foi um erro grave da FAB?
Será que não está havendo, mais uma vez, um pouco de perseguição??
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#75240 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jun 15, 2015 4:38 pm

Bourne escreveu:
Paisano escreveu:Não haverá " quedar en suspenso" coisa nenhuma. Aff.... :roll:
O que ouvi é que as condições de financiamento, compensações e outros encargos estão aquém do esperado pelo mister Levy. Se não mexer e renegociar, não tem recursos. Não é dinheiro particular. Não se pode brincar com os bilão alheios.
Olá camarada, boato a essa altura? Esquece isso meu amigo , te garanto! :wink: :wink: :wink:

ADSUMUS

Responder